sábado, 20 de julho de 2019

A manteiga de cacau é benéfica para a nossa saúde?

in https://www.vivernatural.com.br/saude-natural/

Provavelmente você já ouviu falar do principal benefício da manteiga de cacau: a sua capacidade incrível de hidratação. A manteiga de cacau é ótima para a cura natural da pele seca e sensível.
Entretanto, existem outras vantagens que o consumo tanto alimentar quanto tópico pode trazer para o seu dia a dia.

O que é a Manteiga de Cacau

Manteiga de cacau é uma gordura vegetal saudável, majoritariamente saturada, obtida dos grãos de cacau. Devido a sua fragrância e textura suave, a manteiga de cacau é hoje um ingrediente muito popular em todo o mundo em todos os tipos de produtos de beleza comercial.
Os grãos de cacau são um alimento altamente antioxidante, uma vez que contêm uma quantidade significativa de polifenóis e antioxidantes flavonoides. Alguns desses antioxidantes permanecem na manteiga de cacau, mesmo depois de separados dos sólidos dos grãos, o que significa que é benéfico para melhorar a imunidade e diminuir a inflamação.
Para produzir a manteiga de cacau, o cacau é primeiro fermentado e depois torrado. Neste ponto, a “manteiga” de cacau pode ser separada do restante dos grãos, deixando para trás os sólidos.
Em todo o mundo, a manteiga de cacau tem dois usos principais: é um ingrediente ativo em muitos produtos de cuidados com a pele, além de ser usado também para fazer chocolate. A indústria do chocolate é responsável pela maior parte do consumo mundial de manteiga de cacau, o que não é surpreendente, considerando o quão popular é o chocolate!
Benefícios da manteiga de cacau para os cabelos
Muito utilizado em condicionadores, shampoos e cremes, a manteiga de cacau pode ser facilmente encontrada no mercado. Porém, o consumo do material “puro” garantirá um aproveitamento maior de seus benefícios.
Confira a seguir dicas valiosas de como acrescentar a manteiga de cacau nos seus cuidados diários com a saúde e a beleza do seus cabelos.

Hidratação profunda para os fios

Condicionadores naturais a base de manteiga de cacau proporcionam uma significativa melhora geral dos fios.
Após o enxágue, é possível conferir um cabelo mais brilhoso, macio, sedoso e hidratado.
A aplicação pode ser da manteiga pura, misturada em outra receita hidratante ou adicionada ao seu condicionador , máscara e leave-in que você usa costumeiramente.
Além dos cabelos, a manteiga de cacau também pode ser aplicada nas sobrancelhas, afim de deixá-las mais hidratadas e macias.

Como aplicar manteiga de cacau pura nos cabelos

  • Derreta, em banho Maria, de 30 a 50 gramas de manteiga de cacau. (A quantidade dependerá do comprimento dos seus fios).
  • Aplique a manteiga derretida, mecha por mecha, massageando bem.
  • Deixe agir por 30 minutos.
  • Em seguida, é só lavar bem com água morna para fria.

Protetor capilar contra o sol e o cloro

Muito utilizada no tratamento de problemas capilares como ressecamento excessivo, a manteiga de cacau cria um tipo de “capinha” protetora nos fios.
Assim, a aplicação de algumas gotinhas da manteiga derretida, nos cabelos secos, antes de entrar na piscina ou se expor ao sol, garante um cabelo mais hidratado e livre da cor esverdeada que o cloro pode ocasionar.
Benefícios da manteiga de cacau para a pele

 Hidratante poderoso

A manteiga de cacau é perfeita para tratar e prevenir problemas de peles muito secas. Além disso, auxilia em tratamentos de alguns tipos de dermatites.
Manteiga de cacau é um excelente hidratante da pele pois é uma ótima fonte de antioxidantes naturais encontrados nos grãos de cacau. As gorduras saturadas são especialmente benéficas para curar a pele seca e rachada porque são facilmente absorvidas e permanecem na pele durante horas.
É altamente recomendada para peles sensíveis que podem ser alérgicas a outros tipos de tratamentos hidratantes, como por exemplo a pele do rosto ou a pele de bebê.

Protetor Labial

Uma das maneiras mais populares de usar manteiga de cacau é na boca, especialmente em protetores labiais caseiros. Ele pode ser aplicado diretamente para proteção ou recuperação de rachaduras na boca.
A manteiga de cacau é emoliente, o que significa que adiciona uma camada protetora de hidratação aos lábios, útil para bloquear os efeitos de temperaturas muito baixas, danos causados ​​pelo sol ou calor interno, o que pode deixar os lábios secos.
Além do batom de manteiga de cacau, que se apresenta em forma sólida, existe também a manteiga de cacau líquida, semelhante a um gloss.

Protege contra os raios solares

Da mesma maneira que ocorre com os cabelos, a manteiga de cacau pode proteger a pele de rachar por conta da exposição do sol.
Isto não significa que ela substitua um bom protetor solar, ok? Ela simplesmente protegerá áreas sensíveis como os lábios, por exemplo.

Você pode passar antes do protetor para potencializar ainda mais os cuidados da pele no verão.
Inclusive sua aplicação pós sol ajuda a evitar a descamação da pele.

Benefícios contra o envelhecimento precoce 

Auxilia no processo de produção de colágeno da pele, sendo este responsável pela capacidade elástica do nosso tecido.
Assim, a pele fica mais tonificada e com elasticidade, proporcionando um aspecto macio, saudável e jovial.
Os resultados obtidos de um estudo científico mostram que os polifenóis do cacau exibem uma ação positiva sobre o tônus ​​e elasticidade da pele.

Creme de barbear natural

Você pode, ainda, utilizar a manteiga de cacau como um ótimo creme de barbear natural.
Basta você aplicá-lo, em uma consistência mais cremosa, diretamente na barba, finalizando o processo como de costume.
Além de substituir os cremes não naturais, de quebra irá hidratar a região profundamente, por conta de sua capacidade emoliente de manter a água nas células.

Benefícios da manteiga de cacau para a saúde

 Um potente anti-inflamatório

Devido a presença de importantes antioxidantes em sua composição, a manteiga de cacau pode ainda ser um poderoso anti-inflamatório.
Proporciona efeitos no seu sistema imunológico, deixando o organismo menos suscetível a doenças.
Combate inflamações e mutações celulares que podem desencadear o câncer, por exemplo.

Benefícios para a saúde intestinal

Quando ingerida diariamente, seja na manteiga em barra posta no pão ou na colher de manteiga derretida utilizada em frituras, diminui casos de constipação intestinal.

(encontrei em:https://escolhanatural.com/manteiga-de-cacau/)

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Dia Calouste Gulbenkian e um pensamento deste grande "arquiteto de empreendimentos"


 

Sex, 19 jul, 18:00, Grande Auditório, Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço


Será o dia da cerimónia de entrega do Prémio (internacional) Calouste Gulbenkian, escolhido por um júri presidido por Jorge Sampaio, dos três prémios nacionais Gulbenkian Coesão e Integração Social, Gulbenkian Conhecimento e Gulbenkian Sustentabilidade, selecionados por um júri presidido por António M. Feijó. À entrega de prémios segue-se, como habitualmente, um concerto da Orquestra Gulbenkian que, entre outras peças, contará com uma estreia mundial. Porque calha em pleno no programa de comemorações dos 150 anos do nascimento de Calouste Sarkis Gulbenkian, este ano o dia Calouste Gulbenkian terá certamente um caráter especial

O verdadeiro cavalheiro é um homem que não enaltece a riqueza, não se tolhe frente ao poder, nem se vangloria das suas posses ou realizações”. 

(O livro A Educação do Delfim revela esta e outras cartas inéditas de Calouste ao seu neto, em plena II Guerra Mundial.)

(in: Fundação Calouste Gulbenkianinformacaogulbenkian@gulbenkian.pt 


Calouste Sarkis Gulbenkian


Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955) foi um homem de negócios, colecionador de arte e filantropo de origem arménia, nascido no Império Otomano.

Calouste Gulbenkian

                                                                
Com uma vasta cultura oriental e ocidental, Gulbenkian foi, acima de tudo, um “arquiteto de empreendimentos”, com visão e sentido de equilíbrio dos interesses em jogo na primeira metade do século XX. Graças à sua persistência, capacidade negocial e flexibilidade, desempenhou um papel fundamental como mediador nas negociações internacionais para a exploração das reservas de petróleo no território que é hoje o Iraque. Ao longo da sua vida, conduzido pelo seu gosto pessoal e de forma criteriosa, reuniu uma coleção de arte muito eclética, única no mundo. Adquiriu nacionalidade britânica em 1902 e morreu em 1955, em Lisboa, cidade onde passou os últimos anos da sua vida e onde estabeleceu no seu testamento que seria construída a sede de uma fundação internacional com o seu nome, em benefício de toda a humanidade.

(in gulbenkian.pt)

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Usar o açafrão da Índia, porquê?

O açafrão-da-índia (curcuma longa), também conhecido como gengibre-amarelo, açafrão-da-terra, curcuma ou turmeric, é uma planta da família das zingiberáceas. Este pequeno arbusto trepador, nativo da floresta asiática, especialmente da índia, é amplamente cultivado em climas tropicais. A primeira referência literária desta planta data de 600a.C. Onde é descrita como uma planta corante. 

Cultivada há mais de 2000 anos, o açafrão-da-índia é uma das mais antigas especiarias orientais à qual esteve sempre associado o culto do sol. O seu uso na culinária é, actualmente, muito difundido, entrando normalmente na composição da mistura a que designamos por caril. É ainda empregue na confecção de inúmeros pratos de peixe e arroz. Uma vez que é mais barato que o açafrão e possui igualmente coloração amarela, é muitas vezes utilizado como substituto deste último como corante alimentar.
O açafrão-da-índia contém óleo essencial (3 a 5%), deve conter no mínimo 3% de derivados do dicinamoilmetano expressos em curcuminas; percentagens elevadas em cetonas sesquiterpénicas cerca de 65% (tumeronas) e o respectivo álcool, o tumerol (9%), e cerca de 25% do hidrocarboneto sesquiterpénico zingibereno; matérias corantes amarelas, 3 a 6% (curcuminóides); glúcidos e sais minerais.
Esta planta é tradicionalmente utilizada pelas milenares medicinas ayurvédica e chinesa, devido às suas acções antidispéptica (atenua dor e sensação desagradável relacionada com a função digestiva), carminativa (atenua o desenvolvimento de gases intestinais), colerética (aumenta a secreção de bílis), espasmolítica (inibe os espasmos musculares) e hepatoprotectora. 

Actualmente, o seu uso é indicado como eupéptico (auxílio ao processo digestivo), estimulante das secreções digestivas e carminativo nas disquinesias hepatobiliares, hepatites e cólicas gastrointestinais. São-lhe ainda atribuídas propriedades antiagregante plaquetária e antioxidante, estando também descritos benefícios da sua administração na prevenção de hiperlipidemias (níveis sanguíneos elevados de colesterol e triglicéridos), arteriosclerose e tromboembolias. 

Alguns estudos sugerem uma acção antimutagénica associada aos seus compostos activos. Estes estudos não são, no entanto, suficientes para que se afirme, neste momento, qualquer acção anticancerígena da planta. Mais recentemente, têm sido realizados alguns estudos acerca das suas propriedades anti-inflamatórias, cujas conclusões permitem a sua inclusão em diversos suplementos alimentares indicados como coadjuvantes no tratamento de artrites e de outras condições inflamatórias do foro reumatológico, com resultados francamente positivos.
Externamente, algumas preparações cosméticas à base de açafrão-da-índia são tradicionalmente aplicadas em infecções e eczemas.
Relativamente às apresentações dos suplementos contendo açafrão-da-índia, o seu uso interno deverá ocorrer na dose média diária de 1,5 a 3g, normalmente sob a forma de extracto seco 5:1 em cápsulas, após as refeições principais.


Apesar dos benefícios que estão associados ao seu consumo, o uso de açafrão-da-índia está, no entanto, contra-indicado em caso de obstrução das vias biliares, devendo ocorrer especial atenção no que à suplementação contínua diz respeito, já que esta poderá ser responsável por algum desconforto gástrico. Para o evitar, procure realizar a toma de suplementos à base de açafrão-da-índia às refeições.


Quer seja em preparações culinárias ou sob a forma de suplemento alimentar, inclua o açafrão-da-índia no seu quotidiano e desfrute ao máximo dos efeitos positivos que este apresenta sobre a sua saúde. (in celeiro.pt)

terça-feira, 16 de julho de 2019

Aprender a bordar à mão (1)

O verão é mais convidativo e mais motivante para se aprender a bordar, pois além de ser uma altura de maior descontração, também há mais tempos livres, por causa das férias.

Quase sempre cheias de luminosidade, as férias trazem-nos momentos pela frente em que se proporciona aprender algo de novo, entretendo-nos  com uma nova atividade.

Para quem gostar, é uma boa oportunidade de "meter mãos à obra"!