sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Origem e significado da expressão "ao Deus dará"



Uma explicação que encontrei no meio das minhas pesquisas na NET, muito completa no Ciberdúvidas da Lingua Portuguesa, diz-nos o seguinte:

A origem da expressão «ao deus-dará» (1) (ao abandono, ao acaso, à toa, à aventura; estar entregue à própria sorte) é controversa. 
Ou melhor: tem duas explicações, conforme o lado de cá ou de lá do Atlântico. 

Para Guilherme Augusto Simões (2) (in Dicionário de Expressões Populares Portuguesas, ed. Perspectivas & Realidades, Lisboa) a frase tem a seguinte explicação: 

«(...) ao pedido de esmola que os mendigos antigamente faziam – "Uma esmolinha, por amor de Deus" –, obtinham a resposta, daqueles que nada queriam dar, "Deus dará", e assim quem andava a mendigar andava ao "Deus dará"». 

Para Reinaldo Pimenta (in A Casa da Maria Joana (curiosidades nas origens das palavras, frases e marcas), 1.º vol., Editora Campus, Rio de Janeiro), «ao deus-dará» terá tido origem no Brasil, no século XVII, no Recife mais propriamente, ainda sob o domínio da coroa portuguesa: 

«Vivia [aí] um comerciante chamado Manuel Álvares, que ajudava os soldados que a Fazenda Real deixava abastecer. Quando ele não dispunha das mercadorias necessárias, dizia sempre "Deus dará!". De tanto repetir a frase, ficou conhecido como Manuel Álvares Deus Dará. E os soldados, quando precisavam de recorrer a ele, diziam: "Vamos ao Deus Dará." O "sobrenome" acabou até passando para os descendentes do comerciante: um dos filhos, provedor-mor da Fazenda, Simão Álvares Deus Dará.»

1 Com hífen, como parece ser o correcto, ou sem hífen é o registo indiferenciado nas obras consultadas. 

2 Cit. de Cândido de Figueiredo, Novo Dicionário de Língua Portuguesa (1922) + O que não se deve dizer (1953).

José Mário Costa 6 de março de 2006

Classe de Palavras: locução'

REFERÊNCIA: in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-expressao-ao-deus-dara/17181 [consultado em 20-01-2023]

Outras consultas que efetuei:

António Nogueira Santos, na sua obra Novos Dicionários de Expressões Idiomáticas (Edições João Sá da Costa, 1990), explica que "ao Deus dará" (pop.) é usado para significar segundo as vicissitudesa sorteo acaso; isto quer dizer que ao acaso é sem ordemsem direçãosem planoacidentalmentesem refletirsem escolher.

Já Orlando Neves, no seu Dicionário de Expressões Correntes (Editorial Notícias, 1999) refere a expressão como significando ao abandono, à toa, à aventura.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Lisa Marie Presley (a filha de Elvis Presley), "deixa-nos para sempre" aos 54 anos

Lisa Marie Presley morre aos 54 anos
imagem in https://www.poder360.com.br/


Lisa Marie Presley partiu inesperadamente esta semana e deixou a sua grande família. A cantora sofreu uma paragem cardiorrespiratória, foi transportada de urgência para o hospital e acabou por morrer na passada quinta-feira, dia 12 de janeiro, aos 54 anos. 

Era a única filha de Elvis Presley, fruto do casamento com Priscilla Presley. Casou-se quatro vezes - com Danny Keough, Michael Jackson, Nicolas Cage e Michael Lockwood - e teve quatro filhos - Riley, Benjamin, Harper e Finley.

O primeiro casamento foi com Danny, em outubro de 1988, com quem teve a primeira filha, Riley, que nasceu em maio do ano seguinte e tem atualmente 33 anos. Em 1992 nasceu o segundo filho do casal, Benjamin, e o divórcio chegou depois. 

Em 1994 deu o nó com Michael Jackson, de quem se separou dois anos mais tarde. Em 2002, casou-se com Nicolas Cage. A união chegou ao fim em 2004. 

Dois anos depois, Lisa voltou a trocar as alianças, desta vez com Michael Lockwood, com quem teve duas filhas, as gémeas Harper e Finley, que nasceram em 2008 e atualmente têm 14 anos. Lisa Marie pediu o divórcio ao guitarrista em 2016 e a separação foi finalizada cinco anos depois, após uma longa batalha pela custódia das filhas, recorda o Page Six. 

Em 2020, Lisa Marie Presley viveu um momento devastador quando ficou de luto pela morte do filho, Benjamin, que tinha 27 anos. Dois anos mais tarde, a cantora desabafou no Instagram que estava "despedaçada" e "destruída" com a partida do filho, tendo destacado que "estaria de luto para sempre".

Na altura, o neto de Elvis foi enterrado junto ao avô, em Graceland, lugar que será também a última casa de Lisa.

Lisa Marie Presley has passed away at the age of 54
imagem in cosmopolitan.com


Há novas informações sobre as cerimónias fúnebres de Lisa Marie Presley, que morreu na madrugada de sexta-feira, 13 de janeiro, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória.

A cantora, de 54 anos, será sepultada ao lado do pai, Elvis Presley, e de outros elementos da família. 

Um representante confirmou em declarações ao Entertainment Tonight que a última morada de Lisa Marie será a antiga casa de Elvis, Graceland, em Memphis, Tennessee.

Lisa estará também ao lado do filho, Benjamin, que morreu em 2020 com apenas 27 anos.

Lisa Marie Presley, filha de Elvis, morreu esta quinta-feira, dia 12 de janeiro, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória. A notícia levou a várias reações nas redes sociais, pois foram muitas as caras conhecidas que lamentaram a sua partida. 

Lisa morreu dias depois de ter estado presente nos Globos de Ouro, gala que decorreu na noite de terça-feira (horário dos EUA), e a imprensa internacional está a recuperar a sua passagem pelo evento.

Como relata o Page Six, durante a entrevista ao Extra, Lisa, de 54 anos, aparentemente precisou de se apoiar em Jerry Schilling - um amigo de longa data do falecido pai, Elvis Presley. "Vou agarrar-me ao teu braço", disse a Jerry Schilling. 

Os fãs, relata o Page Six, não deixaram de notar que o discurso de Lisa parecia mais lento e também deu a entender que estava um pouco "frágil".

in. noticiasaominuto.com  13.01.2023

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

"Barbeiro" e "Briol", é o que vai estar neste mês de janeiro!

(Rui Veloso)

No Norte, por estes dias, já dizemos: "está cá um barbeiro"!  

Nos próximos dias, será pior com a frente polar que se aproxima, "vai cá estar um 'briol'! 

Pois é verdade, por aqui pelo Porto, quando está muito frio (e então nestes dias de janeiro!), é comum ouvirmos as pessoas na rua dizerem umas às outras: "hoje está cá um barbeiro!"... 

Segundo o Dicionário de Calão do Norte, publicado por Ideias de Ler (2021), do professor e escritor João Carlos Brito: 

  • barbeiro refere-se a tempo frio, normalmente associado a vento e a corrente de ar (possivelmente ligado ao facto de os barbeiros trabalharem com a porta aberta)
Nos próximos dias, ainda será pior com a frente polar que se aproxima. Vamos de certo, ouvir dizer :"Puxa! mas que 'briol' " !!! 
Do mesmo autor, este refere 
  • "briol" pode significar frio, por provável corruptor de varíola, doença mortal que provocava estados altamente febris que faziam a pessoa ter muito frio. Troca do "V" pelo "B" (betacismo) e simplificação da pronúncia e da grafia, ao jeito popular
  • vinho de má qualidade
  • cabo de ferrar velas
O autor diz ainda que no Norte e neste século temos de reconhecer que resiste um vocabulário muito  próprio que se mantém, apesar de sabermos que os tempos vão mudando e que há que acompanhar as novas necessidades. O fundamental é que se estabeleça a comunicação entre os falantes. 

É importante não deixarmos desaparecer essas palavras ou expressões que já ouvíamos na boca dos nossos familiares mais velhos, entretanto, alguns já desaparecidos. 

Concordo plenamente com João Carlos Brito, quando este diz: 
São as nossas raízes. São o nosso passado, que faz o presente e constrói o futuro. Somos nós. 

Até o cantor Rui Veloso, criado no Porto, diz na sua canção ..."para mim, hoje é janeiro, está um frio de rachar..."!

O "grande" Roberto Carlos