![]() |
imagem obtida em: cia.gov.pt |
Pois é verdade: comemora-se todos os anos a 15 de maio, O Dia Internacional da Família.
O objetivo desta comemoração é o de consciencializar as pessoas em relação às relações familiares. Neste processo, podemos incluir os valores sociais, cada vez mais importantes, pois assistimos, cada vez mais, a uma degradação dos mesmos.
É importante manter uma relação estável com os nossos familiares, e não só: temos de olhar "o outro" que não faz parte dos nosso círculo familiar como família, pois sabemos que há seres completamente desapoiados e marginalizados. E, no entanto, "somos todos irmãos". Sim, como disse o inesquecível Papa Francisco: "Todos! Todos! Todos!"
Em cada lar, não podemos ignorar o papel relevante que a mulher desempenha na família, como esposa, mãe, avó, embora na minha opinião - e graças a Deus! - já constatemos que houve alguma evolução por parte do homem: seja marido, pai, avô, já vai contribuindo para dividir com a mulher as responsabilidades familiares que cabem a ambos por igual.
Em 2025 o tema é «Políticas orientadas para a família para o desenvolvimento sustentável: Rumo à Segunda Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social». Antecedendo a Segunda Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social, em novembro de 2025, este dia pretende destacar o papel fundamental das políticas orientadas para a família na promoção do desenvolvimento sustentável.
Sublinha, ainda, a importância de integrar políticas centradas na família nas agendas de desenvolvimento nacional para abordar questões como a transformação tecnológica, as mudanças demográficas, a urbanização, a migração e as alterações climáticas.
Foi durante a década de 80 que a ONU dirigiu a sua atenção para as questões relacionadas com a família, mas somente a 9 de dezembro de 1989 foi estabelecido o «Ano Internacional das Famílias», através da resolução 44/82 da ONU, proclamando, em 1993, o dia 15 de maio como «Dia Internacional das Famílias», mediante a resolução (A/RES/47/237).
Fonte do texto em itálico: Organização das Nações Unidas