segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Imunidade de grupo em Portugal, no mês de agosto?

in visao.sapo.pt



Portugal pode atingir imunidade de grupo em agosto, indica Gouveia e Melo

O almirante Henrique Gouveia e Melo fez um ponto de situação do Plano de Vacinação na reunião de Infarmed. Começando a indicar os valores de vacinas disponíveis, o almirante afirmou que a disponibilidade melhorou. No entanto, a primeira fase de vacinação está atrasada e vai superar o primeiro semestre, contrariamente ao que está previsto.

Desta forma, também a previsão para atingir a imunidade de grupo pode vir a ser alterada.

“Pode passar do fim do verão para meados de agosto ou o início de agosto”, diz Gouveia e Melo. São apenas “expectativas que ainda têm de se confirmar”, recordou o coordenador que afirmou que no segundo trimestre haverá concentração de vacinas, “suficiente para aumentar a velocidade vacinação para cerca de 100 mil vacinas por dia, o que fará com que se tenha de pensar em modelos alternativos aos centros de saúde, para que o processo decorra sem problemas na administração de vacina”.
“No primeiro trimestre a disponibilidade de vacinas é reduzida e o modelo tem o estrangulamento, no segundo trimestre desaparece esse estrangulamento e podemos fazer uma média 100 mil administrações por dia e a administração de vacinas precisa de estar robusta e suficientemente apta para acompanhar estes ritmos” de vacinação, esclareceu Gouveia e Melo.
(in rtp.pt   RTP NOTÍCIAS 22.02.2021)