14 de julho em França e o fogo na Torre Eiffel |
(imagem obtida in https://www.viverparis.com.br)
Sim: com efeito, este feriado de 14 de julho em França é dedicado à festa nacional francesa, que foi instituída em 1880.
O 14 de julho comemora a Queda da Bastilha que teve lugar em 14 de julho de 1789; este dia marcou o fim da monarquia absoluta, e a Festa da Federação em 14 de julho de 1790.
A Bastilha (Bastille Saint-Antoine) era uma prisão e simbolizava o poder absoluto do Antigo Regime do Rei Luís XVI.
No entanto, o descontentamento do povo francês era notório e foi a 14 de julho de 1789 que os manifestantes tomaram a fortaleza e assim começou a primeira grande intervenção do povo francês. O rei deixou de ter poder absoluto.
Para o povo francês, A Tomada da Bastilha é considerada o símbolo da luta contra a opressão.
Os três ideais da República Francesa são: "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" e estão representados na bandeira com as cores "Azul, Branco e Vermelho".
LIBERTÉ! ÉGALITÉ et FRATERNITÉ!
A minha pesquisa:
imagem obtida in https://www.pngwing.com/pt/free-png-iqmmn |
A Festa nacional francesa, ou Dia da Bastilha, é um feriado nacional francês celebrado anualmente a 14 de Julho (14 Juillet) em memória ao episódio histórico da Tomada da Bastilha, em 1789, quando teve início o caráter popular da Revolução Francesa.
As comemorações desse feriado consistem em grandes celebrações e paradas militares por todo o país, com destaque para o desfile militar da Champs-Élysées de Paris, prestigiado pelo Presidente da República.
História
A atual Festa Nacional é um desenvolvimento da Festa da Federação (Fête de la Fédération), que já ocorreu primeiramente em 1790 em homenagem à determinação do povo francês durante os anos da Revolução. Este evento ocorreu no Campo de Marte, à época, distante do centro de Paris.
Aos poucos, celebrar a data tornou-se uma tradição política relacionada ao sentimento nacionalista vivido durante a chamada França moderna, a França do século XIX.
Num discurso em 14 de Julho de 1872, Léon Gambetta defendeu que sendo a Tomada da Bastilha a data mais significativa da Revolução, o povo deveria festejá-la anualmente. Porém, somente a partir de 1880 esta ideia foi levada a cabo. A Assembleia Nacional e o Senado, então, aprovaram o projeto de lei que previa o 14 de julho como Dia Nacional em detrimento do já deteriorado 4 de Agosto (antigo feriado monárquico que celebrava o fim do regime feudal). Em 6 de julho do mesmo ano a lei foi oficializada.
O Museu da revolução Francesa decorado durante um 14 de julho (imagem obtida in pt. wikipedia.org |
Festividades
O museu da Revolução Francesa decorado durante um 14 de julho.
Tradicionalmente a Festa nacional francesa é composta pelo desfile militar em Paris, as festas populares e o seu baile popular em cada localidade e o respectivo fogo de artifício.
Em 1994, soldados alemães do Eurocorps participaram do desfile na avenida Champs-Elysées, como um sinal de reconciliação.
Em 2014, a comemoração foi marcada pela grande cerimônia de comemoração do Centenário da Grande Guerra, com a presença de representantes de cerca de 80 países beligerantes no desfile na Champs-Elysées. Este acontecimento é uma ocasião para lembrar o projeto único de paz que é a União Europeia, construída sobre os escombros da Segunda Guerra Mundial.
REFERÊNCIA:
in pt.wikipedia.org