sábado, 30 de julho de 2011

Provérbios portugueses



"Os sãos e os doentes têm pensamentos diferentes".

"Entre a colher e a boca entorna-se muita sopa".

"Dá Deus nozes a quem não tem dentes".

"Ninguém nasce comilão, torna-se".

"Quem meus filhos ama, minha boca adoça".

"Quem dá o conselho não dá o remédio".

"Bom conselho desprezado há-de ser muito lembrado".

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Expressões idiomáticas




Significado de algumas expressões idiomáticas portuguesas:

"Memória de elefante": excelente memória, que nada esquece.

"Jogo de empurra" (pop.): prática de enjeitar compromissos, responsabilidades, incumbências, lançando-as sobre outro, que, por sua vez, as atribui a um terceiro, e assim por diante.

"Ai, minhas encomendas!" (fam): exclamação usada para interromper conversa que se considera inconveniente, disparatada; adeus, viola!

"Ter um empenho" (pop.): contar com os favores de pessoa influente; ter uma cunha.


(Novos Dicionários de expressões idiomáticas", Edições João Sá da Costa)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sabia que...?

           

Sabia que o caril é um pó aromático que resulta da mistura de especiarias orientais e de ervas, podendo integrar, nada mais, nada menos, que 70 plantas diferentes?!!!

É preciso dedicarmo-nos à cozinha e "puxarmos pela nossa criatividade",  para quando o confeccionarmos, criarmos novos e únicos sabores...

Aqui vão algumas receitas de pessoas experientes que vos darão a necessária "inspiração" para dedicarem algum tempo à gastronomia:

http://www.saborintenso.com/

Também encontra aqui outra receita de caril:

quarta-feira, 27 de julho de 2011

terça-feira, 26 de julho de 2011

Um Poema do Dia dos Avós


Mensagem do
Dia da Vovó

Vovó

Vovó, você é duas vezes mãe...

duas vezes carinho...

duas vezes amor...

duas vezes compreensão...

o que minha mãe fez por mim,

você fez por ela também..

por tudo o que és, exemplo de

paz, de amor e de afeto...

te amo vovó

parabéns pelo teu dia!!


Mensagem para Vovó!

A você, minha querida vovó,
que Deus a abençoe cada dia mais.
Que nos dê a bênção
de sempre tê-la connosco,
nos dando muito amor,
nos passando experiências,
nos ouvindo com carinho,
nos orientando,
nos aconselhando,
sempre com muita paciência.
Você é para nós, seus netos,
um grande exemplo de experiência,
de trabalho, de honestidade,
de paciência, de fé,
e principalmente de muito amor.
Amamos você, Vovó...

Feliz Dia Da Vovó!

Hoje é Dia dos Avós


                

Sinto uma grande felicidade em ser avó.

Sempre ouvi dizer que ser avó é ser mãe duas vezes!

E não deixa de ser verdade, pois os cuidados são mesmo redobrados, a consciência desse novo "estadium", faz-nos sentir uma grande responsabilidade.

Tanto mais que, hoje, os pais têm mil e uma solicitações e é para isso que os avós têm de estar atentos, tentando colmatar lacunas que os pais (super-homens e super-mulheres, fazendo de tudo), não conseguem preencher.

Os tempos, hoje, não estão nada fáceis. Há muitos perigos que nos envolvem a todos, e quando se é mais novo, não há experiência suficiente para se saber defender sozinho. No entanto, os jovens acham-se sempre "auto-protegidos", não há mal que se lhes chegue... É o optimismo próprio da juventude.

Todos os dias ouvimos notícias na imprensa escrita e falada sobre a irreverência cada vez maior por parte de alguma gente nova, das proezas que o "sangue na guelra" os leva a cometer, o que muito preocupa os adultos, como é óbvio; procuram actividades de lazer demasiado perigosas arriscando-se demasiado e encontrando prazer nisso, chegando, por vezes, ao limite. Mas outros há, que são muito responsáveis e amadurecem cedo, precavendo-se.

Resta-nos estar muito atentos e acompanhá-los o mais possível, não nos coibindo, sempre que necessário, de os orientar, ensinar e corrigir, alargar-lhes os horizontes para os aspectos positivos da vida, fazer-lhes ver que desde cedo têm de aprender a "construir um futuro sólido", não perdendo tempo com aquilo que é negativo. Têm de aprender a separar o trigo do joio.

É preciso ser-se peremptório quando se acompanha a educação de um neto; sabemos que, por vezes, quando estão connosco, se comportam razoavelmente, mas quantos deles se tornam completamente diferentes quando se encontram em grupo, com outros jovens da mesma idade.

É esse papel que terei de desempenhar; o acompanhamento ininterrupto desse ser, ainda tão pequenino, que é sangue do meu sangue, para que se torne um orgulho, primeiro para si próprio, e depois, para toda a família, reconhecendo nele um imenso sentimento de partilha e de  grande amor pelos seus...; por isso o ditado diz: "De pequenino é que se torce o pepino"...

Só assim uma avó vive feliz, tranquila, sabendo que está sempre "em cima do acontecimento", nada lhe escapando, para que mais tarde, como recompensa, se possam colher os frutos que um dia se semearam...

Amy Winehouse

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Morreu a ensaísta e escritora Maria Lúcia Lepecki



Maria Lúcia Lepecki morreu ontém em Lisboa, aos 71 anos. Era de origem brasileira, mas portuguesa por casamento. Licenciada em Filologia Românica, tornou-se uma grande especialista de literatura portuguesa.

Estudou em Paris, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e viveu várias décadas em Portugal, onde foi professora catedrática na Faculdade de Letras (Universidade de Lisboa). 

A sua tese de doutoramento foi sobre Camilo Castelo Branco.

Era colaboradora de alguns jornais e revistas, tanto portugueses como estrangeiros (por exemplo, a Colóquio/Letras).

A Associação Portuguesa de Escritores atribuíu-lhe, em 2004,  o prémio de ensaio literário da referida Associação.
Era manifestamente contra o novo acordo ortográfico, declarando-o publicamente em 2008, no encontro das Correntes d'Escritas (na Póvoa de Varzim).

domingo, 24 de julho de 2011

Louis Armstrong: "Adios Muchachos"

Receita do verdadeiro Cheesecake Londrino


Encontrei aqui:




Cheesecake londrino

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 1 hora e 20 minutos, mais o tempo para resfriá-lo na véspera de ser servido.

Ingredientes

Para a base:

1 1/2 xícaras (chá) de bolacha de maisena em migalhas

6 colheres (sopa) de manteiga

Para o bolo:

2 1/2 xícaras (chá) de cream cheese em temperatura ambiente

3/4 xícara (chá) de açúcar refinado extrafino

3 ovos grandes

3 gemas grandes

1 1/2 colheres (sopa) de essência de baunilha

1 1/2 colheres (sopa) de suco de limão

Para a cobertura:

3/4 xícara (chá) de sour cream

1 colher (sopa) de açúcar extrafino

1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo

Para a base:

Em um processador de alimentos, junte as bolachas em migalhas e a manteiga e processe bem. Espalhe a misture em uma forma de bolo redonda de fundo removível de 18 centímetros de diâmetro, formando uma base macia, e leve ao refrigerador.

Para o bolo:

Aqueça o forno à temperatura de 176 o. C. Encha uma chaleira de água e leve à fervura. Lave a tigela do processador e nela junte o cream cheese e o açúcar. Processe bem a mistura. Adicione os ovos, as gemas, a baunilha e o suco de limão. Processe até a mistura tornar-se homogênea.

Cubra o exterior da forma com uma camada protetora de filme plástico e uma camada dupla de papel alumínio. Encha a forma com a mistura, colocando em seguida em banho-maria em uma assadeira (coloque água fervente até a metade da altura da forma de bolo). Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 50 minutos. A parte central do bolo deve estar sólida, mas não rígida.

Remova o cheesecake do banho-maria e coloque-o sobre uma grade. Remova o filme plástico e o papel alumínio da forma e deixe o bolo esfriar por completo. Leve ao refrigerador por algumas horas, de preferência na véspera de servi-lo.

Remova o cheesecake do refrigerador em torno de 20 minutos antes de servi-lo. Para removê-lo da forma, deslize uma faca pelo lado de dentro das laterais, em seguida abra a forma. Coloque o cheesecake em uma travessa e sirva.

Para a cobertura:

Misture o sour cream, o açúcar e a baunilha. Despeje a mistura sobre o cheesecake. Leve-o de volta ao forno por mais 10 minutos.

Uma versão com toque de cappuccino:
Cheesecake de cappuccino


Rendimento: 6 a 8 porções

Tempo de Preparo: 1 hora e 10 minutos, mais o tempo para resfriá-lo na véspera de ser servido.

Ingredientes

Para a base:

1 xícara (chá) de bolachas maisena em migalhas

1 colher (chá) de café expresso solúvel em pó

1 colher (chá) de chocolate em pó

3 colheres (sopa) de manteiga

Para o bolo:

2 xícaras (chá) de cream cheese em temperatura ambiente

½ xícara (chá) de açúcar mascavo

1/3 xícara (chá) de açúcar branco

2 ½ colheres (chá) de café expresso solúvel em pó

2 ovos grandes

2 gemas grandes

1 colher (sopa) de licor de café

Para a cobertura:

¾ xícara (chá) de creme de leite sem soro

1/8 colher (chá) de chocolate em pó.

Modo de preparo

Para a base:

Em um processador de alimentos, junte as bolachas em migalhas, o café solúvel em pó, o chocolate e a manteiga. Espalhe a misture em uma forma de bolo redonda de fundo removível de 18 centímetros de diâmetro e leve ao refrigerador.

Para o bolo:

Aqueça o forno à temperatura de 162º C. Encha uma chaleira de água e leve à fervura. Lave a tigela do processador e nela junte o cream cheese, o açúcar mascavo, o açúcar branco, o café, os ovos, as gemas e o licor de café. Processe bem até a mistura se tornar homogênea, sem pontinhos de café visíveis.

Cubra o exterior da forma com uma camada protetora de filme plástico e uma camada dupla de papel alumínio. Encha a forma com a mistura, colocando em seguida em banho-maria em uma assadeira (coloque água fervente até a metade da altura da forma de bolo). Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 40 ou 50 minutos. A parte central do bolo deve estar sólida, mas não rígida.

Remova o cheesecake do banho-maria e coloque o mesmo sobre uma grade. Remova a parte externa da forma e deixe o bolo esfriar por completo. Leve ao refrigerador por algumas horas, de preferência na véspera de servi-lo.

Remova o cheesecake do refrigerador em torno de 20 a 30 minutos antes de servir. Para removê-lo da forma, deslize uma faca pelo lado de dentro das laterais, em seguida abra a forma. Coloque o cheesecake em uma travessa.

Para a cobertura:

Bata o creme até formar pontas e espalhe sobre o bolo. Polvilhe chocolate peneirado por cima e sirva.