sábado, 12 de dezembro de 2015

100 anos de Frank Sinatra!




"O inesquecível cantor e ator norte-americano Francis Albert Sinatra nasceu na cidade de Hoboken, em Nova Jérsei, no dia 12 de dezembro de 1915, único filho de um casal de imigrantes italianos. Sem jamais ter estudado música formalmente, ele deixou o último ano no curso secundário para seguir a carreira musical.
Frank principiou sua trajetória neste campo como cantor em clubes de seu estado natal e marcando presença constante em diversas estações de rádio. Em 1938 ele venceu um concurso radiofônico e transformou-se imediatamente em mestre de cerimônias de um clube conhecido como The Rustic Cabin.
Não tardou para que ele fosse publicamente revelado e então convidado para se tornar um membro do conjunto de Harry James e, posteriormente, o crooner da então célebre orquestra de Tommy Dorsey. Seu estilo era completamente informal, mas ao mesmo tempo muito requintado. Sua vocação para emitir notas longas e fluidas, sem mesmo parar para respirar, impressionava a todos e contribuiu para que ele se tornasse um sucesso imediato em todo o mundo.
Como ator de cinema ele não foi menos famoso, e conta em seu currículo com mais de cinquenta produções, entre elas A um passo da eternidade, de 1953, que lhe rendeu um Oscar; High Society, de 1956; Sob o domínio do mal, de 1962; A Sombra de um gigante, de 1966, entre outras. Entre os anos 50 e os 60 ele integrou uma comunidade artística conhecida como Rat Pack, composta por artistas que estavam sempre atuantes em seu campo de ação.
Na TV Sinatra manteve ao longo de diversos anos um show televisivo próprio. Na década de 90 ele levou adiante sua carreira, investindo em shows e gravações, no lançamento de diversos duetos, os quais eram transmitidos através dos melhores recursos tecnológicos da época.
Entre seus hits musicais estão clássicos como: Fly me to the moon, My Way, New York, New York, entre outros. Sinatra tinha um carinho especial pela bossa nova e admirava profundamente o maestro Tom Jobim. Ao seu lado ele cantou a eterna Garota de Ipanema, parceria que seria imortalizada.
Frank foi casado com Nancy Barbato e depois com as divas cinematográficas Ava Gardner e Mia Farrow. Mais tarde ele se uniu à dama da sociedade Barbara Marx, ao lado de quem permaneceu até o fim de sua existência. De seus casamentos restaram três filhos, Nancy, Tina e Frank Sinatra Jr.
O famoso cantor e ator teve também uma intensa participação política em seu país, especialmente na campanha de Franklin Delano Roosevelt para ocupar a Casa Branca. No início da década de 50 ele se viu de repente acusado de integrar a máfia e de ter uma secreta participação no crime organizado.
‘A Voz’, como é conhecido, por sua modulação aveludada, nunca deixou de vender seus discos, nem em meio às mais intrincadas polêmicas e escândalos. Duas estrelas na Calçada da Fama reafirmam sua popularidade tanto na carreira musical quanto nas telas da TV e do cinema. Aos 80 anos, em 1995, ele finalmente decidiu se aposentar como cantor. Três anos mais tarde ele morreu, em Los Angeles, vítima de um ataque cardíaco."

in: infoescola.com 
(Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frank_Sinatra
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u346.jhtm)

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

"Essa miúda é linda", uma canção de Nelson Freitas




    Nelson Freitas é um cantor e produtor musical holandês, de origem cabo-verdiana. O seu estilo musical incorpora R&B e hip-hop combinados com zouk, kizomba e música tradicional de Cabo Verde.  Wikipédia

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Um pensamento para hoje

"Se tiver que amar, ame hoje. Se tiver que sorrir, sorria hoje. Se tiver que chorar, chore hoje. Pois o importante é viver hoje. O ontem já foi e o amanhã talvez não venha." Chico Xavier

pt.wikipedia.org

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Dicton du 9 Décembre (ditado popular de 9 de dezembro)

(Sainte Léocadie)
in: http://reflexionchretienne.e-monsite.com/

Dicton du 9 Décembre: 
de Sainte-Léocadie à Sainte-Nicaise, les gelées naissent

"Un proverbe est une formule langagière de portée générale contenant une morale, expression de la sagesse populaire ou une vérité  d'expérience que l'on juge utile de rappeler. Il n'est pas attribué à un auteur (contrairement à la citation ou l'apophtegme): les proverbes sont souvent très anciens, à l'origine populaire et par conséquent de transmission orale. Ils servent d'argument d'autorité. Leur utilisation dans le cadre d'une argumentation peut donc attendre au sophisme.
Le proverbe n'est pas forcément incisif ou percutant, il peut être banal, mais il est surtout générique/de portée générale. Il est fixe en langue (il forme un bloc autonome) mais peut comporter des variantes. De forme simple et rapide, il est souvent imagé, métaphorique, mais pas toujours.
Les proverbes appartiennent au patrimoine linguistique d'un pays. Bien souvent, les différentes cultures ont créé des proverbes similaires, les vertus qu'elle proclame étant similaire."

(Encontrei em: http:/www.mon-poeme.fr/dicton-du-jour/)

"Proverbe québécois: Bague au doigt, corde au cou.
Proverbe espagnol: Le mariage est comme le melon , c'est une question de chance.
Célibataire: un paon; fiancé, un lion; marié, un âne.
Proverbe russe: Ne regrettez pas de de vous être levé tôt, mais de vous être marié jeune.
Proverbe français: Le mariage est comme le restaurant: à peine est-on servi qu'on regarde ce qu'il y a dans l'assiette du voisin." ( in monpoeme.fr )

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Significado da expressão "fazer pé-de-alferes"

in: webflaviamara.blogspot.com
Segundo o "Dicionário de Calão", de Eduardo Nobre (15ª edição, Publicações Dom Quixote, 1986),  "fazer pé-de-alferes" significa: 

  • namorar 
  • galantear
  • cortejar...