quarta-feira, 1 de setembro de 2021

A 3ª dose da vacina da COVID para idosos ao mesmo tempo que a vacina da gripe?

imagem in TSF



Covid-19. Médicos de saúde pública pedem 3.ª dose para idosos ao mesmo tempo que vacina da gripe

Os idosos, um dos grupos com elevada incidência de infeções, devem receber a terceira dose contra a covid-19 em outubro e novembro, em simultâneo com a vacina da gripe, defendeu esta segunda-feira a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP).

"O Serviço Nacional de Saúde (SNS) está preparado para vacinar os mais vulneráveis para a gripe todos os anos. Se temos essa possibilidade, é adicionar na mesma altura a vacinação da covid-19. Aproveitando esta oportunidade, protegemos de duas doenças e isso é algo que é fundamental que a Direção-Geral da Saúde e o SNS organizem para que, no inverno, não haja este problema", disse à Lusa o presidente em exercício da ANMSP.

ESTÁ A CRESCER O NÚMERO DE CASOS ENTRE A POPULAÇÃO IDOSA

Os idosos estão entre os grupos etários que apresentam uma subida da incidência de novas infeções pelo vírus SARS-CoV2, apesar de, segundo o último relatório da DGS, cerca de 97% das pessoas com 65 ou mais anos ter a vacinação completa contra a covid-19.

O último relatório das "linhas vermelhas" da pandemia alerta para a "provável tendência crescente" da atividade epidémica no grupo acima dos 65 anos, avançando que a faixa etária dos idosos com 80 ou mais anos "apresentou uma incidência cumulativa a 14 dias de 149 casos por 100 mil habitantes".

"Este valor de 149 não é propriamente uma incidência elevada que faça soar todos os alarmes, mas é algo a que devemos prestar atenção e deve ser avaliado pela tutela de modo a perceber o que é que falhou aqui", adiantou Gustavo Tato Borges.


VARIANTE DELTA PODE COMPROMETER "IMUNIDADE"

Segundo o médico de saúde pública, uma das causas para esta incidência de infeções nos idosos, o grupo com a mais alta taxa de vacinação completa no país, está relacionada com a variante Delta, a predominante em Portugal e considerada mais transmissível do que a Alpha.

"O facto de a variante Delta estar a circular é, claramente, uma das causas desta incidência, até porque as vacinas que estão em uso não foram criadas com esta variante em mente, porque ainda não existia na altura", lembrou o presidente em exercício da ANMSP.

De acordo com o especialista, em causa poderão estar também pessoas "muito vulneráveis com um risco altíssimo de vir a falecer e que, mesmo com uma vacinação bem administrada, poderá não ter sido suficiente para garantir a imunidade".

Além destas razões, Gustavo Tato Borges admite que o número de infeções entre idosos vacinados poderá estar relacionado "com um pequeno relaxamento nas medidas de proteção e contenção" em contexto familiar, através de contactos com pessoas não imunizadas.

"Há toda esta variante comportamental que também pode ajudar a explicar porque é que os idosos estão a ser um grupo afetado pela pandemia", adiantou o médico.

"HÁ QUE TAMBÉM PERCEBER QUE OS MAIS VULNERÁVEIS VÃO PRECISAR MUITO PROVAVELMENTE DE UMA TERCEIRA DOSE"

De acordo com Gustavo Tato Borges, é necessário que as autoridades de saúde percebam se a incidência nesta faixa etária se deve a uma questão comportamental ou a uma redução da resposta imunitária, tendo em conta que os idosos foram os primeiros a ser vacinados em Portugal.

"Era importante que a DGS, o Ministério da Saúde e a Solidariedade Social se juntassem para perceber o que se passa aqui", defendeu.

Questionado se esta incidência faz com que seja urgente uma terceira dose da vacina, Gustavo Tato Borges considerou que "fundamental, neste momento, é garantir que há 85% de pessoas completamente vacinadas" no país.

"Precisamos de manter este foco e este ritmo de vacinação naqueles que ainda não foram vacinados. Mas há que também perceber que os mais vulneráveis vão precisar muito provavelmente de uma terceira dose antes da época de inverno". (in sicnoticias.pt)

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Keith Urban (marido de Nicole Kidman) canta "Out the Cage" (em parceria com Breland e o lendário guitarrista Nile Rodgers)



Keith Urban

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Keith Urban tocando em 2007

Informação geral
Nome completo Keith Lionel Urban
Nascimento 26 de outubro de 1967 (53 anos)
Cônjuge Nicole Kidman (c. 2006)
Outras ocupações compositor
Afiliação(ões) Carrie Underwood
Página oficial www.keithurban.net

Keith Lionel Urban (Whangarei, 26 de outubro de 1967) é um cantor de música country, compositor, guitarrista e violinista neozelandês, cujo sucesso comercial vem, em grande parte, do público nos Estados Unidos. Urban começou sua carreira em Melbourne, na Austrália, participando de festivais de música. Em 1991, ele lançou seu primeiro álbum, e lançou quatro singles na Austrália antes de se mudar para os Estados Unidos em 1992.

Em 1999, ele fez sua estréia em solo estadunidense com o álbum Keith Urban. Seu primeiro hit foi a música "Somebody Like You", de seu segundo álbum Golden Road (2002). Este álbum também rendeu o primeiro Grammy Award para Urban. O seu terceiro álbum, de 2003, Be Here, lhe rendeu mais três músicas que viraram a número 1 da parada da Billboard country charts e se tornou o seu álbum com maior número de vendas, tendo recebido quatro vezes a certificação de platina. Love, Pain & The Whole Crazy Thing foi lançado em 2006 e rendeu a Urban seu segundo Grammy para a música "Stupid Boy". Urban lancou no final de 2007 o álbum com suas músicas mais famosas intitulado Greatest Hits: 18 Kids. Este álbum foi re-lançado um ano mais tarde com o nome de Greatest Hits: 19 Kids, com o acréscimo da música "You Look Good in My Shirt", que ele havia gravado anteriormente em Golden Road. Em 2009, lançou Defying Gravity, que alcançou a primeira posição na Billboard 200 e foi indicado na categoria Melhor Álbum Country no Grammy.

Urban possui no total sete álbuns de estúdio (um dos quais foi lançado apenas no Reino Unido). Tem mais de quinze singles nos Estados Unidos, incluindo oito músicas que chegaram a ser número um.

Ele é casado com a atriz Nicole Kidman desde 2006 com quem tem duas filhas: Sunday Rose, nascida em 7 de julho de 2008 e Faith Margareth, nascida em 28 de dezembro de 2010.

Discografia

Urban se apresentando em Nashville
em 2007.
The Ranch (1997)
Be Here (2004)
Days Go By (2005)
Get Closer (2010)
Fuse (2013)
Ripcord (2016)
Graffiti U (2018)


#1 Singles
"But for the Grace of God"
"Somebody Like You"
"Who Wouldn't Wanna Be Me"
"You'll Think of Me"
"Days Go By"
"Making Memories of Us"
"Better Life"
"You Look Good in My Shirt"
"Sweet Thing"
"Only You Can Love Me This Way"

REFERÊNCI À FONTE: in https://pt.wikipedia.org/wiki/Keith_Urban