domingo, 23 de janeiro de 2022

Marmelo - propriedades e benefícios

Este é dos únicos frutos comestíveis que não é consumido cru. Essa situação deve-se ao facto de o marmelo ter uma polpa muito rija e amarga. Assim, normalmente, é comido cozido, assado ou em doces como a marmelada ou geleia.

Uma vez que é riquíssimo em pectina, a geleia de marmelo é muitas vezes usada para solidificar geleias de outros frutos. A sua época é curta – Setembro, Outubro e Novembro – pelo que se for dado a saudades e nostalgia, o melhor é armazenar uma boa quantidade de marmelada e geleia que dure o ano todo.

O marmeleiro é uma árvore de fácil manutenção e resistente à seca, o excesso de água prejudica o seu desenvolvimento.


imagem pingodoce.pt


História

As referências ao marmelo datam de 4000 a.C. e já na Grécia antiga era usado para combater várias infecções, quer do estômago, quer da pele.

Nessa altura, os marmelos eram vistos também como boas oferendas para os deuses, umas vez que eram frutos donos de um perfume único, uma fragrância especial que fazia com que, muitas vezes os marmelos fossem vistos mais como árvores decorativas do que para consumo.

Características do marmelo

O marmeleiro, originário da Ásia Central e do Norte do Irão, é uma árvore de porte médio, que não costuma ir além dos seis metros, e o único membro do género Cydonia, da família das Rosaceae. As variedades mais comuns são a Gamboa e a Gigante de Vranja. 

O fruto contém taninos, pectinas e é uma fonte de vitamina C. Apesar de não ser muito exigente no que toca ao desenvolvimento, o marmeleiro dá-se melhor em invernos longos e verões quentes, mas adapta-se a vários tipos de solo. É uma árvore de fácil manutenção e bastante resistente à seca, pelo que o excesso de água não é benéfico para o seu desenvolvimento.

Sabia que as flores do marmeleiro são totalmente comestíveis? Se quiser dar um sabor e aspecto diferente aos seus pratos, basta apanhar algumas flores desta árvore. As folhas do marmeleiro, apanhadas no Verão e posteriormente secas à sombra, são óptimas para infusões.

Aproveite e veja como fazer uma deliciosa receita de Marmelos Escondidos aqui.

FONTE:  encontrei esta informação em  pingodoce.pt

Sem comentários: