sábado, 17 de outubro de 2020

Homenagem a TARAS SHEVTCHENKO, um poeta ucraniano


imagem in https://de.wikipedia.org/


Taras Shevtchenko, em ucraniano Тарáс Григóрович Шевчéнко, transl. Tarás Hryhórovych Shevtchénko (Moryntsi, 25 de fevereiro (c. juliano) / 9 de março de 1814São Petersburgo, 26 de fevereiro(c. juliano) / 10 de março de 1861), foi um poeta, pintor, desenhador, artista e humanista ucraniano. Foi fundador da literatura moderna ucraniana e visionário da Ucrânia moderna. Sua maior obra foi a colectânea poética Kobzar.

Índice



Biografia

Nascido numa família de servos, na aldeia de Moryntsi, Província de Kiev, no Império Russo (atual região de Cherkássi, Ucrânia), Shevchenko ficou órfão aos onze anos. Levado à servidão, Shevchenko torna-se propriedade do aristocratarusso, lorde Pavel Engelhardt, a quem acompanha para cidade de Vilnius (1828–31) e, posteriormente, São Petersburgo.

O famoso pintor e professor russo Karl Briullov doou o seu retrato do poeta russo Vasily Zhukovsky a uma lotaria, para angariar o dinheiro para libertar Shevtchenko, algo que aconteceu no dia 5 de Maio de 1838.

Primeiro sucesso

Neste mesmo ano Shevchenko foi aceito para estudar na Academia de Artes, no classe de Briullov. Em 1839, a Academia Imperial de Arte atribuiu uma medalha de prata a uma tela sua. Em 1840 ele publicou a sua maior obra, a colectânea poética Kobzar. Em 1841 publicou o poema épico Haydamaky, e em 1842 completou o drama Nazar Stodolya.

Exílio

Em Março de 1845, o Conselho da Academia da Arte atribuiu a Shevchenko o título de "artista". No dia 5 de Abril de 1847Shevchenko foi preso no processo da Irmandade dos Santos Cirilo e Metódio, organização política que pretendia a liberalizar o Império Russo, transformando-a numa federação de estados eslavos. Embora seja provável que Shevchenko nem fosse membro efectivo da irmandade, a polícia russa encontrou com ele o poema "Sonho" (Son), que atacava a monarquia russa, satirizava o czar Nicolau I e a sua esposa, rainha Alexandra.

Shevchenko foi enviado à prisão em São Petersburgo, e depois mandado para o exílio na base militar russa de Orsk, perto da cidade de Oremburgo, junto aos montes Urais. O czar Nicolau confirmou a sentença, acrescentando a proibição de “escrever ou desenhar”.

Em 1857 Shevchenko voltou do exílio, apôs receber o perdão real, mas na condição de não poder viver em São Petersburgo, ordenado a fixar a residência em Nijni-Novgorod. Só em Maio de 1859, Shevchenko finalmente recebeu a permissão de visitar a Ucrânia.

Morte

Taras Shevchenko dedicou os últimos anos da sua vida à poesia, pintura, gravuras, assim como a revisão do seu trabalho anterior. Mas os anos difíceis do exílio minaram a sua saúde e Shevchenko morreu em São Petersburgo no dia 10 de Março de 1861, apenas um dia após seu 47º aniversário.

Shevchenko foi primeiramente sepultado no Cemitério Smolensk, em São Petersburgo. Mas no poema "Testamento" ele expressou o seu desejo de ser sepultado na Ucrânia, algo que aconteceu em maio de 1861, nas arredores da cidade de Kaniv.

Monumentos e memoriais fora da Ucrânia



Estátua em Curitiba

São Petersburgo, inaugurado em 1 de Dezembro de 1918 pelo escultor letão Janis Tilbergs;
São Petersburgo, inaugurado em 22 de Dezembro de 2000;
Orsk, monumento no território da base militar onde Shevchenko foi soldado;
Aqtau (entre 1964 e 1992 chamada de Shevchenko).

Existem vários monumentos a Shevchenko nos países onde vive a diáspora ucraniana:

Ontário, parque memorial em Oakville;
Curitiba, monumento na Praça da Ucrânia;
Prudentópolis, o da Monumental Paróquia Católico Ucraniana São Josafat.
União da Vitória, Estátua em sua homenagem na Praça da Ucrânia.

Curiosidades

A banda britânica de rock New Order lançou um álbum de vídeo intitulado Taras Shevchenko em agosto de 1983. Ele contém o registro de um show realizado no Ukrainian National Home, em Nova Iorque, no dia 18 de novembro de 1981.

(encontrei in: de.wikipedia.org)

imagem in de.wikipedia.org


Grande poeta ucraniano Taras Shevchenko tem monumento em Lisboa

Taras Shevchenko, o mais importante poeta e humanista ucraniano, já possui monumento em Lisboa. O busto do mais famoso ucraniano de todos os tempos é da autoria do escultor português Helder de Carvalho.

No ano em que o povo ucraniano comemora os 205 anos de aniversário do nascimento do seu grande poeta Taras Shevchenko é inaugurado na Praça de Itália, Lisboa, um monumento com o busto do poeta. Na cerimónia, que decorreu a 14 de setembro, esteve presente a vereadora da Cultura e das Relações Internacionais da Camara Municipal de Lisboa (CML), Catarina Vaz Pinto e a Embaixadora da Ucrânia, em Lisboa, Ohnivets Inna Vasylivna.

Taras Shevchenko é considerado o mais importante poeta ucraniano de todos os tempos em se destaca a sua grande obra poética “Kobzar”. Taras Shevchenko foi também pintor, desenhador, artista, pensador e humanista, um visionário de uma Ucrânia moderna.

Considerado o mais ilustre dos ucranianos Taras Shevchenko tem inspirado ao longo do tempo o povo ucraniano na procura pela democracia e pelo progresso. Os seus poemas mantêm-se atuais, sendo muitas vezes citados, lidos ou declamados em momentos em que a liberdade e a justiça parece estarem em perigo.

O monumento a Taras Shevchenko, em Lisboa, da autoria do escultor português Helder de Carvalho, junta-se aos 128 existentes fora da Ucrânia, em 35 países.

Em Portugal o monumento era há muito desejado pela vasta comunidade de ucranianos residentes no país, no entanto, o processo demorou 8 anos a ser concretizado, desde a atribuição pela CML do local de implantação, passando pelo desenvolvimento de um concurso para a criação da obra e a atribuição, a 23 de março de 2019, ao escultor Hélder de Carvalho para a construção do monumento com o busto do poeta.

Taras Shevchenko, que viveu de 1814 a 1861, teve uma vida curta e difícil, pois dos 47 anos de vida 24 anos foram passados em escravidão e 10 no exílio, mas a sua obra perdura no tempo e encontra-se interiorizada em cada um dos ucranianos nas suas vontades e determinações. Um símbolo que se confunde com a própria nação ucraniana.

“Lutai! Combatei! Deus ajuda-vos! Convosco está a verdade, a glória e a sagrada liberdade”, o hino Kobzar, que o povo ucraniano tem como tesouro espiritual nacional. Para os ucranianos o Kobzar de Shevchenko mantém-se junto do pão, com as canções a serem bordadas em toalhas.

(encontrei in: tveuropa.pt)

Vamos lá ouvir o grupo "Tones and I" em "Dance Monkey" e dançar com ele...

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Novas medidas do Governo no sentido de "travar a pandemia"

Passamos hoje de estado de contingência a estado de calamidade. São aplicadas medidas mais restritivas. 


in atlasdasaude.pt


Será que devemos tirar a conclusão de que  tudo isto acontece porque não fomos suficientemente cumpridores?

O jornal on-line observador informa: 

As oito novas grandes medidas do Governo para travar a pandemia

O primeiro-ministro António Costa decidiu ser ele a falar esta quarta-feira no fim do Conselho de Ministros para anunciar a passagem do “estado de contingência” para o “estado de calamidade” em todo país no combate à pandemia de Covid-19. São aplicadas medidas mais restritivas como o limite dos ajuntamentos a 5 pessoas, a limitação de casamentos a 50 pessoas, a proibição de festas académicas ou o início de um processo legislativo para que a máscara passe a ser obrigatória na rua.
Ajuntamentos limitados a 5 pessoas na via pública: significa uma redução para metade, numa medida que entrará em vigor já a partir da meia-noite desta quarta-feira. Até agora, era possível haver ajuntamentos de 10 pessoas.
Casamentos limitados a 50 pessoas: o Governo assume que as celebrações são um problema depois da Direção-Geral de Saúde ter admitido na última semana que 67% das novas infeções resultaram de três bês: Batizados, banquetes e bodas. António Costa que todos os eventos marcados a partir de agora ficam com esta lotação limitada e também com a obrigação de cumprir todas as regras. Isto, claro, sem exageros. “Não vamos proibir que os noivos se beijem”, disse o primeiro-ministro.
Proibição de todos os festejos académicos nas universidades e politécnicos: Medida surge depois de notícias de infeções em festas académicas, numa altura do ano letivo profícua a este tipo de atividades.
Determinar o reforço da fiscalização das forças de segurança e da ASAE. 
Multas de 10 mil euros para estabelecimentos comerciais que desrespeitem as regras.
O Governo recomenda no imediato o uso de máscara na via pública, sempre que não se puder manter o distanciamento físico;
E vai apresentar ainda esta segunda-feira uma proposta de lei no Parlamento para fixar obrigatoriedade de uso de máscara na via pública sempre que se justificar;
Governo vai apresentar proposta de lei no Parlamento para que a app #StayAwayCovid passe a ser obrigatória em contexto escolar, administração pública, laboral, e forças armadas.

(in observador.pt, texto de Rui Pedro Antunes e Rita Dinis)

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Amemos e protejamos as aves!

imagem in: https://super.abril.com.br/blog/

Li uma notícia muito interessante na Revista Sábado (nº 856 de 24 a 30 setembro 2020) a propósito de três papagaios.

Ora vejamos como a Sábado noticiou algo insólito:

"UM TRIBUNAL HOLANDÊS condenou uma empresa de balões de ar quente a pagar 68 mil euros a um colecionador de papagaios, pela morte de três aves. A justiça considerou que os pássaros morreram de stress provocado pelo lançamento de um balão, a 50 metros da gaiola".


in pt.wikipedia.org