sábado, 21 de dezembro de 2019

Pablo Neruda: um pensamento seu

in amazon.com

"A sombra é sempre negra, nem que seja de um cisne branco". 
Pablo Neruda

Nome literário do poeta, diplomata e marxista chileno Neftalí Ricardo Reyes Basoalto. 

Nasceu a 12 de julho de 1904 em Parral, no Chile, e morreu a 23 de setembro de 1973, em Santiago. 

De família humilde, viveu no sul do Chile, em Temuco. A mãe faleceu uns meses após o seu nascimento e o pai voltaria a casar. Neruda viria a ter um bom relacionamento com a madrasta, que considerou como a sua verdadeira mãe. 

Escreveu um dia "eu nasci para a vida, para a terra, para a poesia e para a chuva". Estudou no liceu desta cidade, entrando aos 15 anos no Instituto Pedagógico da Universidade de Santiago.

Começou a escrever aos 10 de idade. Quando tinha apenas 12 anos conheceu Gabriela Mistral, uma famosa poetisa chilena, que lhe deu a conhecer os escritores clássicos que iriam influenciar a sua carreira e as suas decisões políticas. Tornou-se militante anarquista e traduziu o trabalho de Jean Grave, a notável teoria de Peter Kropotkine, um anarquista comunista. 

A partir de 1920 passou a usar o nome Pablo Neruda, que legalmente adotou em 1946. Em 1921 deixou Temuco e mudou-se para a capital, Santiago. O estudante romântico invadiu a vida literária da capital chilena com a sua capa de estudante. Neste ano ganhou o prémio da federação chilena de estudantes de poesia com La canción de la fiesta e a partir daí começou a publicar poemas na revista da federação, Claridad. 

Em 1923 escreveu o primeiro livro, Crepusculario. Para cobrir as despesas desta publicação viu-se obrigado a vender o relógio que o pai lhe tinha oferecido. Em 1924 encontrou quem lhe publicasse Viente poemas de amor y una canción desesperada . Este trabalho foi muito bem recebido pelo público e conservou a sua popularidade ao longo dos anos. 

Aos vinte anos e com dois livros publicados, Neruda tornou-se o poeta chileno mais conhecido. Abandonou os estudos de francês para se dedicar inteiramente à poesia. Escreveu Tentativa del hombre infinito, Anillos, em colaboração com Tomás Lago, e El hondero entusiasta.

Em 1927 foi nomeado cônsul em Rangoon, Burma, e durante cinco anosrepresentou o seu país na Ásia. Seguidamente viajou para Ceilão, Colombo, Jacarta, Java, onde casou com a sua primeira mulher, de origem holandesa.Esteve ainda em Singapura. Viveu um período de grande solidão, animado apenas pelo romance com uma jovem burmesa. Durante estes anos na Ásia escreveu Residencia en la tierra

Em 1933 foi nomeado cônsul em Buenos Aires e daí data a sua amizade como poeta espanhol Federico García Lorca. No ano seguinte foi transferido para Barcelona e depois para Madrid onde voltou a casar, desta vez com Delia del Carril. Com o mesmo impacto literário que obteve no seu país, Neruda conquistou a Europa e o resto do mundo, a sua poesia tornou-se rapidamente conhecida. Foi um escritor bem acolhido em Espanha. 

Este clima de desenvolvimento poético foi subitamente interrompido pelo eclodir da guerra civil espanhola em 1936. A execução do seu amigo García Lorca, a prisão de Miguel Hernández e o sangue nas ruas contribuíram para a maturidade do poeta e para as suas atitudes políticas. Escreveu então Espanã en el corazón, publicado durante a guerra civil nas linhas da frente republicanas. 

Pablo Neruda regressou ao Chile em 1938, com um grupo de refugiados espanhóis. Depois desta atitude, o governo chileno mandou-o para o México onde produziu intensamente textos poéticos, inspirado na II Guerra Mundial, que assolava a Europa, posicionando-se especialmente ao lado da defesa de Estalinegrado contra a ocupação germânica. Em 1943 voltou ao Chile por mar, recebendo uma grande ovação dos seus conterrâneos. 

Em 1945 foi eleito senador e nos três anos seguintes consagrou a maior parte do seu tempo aos problemas do país. A atividade política de Neruda foi interrompida quando foi eleito um governo de direita. Pablo Neruda, comunista, foi forçado a ocultar a sua ideologia, assim como outros esquerdistas. Estes anos de clandestinidade foram, no entanto, proveitosos do ponto de vista da obra literária. Escreveu Canto General , um dos grandes poemas épicos escritos no continente americano. 

Em fevereiro de 1948, deixou o Chile, atravessando a zona sul das montanhas dos Andes a cavalo. Em junho de 1949 visitou a União Soviéticapara participar na celebração dos 150 anos de Aleksandr Pushkin. Visitou depois outros países da Europa e o México. 

Em 1952, depois da ordem para prisão dos escritores de esquerda e de figuras políticas ter sido retirada, Neruda regressou ao Chile e casou pela terceira vez, com a chilena Matilde Urrutia. Com a sua residência na Ilha Negra, no Pacífico, viajou constantemente por vários países, entre os quais Cuba e Estados Unidos, respetivamente em 1960 e 1966. A sua poesia foi traduzida em quase todas as línguas. 

A poesia de Neruda representa uma constante mudança, relacionada com as experiências da sua vida. 

Um dos mais enigmáticos trabalhos é Residencia en la tierra onde rompeu com a forma tradicional e criou uma técnica poética altamente personalizada embora plena de realismo, que se tornou conhecida como "nerudismo". Pablo Neruda foi Prémio Nacional de Literatura, Prémio Lenine da Paz (1953) e Prémio Nobel da Literatura (1971).

Entre as suas obras, destacam-se as seguintes: 


encontrei in infopedia.pt 
Pablo Neruda in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. 
Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 
2019-12-19 19:35:41]. 
Disponível na Internet: 

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Já experimentou o chá de gengibre?

in vidaativa.pt

Depois de pesquisar na NET para tentar encontrar artigos a comprovar os benefícios da utilização do gengibre na nossa alimentação, encontrei o seguinte:
"Gengibre é uma raiz usada para a cura há milênios. Aqui apresento alguns estudos que comprovaram, cientificamente, os benefícios e propriedades do gengibre para a saúde.
O gengibre é rico em propriedades curativas e usado há séculos por diversos povos na medicina popular. Também é um dos principais remédios da medicina natural atual.
Em particular, o gengibre é uma especiaria que revitaliza e rejuvenesce. Sua composição o faz rico em nutrientes essenciais como o potássio, magnésio, cobre e vitamina B6 e seu óleo essencial, gingerol, é rico em zingerona, zingibereno, felandreno e canfeno que lhe conferem as qualidades terapêuticas curativas.
Alguns estudos científicos já comprovam esse potencial curativo do gengibre.
Propriedades curativas do gengibre


1) Analgésico

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, demonstrou que o extrato de gengibre tem poderoso efeito analgésico e anti-inflamatório, comparado ao de medicamentos como o ibuprofeno. A utilidade de gengibre como um analgésico também foi testada em um estudo indiano para osteoartrite, e comprovada sua eficacia. Leia aqui esse estudo dedicado a osteoartrite.

2) Rico em antioxidantes

O gengibre é uma fonte muito boa de antioxidantes. A investigação científica tem entendido que as propriedades antioxidantes do gengibre derivam do gingerol. O gingerol é o responsável pelas propriedades medicinais que se atribuem ao gengibre. Veja aqui um estudo sobre as propriedades de gingerol.

3) Alivio de náuseas e vômitos

Um dos usos mais comuns de gengibre está relacionada com a sua capacidade de acalmar as náuseas e reduzir os vômitos. Esta revisão de estudos demonstrou sua eficácia em caso de náuseas e vômitos associados a quimioterapia.

4) Relaxante muscular

Um estudo realizado em 2010 comprovou o efeito analgésico e relaxante muscular do extrato de gengibre (2 g ao dia durante 11 dias consecutivos) é útil para reduzir significativamente a dor muscular derivada de exercício físico. Tomar o gengibre pode não ter um efeito imediato mas, o seu uso continuado aumenta progressivamente a analgesia, no caso. Leia também este estudo sobre o potencial analgésico do gengibre nos processos musculares inflamatórios em mulheres atletas.

5) Osteoartrite do joelho

A osteoartrite do joelho tem a ver com a degeneração das articulações, uma condição que causa a dor e sensação de rigidez. Um estudo realizado em 247 pessoas com osteoartrite do joelho comprovou que os pacientes que tomaram o gengibre rotineiramente sentiram menos dor e, portanto, fizeram menor uso da medicação química de analgesia, em comparação com os pacientes que não usaram o gengibre.

6) Diabetes

Um estudo realizado em 2015 mostrou que o gengibre pode ter potentes propriedades anti-diabetes. Os 41 pacientes com diabetes tipo 2 que participaram no estudo foram, claramente, beneficiados da ingestão diária de 2 g de extrato em pó de gengibre com a redução dos níveis de açúcar no sangue.


7) Digestão

A dispepsia é uma condição ligada à dificuldade de digestão e à ocorrência de incômodo ou dor no estômago. O uso do gengibre auxilia o processo digestivo e assegura que o estômago se esvazie rapidamente. Os pesquisadores testaram a eficácia de 1,2 gramas de gengibre em pó antes das refeições para acelerar o esvaziamento do estômago.

O consumo de gengibre é recomendado tanto como preventivo nos problemas digestivos quanto no tratamento tópico das indigestões. Leia, aqui e aqui dois estudos que tratam do uso do gengibre no processo de digestão. Leia também este outro estudo referente à ação do gengibre em problemas gástricos diversos.

8) Menstruação

Na medicina natural o gengibre é recomendado para alívio das cólicas e dores durante o período menstrual.Este estudo testou em 150 mulheres a ingestão diária de 1 g de extrato de gengibre durante os três primeiros dias de menstruação e comprovou a eficiência do gengibre para a redução dos incômodos, cólicas e dores, equivalente ao uso do ibuprofeno.

9) Colesterol

Os níveis elevados do colesterol LDL (também conhecido como "mau colesterol) estão associados ao maior risco de problemas cardíacos. Segundo esse estudo a ingestão diária de 3 g de pó de gengibre reduz significativamente os níveis de colesterol no sangue equilibrando os índices de LDL e HDL.


10) Bactericida e preventivo de infecções

O gingerol, óleo essencial de gengibre, é poderoso bactericida e tem atuação específica no combate às bactérias que causam a gengivite e a periodontite. Leia, aqui e aqui, dois estudos a este respeito.

11) Câncer 

O uso do gengibre é importante na prevenção e tratamento de vários tipos de câncer. Alguns estudos citam resulta resultados positivos em casos de câncer de pulmão, estômago, mamas, próstata, dentre outros e comprovam sua eficácia na proteção e ativação dos sistema imunológico, na destruição de células cancerígenas, na alteração positiva de enzimas (inibe as enzima 5-LO, sem as quais o câncer de próstata não sobrevive) que permitem a recuperação das células saudáveis e suas funções.

O gengibre aumenta significativamente o índice de timo, no baço e o percentual de fagocitose, melhorando assim as funções imunológicas relacionados com tumores e, por exemplo, no caso do câncer de pulmão o gengibre mata 76% das células do câncer de pulmão. No câncer de mama, o gingerol inibe a adesão, invasão e mobilidade das células cancerígenas favorecendo sua morte. No câncer de ovários, o gingerol inibe o crescimento de células cancerígenas.

O 6-shogaol (em que se transforma o gingerol sob efeito do calor) induz a morte de células cancerígenas. Para a prevenção do câncer de cólon, por exemplo, encontrei este estudo publicado que é bastante interessante . O gingerol inibe o crescimento de Helicobacter pylori, leia aqui e aqui, bactéria que está associada tanto aos problemas de dispepsia, gastrite e úlceras pépticas quanto ao desenvolvimento de câncer gástrico, de cólon ou de pâncreas. Já se estuda também o efeito positivo de algumas das substâncias ativas do gengibre em casos de leucemia.

Mas, pelo que leio, o gengibre não é recomendado para grávidas (pode atuar como abortivo, dependendo da dose e da condição pessoal da mulher), nem para crianças pequenas.

Você pode consumir o gengibre fresco, em pó (em capsulas) e o extrato seco que é facilmente encontrado em qualquer boa farmácia fitoterápica.

Talvez te interesse ler também:






In 
https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/3490-gengibre-propriedades-medicinais-comprovadas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Carlos Pascual

Carlos Pascual, escritor nascido em 1964 disse:

"Uma livraria não é mais do que uma ideia no tempo"




segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

John Williams, um violinista australiano; e Julian Bream, um guitarrista britânico

John Christopher Williams é um violonista australiano nascido em 1941

Fixou-se no Reino Unido desde 1952. 

Ele e o guitarrista Julian Bream contribuíram para reintroduzir a guitarra clássica como instrumento de solo e conjunto.

(in pt.wikipedia.org)


(Julian Bream)
in the guardian.com


(John Williams)
in letradamusica.net