sexta-feira, 14 de julho de 2023

14 de julho - Celebra-se hoje em França a Tomada da Bastilha (Les français célèbrent aujourd'hui la prise de La Bastille)

14 de julho é dia de festa nacional na França e queima de ...

14 de julho em França e o fogo na Torre Eiffel

(imagem obtida in https://www.viverparis.com.br)

Sim: com efeito, este feriado de 14 de julho em França é dedicado à festa nacional francesa, que foi instituída em 1880.

O 14 de julho comemora a Queda da Bastilha que teve lugar em 14 de julho de 1789; este dia marcou  o fim da monarquia absoluta, e a Festa da Federação em 14 de julho de 1790.

A Bastilha (Bastille Saint-Antoine) era uma prisão e simbolizava o poder absoluto do Antigo Regime do Rei Luís XVI. 

No entanto, o descontentamento do povo francês era notório e foi a 14 de julho de 1789 que os manifestantes tomaram a fortaleza e assim  começou a primeira grande intervenção do povo francês. O rei deixou de ter poder absoluto. 

Para o povo francês, A Tomada da Bastilha é considerada o símbolo da luta contra a opressão. 

Os três ideais da República Francesa são: "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" e estão representados na bandeira com as cores "Azul, Branco e Vermelho".

LIBERTÉ! ÉGALITÉ et FRATERNITÉ!

A minha pesquisa:

A Bandeira da França (também conhecida como a tricolor ou bleu, blanc, rouge) é uma tricolor dividida em três faixas verticais (azul, branca e vermelha), simboliza a Revolução Francesa (1789), sendo que o azul e o vermelho representam as cores de Paris, enquanto o branco representa as origens, ou seja, a realeza.

Bandeira de França Francês Paris Bistro Brie & Bordeaux, Paris, bandeira,  frança, mundo png | PNGWing

imagem obtida in https://www.pngwing.com/pt/free-png-iqmmn

A Festa nacional francesa, ou Dia da Bastilha, é um feriado nacional francês celebrado anualmente a 14 de Julho (14 Juillet) em memória ao episódio histórico da Tomada da Bastilha, em 1789, quando teve início o caráter popular da Revolução Francesa

As comemorações desse feriado consistem em grandes celebrações e paradas militares por todo o país, com destaque para o desfile militar da Champs-Élysées de Paris, prestigiado pelo Presidente da República.

História

A atual Festa Nacional é um desenvolvimento da Festa da Federação (Fête de la Fédération), que já ocorreu primeiramente em 1790 em homenagem à determinação do povo francês durante os anos da Revolução. Este evento ocorreu no Campo de Marte, à época, distante do centro de Paris.

Aos poucos, celebrar a data tornou-se uma tradição política relacionada ao sentimento nacionalista vivido durante a chamada França moderna, a França do século XIX.

Num discurso em 14 de Julho de 1872, Léon Gambetta defendeu que sendo a Tomada da Bastilha a data mais significativa da Revolução, o povo deveria festejá-la anualmente. Porém, somente a partir de 1880 esta ideia foi levada a cabo. A Assembleia Nacional e o Senado, então, aprovaram o projeto de lei que previa o 14 de julho como Dia Nacional em detrimento do já deteriorado 4 de Agosto (antigo feriado monárquico que celebrava o fim do regime feudal). Em 6 de julho do mesmo ano a lei foi oficializada.

O Museu da revolução Francesa decorado durante um 14 de julho
(imagem obtida in pt. wikipedia.org

Festividades

O museu da Revolução Francesa decorado durante um 14 de julho.

Tradicionalmente a Festa nacional francesa é composta pelo desfile militar em Paris, as festas populares e o seu baile popular em cada localidade e o respectivo fogo de artifício.

Em 1994, soldados alemães do Eurocorps participaram do desfile na avenida Champs-Elysées, como um sinal de reconciliação.

Em 2014, a comemoração foi marcada pela grande cerimônia de comemoração do Centenário da Grande Guerra, com a presença de representantes de cerca de 80 países beligerantes no desfile na Champs-Elysées. Este acontecimento é uma ocasião para lembrar o projeto único de paz que é a União Europeia, construída sobre os escombros da Segunda Guerra Mundial.

REFERÊNCIA:
in pt.wikipedia.org