sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

COLÓQUIO e SOLILÓQUIO - origem e significado destas palavras

Conceito de Colóquio «Definição e o que é»
(Colóquio)
imagem in conceitos.com

COLÓQUIO é uma palavra que vem do latim colloquĭum, de collŏqui (conversar, conferenciar).

colóquio
co·ló·qui·o

sm

1 Conversação ou palestra entre duas ou mais pessoas.
2 Troca de confidências, conversa particular entre duas pessoas.
3 ECLES Diálogo ou debate entre duas ou mais pessoas sobre algum ponto de doutrina religiosa, de modo a buscar conciliação entre opiniões divergentes ou mesmo esclarecer alguma questão controversa.
4 Encontro de especialistas de determinado assunto com o objetivo de debater ideias ou discutir pontos de vista sobre um determinado tema.

ETIMOLOGIA lat colloquĭum (in https://michaelis.uol.com.br)


Então, e a palavra SOLILÓQUIO? Solilóquio vem/tem origem: 
Do latim soliloquĭum, um solilóquio é uma reflexão que se realiza em voz alta e, regra geral, de forma solitária. 

O conceito está associado ao monólogo e ao discurso deste tipo que realiza uma personagem de uma obra dramática. (in conceito.de)

SOLILÓQUIO? pesquisa in infoescola.com

O solilóquio é uma técnica frequentemente usada nos palcos teatrais ou nos romances. Termo de procedência latina, ele tem o sentido de ‘falar sozinho’. Enquanto no monólogo o personagem se dirige ao espectador ou ao leitor, nesta arte o enunciador dialoga consigo mesmo ou com sua alma, com a diferença de que não resume seus pensamentos ao plano de sua consciência, como no monólogo interior, mas os enuncia em voz alta diante de outrem, embora ignore sua presença.

No monólogo interior as expressões orais estão restritas ao nível subconsciente, portanto elas são emitidas irracionalmente, sem lógica alguma; os sentimentos jorram desprovidos de qualquer coerência. Contrário a este recurso, o solilóquio é organizado segundo padrões lógicos e com nexos racionais, mesmo que os pensamentos procedam de uma fonte psíquica e não do plano da razão.

Monólogos e solilóquios têm em comum o fato dos pensamentos e emoções partirem de um único ser, ou seja, a fala se resume somente a ele, portanto não há interlocutores que dialogam, mas sim uma criatura que derrama no palco ou nas páginas de um romance suas ideias e sentimentos.

Não há mediações entre o escritor/ intérprete e o leitor/ público. Há uma interação direta entre eles, quando a consciência de um se abre diante do outro, permitindo que os ouvintes ou leitores tenham acesso completo ao que lhe passa na alma. O narrador, sempre na primeira pessoa, direciona seu discurso ao outro como se estivesse conversando com alguém que o tempo todo permanecesse em silêncio, embora nesta técnica seja permitido transmitir tudo que a mente elabora.

Neste recurso dramático e literário o personagem verbaliza, portanto, na primeira pessoa, o fluxo que emana de sua consciência. Literariamente este termo foi consagrado por Santo Agostinho na sua obra ‘Líber Soliloquium’, na qual o filósofo procura insistentemente por um meio de comprovar a existência do Criador, através de ideias e raciocínios de alta erudição.

Esta técnica é muito utilizada no teatro, em animações, filmes, na poesia, na ficção, e em óperas, sempre que uma ária desempenha o mesmo papel que um monólogo ou um solilóquio nos palcos. No século XX estes recursos tornam-se frequentes nas obras literárias.

O solilóquio também era comum nos séculos XVI e XVII, especialmente nas produções de Shakespeare, como no famoso trecho de Hamlet – “To be or not to be” -, e de Gil Vicente, particularmente em sua Farsa de Inês Pereira, que justamente inicia com o uso deste recurso pela protagonista.

Na literatura atual, pode-se citar o clássico exemplo da autora Clarice Lispector, em seu livro O Coração Selvagem. Em seu solilóquio observam-se a clareza, a lógica, o nexo entre as partes e até mesmo a possibilidade de traduzir a descrição de uma paisagem.

solilóquio | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa
imagem in infopedia
 

Fontes:
https://web.archive.org/web/20101104055652/http://recantodasletras.uol.com.br:80/teorialiteraria/398133
http://pt.wikipedia.org/wiki/Solilóquio

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Festa de Nossa Senhora das Candeias festejada anualmente a 2 de fevereiro

Apresentação do Senhor
Vitral na Igreja de São Nicolau em Örebro, na Suécia.
Apresentação de Jesus no Templo
imagem in pt.wikipedia.org

Festa de Nossa Senhora das Candeias, a Candelária, festa das velas ou, em francês, LA CHANDELEUR, significam o mesmo. É a festa da Apresentação de Jesus no Templo, em Jerusalém.

A sua tradição é aqui contada:

Qual é a tradição de LA CHANDELEUR ou festa das candeias? ​

Cada feriado tem sua própria tradição culinária: o tronco de Natal (La bûche de Noël)  em 25 de dezembro para o Natal, a galette des rois em 6 de janeiro por ocasião da epifania, chocolates em abril para a Páscoa... e crêpes em 2 de fevereiro para a Festa de Nª Sª das Candeias. Mas por que, exatamente, salteamos crêpes na Chandeleur? E qual é a origem desta festa? 

Quando é comemorada a Chandeleur ou festa de Nª Sª das Candeias?

Como o Natal, a Epifania ou a Assunção, as Candeias é comemorada na mesma data todos os anos. A saber: 2 de fevereiro. Uma data que não é escolhida ao acaso, pois corresponde a um acontecimento muito particular da história. É um feriado cristão ou pagão? Celebrada no dia 2 de fevereiro, a Candelária comemora a Apresentação de Jesus no Templo, em Jerusalém. Maria e José, ao realizarem este gesto 40 dias após o nascimento de seu primogénito, perpetuam assim um costume hebreu. No passado, também celebrávamos a Purificação da Virgem Maria, após o parto.

Ao chegarem ao Templo, Maria e José encontram um velho chamado Simeão. Lucas, no seu Evangelho (2, 22-40), narra assim a cena: "Simeão tomou o menino nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, ó Mestre, podes deixar ir para a paz o teu servo, segundo a tua palavra, porque os meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações pagãs, e glória para o teu povo de Israel. A Festa da Candelária está, portanto, associada à luz, leva o nome das velas carregadas pelos fiéis durante as procissões que aconteciam em Roma. Foi o Papa Gelásio I quem decidiu instituí-la para lutar contra o paganismo. A primeira ocorreu em 472. 

Apresentação de Jesus no templo
Apresentação de Jesus no Templo, imagem em https://www.rccbrasil.org.br

Festa litúrgica de Nossa Senhora das Candeias - Vatican News
Nª Sª das Candeias
imagem in vaticannews.va

La Chandeleur (A Candelária) ou a festa à luz de velas.

Nossa Senhora das Candeias: por que acender velas na janela?
imagem em dol.com.br

Na época da propagação do cristianismo no Império Romano, as festas pagãs ainda são muito populares. Elas devem ser levadas em consideração pela Igreja. A Candelária substitui assim as Lupercalia, festas em honra de Lupercus, deus da fertilidade, que aconteceu por volta de 15 de fevereiro. 

Por que comemos crêpes na festa da Senhora das Candeias?

Crepes com doce de morango | Receitas | Pingo Doce
imagem de pingodoce.pt


Pâte à crêpe - Cookidoo® – a plataforma oficial de receitas Bimby®
imagem in cookidoo.pt

Desde a Lupercália, para celebrar o fim do ano, acendiam-se velas à meia-noite e comiam-se crêpes de cereais para invocar o regresso do Sol. Redondos e amarelos, os crepes e mais crêpes lembram o disco solar

Quando instituiu a Candelária, o Papa Gelásio I mandou distribuir bolos - fáceis de fazer - aos muitos peregrinos que chegavam a Roma. Além disso, como o crêpe é feito com sobras de farinha da safra do ano anterior, ela é um símbolo de prosperidade. ​ 

Várias tradições estão associadas a ela, como a de explodir o primeira crêpe com a mão direita enquanto se segura um luís de ouro (ou uma moeda) na mão esquerda. Alguns, especialmente no sudoeste, até colocam o primeiro crêpe no topo de um armário para garantir felicidade e prosperidade em casa durante todo o ano. 

Se inicialmente eram feitos de uma mistura de farinha e água, os crêpes hoje têm muitos sabores. A oportunidade para as grandes marcas venderem açúcar, cremes para barrar, compotas... o suficiente para fazer nutricionistas e dentistas trabalharem! 

FONTE: in geo.fr 
(com a tradução e a adaptação possível; o que está sublinhado ou "a negrito" é meu)

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Provérbios de janeiro e outras curiosidades deste mês

Provérbios Populares - Janeiro | Provérbios populares, Ditados populares,  Provérbios
imagem in pinterest.pt

Provérbios

"Não há luar como o de janeiro

nem amor como o primeiro".


"Em janeiro têm os dias 

saltinhos de carneiro".


O mês de janeiro teve um feriado: o dia 1

Algumas efemérides

Dia 1 - Dia Mundial da Paz

Dia 4 - Dia Mundial do Braille

Dia 6 - Dia de Reis

Dia 11 - Dia Internacional do Obrigado

Dia 18 - Dia Internacional do Riso

Dia 27 - Dia do Holocausto

Dia 31 - Dia Mundial do Mágico

Curiosidades sobre a agricultura:

  • Campos e Horta: continuar a semear aveia, trigo, serôdio e centeio; favas e ervilhas, batata temporada, repolho, couve de todas as qualidades, grão-de-bico, alface, rabanete, cebolas, brócolos e cenouras.
  • Pomar e Vinha: limpar e adubar as árvores; plantar novas fruteiras; iniciar poda das vinhas.
  • Jardim: podar roseiras; plantar roseiras de estaca e árvores de ornato; semear anémonas; cravinas, dálias, gerânios e violetas.
Luas: 
A Lua Nova foi no dia 21; e o Quarto Crescente foi no dia 28


Lua nova - Calendarr
(Lua Nova)
imagem in calendarr.com

Lua | Quarto Crescente | | Espelho Da Alma
(Quarto Crescente)
imagem in espelhodaalma.pt

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Ucrânia quer boicotar os Jogos Olímpicos de 2024! Lá terá as suas razões!

Paris'2024: Cerimónia de abertura dos J.O. desenhada de forma “acessível”  para todos | EQUISPORT
imagem in equisport.pt


Sim, para a Ucrânia querer tomar essa atitude, terá razões de sobra para a querer pôr em prática.

Mas é melhor inteirarmo-nos do assunto, consultando meios credíveis, lendo o que nos diz a pt.euronews.com, de 27.01.2023

A Ucrânia ameaça boicotar os próximos Jogos Olímpicos, agendados para 2024, depois de o Comité Internacional ter revelado, esta quarta-feira estar a tentar encontrar uma forma de incluir atletas russos e bielorrussos na competição, participando, por exemplo, com bandeira neutra.

O presidente do Comité Olímpico ucraniano, recorreu ao Facebook para contestar a medida em cima da mesa. Numa publicação, Vadym Guttsait defendeu que "não pode haver acordos com representantes de países terroristas" e que "enquanto houver uma guerra", a política de sanções aos atletas russos e bielorrussos é para continuar, mesmo que se apresentem "sob uma bandeira neutra ou sob quaisquer condições".

A posição encontrou já aliados entre atletas de outros países. Mantas Knystautas, atleta da Lituânia, é um dos participantes no evento desportivo solidário com Kiev.

"Acho mal, para dizer o mínimo. A maioria dos atletas russos apoia a agressão em curso, a guerra em curso. Eles participam em desfiles, apoiam a guerra nas redes sociais. Não consigo imaginar como um ucraniano, cuja família pode estar ferida ou a sofrer, possa ir lutar contra um russo", afirma.

Mas, para já, o Comité Olímpico Internacional continua a defender que todos os atletas devem ser tratados de forma igual, sem interferências dos governos na participação.

Táxi-drone deverá ser testado nos Jogos Olímpicos de Paris

Um drone-táxi é uma ideia futurista que poderá ganhar asas já em 2024, uma vez que os fabricantes de drones para servirem de táxis aéreos pensam lançar, em breve, aparelhos para o uso do público em geral.

Estes sistemas inovadores de mobilidade, sobretudo em áreas urbanas, exigem acesso a informações atualizadas sobre o trafego aéreo, para serem seguros e eficientes.

"O meu trabalho é assegurar que os únicos veículos que podem voar são seguros. Portanto, se vir algo a voar, é seguro porque o certificamos. Isso significa que verificamos se tem o mesmo nível de segurança que uma aeronave comercial. 

Portanto, se houver um aparelho novo a voar em 2024, é porque é seguro. Caso contrário, não vai poder voar", explicou, à euronews, Patrick Ky, diretor-executivo da Agência Europeia para a Segurança da Aviação.

Um modelo de táxi aéreo não tripulado está em exposição em Bruxelas e existe a intenção de o utilizar nos Jogos Olímpicos de Paris, no próximo ano. O objetivo é transportar habitantes e turistas por toda a capital francesa, com autonomia de 20 quilómetros.

O desafio da utilização em grande escala

De motorização totalmente elétrica, estes táxias aéreos não produzem emissões poluentes e são quatro vezes menos ruidosos do que um helicóptero convencional.

Este tipo de tecnologia insere-se na política "Cidades inteligentes, verdes e digitais" da Comissão Europeia. A ambição para o futuro é desenvolver o mercado europeu com operações comerciais de grande escala para utilização de drones para muitos outros fins.

"Um dos nossos projectos, chamado SAFIR-Med, já nos mostra como pode ser importante na entrega de equipamento médico, amostras de sangue, órgãos, etc, entre hospitais ou laboratórios médicos. É mais seguro, mais rápido e mais sustentável", referiu Andreas Boschen, diretor-executivo da SESAR, em entrevista à euronews.

O uso dos drones para estes serviços médicos tem boa aceitação por parte do público e pode ajudar a criar interesse no uso para transporte de pessoas e produtos.

Uma questão ainda complexa é o preço para os utilizadores, que agora está bem acima das possibilidades da maioria dos consumidores. Mas, tal como em muita outra tecnologia que se tornou acessível, a indústria tem provado ser hábil em lidar com esse problema.

Jogos Olímpicos Paris 2024 vão ter apenas bilhetes eletrónicos anti-fraude

Paris está a dois anos do início dos Jogos Olímpicos de 2024 e o presidente Emmanuel Macron ouviu no Eliseu as novidades numa reunião com o presidente do Comité Organizador dos jogos de Paris.

Foi revelado o calendário completo das competições e as primeiras informações sobre a venda dos 13 milhões de bilhetes para assistir aos jogos olímpicos e paralímpicos, que serão totalmente eletrónicos para evitar falsificações. 

Tony Estanguet pretende vender metade dos bilhetes dos jogos olímpicos por menos de 50 euros e metade dos bilhetes para os paralímpicos a menos de 25 euros, com apenas 8% a custar mais de 200 euros.

"A ambição é termos uma bilheteira acessível ao maior número possível de pessoas para que os estádios estejam cheios e possamos viver as emoções dos jogos", explicou Tony Estanguet, o presidente do comité organizador de Paris 2024. 

A cerimónia de abertura dos jogos olímpicos na capital de França está marcada para 26 de julho e, pela primeira vez, vai decorrer num espaço aberto, tendo o Sena como palco principal e uma plateia estimada nas margens do rio de cerca de 600 mil pessoas, o que vai representar um enorme desafio de segurança para as autoridades francesas.