sábado, 26 de abril de 2025

Papa Francisco: o derradeiro ADEUS!



Vaticano divulga detalhes das exéquias do Papa Francisco - Super Rádio Tupi
imagem obtida em: tupi.fm


Foi com muita emoção que hoje assisti pela televisão às cerimónias de despedida do nosso querido Papa Francisco.

A Praça de São Pedro estava repleta de fiéis que quiseram despedir-se do Sumo Pontífice, constituindo uma multidão cerrada naquele local .

Há que ter esperança que o futuro Papa seja tão entusiasta, como o foi Francisco, de um humor inesquecível , sempre sorridente e querendo junto a si os mais pobres, carentes e necessitados, no fundo queria a inclusão de TODOS, TODOS, TODOS.

Um Papa que quis sempre que se desse atenção à ecologia, à PAZ no mundo, à luta contra o consumismo exagerado que constatava existir.

Pediu aos países mais beligerantes que parassem de fabricar armas, alimentando guerras absurdas entre eles, matando milhares de pessoas civis (inocentes) e reconhecendo nestas carnificinas também a morte dos militares e muitos jovens de vários países “obrigados” a alistarem-se para defenderem o seu país, a sua pátria.

Pedia constantemente que soubéssemos perdoar e que reconhecêssemos e aceitássemos as diferenças nas pessoas, não criticando quem é diferente.

TODOS são filhos de Deus e nossos irmãos, quer sejam de outras religiões ou credos, de outras raças, ou de diferentes tendências sexuais. Por isso, não deveremos criticar os outros e aceitarmos o direito à diferença.

Pedia insistentemente que rezássemos por ele.

Estou certa que muitos o farão.

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Festeja-se hoje o Dia da Liberdade

Comemorações dos 50 anos do 25 de abril com várias atividades em Ponta  Delgada - Rádio Atlântida
imagem obtida em:radioatlantida.net



A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, Revolução de Abril ou apenas por 25 de Abril, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo,[4] vigente desde 1933, e que iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de abril de 1976, marcada por forte orientação  socialista..

Esta ação foi liderada por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto na sua maior parte por capitães[9] que tinham participado na Guerra Colonial e que tiveram o apoio de oficiais milicianos. Este movimento surgiu por volta de 1973, baseando-se inicialmente em reivindicações corporativistas como a luta pelo prestígio das forças armadas, acabando por atingir o regime político em vigor. Com reduzido poderio militar e com uma adesão em massa da população ao movimento, a reação do regime foi praticamente inexistente e infrutífera, registando-se apenas quatro civis mortos e quarenta e cinco feridos em Lisboa, atingidos pelas balas da DGS.

O movimento confiou a direção do país à Junta de Salvação Nacional, que assumiu os poderes dos órgãos do Estado. A 15 de maio de 1974, o General António de Spínola foi nomeado Presidente da República. O cargo de primeiro-ministro seria atribuído a Adelino da Palma Carlos.. Seguiu-se um período de grande agitação social, política e militar conhecido como o PREC (Processo Revolucionário em Curso), marcado por manifestações, ocupações, governos provisórios,nacionalizações e confrontos militares que terminaram com o 25 de novembro de 1975.

Estabilizada a conjuntura política, prosseguiram os trabalhos da Assembleia Constituinte para a nova constituição democrática, que entrou em vigor no dia 25 de abril de 1976, o mesmo dia das primeiras eleições legislativas da nova República. Na sequência destes eventos foi instituído em Portugal um feriado nacional no dia 25 de abril, denominado como "Dia da Liberdade".

REFERÊNCIA: pt.wikipedia.org

quinta-feira, 24 de abril de 2025

Nuno Guerreiro: homenagem a um cantor português de destaque, vocalista do grupo "Ala dos Namorados"

Não podia deixar de prestar aqui, a minha homenagem ao nosso querido Nuno Guerreiro, que nos encantou sempre com a sua voz maravilhosa!


Nuno Guerreiro - Produção de Imagem "Dá-me Paz" - Transglobal
imagem em transglobal.pt

Nuno Guerreiro morreu na passada quinta-feira, 17 de abril, vítima de uma septicemia. A partida do cantor do grupo Ala dos Namorados provocou comoção geral nos portugueses, que não esquecem a voz ímpar do algarvio.

Manuel Moura dos Santos, manager do artista, em declarações à Flash!, revelou que falou com o cantor três dias antes. "Disse-me que não se estava a sentir bem, que estava com uma indisposição, mas que tinha marcada uma consulta em Lisboa programada para quarta-feira (dia16). Na quarta, o estado dele agravou-se e foi internado de urgência no hospital de São Francisco de Xavier", acrescentou. 

"Febre altíssimas e sangue na urina"

A TV 7 Dias esteve à conversa com a médica que acudiu o músico. "O que eu posso dizer é que ele não estava bem. Infelizmente a infeção foi grave e levou-o à morte. Foi feito tudo o que era possível, mas não se conseguiu…", começou por dizer. Além disso, revelou detalhes sobre as condições em que Nuno Guerreiro chegou ao hospital. "Febres altíssimas e sangue na urina".

A profissional de saúde garante que está de consciência tranquila: "Toda a gente fez tudo por ele. Todos temos essa consciência tranquila", garantiu. 

REFERÊNCIA: novagente.pt

Texto: Tomás Cascão 

Ler mais em: https://www.novagente.pt

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Dia mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se hoje, a 23 de abril

Dia Mundial do Livro
imagem em: escolaamiga.pt


Tendo pesquisado sobre este tema tão importante como promoção do gosto pela leitura e enriquecimento pessoal, encontrei uma explicação detalhada:

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se, anualmente, a 23 de abril. Este dia foi proclamado na 28.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995. 

​O propósito deste dia é encorajar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor. Destaca-se ainda a importância dos livros enquanto elemento basilar da educação e do progresso de uma sociedade.

Esta data foi escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste dia é, também, prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, falecidos em 1616, exatamente em abril.

Capital Mundial do Livro

O Rio de Janeiro é a Capital Mundial do Livro em 2025, a primeira cidade de língua portuguesa a receber este título, concedido pela UNESCO, sucedendo a Estrasburgo, que foi Capital Mundial do Livro em 2024.

As cidades designadas como Capital Mundial do Livro da UNESCO comprometem-se a promover o livro e a leitura para todas as idades e grupos, dentro e fora das fronteiras nacionais, e a organizar um programa de atividades para o ano.

Celebrações Nacionais

No ano em que continuam as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas assinala esta efeméride com o cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro 2025.

«Ler é Ser Livre» é o mote que inspira não só o cartaz, mas também as celebrações desta data, promovidas pela DGLAB ao longo do mês de abril. A ilustração do cartaz é da autoria de Rachel Caiano, distinguida com menção honrosa no Prémio Nacional de Ilustração 2024.

O cartaz comemorativo da efeméride encontra-se disponível para partilha e disseminação no sítio Internet da (DGLAB).

Fonte: UNESCO, 

Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Imagem: Unsplash, Jaredd Craig (adaptado)
Documentos
Proclamação do dia 23 de abril como Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor | UNESCO [en]
529.57 KB
Links relacionados

segunda-feira, 21 de abril de 2025

Papa Francisco “partiu” deixando-nos os corações destroçados!

O último pronunciamento e aparição pública de Papa Francisco
imagem obtida em rollingstone.com.br


Sim, o nosso querido Papa Francisco acaba de “partir” para junto do seu PAI, que também é o PAI de todos nós.

Deixando-nos um legado de fraternidade, sabedoria, humanismo, pensamentos e reflexões profundos, serão valores e inspirações que nos acompanharão toda a vida.

Mesmo para quem não é crente e praticante da religião cristã, as manifestações de admiração por este grande HOMEM são bem visíveis em todos os testemunhos que todos os dias ouvimos na comunicação social.

Não posso deixar de prestar aqui a minha grande HOMENAGEM a um ser inesquecível como o nosso querido Sumo Pontífice! Jorge Mário Bergoglio de seu nome próprio, um sacerdote argentino, nascido a 16 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, esteve sempre junto dos mais pobres e necessitados, visitando-os com frequência. 

Mais tarde nomeado Cardeal, veio a ser eleito PAPA após a morte do Papa Bento XVI (Cardeal Ratzinger). 

Na reunião de um novo Conclave dos Cardais, para a escolha de um novo Sumo Pontífice que ocupasse o lugar de Ratzinger, a saída do FUMO PRETO da chaminé da Capela Sistina, indicava que ainda não tinha havido consenso entre os Cardeais.

Mas quando o tão ansiado consenso entre estes teve lugar, houve um FUMO BRANCO saído da chaminé da famosa Capela, anunciando que já fora eleito o novo Papa: “HABEMUS PAPAM” (temos Papa).

E foi assim que Francisco foi o escolhido!

Ao assumir o cargo supremo da Igreja Católica, Apostólica, Romana, adotou chamar-se Francisco de Assis. No seu Testamento escreveu que, quando um dia morresse, queria ficar sepultado num simples túmulo térreo e com o nome de FRANCISCUS!

"Meu querido Papa Francisco: em vez de “adeus”, prefiro dizer-te “ATÉ JÁ”, porque sei que, um dia, nos encontraremos na eternidade! Ainda passaste o Domingo de Páscoa com os teus fiéis. 

Deus quis conservar-te, não te deixando partir sem antes te despedires de todos nós na época Pascal em que as famílias de todo o mundo se reunem. 

Estivemos, assim, TODOS, TODOS, TODOS, unidos no momento de nos abençoares com os teus desejos de BOA PÁSCOA, porque sentiste que não podias partir sem recebermos essa tua Bênção Tão Especial!"

domingo, 20 de abril de 2025

Sara Tavares e Nuno Guerreiro, que saudades!

Dois cantores portugueses do mundo da música e que nunca mai esqueceremos pelo legado de imensa qualidade que nos deixaram