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Ícone de Abel, por Teófanes, o Grego Imagem in pt.wikipedia.org |
A resposta à pergunta do título deverá ser: "A minha graça é...", "O meu nome é...." ou "chamo-me...".
Este post é sobre a origem de alguns nomes próprios que se ouvem com alguma frequência.
Há uma grande curiosidade da partes dos falantes sobre a origem e o significado ou significação das palavras, isto é, segundo o Dicionário de Língua Portuguesa, da Porto Editora, a significação é "aquilo que um coisa significa ou representa, o sentido de uma palavra, significado"; este, é o "conteúdo semântico de uma expressão linguística; significação; aquilo que uma coisa exprime ou representa; sentido; importância; valor".
O étimo e, claro, a interpretação que se lhe atribui, é o objetivo principal de quem procura respostas neste campo, mas, por vezes, nem sempre se consegue uma resposta conclusiva.
Por exemplo, escolhendo agora o nome "Abel", "o étimo deve ser procurado no hebraico bíblico. Há anotações ou apostilas a este nome. Segundo a tradição, Abel desapareceu como um sopro, e assim, significa "vão". Outra hipótese mais recente, filia o antropónimo ⵎnome de pessoaコ, no assírio, com o significado de "filho".
FONTE: "Como é a sua graça?", de Manuel Ramos Ribeiro, da Clepsidra Editora.
Outra pesquisa, que encontrei em pt.wikipedia.org levou-me até esta explicação:
Etimologia
O significado de seu nome é, de acordo com NOBSE Study Bible Name List, algo como "fôlego." Já o Dicionário de Nomes Próprios do Antigo Testamento de Jones consta o nome como "vaidade." Também há a possibilidade que signifique "luto," devido à proximidade com a palavra אבל(Abel), usada na Bíblia para designar algumas cidades. O BDB Theological Dictionary aponta que a origem da palavra viria do assírio, ablu, que significa filho.
[5]
Gênesis
Abel é o primeiro homem a morrer biblicamente. Abel é primeiro mencionado em
Gênesis 4:2 como um
pastor de
ovelhas. Em seguida, a narrativa diz que seu irmão mais velho,
Caim, um
agricultor, ofereceu a
Deus os "frutos da terra", enquanto Abel teria oferecido o sacrifício de uma
ovelha.
Deus ter-se-ia agradado mais com a oferta de Abel, pois este teria oferecido a melhor parte do que tinha e Caim ofereceu o que restava de seus bens.
[6]Verdadeiramente o que motivou o sacrifício de Abel ser melhor do que o de Caim foi que a sua motivação de coração, baseada na fé e amor por
Deus, era melhor.
Sacrifício da ovelha
A atitude de Abel ao sacrificar um animal de criação em
holocausto em nome de
Deus aparece como um retrato da antiga prática
judaica subseqüente de sacrificar animais. Abel também é instrumento para a condenação do
fratricídio na sociedade hebraica, visto que
Deus condena
Caim e seus descendentes por seu crime. O sacrifício de uma ovelha, segundo entendimento da bíblia, prefigurou a futura morte de
Jesus Cristo qual "Cordeiro do Criador"