imagem in: suorbertilla..it |
Senão, vejamos:
1ª explicação:
"Qual é a etimologia de pontífice?
Elizabeth Ribeiro Teixeira Professora São Paulo, Brasil
A palavra pontífice vem do «lat[im] pontĭfex,ĭcis, "sacerdote, pontífice"». Trata-se de termo eclesiástico e é «dignitário religioso que tem jurisdição e autoridade»; «o chefe supremo da Igreja Católica; o papa»; «sacerdote da religião romana»; ou, ainda, «ministro que se encarrega do culto de uma religião». Em sentido figurado, trata-se de «chefe ou líder de sistema, seita, escola, etc.» ou de «pessoa que exerce autoridade num domínio qualquer».
[Cf. Dicionário Eletrônico Houaiss]
C. M. 12 de fevereiro de 2008
Tema: Origem de palavras Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Etimologia; Léxico"
FONTE:
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/
"pontífice
pon.tí.fi.ce
põˈtifis(ə)
nome masculino
1. | RELIGIÃO dignitário eclesiástico; bispo |
2. | [também com maiúscula] RELIGIÃO chefe supremo da Igreja Católica; papa |
3. | dignidade sacerdotal da antiga Roma |
4. | figurado chefe de uma escola, doutrina ou seita, líder |
5. | figurado pessoa que exerce autoridade numa determinada área |
pontífice romano/soberano pontífice/sumo pontífice | |
chefe supremo da Igreja Católica, papa |
Do latim pontifĭce-, «idem» "
Como referenciar: pontífice in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto:
Porto Editora, 2003-2017.
[consult. 2017-06-02 18:42:03].
Disponível na Internet:
3ª explicação:
"Pontífice - Conceito, o que é, Significado
O termo pontífice é usado para designar o maior representante da Igreja Católica, o Papa. Entretanto, a palavra tem uma origem prévia da época do Império Romano que era conhecida especialmente no campo político e nos magistrados.
Etimologia do termo pontífice e análise
Para compreender melhor o que é um pontífice, devemos analisar a etimologia da palavra. Pontífice é um termo que provém do latim, que significa “o que constrói pontes” pela união de pons (ponte) e o sufixo –ífice que quer dizer “aquele que constrói”.
Na Roma antiga o pontífice era um dos cargos mais magistrados que tinha determinada tarefa a cumprir. Como seu próprio nome indica, o pontífice era responsável pela construção de pontes (um elemento central no projeto urbano do império) assim como sua supervisão. Na atualidade, o conceito pontífice tem esse significado original e metafórico que o transforma naquele "que constrói pontes entre o mundo terreno e o mundo divino", ou seja, a tarefa de cumprir a máxima representação da Igreja.
O pontífice como figura associada à religião
De acordo com os historiadores e especialistas em funcionamento das instituições religiosas, foi no Império Romano que a função do pontífice mudou e transformou os aspectos relacionados à religião. Assim, surgiu o Colégio de Pontífices, uma instituição que hoje não existe mais, mas que tinha como objetivo reunir os sacerdotes e os responsáveis pela religião mais importante de todo o território romano.
Administravam e tomavam decisões que tinham a ver com o funcionamento dos cultos e religiões. É a partir daqui que esta palavra começa a se aproximar do seu significado atual e que nos referimos ao Supremo Pontífice da Igreja Católica ou Papa.
Características do Supremo Pontífice na atualidade
Após a morte de Jesus surgiu o Papa ou Supremo Pontífice da Igreja Católica, a partir daí suas funções e o alcance de sua figura se tornou extremamente importante.
Embora a principal atividade de quem ocupe este cargo seja administrar a religião, sua importância tem variado se considerarmos que hoje em dia a Igreja tem uma presença em quase todo o planeta e que as questões a resolver afetam muita gente.
Principalmente, o Supremo Pontífice da Igreja Católica deve velar pelo bem-estar da população, proclamando paz, respeito e tolerância entre os povos, tarefa pela qual é de extrema importância seu trabalho junto aos pontífices de outras igrejas ou credos."
in: ... Via conceitos.com: https://conceitos.com/yom-kipur/