terça-feira, 8 de março de 2022

Dia Internacional da Mulher festeja-se hoje, a 8 de março!

imagem in calandarr.com


O Dia Internacional das Mulheres teve origem no movimento operário e tornou-se um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.

A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.

Ela deu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Havia 100 mulheres, de 17 países, presentes, e elas concordaram com a sugestão dela por unanimidade.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011 — então, neste ano, estamos tecnicamente comemorando o 111º Dia Internacional das Mulheres.

Mas o Dia Internacional das Mulheres só foi oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data. 

E se tornou uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de género.

A proposta de Clara de criar um Dia Internacional das Mulheres não tinha uma data fixa.

A data só foi formalizada após uma greve a meio da guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram "pão e paz" — e quatro dias após a greve o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano — e é quando é comemorado: hoje. (in bbc.com)

domingo, 6 de março de 2022

Origem e significado da palavra "blusa"

imagens obtidas em:
https://pt.dreamstime.co
m/


"Blusa" é uma palavra muito usada no nosso quotidiano.

Por esse motivo, interessei-me em conhecer a sua verdadeira história, a sua etimologia, o seu significado. 

É evidente que recorri ao Ciberdúvidas da Língua Portuguesa:

A minha pergunta foi: 

Boa tarde! Gostaria de saber a origem e significado da palavra BLUSA. A minha maior dúvida é se vem do latim ou do francês. Qual a sua verdadeira história? Obrigada pela atenção.

No dia seguinte chegou a resposta:

Prezada Consulente,

Segundo o Dicionário Houaiss, a palavra "blusa" vem «do francês "blouse" 'blusa' (sXVIII), de orig. incerta; [ocorrendo] em vocábulos atestados desde o final do sXIX: blusa, blusão, blusaria, bluseira, bluseiro». 

O francês "blouse", que é de origem oscura, designava originalmente uma peça de roupa de trabalho masculina (cf. em inglês https://www.etymonline.com/search?q=blouse). Há quem sugira que "blouse" vem de do latim medieval "pelusia", termo adjetival alusivo a Pelusium, cidade do Alto Egito e centro de fabrico de têxteis na Idade Média (ibidem).

Quanto aos significados, a palavra refere geralmente uma «espécie de camisa feminina, com ou sem mangas» 
(Infopédia:
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/blusa), embora também possa (ao que parece de forma muito menos corrente) designar um «vestuário leve e largo usado sobre a camisa por operários, artistas, crianças, etc.» (ibidem).

Cumprimentos,
Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

in: ciberduvidas@iscte.pt


imagem em ofertaviva.com.br


imagem in lightinthebox.com