sábado, 29 de janeiro de 2022

Souvenirs: "Un banc, un arbre, une rue" (Séverine) - Grand Prix Eurovision 1971 (et paroles)

Paroles de la chanson 
Un Banc, Un Arbre, Une Rue

On a tous un banc, un arbre, une rue
Où l'on a bercé nos rêves
On a tous un banc, un arbre, une rue
Une enfance trop brève
Un jour ou l'autre il faut partir
Pour se construire un avenir, un avenir
Et c'est l'inoubliable instant
Où l'on rend ses habits d'enfant, d'enfant
Chacun s'en va rempli d'espoir
Sur le chemin qu'il s'est choisi
Qu'il s'est choisi
Vers la richesse ou vers la gloire
Pourtant quelle que soit notre vie
Notre vie
On a tous un banc, un arbre, une rue
Où l'on a bercé nos rêves
On a tous un banc, un arbre, une rue
Une enfance trop brève
Chacun, dans son coin d'horizon
Ne défend que ses ambitions
Ses ambitions
Mais si nous ne partageons rien
Que nous reste-t-il en commun?
En commun
On a tous un banc, un arbre, une rue
Où l'on a bercé nos rêves
On a tous un banc, un arbre, une rue
Une enfance trop brève
La la la la la... la la la la la la...
La la la la la la la la...

Fonte: Musixmatch
Compositores: Yves Dessca / Jean-pierre Henri Eugene Bourtayre
Letras de Un Banc, Un Arbre, Une Rue © Chappell Sa

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

"A BICA" em Lisboa - "Ah! Meu rico cafezinho!!!"

in avidaportuguesa.com


Pois é verdade: a "bica" lisboeta tem uma história muito engraçada! 

Então, como é que tudo começou?

Era uma vez... uma pastelaria em Lisboa, que abriu a 19 de novembro de 1905, na Rua Garrett, no Largo do Chiado, com o nome de "A Brazileira".

Como as pessoas não tinham por hábito beber café, quando começaram a fazê-lo acharam que tinham de o tomar tal como ele era servido na chávena: sem açúcar!

É fácil de ver que as pessoas achavam a bebida "amarga", não gostando lá muito do seu sabor... 

O responsável do estabelecimento, apercebendo-se daquilo que estava a acontecer, resolveu aconselhar as pessoas de como poderiam beber o seu cafezinho, de modo a acharem-no mais agradável. 

Para isso, decidiu escrever num cartaz com as iniciais a negro e em  maiúsculas:

Beba Isto Com úcar (BICA)

As pessoas começaram a habituar-se a beber assim o café, e começaram a chamar-lhe BICA, que eram as iniciais destacadas a negro em cada palavra que escreveu no cartaz! Isso mesmo: BICA   

imagem in https://jeocaz.wordpress.com

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

União Europeia e EUA entram em acordo, devido à ameaça militar russa de invasão à Ucrânia




Temos ouvido diariamente na imprensa destas últimas semanas, notícias muito inquietantes sobre a possibilidade da Rússia invadir a Ucrânia.

Ao ler hoje as notícias da Newsletter da Euronews, decidi aqui partilhá-las, para que se perceba bem o que está em jogo: 

Ameaça militar russa põe EUA e União Europeia de acordo

Apesar de a Europa questionar a "dramatização" da situação na Ucrânia, pelos Estados Unidos, com o anúncio de uma possível invasão russa "a qualquer momento" e a decisão de retirar as famílias dos diplomatas destacados em Kiev, Joe Biden garantia, após falar ao telefone com responsáveis da União Europeia, que há total acordo sobre a forma de lidar com a ameaça militar russa.

"Tive uma reunião muito, muito boa, unanimidade total com todos os líderes europeus. Falaremos sobre isto mais tarde".
Joe Biden 
Presidente dos EUA

A UE apelava a que se evitassem declarações alarmistas sobre as tensões entre Rússia e Ucrânia. Moscovo criticava a ação europeia que considerava desproporcionada e desproporcional. Yury Filatov, Embaixador da Rússia na Irlanda afirmava que "em vez de desperdiçar esforços na procura de uma resposta à inexistente invasão russa, a Europa deveria preocupar-se em encontrar uma resposta responsável e madura às propostas sobre garantias de segurança na Europa: "Na Ucrânia parece que há menos tensão. O Presidente Volodymyr Zelensky, e no final de uma sessão do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, afirmava que as conclusões não seriam de fazer vibrar os meios de comunicação social, mas que eram "muito importantes" para a "sociedade" e "cidadãos ucranianos". Parecem muito simples, garantia, "está tudo sob controlo, não há razões para pânico".

O porta-aviões dos EUA, USS Harry S Truman, juntou-se às atividades de patrulhamento no Mar Mediterrâneo, é a primeira vez, desde a guerra fria, que a frota completa de um porta-aviões dos EUA passou a estar sob o comando da NATO.

Que sanções pode a UE impor à Rússia em caso de invasão da Ucrânia?

Perante a ameaça de uma eminente invasão russa da Ucrânia, aumentam as expectativas em relação à resposta do Ocidente.

O secretário de estado dos EUA, Anthony Blinken, alertou Moscovo para “enormes consequências” na eventualidade de uma entrada no país vizinho, mas não precisou quais seriam as verdadeiras repercussões de semelhante manobra.

Já os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), que se reuniram esta segunda-feira em Bruxelas para discutir uma abordagem coletiva, também foram deliberadamente vagos sobre como seria uma reação dos Estados-membros.

Se o presidente russo, Vladimir Putin, avançar com a invasão da Ucrânia há uma série de opções em cima da mesa ao dispor da União Europeia e respetivos aliados. Começando por mais sanções.

Sanções económicas e financeiras

A Rússia foi alvo de várias rondas de sanções ao longo dos anos, cada qual com diferentes graus de sucesso. Na eventualidade de Moscovo avançar com uma ofensiva sobre a Ucrânia, uma das medidas mais faladas recentemente passa por excluir o país do sistema de pagamentos internacional SWIFT. 

Na verdade, este é uma das partes principais do sistema global para transferência de dinheiro em todo o mundo. Cortar a Rússia dessa rede é algo que teria graves consequências, tornando muito difícil para qualquer pessoa dentro do país fazer qualquer tipo de transação financeira com o mundo ocidental e a nível global.

O professor Markus Ziener, do German Marshall Fund dos EUA, diz que é mais fácil falar do que fazer.

“Se eles [Rússia] fossem cortados do SWIFT, isso também atingiria basicamente qualquer instituição financeira na Rússia. Agora, qual é a ressalva? A ressalva é que a Rússia acumulou centenas de milhões em ouro e dólares americanos. Eles têm muitas reservas e também têm uma estreita cooperação com a China", referiu Ziener em entrevista à Euronews.

“Então, pode haver uma possibilidade de a Rússia contornar o impacto dessas sanções e é um tipo de coisa controversa. Não sabemos realmente que tipo de danos é que isso fará aos russos.” 

Por outro lado, cortar a Rússia do sistema SWIFT também criaria problemas para a Europa. Por exemplo, uma empresa que compre gás natural russo não poderá pagar usando o código SWIFT normal.

O gasoduto Nord Stream 2

É impossível mencionar qualquer reação ocidental sem trazer à tona o polémico projeto do Nord Stream 2. 

O gasoduto de gás natural, concluído em setembro passado, quer conectar o gás russo, através do Mar Báltico, à Alemanha e, de forma mais alargada, à Europa.

No entanto, da maneira que as coisas estão, o processo não se adivinha fácil. O projeto está à espera da "luz verde" dos reguladores alemães e da UE para começar a fornecer ao continente os abastecimentos de energia necessários.

Os críticos argumentam que a iniciativa enfraquece a independência energética europeia e que pode ser usada como uma ferramenta política por parte de Moscovo, no futuro. Já os defensores dizem que é preciso reforçar a segurança energética da União Europeia, aumentando a oferta.

Os EUA mostraram-se preocupados com o caso do Nord Stream 2. 

Mas um sinal recente do chanceler alemão Olaf Scholz sugeriu que Berlim pode considerar a interrupção do projeto do gasoduto em resposta a um ataque à Ucrânia.

Em conferência de imprensa conjunta com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, na semana passada, Scholz respondeu a uma pergunta sobre o Nord Stream 2 dizendo que haverá um “alto preço a pagar e que tudo terá que ser discutido caso haja uma intervenção militar em Ucrânia."

FONTE:  in pt.euronews.com.  por Nara Madeira a 25.01.2022  

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Origem do nome "MAIA" (concelho)

"Maia ou Amaia será nome próprio de mulher com que os suecos batizaram a cidade quando a conquistaram.

Tratar-se-ia, porventura da amada do conquistador que, assim, a teria homenageado, acrescentam alguns autores.

Maia identifica, contrapõem outros estudiosos, uma divindade do culto pagão, mãe de Mercúrio e que terá sido seduzida pelo marido de Juno. E a ela a terra deve o nome.

A povoação nem sempre foi, entretanto, fiel a este nome. Em 1902, quando foi elevada a sede de concelho e a vila, chamava-se Barreiros, denominação que a freguesia trocou pela atual, em 1950. As freguesias da Maia, Gueifães e Vermoim foram elevadas à categoria de cidade em 1986."

FONTE: Dicionário Do Nome das Terras, por João Fonseca, Origens, curiosidades e lendas das terras de Portugal, Casa das Letras, 2ª edição atualizada, maio de 2007


imagem in cm-maia.pt

domingo, 23 de janeiro de 2022

Marmelo - propriedades e benefícios

Este é dos únicos frutos comestíveis que não é consumido cru. Essa situação deve-se ao facto de o marmelo ter uma polpa muito rija e amarga. Assim, normalmente, é comido cozido, assado ou em doces como a marmelada ou geleia.

Uma vez que é riquíssimo em pectina, a geleia de marmelo é muitas vezes usada para solidificar geleias de outros frutos. A sua época é curta – Setembro, Outubro e Novembro – pelo que se for dado a saudades e nostalgia, o melhor é armazenar uma boa quantidade de marmelada e geleia que dure o ano todo.

O marmeleiro é uma árvore de fácil manutenção e resistente à seca, o excesso de água prejudica o seu desenvolvimento.


imagem pingodoce.pt


História

As referências ao marmelo datam de 4000 a.C. e já na Grécia antiga era usado para combater várias infecções, quer do estômago, quer da pele.

Nessa altura, os marmelos eram vistos também como boas oferendas para os deuses, umas vez que eram frutos donos de um perfume único, uma fragrância especial que fazia com que, muitas vezes os marmelos fossem vistos mais como árvores decorativas do que para consumo.

Características do marmelo

O marmeleiro, originário da Ásia Central e do Norte do Irão, é uma árvore de porte médio, que não costuma ir além dos seis metros, e o único membro do género Cydonia, da família das Rosaceae. As variedades mais comuns são a Gamboa e a Gigante de Vranja. 

O fruto contém taninos, pectinas e é uma fonte de vitamina C. Apesar de não ser muito exigente no que toca ao desenvolvimento, o marmeleiro dá-se melhor em invernos longos e verões quentes, mas adapta-se a vários tipos de solo. É uma árvore de fácil manutenção e bastante resistente à seca, pelo que o excesso de água não é benéfico para o seu desenvolvimento.

Sabia que as flores do marmeleiro são totalmente comestíveis? Se quiser dar um sabor e aspecto diferente aos seus pratos, basta apanhar algumas flores desta árvore. As folhas do marmeleiro, apanhadas no Verão e posteriormente secas à sombra, são óptimas para infusões.

Aproveite e veja como fazer uma deliciosa receita de Marmelos Escondidos aqui.

FONTE:  encontrei esta informação em  pingodoce.pt