sexta-feira, 24 de junho de 2022

24 de junho de 2022 - Dia de São João, feriado regional - a grande festa popular da cidade do Porto

imagem in viagens.sapo.pt



Após alguma pesquisa, decidi partilhar neste meu post um pouco da história da festa popular de São João no Porto:

Encontrei em https://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_de_São_João_do_Porto

O São João do Porto é uma festa popular que tem lugar de 23 para 24 de Junho na cidade do Porto, em Portugal. Oficialmente, trata-se de uma festividade católica em que se celebra o nascimento de São João Batista, que se centra na missa e procissão de São João no dia 24 de Junho, mas a festa do S. João do Porto tem origem no solstício de Verão e inicialmente tratava-se de uma festa pagã.

As pessoas festejavam a fertilidade, associada à alegria das colheitas e da abundância. Mais tarde, à semelhança do que sucedeu com o Entrudo, a Igreja cristianizou essa festa pagã e atribui-lhe o S. João como Padroeiro.

Trata-se de uma festa cheia de tradições, das quais se destacam os alhos-porros, usados para bater nas cabeças das pessoas que passam, os ramos de cidreira (e de limonete), usados pelas mulheres para pôr na cara dos homens que passam, e o lançamento de balões de ar quente. Tradicionalmente, o alho-porro era um símbolo fálico da fertilidade masculina e a erva cidreira dos pelos púbicos femininos. A partir dos anos 70, foram introduzidos os martelos de plástico que desempenham o mesmo papel do alho-porro, tendo, curiosamente, também um aspecto fálico. Nos anos 70, nas Fontaínhas, vendia-se ainda, na noite de S. João, pão com a forma de um falo com dois testículos, atestando muito claramente as conotações da festa com as antigas festas da fertilidade. Existem, ainda, os tradicionais saltos sobre as fogueiras espalhadas pela cidade, normalmente nos bairros mais tradicionais; os vasos de manjericos com versos populares são uma presença constante nesta grande festa e o tradicional fogo de artifício à meia-noite, junto ao Rio Douro e à ponte D. Luís I. O fogo de artifício chega a durar mais de 15 minutos e decorre no meio do rio em barcos especialmente preparados, sendo acompanhado por música num espectáculo multimédia.

Além de tudo isto, existem vários arraiais populares por toda a cidade do Porto especialmente nos bairros das Fontainhas, Miragaia, Massarelos, entre outros. Nos arraiais, normalmente, existem concertos com diversos cantores populares acompanhados, quase sempre, por comida, em especial, o cabrito assado e mais recentemente grelhados de carnes e também sardinhas. A festa dura até às quatro ou cinco horas da madrugada, quando a maior parte das pessoas regressa a casa. Os mais resistentes, normalmente os mais jovens, percorrem toda a marginal desde a Ribeira até à Foz do Douro onde terminam a noite na praia, aguardando pelo nascer do sol.

Não se conhece com rigor quando teve início a festa do S. João do Porto. Sabe-se, pelos registos registos do Séc XIV, já que Fernão Lopes, por essa altura se terá deslocado ao Porto para preparar uma visita do Rei, tendo chegado na véspera do S. João, deixou escrito na Crónica que era um dia em que se fazia no Porto uma grande festa, descrevendo-a e como era vivida pelas gentes do Porto.

É no entanto possível que essa festa fosse mais antiga, pois existia uma cantiga da época que dizia até os moiros da moirama festejam o S. João.

Era também no dia de S. João que a Câmara Municipal do Porto se reunia em Assembleia Magna, que corresponderia à actual Assembleia Municipal, reunião essa realizada no Claustro do Mosteiro de S. Domingos, pelo seu grande espaço, onde se procedia à eleição dos Vereadores e onde se tomavam as decisões mais importantes para a cidade.

Ver também




quarta-feira, 22 de junho de 2022

CAPICUA na data de hoje: 22.06.22





O que é um número CAPICUA? 

Não há como pesquisar para se encontrarem explicações...

Tenho ouvido falar que nos números capicuas aliado a crenças populares, este nome vem do grego "palin drome", que significa "que viaja em sentido inverso" ainda que a sua utilização seja mais propensa a ser utilizada em palavras ou em frases.

E com os números?

Com origem etimológica na língua catalã, capicua é um termo que se refere àquele número que é idêntico ao ler da direita para a esquerda e da esquerda para a direita. A palavra é composta pelos termos catalães “cap i cua”, que significa “cabeça e cauda” e surgiu em Barcelona no século XIX.

5775 é um exemplo de um número capicua. Se lermos da esquerda para a direita, encontraremos as seguintes séries numéricas: 5-7-7-5. O mesmo acontecerá se o lermos de trás para frente, da direita para a esquerda: 5-7-7-5.

Se somarmos 1 ao número 5775, obteremos um novo número (5776) que não será mais capicua. Como se pode ver, não é o mesmo ler 5776 da esquerda para a direita (5-7-7-6) do que da direita para a esquerda (6-7-7-5).

As capicuas também podem ser chamadas de números palíndromos e costumam ser vistas como indicadores de boa sorte, principalmente se surgirem em datas.

No jogo do dominó, chama-se capicua à pedra que pode ganhar as partidas nas pontas ou fazer dominó.

REFERÊNCIA: 
Citação: Equipe editorial de Conceito.de. (21 de Agosto de 2019). Conceito de capicua. Conceito.de. https://conceito.de/capicua

terça-feira, 21 de junho de 2022

Chefe da Diplomacia da UE diz que a retenção de cereais na Ucrânia constitui "crime de guerra"

(Josep Borrell)
in jornaleconomico.pt



A Rússia está a provocar fome em todo o mundo ao bloquear os portos ucranianos. Assim, os mercados mundiais estão impedidos de ser abastecidos.

Perante esta situação dramática, o risco de fome é enorme em países com grandes carências alimentares..

Pode ler-se o seguinte em 
pt.euronews.com (20.06.2022):

O Ocidente exige a Moscovo o desbloqueio dos portos ucranianos. A retenção de cereais no Mar Negro está a impedir o abastecimento dos mercados mundiais com as regiões mais vulneráveis na linha da frente do risco de fome.

À entrada de uma reunião de ministros europeus dos Negócios Estrangeiros, esta manhã, no Luxemburgo, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell afirmou que a estratégia russa é criminosa e, caso persista, deverá levar à responsabilização de Moscovo.

"Estou certo de que as Nações Unidas vão chegar a um acordo no final. É inconcebível, não se pode imaginar que milhões de toneladas de trigo permaneçam bloqueadas na Ucrânia enquanto no resto do mundo as pessoas sofrem de fome. Este é um verdadeiro crime de guerra. Por isso, não posso crer que isto dure muito mais tempo", disse Borrell. 

A União Europeia tem apoiado os esforços das Nações Unidas para mediar um acordo entre a Ucrânia e a Rússia, com a ajuda da Turquia. Mas, até ao momento, não conseguiu demover Moscovo. 

Sem caminhos-de-ferro adaptados à exportação, a via marítima é a única opção disponível para a saída de cereais da Ucrânia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS



segunda-feira, 20 de junho de 2022

São Pedro da Afurada é para aproveitar bem até 4 de julho! Vamos lá recuperar o tempo perdido!

Pesquisei o Programa das Festas na Afurada e encontrei: 

Este São Pedro da Afurada promete ser um festão. Desde os Calema com o “Onde anda” até ao Rocha com o “é pró bujão”.




Os Santos Populares regressaram na máxima força, com muita animação e música para alegrar os portugueses. Após 2 anos de interregno, as comissões de festas e autarquias estão a apostar em artistas de renome e sobejamente conhecidos do público para alegrar a população. Este ano, São Pedro da Afurada marca o reencontro com os gaienses e nortenhos em geral, entre os dias 23 de junho e 4 de julho, com vários estilos musicais e também com muito humor!

A sempre bem disposta Rosinha abre as festividades no dia 23 de junho, mas no palco instalado à beira do rio Douro vai contar, por exemplo, com os 4Mens, Calema, Carolina Deslandes, Augusto Canário e o humor de Fernando Rocha.

Vale (muito) a pena marcar na agenda uma ida até à Afurada nestes dias! 

Abaixo, o cartaz de artistas confirmados pela Comissão de Festas de São Pedro da Afurada, até ao momento
 
23 de junho – Rosinha
24 de junho – Santamaria
26 de Junho – DNA
27 de junho – 4Mens
28 de junho – Julinho KSD + Deau
29 de junho – Luis Trigacheiro
30 de junho – Fernando Rocha + Alexandre Santos + João Dantas
1 de julho – Calema + Jorge Guerreiro + The Fucking Bastards
2 de julho – Carolina Deslandes + Sangre Ibérico + Putzgrilla
3 de julho – Bandalusa
4 de julho – Augusto Canário

in: 
https://radioportuense.com/2022/06/20/sao-pedro-da-afurada-comeca-na-noite-de-sao-joao-tambem-vai-ter-sardinha-assada-vai-ser-um-festao/