quinta-feira, 9 de junho de 2022

Paula Rego -"partiu" a genial pintora portuguesa



A aclamada artista portuguesa teve obras expostas em alguns dos melhores museus do mundo, residia em Londres há décadas, mas mantém uma "casa" com histórias em Cascais.


A pintora Paula Rego, uma das mais aclamadas e premiadas artistas portuguesas a nível internacional, morreu na manhã de hoje em Londres, aos 87 anos, disse à agência Lusa fonte próxima da família.

De acordo com o galerista Rui Brito, a artista "morreu calmamente em casa, junto dos filhos".

Paula Rego estudou nos anos 1960 na Slade School of Art, em Londres, onde se radicou definitivamente a partir da década de 1970, mas com visitas regulares a Portugal, onde, em 2009, foi inaugurado um museu que acolhe parte da sua obra, a Casa das Histórias, em Cascais.

Nascida a 26 de janeiro de 1935, em Lisboa, foi galardoada, entre outros, com o Prémio Turner em 1989, e o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso em 2013, além de ter sido distinguida com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada em 2004. Em 2010, recebeu da Rainha Isabel II a Ordem do Império Britânico com o grau de Oficial, pela sua contribuição para as artes.

Em 2019, recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Governo de Portugal.
Luto nacional

O Governo vai decretar, em articulação com o Presidente da República, luto nacional pela morte da pintora Paula Rego, indicou hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Cultura.

A pintora Paula Rego, uma das mais aclamadas e premiadas artistas portuguesas a nível internacional, morreu na manhã de hoje em Londres, aos 87 anos, disse à Lusa fonte próxima da família.

in pt.euronews.com
De  Euronews  com Agência Lusa

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos


in calendarr.com


Hoje é um dia especial, pois ao mesmo tempo que se comemora o Dia Mundial dos Oceanos, pretende-se mostrar "a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera".

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado todos os anos no dia 8 de junho. Em 2022, o tema é Revitalização: Ação Coletiva para o Oceano.

A celebração dos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992.

Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, tornando-se a data oficial.

Dezenas de países celebram a data, incluindo Portugal, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.

Tema do Dia dos Oceanos 

2021: "Os oceanos: vida e subsistência".

2020: "Inovação para um oceano sustentável".

2019: "Juntos, podemos proteger e renovar o nosso oceano".

2018: "Oceanos - Sensibilizar para agir, proteger para valorizar".

2017: "Nossos oceanos, nosso futuro".

2015 e 2016: "Oceanos saudáveis, um planeta saudável".

2013 e 2014: "Juntos temos o poder para proteger os oceanos".

A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera é um dos vários factos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos.

Os eventos deste dia podem ser conhecidos no site World Oceans Day.

Importância dos Oceanos

Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e, por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta.

Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos.

Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.

REFERÊNCIA: in calendarr.com