quinta-feira, 15 de maio de 2025

Dia Internacional da Família comemora-se hoje, 15 de maio

Dia Internacional das Famílias | 15 maio - CIG
imagem obtida em:
cia.gov.pt

Pois é verdade: comemora-se todos os anos a 15 de maio, O Dia Internacional da Família.

O objetivo desta comemoração é o de consciencializar as pessoas em relação às relações familiares. Neste processo, podemos incluir os valores sociais, cada vez mais importantes, pois assistimos, cada vez mais, a uma degradação dos mesmos.

É importante manter uma relação estável com os nossos familiares, e não só: temos de olhar "o outro" que não faz parte dos nosso círculo familiar como família, pois sabemos que há seres completamente desapoiados e marginalizados. E, no entanto, "somos todos irmãos". Sim, como disse o inesquecível Papa Francisco: "Todos! Todos! Todos!"

Em cada lar, não podemos ignorar o papel relevante que a mulher desempenha na família,  como esposa, mãe, avó, embora na minha opinião - e graças a Deus! - já constatemos que houve alguma evolução por parte do homem: seja marido, pai, avô, já vai contribuindo para dividir com a mulher as responsabilidades familiares que cabem a ambos por igual.

Em 2025 o tema é «Políticas orientadas para a família para o desenvolvimento sustentável: Rumo à Segunda Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social». Antecedendo a Segunda Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social, em novembro de 2025, este dia pretende destacar o papel fundamental das políticas orientadas para a família na promoção do desenvolvimento sustentável. 

Sublinha, ainda, a importância de integrar políticas centradas na família nas agendas de desenvolvimento nacional para abordar questões como a transformação tecnológica, as mudanças demográficas, a urbanização, a migração e as alterações climáticas.

Foi durante a década de 80 que a ONU dirigiu a sua atenção para as questões relacionadas com a família, mas somente a 9 de dezembro de 1989 foi estabelecido o «Ano Internacional das Famílias», através da resolução 44/82 da ONU, proclamando, em 1993, o dia 15 de maio como «Dia Internacional das Famílias», mediante a resolução (A/RES/47/237).


Fonte do texto em itálico: Organização das Nações Unidas

terça-feira, 13 de maio de 2025

13 de maio - dia de Nossa Senhora de Fátima

 


Acabo de ler na pt.euronews.com num artigo de hoje, 13 de maio de 2025 (de Ricardo Figueira), uma notícia comovente.

Está relacionada com as celebrações do Dia de Nossa Senhora de Fátima, que recebe no seu Santuário milhares de peregrinos.

Estes apelam à presença do novo Papa, Leão XIV no Santuário de Fátima. A peregrinação celebra as aparições da Virgem Maria quando esta apareceu em 1917 pela primeira vez aos três pastorinhas.

Partilho uma parte da notícia:

Prevost era primeira escolha para presidir às cerimónias

Antes de ser eleito Papa, Robert Francis Prevost era a primeira escolha para presidir às cerimónias deste ano, como confessou, em conferência de imprensa, o bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas: "Inicialmente disse que viria com muito gosto, mas depois evocou motivos de agenda para não vir nesta altura, mas sim na peregrinação de outubro", disse. Acabou por ser o cardeal brasileiro Jaime Spingler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), a dirigir as celebrações.

Ornelas disse também que o bispo emérito da mesma diocese, D. António Marto, já convidou, informalmente, o Papa a visitar o santuário.

É grande o desejo de todos de ver Leão XIV presidir às cerimónias, talvez já no próximo ano. O padre espanhol Juan Carlos López vem de Toledo e visita o santuário várias vezes por ano: "Imagino que sim, que em breve (Leão XIV) fará uma visita a este santuário, que é o centro da espititualidade mariana, não só em Portugal, como em todo o Mundo", diz. Sobre o novo Papa, não tem dúvidas: "Penso que é o melhor que o Espírito Santo nos poderia dar nestes tempos. Estamos muito contentes com o Santo Padre. Rezamos muito por ele. Aliás, vamos pedir pelo pontificado do Papa aqui em Fátima e consagrar o seu ministério. É o Papa que o Espírito Santo escolheu para gerir a Igreja nestes tempos tão difíceis e acredito que o fará muito bem", diz à Euronews.

O Santuário de Fátima é o lugar de peregrinação católica mais importante em Portugal e um dos mais importantes em todo o Mundo. Os antecessores de Leão XIV vieram cá muitas vezes. O Papa Francisco esteve cá duas vezes, em 2017, no centenário das aparições, e em 2023, por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude.

Este ano, pelo menos no primeiro dia, as celebrações bateram já os números do ano passado em termos de participação, com 270 mil pessoas a assistir à tradicional Procissão das Velas, que acontece na noite de 12 para 13 de maio.

Sinto-me muito feliz como crente e praticante da Igreja Católica, com a perspetiva do Santo Padre vir um dia a Fátima, reunindo-se com esta grande família portuguesa.

É que o Santuário de Fátima, como podemos ler no artigo transcrito é mesmo o centro da espiritualidade portuguesa.