sábado, 5 de junho de 2010

Dia Mundial do Ambiente





Hoje, 5 de Junho, comemora-se o Dia Mundial do Ambiente.

Ao ler algumas notícias de hoje, na Net, achei por bem transcrever a opinião de algumas vozes experientes neste campo. Exprimem a sua preocupação em relação à preservação do ambiente e à "atitude" que todos os cidadãos devem ter para com o planeta.

"Na defesa do ambiente, Portugal ganha pontos na gestão de resíduos
A gestão de resíduos é uma das áreas do ambiente mais desenvolvidas em Portugal que, nos equipamentos elétricos e eletrónicos, está mesmo entre os cinco países da União Europeia mais eficientes na recolha e valorização, segundo dois especialistas. O Dia Mundial do Ambiente é assinalado hoje em todo o país, com várias actividades dirigidas a diversos públicos, desde exposições a ateliês ecológicos, seminários e ações de limpeza de lixo."

«Emissões de CO2 no mundo

Comparativo entre 1990 e 2007 A propósito do Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala, a presidente da Quercus, Susana Fonseca, disse à agência Lusa que, na área dos resíduos, foram "dados alguns passos em termos de conseguir resolver problemas de lixeiras e passar a ter aterros, embora também sejam um problema, e de apostar na reciclagem".

"O diretor geral da Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3E), Fernando Lamy da Fontoura, defendeu que, no fluxo específico de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, "Portugal está entre os cinco países mais eficientes na recolha e valorização de resíduos da União Europeia".  Em todos os aspetos do ambiente "tem havido um avanço muito significativo. A parte dos resíduos, e em particular os fluxos especiais de resíduos, tem sido o setor que mais evolução tem tido no país", salientou. O responsável chama, no entanto, a atenção para a dificuldade de fazer comparações, já que "o desenvolvimento económico dos países é diferente. Para um sueco recolher quatro quilos por habitante e por ano é muitíssimo fácil porque eles até já estão a recolher 20 quilos. Os romenos nem colocam no mercado quatro quilos por habitante e por ano".

"Susana Fonseca explicou que, a partir do exemplo da Sociedade Ponto Verde, que promove a recolha seletiva, a retoma e a reciclagem de resíduos de embalagens, foram criados vários fluxos, o que "ajuda a resolver a forma como é gerido o resíduo". A componente prevenção não registou os mesmos avanços que o tratamento de resíduos, disse a presidente da Quercus. No ambiente, "na origem de grande parte dos problemas de hoje está a questão da produção e consumo, ou seja, a forma como produzimos, sem respeitar a biodiversidade, e os recursos que gastamos", defendeu, especificando que problemas como as alterações climáticas, a produção de resíduos ou as questões relacionadas com a água estão associados àqueles comportamentos. "

"Aproveitar a crise para fazer melhor

Em maio, o secretário de Estado do Ambiente defendeu que a crise económica e financeira pode ser uma oportunidade para o Estado e as empresas empreenderem uma reforma no sentido do desenvolvimento ecológico. "Tenho a convicção de que as empresas mantêm os investimentos nas áreas eficientes e com menos emissões" e que "rendem" com o tempo, declarou Humberto Rosa."

"Para a presidente da associação ambientalista Quercus, Susana Fonseca, esta crise "pode e deve ser uma oportunidade para mudar as coisas e perceber o que é um bom investimento, para no futuro ter menos custos e mais capacidade de resposta".
A dirigente considerou, contudo, que "quando há crise, há áreas de investimento ambiental que ficam para trás", nas empresas ou nos Estados, por exemplo, na eficiência energética."

"Já o vice-presidente da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), Carlos Teixeira, frisou que, "para fazer frente a uma crise económica, há que pensar a médio longo prazo". "Se nos esforçarmos por alcançar a sustentabilidade a médio-longo prazo, estaremos a preparar-nos melhor para aquilo que será a situação económica dentro de 10, 20 ou 30 anos", apontou.
Lusa (Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)"


sexta-feira, 4 de junho de 2010

La Basilique du Sacré-Coeur (Montmartre)




La Basilique du Sacré-Coeur é um templo da Igreja Católica Romana em Paris, construída no topo da montanha de Montmartre, o ponto mais alto da cidade, sendo o símbolo deste bairro.

 Foi construída com mármore travertino extraído da região de Seine-et-Marne, o que lhe proporciona a tonalidade branca. Começou a ser construída em 1875 e em 1914 estava terminada.

Apresenta a forma de uma cruz grega e na ábside existe uma torre que sustenta um sino, pesando muitas toneladas. Possui quatro cúpulas (a central mede 80 metros).


Este monumento remonta ao final da Revolução Francesa. Pensa-se que foi construído para homenagear os homens que perderam a vida em combate, durante a Guerra Franco-Prussiana.

O arquiteto Paul Abadie é o autor do projecto da Basílica. Infelizmente, morreu após a obra iniciada, tendo sido continuada por outros.

O estilo do Sacré-Coeur foi marcado por influências românicas e bizantinas.


Os turistas têm acesso ao Sacré-Coeur pela parte alta, dali se desfrutando uma vista lindíssima da cidade.

A basílica tem um belo jardim e uma fonte para deleite dos visitantes, que, por vezes já muito cansados, aproveitam para repousar; outras vezes, grupos de jovens convivem uns com os outros, cantando e tocando alegremente.

É um dos monumentos de Paris mais visitados pelos turistas.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Cathédrale de Notre-Dame de Paris




A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma igreja metropolitana de estilo gótico situada na Île de la Cité (na Praça Parvis, rodeada pelo Sena), o berço da cidade.

É uma obra-prima, erguida sobre um antigo templo romano. Foi começada em 1163, tendo o Papa Alexandre III lançado a 1ª pedra, iniciando-se um trabalho de 170 anos por parte de milhares de arquitectos góticos e artesãos medievais.

Em 1330, finalmente concluída, apresentava-se com 130 metros de comprimento, com colunas, um grande transepto, coro e torres de 69 metros.

Saqueada e mutilada durante a Revolução, foi restaurada de 1845 a 1864. É dedicada à Mãe de Jesus Cristo, Maria (Notre-Dame=Nossa Senhora).


Pormenor da rosácea


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Visita à Feira do Livro, no Porto



Fui hoje, a meio da tarde, visitar a Feira do Livro, que já abriu na Avenida dos Aliados, no Porto. É a grande festa anual do livro e da leitura. O seu principal objectivo é a promoção e a difusão de livros e obras multimédia em língua portuguesa.  


A 80ª edição da Feira do Livro do Porto 2010 decorre do dia 1 ao dia 20 de Junho. Foi organizada pela Associação Portuguesa de Editores e livreiros (APEL). Conta com 126 pavilhões e mais de 200 participantes e funcionará das 12h30 às 23h30, de 2ª a 6ª; aos sábados, domingos e feriados estará aberta das 11h00 às 23h00. Dela constará, segundo o que tenho lido, um programa cultural que inclui cinema e música e actividades, para além do "convívio" permanente com os livros. Há actividades lúdicas para grupos escolares.


Gostei que se tivessem lembrado da utilização de tão nobre espaço para este efeito, pois há muito que a Avenida não tinha tanta vida (com excepção do dia da visita Papal), movimentação e todos os espaços livres centrais preenchidos com expositores cheios de livros, a preços convidativos e com promoções.

Achei que a Feira estava bem organizada, os pavilhões dos livros das centenas de editoras com um aspecto e disposição agradáveis e cuidados; não faltavam tendas com bebidas (essencialmente água, sumos e café). Também não faltava um pequeno auditório, para os escritores convidados e sessões de autógrafos.

Fiz algumas compras de livros e tenciono lá voltar, desta vez, à noite, pois durante o dia, o calor é deveras insuportável. Tive oportunidade de constatar uma grande variedade e diversidade de obras em cada recinto e convites dos responsáveis para que nos aproximássemos, oferecendo-se, empenhadamente, para nos orientarem na busca das nossas escolhas.


Tudo isto contribui para desenvolvermos o gosto pela leitura. Aproveito para aqui partilhar uma iniciativa de uma das editoras, a Nova Acrópole, Associação Cultural, que oferecia aos visitantes, a participação numa actividade a partir de um rectângulo de papel, mais largo do que um marcador, contendo uma parte com uns grandes riscos verticais, semelhantes a códigos de barras; quando o visitante coloca o papel rectangular obliquamente em relação aos olhos, desvenda frases contendo reflexões importantes.

As que me calharam em sorte foram: "O essencial é invisível para os olhos"  e "Não há nada superior à verdade". Algo interessante, que nos obriga a meditar, de imediato, sobre o que lemos. Ah! o mote era: "VER...mais além"... 

"VER não é somente olhar!"

É observar o interior e não apenas o exterior.
É procurar a essência e não a aparência.
É compreender as causas e não apenas sofrer os efeitos.
É viver o ser e não apenas o parecer.
É ver o que está oculto a um simples olhar.

PARABÉNS a inciciativas deste género, convidando os leitores a fazerem parte do mundo das LETRAS... implicando-os nesse universo complexo das obras escritas e sua compreensão...

É preciso saber estimular os hábitos de leitura dos portugueses.














terça-feira, 1 de junho de 2010

1 de Junho, Dia Mundial da Criança!


Em 1945, logo após a 2ª guerra Mundial, vários países europeus e alguns do Médio Oriente sofreram uma crise de tal modo grave, que afectou a vida diária das populações, sendo preciso pensar em soluções urgentes.

Passavam fome e solucionar este problema era mais importante (tratava-se de uma questão de sobrevivência) do que pensar-se na educação das crianças.

Os pais, então, começaram a utilizar o recurso de tirar os filhos das escolas que frequentavam, para os pôr a trabalhar; algumas destas crianças trabalhavam arduamente. Deixando de ir à escola, não sabiam ler nem escrever. Não tinham sequer, condições dignas para viverem de boa saúde.

Foi quando em 1946, alguns países da ONU começaram a debruçar-se afincadamente sobre tal problema. Mais tarde, a Federação Democrática Internacional das Mulheres apresentou uma proposta de criação de um dia dedicado às crianças de todo o mundo! Viria, assim a "nascer" a UNICEF e o primeiro Dia Mundial da Criança, que se comemorou a 1 de Junho de 1950.

A partir daí, os estados-membros das Nações Unidas atribuíram às crianças o direito a crescerem num clima de Paz e Fraternidade Universais: direito ao amor, à alimentação, à saúde, à educação, à protecção contra qualquer  forma de exploração... independentemente da raça, cor, sexo, religião, origem...

Em 1959 estes direitos foram aprovados na "Declaração dos Direitos da Criança" por vários países, que fazem parte da Organização das Nações Unidas.

Em 1989, a Declaração fez 30 anos e a ONU aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", com 54 artigos, onde estão enumeradas as leis que protegem as crianças.

Tornou-se lei internacional em 1990.

Neste dia todos pensamos nas milhares de crianças que sofrem de fome,  de doenças e de todo o tipo de violência; essas notícias chegam-nos todos os dias através dos meios de comunicação social, deixando-nos arrasados.

Como é possível que crianças inocentes sejam tão maltratadas? Onde está a sensibilidade dos mais velhos em relação à implementação dos valores mais importantes que devem reger a nossa vida? 

Apesar de haver, neste dia, muitas iniciativas em quase todos os países do mundo,  para uma maior sensibilização em relação ao problema, sabemos que vamos continuar a ter conhecimento de graves abusos cometidos sobre as crianças, e que estas serão as maiores vítimas da violência que assola este mundo conturbado.


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial sem Tabaco




O tabaco é um grande inimigo da nossa saúde.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que há mil milhões de fumadores no mundo e que entre eles, 20% são do sexo feminino.

O cancro do pulmão está a aumentar mais entre as mulheres; apesar de os homens serem mais afectados, está a diminuir o número de casos, no sexo masculino; a população feminina está a fumar mais, portanto, há  um maior número de mulheres a ter cancro do pulmão, crescendo a percentagem do cancro do pulmão nas mulheres.

Em Portugal, segundo a Direcção Geral de Saúde, há um decréscimo do consumo do tabaco no seio dos adolescentes do sexo masculino, o mesmo não se podendo dizer do sexo feminino, significando que tem aumentado nas mulheres jovens e nas adolescentes. Logo, em Portugal, as mulheres estão a fumar mais!

É importante prevenir a iniciação do hábito de fumar. Esta luta é uma atitude diária.

Não fume...! Pratique desporto, faça exercício físico e caminhadas, leia, oiça música... Contribua para o seu bem-estar.

Mente sã em corpo são!

É preciso passar estas mensagens!

domingo, 30 de maio de 2010

Imagens do interior do Museu de Aveiro


Sagrada Família




Claustro




Igreja de Jesus - Interior da Sala - Barroco




Retrato de Santa Joana Princesa



Sala de Lavor




Coro Baixo- Sala do Túmulo



                                            Coro Alto



Cómoda-Papeleira