La Basilique du Sacré-Coeur é um templo da Igreja Católica Romana em Paris, construída no topo da montanha de Montmartre, o ponto mais alto da cidade, sendo o símbolo deste bairro.
Foi construída com mármore travertino extraído da região de Seine-et-Marne, o que lhe proporciona a tonalidade branca. Começou a ser construída em 1875 e em 1914 estava terminada.
Apresenta a forma de uma cruz grega e na ábside existe uma torre que sustenta um sino, pesando muitas toneladas. Possui quatro cúpulas (a central mede 80 metros).
Este monumento remonta ao final da Revolução Francesa. Pensa-se que foi construído para homenagear os homens que perderam a vida em combate, durante a Guerra Franco-Prussiana.
O arquiteto Paul Abadie é o autor do projecto da Basílica. Infelizmente, morreu após a obra iniciada, tendo sido continuada por outros.
O estilo do Sacré-Coeur foi marcado por influências românicas e bizantinas.
Os turistas têm acesso ao Sacré-Coeur pela parte alta, dali se desfrutando uma vista lindíssima da cidade.
A basílica tem um belo jardim e uma fonte para deleite dos visitantes, que, por vezes já muito cansados, aproveitam para repousar; outras vezes, grupos de jovens convivem uns com os outros, cantando e tocando alegremente.
Sem comentários:
Enviar um comentário