sábado, 1 de março de 2014

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

"Swaps e pensões" por Menezes Leitão

Swaps e pensões

Está há muito estabelecida na jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem e do Tribunal Constitucional alemão a doutrina de que as pensões beneficiam da protecção constitucional da propriedade, pelo que os pensionistas não podem ser delas privados sem indemnização. 
No seu Acórdão 187/2013, o Tribunal Constitucional português, na sua habitual jurisprudência complacente, recusou-se a seguir essa doutrina, o que deixou o governo de mãos livres para atacar os pensionistas do Estado. 

Pessoas que descontaram para o Estado durante décadas verão assim cortados 10% das suas pensões, na mais vergonhosa quebra de contrato alguma vez verificada em Portugal.

Um governo deve governar para o bem do seu povo. Este governo, porém, preocupa-se mais com o interesse dos credores estrangeiros. Para que estes recebam até ao último cêntimo o dinheiro que apostaram em operações especulativas, o governo confisca os bens dos seus cidadãos.

Ontem foram os salários, hoje são as pensões, amanhã serão provavelmente os depósitos bancários. Tudo para que possam florescer os swaps, o BPN e as PPP. Os que serviram o Estado durante décadas são assim sacrificados a benefício de privados que hoje vivem à conta do Estado. 

Enquanto os pensionistas vão sofrer, transformados em cidadãos de segunda classe, os vendedores de swaps prosperam. Só se ouvem os seus pregões: “Olha o swap fresquinho! Baunilha, complexo ou tóxico! Ó freguês, fique-me lá com um.”
Professor da Faculdade de Direito de Lisboa
Escreve à terça-feira 
(FONTE: http://www.ionline.pt/iopiniao/swaps-pensoes)

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Cidade do Porto - eleita pela 2ª vez o melhor destino europeu!

Cidade do Porto eleita 'Melhor Destino Europeu 2014'

Cidade do Porto eleita 'Melhor Destino Europeu 2014'

A cidade do Porto acaba de ser eleita 'Melhor Destino Europeu 2014', um galardão atribuído anualmente pela 'European Consumers Choice'. Depois do feito em 2012, as honras de melhor destino europeu voltam a ser da Invicta, que sucede a Istambul, na Turquia, vencedora do concurso em 2013.
 
O ano passado, a melhor classificação obtida por Portugal foi o segundo lugar, ocupado por Lisboa, considerada o segundo melhor destino europeu, a seguir à capital turca. Este ano, o Porto repartia o prestígio nacional com outra região nacional, a Madeira, classificada em sexto lugar.
 
"É admirável a forma como a cidade se mobilizou em torno de um objetivo, contagiando o país e os turistas", escreve o autarca portuense, Rui Moreira, na sua página do Facebook. "Uma notável lição de cidadania e um exemplo de como é possível a união por boas razões e objetivos positivos! Que grande Porto somos nós!"
A Invicta torna-se, assim, a primeira cidade a ser, por duas vezes, eleita Melhor Destino Europeu, por aquela que representa a maior plataforma de turismo da Europa. Este ano, a cidade concorria lado a lado com destinos como Paris, Londres, Barcelona e Budapeste, todos eles nomeados para o prémio.

Na altura em que foram abertas as votações, a Câmara Municipal do Porto lançou uma campanha de motivação para o voto, à qual o presidente da Câmara Municipal fez questão de aderir pessoalmente, chegando a aparecer no spot publicitário. Com o apoio da comunicação social, parceiros na área do turismo e outras instituições, a cidade uniu forças para divulgar e apelar ao voto no Porto como 'Melhor Destino Europeu 2014'.
 
O esforço resultou na vitória da Invicta, sendo que, no site da European Best Destination, a imagem do Porto, da sua Ribeira e da Ponte Luís I, é já pano de fundo, servindo de sala de visitas aos milhões de internautas que visitam o endereço
 
Veja abaixo o top 10 da classificação do concurso 'Melhor Destino Europeu 2014':
 
1. Porto, Portugal
2. Zagreb, Croácia
3. Viena, Áustria
4. Nicósia, Chipre
5. Budapeste, Hungria
6. Madeira, Portugal
7. Milão, Itália
8. Madrid, Espanha
9. Berlim, Alemanha
10. Roma , Itália
Notícia sugerida por Maria Cruz e Maria Manuela Mendes

FONTE
http://boasnoticias.sapo.pt/noticias_Cidade-do-Porto-eleita-Melhor-Destino-Europeu-2014_18742.html?page=0

Frases fantásticas de Clarice Lispector

"Não suporto meios termos. Por isso, não me doo pela metade. 
 Não sou sua meio amiga nem seu quase amor. 
 Ou sou tudo ou não sou nada."

"Dizem que a vida é para quem sabe viver, 
 mas ninguém nasce pronto. 
 A vida é para quem é corajoso 
 o suficiente para se arriscar
 e humilde o bastante para aprender."

"Que a minha solidão me sirva de companhia, 
 que eu tenha a coragem de me enfrentar. 
 Que eu saiba ficar com o nada 
 e mesmo assim sentir-me 
 como se estivesse plena de tudo."
imagem obtida em: www.sempretops.com



domingo, 23 de fevereiro de 2014

CAMINHADAS...como é importante fazê-las!

http://dietasehabitos.com.br/10-beneficios-caminhadas/

Um ano de caminhadas regulares faz o cérebro ficar dois anos mais jovem

"Um estudo acaba de revelar que fazer três caminhadas de 40 minutos, a um ritmo acelerado, durante a semana pode fazer o cérebro crescer e rejuvenescer.
Segundo o trabalho, que contou com a participação de 120 homens e mulheres de 55 a 80 anos, a caminhada é capaz de aumentar o tamanho do hipocampo, centro da memória no cérebro que é uma das primeiras regiões a serem afectadas pela doença de Alzheimer.
Normalmente, o cérebro encolhe com a idade. Mas exames realizados nos participantes após um ano de caminhadas mostraram que as principais regiões cerebrais - inclusive o hipocampo - haviam crescido até 2%.
De acordo com os investigadores, esse crescimento equivale a retroceder os ponteiros do relógio do cérebro em dois anos, uma mudança que consideram uma enorme melhoria. Um outro grupo que havia sido convidado para fazer uma série simples de exercícios de alongamento ao longo do ano teve as mesmas regiões do cérebro encolhidas em 1,5%.
Os resultados foram apresentados na conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), nos Estados Unidos.
Ao Daily Mail, o líder da pesquisa afirmou que o exercício pode não ser uma «pílula mágica» contra a demência, mas parece ser uma das melhores maneiras de manter a mente sã. «Não precisa de actividade física altamente vigorosa para ver esses efeitos», acrescentou Kirk Erickson, da Universidade de Pittsburgh.
O cientista também observou que o cérebro permanece modificável após os 50 anos. Ainda que haja encolhimento e declínio na capacidade cognitiva, parece que isso não é tão inevitável quanto se pensava.
Segundo Erickson, aliar actividade física e exercícios mentais, como resolver quebra-cabeças, pode ser uma boa ideia para preservar o cérebro. Claro que quanto antes a pessoa incluir os hábitos na rotina, melhor. Mas o cientista salientou que nunca é tarde demais para começar."
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=686125#.UwUieJ8D4hB.gmail

A Sábia Palavra do Senhor...

imagem extraída do blog: ump-da-quarta.blogspot.com
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição.
Porque em verdade vos digo: até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra.

Portanto, se alguém violar um destes preceitos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será o menor no Reino do Céu. Mas aquele que os praticar e ensinar, esse será grande no Reino do Céu. Porque Eu vos digo: Se a vossa justiça não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, não entrareis no Reino do Céu.» 

«Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás. Aquele que matar terá de responder em juízo. Eu, porém, digo-vos: Quem se irritar contra o seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar 'imbecil’ será réu diante do Conselho; e quem lhe chamar 'louco’ será réu da Geena do fogo. Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta. Com o teu adversário mostra-te conciliador, enquanto caminhardes juntos, para não acontecer que ele te entregue ao juiz e este à guarda e te mandem para a prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá até que pagues o último centavo.»
 
«Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração. Portanto, se a tua vista direita for para ti origem de pecado, arranca-a e lança-a fora, pois é melhor perder-se um dos teus órgãos do que todo o teu corpo ser lançado à Geena. E se a tua mão direita for para ti origem de pecado, corta-a e lança-a fora, porque é melhor perder-se um só dos teus membros do que todo o teu corpo ser lançado à Geena.»
 
«Também foi dito: Aquele que se divorciar da sua mulher, dê-lhe documento de divórcio. Eu, porém, digo-vos: Aquele que se divorciar da sua mulher excepto em caso de união ilegal expõe-na a adultério, e quem casar com a divorciada comete adultério.»
 
«Do mesmo modo, ouvistes o que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás diante do Senhor os teus juramentos.
Eu, porém, digo-vos: Não jureis de maneira nenhuma: nem pelo Céu, que é o trono de Deus, nem pela Terra, que é o estrado dos seus pés, nem por Jerusalém, que é a cidade do grande Rei. Não jures pela tua cabeça, porque não tens poder de tornar um só dos teus cabelos branco ou preto. Seja este o vosso modo de falar: Sim, sim; não, não. Tudo o que for além disto procede do espírito do mal.»