sábado, 19 de maio de 2018

Dia Mundial do "Médico de Família"


Este dia é de assinalar e segundo o que encontrei online as esperanças de uma saúde melhor em Portugal aumentam.

Será feito um esforço para que se ponha fim às desigualdades no acesso à saúde para que esta seja "universal e equitativa".

Efeméride
Médicos de Família dedicam Dia Mundial ao fim das desigualdades no acesso à saúde

O Dia Mundial do Médico de Família ...(...)... terá como mote  a obtenção de uma cobertura universal de saúde, o fim das desigualdades no acesso à saúde e o papel de liderança que o médico de família pode e deve exercer nesta luta. O lema oficial será “Juntos pela Saúde”, lê-se numa nota publicada na página na Internet da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF)
DE acordo com a referida nota, pretende-se que sejam divulgados em ações e encontros com a comunidade projetos e serviços em que os médicos de família contribuem, de facto, para uma melhor saúde do indivíduo, da família e da comunidade em que estão inseridos. Contributos na prevenção da doença e promoção da saúde em que o médico de família lidera por exemplo, mas sempre integrado e sem perder a noção da importância vital do trabalho em equipa para a prossecução de objetivos em saúde.
Para cumprir estes objectivos, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), parceira da WONCA – organização mundial dos médicos de família – nas celebrações nacionais do Dia Mundial do Médico de Família 2018, apela aos especialistas dos cuidados primários que se juntem localmente e mostrem no dia 19 de maio o que de mais importante têm vindo a fazer nas suas comunidades, com o fim último de atingir uma saúde universal e equitativa. A APMGF salienta que uma vez que este ano o dia 19 de maio se comemora num sábado, a grande maioria das unidades nas quais os colegas trabalham estarão de portas fechadas. Esta é uma circunstância que encerra grandes oportunidades! Haverá, com toda a segurança, mais tempo e disponibilidade, quer da parte dos profissionais de saúde, quer das pessoas a quem procuraremos transmitir as nossas mensagens de fundo e que circulam em maior número nos espaços públicos.
Como em anos anteriores, será também interessante o envolvimento de parceiros locais (autarquias, clubes, associações, escolas, ginásios, lares, etc.) nesta celebração. Lembramos que tais entidades nunca recusaram no passado dinamizar e apoiar ações propostas pelos médicos de família que incentivem mais e melhor saúde, porque veem neles um ativo fundamental da comunidade e um agente do bem-estar para as famílias, acrescenta.

in saudeonline.pt

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Benefícios do óleo de coco

https://www.dicasdemulher.com.br

óleo de coco hoje em dia é um dos ingredientes preferidos nas cozinhas saudáveis, e em particular a quem está  ligado ao fitness.
É tido como um produto fenomenal em termos de benefícios, mesmo sabendo que 90% das suas gorduras são saturadas, tendo apenas pequenas quantidades de gorduras mono e polinsaturadas.
No entanto, as gorduras saturadas não são todas iguais, ou seja, a gordura que está no queijo é diferente da do chocolate ou das batatas fritas. Na verdade, a gordura encontrada no óleo de coco tem sido ligada a perda de peso e queima de gordura, e a muitos outros benefícios na saúde.
Os ácidos gordos em questão são triglicéridos de cadeia média, conhecidos como MCT’s, que têm propriedades químicas únicas.

Benefícios do óleo de coco 

O ácido laurico é o principal MCT do óleo coco, contribuindo para mais de 50% da sua composição.
O ácido corpo é convertido para monolaurina no nosso organismo, e pode ser benéfico para o nosso corpo de várias formas. A monolaurina é conhecida por ter propriedades anti-fúngicas e que combatem doenças. Esta substância é formadas nas crianças que amamentam através do leite materno, e previne que os bebés desenvolvam infecções.
O mecanismo exacto de funcionamento do óleo de coco e do ácido laurico no corpo ainda está a ser investigado, no entanto os seus benefícios foram reconhecidos em vários estudos.

1) O óleo de coco ajuda a perder peso

Para muitos é difícil perceber a ligação entre gordura insaturada e a perda de peso. Afinal como é possível perder gordura ingerindo gordura?
Bem, na verdade foi demonstrado em vários estudos que a ingestão dos ácidos gordos presentes no óleo de coco ajuda na perda de gordura.
Por exemplo, Portillo et Al (1998) investigaram os efeitos de alimentar em excesso ratos com uma alimentação rica em gorduras com óleo de coco, e a influência do óleo de coco na comida e restrição energética.
Nesta experiência os ratos forma sujeitos a uma dieta rica em óleo de coco, e sem óleo de coco durante 7 semanas.
Foi demonstrado que alguns depósitos de gordura foram fortemente reduzidos nos ratos que eram alimentados com uma dieta rica em óleo de coco , ao contrários do grupo sem essa alimentação, concluindo assim que o óleo de coco é benéfico na perda de gordura.

2) Doenças cardíacas  e colesterol

As doenças cardiovasculares são a causa de morte número do mundo, sendo o colesterol umas das grandes causas desses problemas.
O óleo de coco demonstrou ser capaz de reduzir os níveis de colesterol em diferentes estudos, daí a sua relação benéfica na redução de problemas cardíacos.

3) Óleo de coco e cancro

O óleo de coco foi ligado em alguns estudos na prevenção do cancro. No entanto esses estudos ainda estão a ser investigados.

4) Sistema imunitário

Os benefícios no sistema imunitário estão presentes em imensos estudos, sendo que um dos primeiros foi realizado nos anos 70 por Kabara (1978).
Este estudo demonstrou que o óleo de coco pode ter efeito adversos sobre microorganismos como bactérias e fungos.

5) Digestão

Devido às propriedades anti-microbióticas, e a ser uma fonte de vitaminas e antioxidantes também vai ajudar a regular o sistema digestivo.

6) Pele e cabelo

Em termos de saúde pode ser o menos importante, mas não deixa de ser um ponto bem importante. O óleo de coco até já é utilizado em várias loções corporais devido à sua excelente capacidade reparadora e protectora da pele.

Para que serve?


·   Na cozinha:

Substituto de óleos com gordura não saudável. 
O óleo de coco ajuda emagrecer por ser uma gordura saudável (reduz o stress do pâncreas contribuindo para uma melhor digestão). Pelo seu sabor doce e pela capacidade de aguentar elevadas temperaturas adquire o papel de óptima altewrnativa aos óleos clássicos. 
Para preservar comida: envolve os ovos em óleo de coco: este irá tapar os poros e aumentar o seu tempo de vida para além do prazo de validade

·   Para o corpo:

É utilizado de diversas formas que potenciam a tua saúde: cuidados com o cabelo (condicionador e previne caspa), hidratante.
Para tratar doenças como a psoríase, dermatite e eczemas. 
Previne o envelhecimento da pele, ajuda a cicatrizar feridas quando aplicado na zona infetada. 
Melhora o sono, as funções tiroidais, fortalece os dentes, elimina a celulite, aumenta a produção de hormonas, diminui olheiras, pode ser usado como baton do cieiro e para prevenir e curar o acne.
Aumenta o HDL e diminui o HDL = melhores níevis de colestrol
·   Para animais: adiciona uma colher de chá ou duas à comida do teu animal. Isto irá ajudá-lo a ter uma digestão mais regulada.
Por último, pode também ser utilizado para polir mobília e sapatos, sabonete, herbicida e na produção de combustível biodiesel. 
Conclusão

Adiciona o óleo de coco orgânico à tua dieta, e além de todos os benefícios que foram aqui enumerados, os teus pratos vão beneficiar de um excelente e saudável aroma a coco.
in: 
https://pt.myprotein.com/thezone/suplementos/oleo-de-coco-beneficios/?SlBhw-

terça-feira, 15 de maio de 2018

Dia Internacional da Família

Selecionei este artigo que passo a partilhar, por me sentir completamente identificada com o que aqui é dito. 

Se eu ainda estivesse a lecionar, seria também assim que sentiria que queria assinalar este dia!

in: https://www.mulherportuguesa.com


Dia Internacional da Família

Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família. Desde então comemora-se este dia, de forma a chamar a atenção para questões que influenciam o dia a dia da Família, e para que se reconheça o papel nuclear da família na sociedade e se incentive a adoção de medidas no sentido de melhorar a sua condição.

As escolas têm vindo a incluir a comemoração deste dia nos seus calendários escolares, de modo a transmitir às crianças a importância da família para todos nós, enquanto seres Humanos e sociais.

Nos dias que correm torna-se urgente e fundamental incentivar as crianças para a vida familiar, na qual partilhamos momentos de afetividade, proximidade, calor humano, harmonia, amor, carinho. Enfim, sentimentos fundamentais para as crianças crescerem e se desenvolverem de forma equilibrada.

No entanto, a experiência como educadora, ao longo destes anos, também me diz que vivemos num mundo em transformação, não só a nível económico, sociocultural e religioso mas também familiar. O conceito de família está a mudar.

É fundamental a comunidade escolar acompanhar essas transformações, de forma a ajudar as nossas crianças a lidarem com esta situação da melhor maneira possível. Um dos fatores que mais influenciaram a transformação das famílias foi o crescente número de divórcios que se tem verificado nos últimos anos, levando-nos à reestruturação do conceito de família.

Deixa de existir apenas a tradicional família nuclear, composta pelos pais e filhos, para nos depararmos com novas realidades, como a família monoparental, que faz parte da realidade de grande parte das nossas crianças.

Como profissional da educação sinto-me no dever de dar a conhecer às minhas crianças as diferenças entre as distintas realidades familiares, trabalhando com elas este conceito, não só no dia 15 de maio mas também ao longo de todo o ano. Procuro, assim transmitir-lhes a ideia de que, acima de tudo, não importa o tipo de família em que vivemos, mas sim como a vivenciamos.

O mais importante é o AMOR que sentimos uns pelos outros. E não existe nada melhor para uma criança do que se sentir AMADA por quem a rodeia.  


Joana Oliveira - educadora de infância na instituição CIVAS e autora de livros do pré-escolar.

in: https://www.portoeditora.pt/espacoprofessor/paginas-especiais/educacao-pre-escolar/opiniao-pre/dia-internacional-da-familia/

domingo, 13 de maio de 2018

13 de maio, Dia de Nª Sª de Fátima

in: agencia.ecclesia.pt
A aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos - Lúcia de Jesus (10 anos), Francisco (9 anos) e Jacinta (7 anos), aconteceu pela primeira vez a 13 de maio de 1917, num campo da Cova de Iria, na freguesia de Fátima, em Ourém.
No mesmo ano, Nossa Senhora de Fátima volta a aparecer aos três pastorinhos, a 13 de maio, 13 de junho, 13 de julho, 13 de setembro e 13 de outubro.
Aparição de Nossa Senhora de Fátima aos 3 Pastorinhos
Na última aparição, a 13 de outubro, estavam presentes 70.000 pessoas. Nossa Senhora disse aos pastorinhos que era a "Senhora do Rosário" e pediu a construção de uma capela em sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram que o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na Terra.
Em 1919 foi construída a Capelinha das Aparições, no local onde Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos.

Peregrinação a Fátima

Todos os anos, milhares de peregrinos deslocam-se ao Santuário de Fátima para prestar homenagem e devoção a Nossa Senhora de Fátima.
Os pontos altos das cerimónias religiosas acontecem na noite de 12 de maio com a procissão das velas e na manhã de 13 de maio, com a procissão, Eucaristia e bênção dos doentes.
Os meses de maio, agosto e outubro são os meses com maior afluência de devotos ao Santuário de Fátima.
(in: calendarr.com)