sábado, 15 de novembro de 2014

O portuguesíssimo Pastel de Nata criado em laboratório

in: www.euro-foods.co.uk
Li na Revista SÁBADO de 6 de novembro do corrente ano, que um grupo de cientistas da Universidade de Aveiro, num projeto em parceria com a Mealfood, conseguiu criar uma receita nova para o  mui famoso e tipicamente português, Sr. PASTEL DE NATA! 

Um pastel de nata de laboratório!

Esta doçura, que se apresenta com inúmeras vantagens, deverá aparecer no mercado, em 2015;  já vem cozinhada; podemos congelá-la; tem o mesmo sabor da "nata" tradicional; o recheio é menos gordo pois contém polissacarídeos (só 184 calorias); continua crocante depois de aquecido no microondas (bastam 60 segundos).

O segredo sempre está na massa!!! É que os polissacarídeos pertencem à família dos hidratos de carbono e repelem as moléculas de água; portanto, a água do recheio não "invade" a massa exterior do nosso pastel, mantendo-o crocante! 

Que mais poderíamos pedir? 

in: www.cafemajestic.com

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Miguel Torga pensou assim...

"O homem é, por desgraça, uma solidão: nascemos sós, vivemos sós e morremos sós." Miguel Torga

in: purl.pt

"Grandes" Citações de "Grandes" Pensadores

Nietzche
www.rschindler.com
"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar em ti." Nietzche  

Ralph Emerson
www.statesman.com
"A maneira de falar e de escrever que nunca passa de moda é a de falar e escrever sinceramente." Ralph Emerson

"Um amigo é uma pessoa com a qual posso ser sincero. Diante dele, posso pensar em voz alta." Ralph Emerson

Goethe
en.wikipedia.org
"Posso parecer sincero, mas não imparcial." Goethe

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Conselhos para evitar "erros linguísticos"

(imagem in: www.boasmaneiras.com)
Continuando a ler o livrinho de Maria João Saraiva de Menezes "o pequeno livro da Etiqueta e Bom Senso", editora Leya, encontro de vez em quando motivos para aprender, sorrindo com o modo como a autora nos ensina tanta coisa útil para aplicarmos no nosso dia-a-dia. 

Pode ler-se na página 41 o seguinte:
  • Corrija os erros linguísticos 
Transmitem imediatamente uma imagem medíocre de si. 
Sempre que tiver dúvidas consulte a gramática ou o dicionário (sobretudo nunca caia no erro de dizer "há-des", "vistes" ou "puze-o").
  • Por incrível que lhe possa parecer, "pu-lo" é a contração do verbo "pôr" com o artigo definido masculino singular.
  • Abdique das bengalas linguísticas (Ex: "pá", "prontos", "não é?" e "hã"?).
  • Não enriqueça as suas expressões com palavrões. Faz de si um taberneiro (a).
  • É podre de chique mas não diga "T'fone". Está errado.
  • Não há mal nenhum nos sotaques regionais, mas "baca", "voi" ou "num bou" não constam do Dicionário de Língua Portuguesa.
  • Se for um dependente do "prontos", ao menos corrija para "pronto".
  • Caso não tenha reparado, o contrário de "agarrar" é "largar"; e nunca "deslargar".
  • A tradução correta para Inglês da clássica expressão portuguesa "Tás aqui, tás a comer" é "you are 'ere you are eating".
  • Existe uma subtil diferença entre "alcova" e "alcofa"! Não utilize vocabulário cujo significado desconheça. Nota-se logo.
  • A tónica mal colocada nas sílabas também revela falta de cultura. Ex: "Possâmos" e não "Póssamos"; "Escrevamos" e não "Escrêvamos".
  • Deixe o "Muita giro" e o "Me'mo fixe".
Tenha brio na linguagem!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Uma carta especial de Einstein para a sua filha Lieserl

in: pt.wikipedia.org
CARTA DE EINSTEIN À SUA FILHA LIESERL 

O AMOR

"Quando propus a teoria da relatividade, muito poucos me entenderam e o que vou agora revelar a você, para que transmita à humanidade, também chocará o mundo, com sua incompreensão e preconceitos. 

Peço ainda que aguarde todo o tempo necessário -- anos, décadas, até que a sociedade tenha avançado o suficiente para aceitar o que explicarei em seguida para você. 

Há uma força extremamente poderosa para a qual a ciência até agora não encontrou uma explicação formal. É uma força que inclui e governa todas as outras, existindo por trás de qualquer fenômeno que opere no universo e que ainda não foi identificada por nós.

Esta força universal é o AMOR. 

Quando os cientistas estavam procurando uma teoria unificada do Universo esqueceram a mais invisível e poderosa de todas as forças. 

O Amor é Luz, dado que ilumina aquele que dá e o que recebe.
O Amor é gravidade, porque faz com que as pessoas se sintam atraídas umas pelas outras.

O Amor é potência, pois multiplica (potencia) o melhor que temos, permitindo assim que a humanidade não se extinga em seu egoísmo cego.

O Amor revela e desvela.
Por amor, vivemos e morremos.

O Amor é Deus e Deus é Amor. 

Esta força tudo explica e dá SENTIDO à vida. Esta é a variável que temos ignorado por muito tempo, talvez porque o amor provoca medo, sendo o único poder no universo que o homem ainda não aprendeu a dirigir a seu favor.

Para dar visibilidade ao amor, eu fiz uma substituição simples na minha equação mais famosa. Se em vez de E = mc², aceitarmos que a energia para curar o mundo pode ser obtido através do amor multiplicado pela velocidade da luz ao quadrado (energia de cura = amor x velocidade da luz ²), chegaremos à conclusão de que o amor é a força mais poderosa que existe, porque não tem limites. 

Após o fracasso da humanidade no uso e controle das outras forças do universo, que se voltaram contra nós, é urgente que nos alimentemos de outro tipo de energia. Se queremos que a nossa espécie sobreviva, se quisermos encontrar sentido na vida, se queremos salvar o mundo e todos os seres sensíveis que nele habitam, o amor é a única e a resposta última. 

Talvez ainda não estejamos preparados para fabricar uma bomba de amor, uma criação suficientemente poderosa para destruir todo o ódio, egoísmo e ganância que assolam o planeta. No entanto, cada indivíduo carrega dentro de si um pequeno, mas poderoso gerador de amor, cuja energia aguarda para ser libertada. 

Quando aprendemos a dar e receber esta energia universal, Lieserl querida, provaremos que o amor tudo vence, tudo transcende e tudo pode, porque o amor é a quintessência da vida. 

Lamento profundamente não ter sido capaz de expressar mais cedo o que vai dentro do meu coração, que toda a minha vida tem batido silenciosamente por você. Talvez seja tarde demais para pedir desculpa, mas como o tempo é relativo, preciso dizer que te amo e que a graças a você, obtive a última resposta. 

Seu pai,

Albert Einstein

No final dos anos 80, Lieserl, a filha do célebre gênio, doou 1.400 cartas escritas por Einstein para a Universidade Hebrea, com o pedido de não torná-las públicas até que duas décadas se passassem da morte de seu pai. Esta foi uma delas, para Lieserl Einstein."

domingo, 9 de novembro de 2014

Sobre a SINCERIDADE...

"O bonito encanta-me. Mas o sincero, ah! Esse fascina-me." Clarice Lispector

in: cafehitech.com.br
"Sinceridade é a verdade com amor." Chico xavier 

in: www.ogirassol.com.br
"Se eu estiver a ser sincero hoje, que importa que tenha de arrepender-me amanhã?" José Saramago

in www.rebeccalibri.it
"As ações são muito mais sinceras do que as palavras:" Madeleine Scudéry

in: philippeaucazou.wordpress.com
"Agrada-nos o homem sincero, porque nos poupa o trabalho de o estudarmos para o conhecermos." Marquês de Maricá

in: quemdisse.com.br