sexta-feira, 7 de abril de 2023

Sexta-Feira Santa - Dia de Reflexão

Sim, neste dia de Sexta-Feira Santa propicia-se a reflexão sobre a morte de Jesus na cruz.

É a Sexta-feira da Paixão, e esta palavra sugere "sofrimento".

Para se conhecer bem o seu significado, partilho este texto:

Sexta-feira Santa 
FERIADO 
Próxima Sexta-feira Santa 7 de Abril de 2023 (Sexta-feira)

A Sexta-feira Santa é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa. Neste dia, os cristãos relembram o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado.

Também é chamada de Sexta Feira da Paixão, porque com origem do latim, paixão significa sofrimento. Assim, para os cristãos, a paixão de Cristo representa a crucificação de Jesus Cristo.

Esta é uma comemoração móvel, que acontece no fim da Quaresma, um período que se inicia na quarta-feira de cinzas, dia seguinte ao Carnaval.

O que significa Sexta-feira Santa?


A Sexta-feira Santa é uma data importante para os cristãos, pois a igreja recorda o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado. Por isso, é um dia de reflexão.

A data se insere no tríduo pascal, em que se realizam as últimas celebrações da semana santa. O tríduo pascal tem início na quinta-feira santa à noite e termina no domingo de Páscoa, em que se comemora a ressurreição de Jesus. 

Nesta data, acontecem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha aos fiéis cristãos a fazerem algum tipo de penitência, como o jejum e a abstinência de carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer mundano. 

Procissões e reconstituições da Via Sacra (caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer) são alguns dos rituais mais populares. 

A adoração da cruz pelos católicos também é um símbolo que representa as tradições típicas da Sexta-Feira da Paixão. Muitos devotos costumam beijar os seus crucifixos em sinal de respeito e eterno agradecimento a Jesus, por ter se sacrificado em prol da humanidade. 

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, no dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico.

Assim sendo, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico contava o primeiro e o último dia, concluiu-se que Jesus morreu numa sexta-feira.

Atualmente, a escolha da data é feita baseada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a Sexta-feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

FONTE: in calendarr.com

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Quinta-feira Santa (2023) e a Cerimónia do Lava-Pés


Quinta-feira Santa | 6 de Abril de 2023 - Calendarr
imagem in calendarr.com

Narrativa bíblica

Lava-pés.

As denominações cristãs que observam o lava-pés o fazem com base no exemplo e comando dado por Jesus no Evangelho de João:
“ «Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Durante a ceia, como o Diabo havia já posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus, sabendo este que o Pai tudo pusera nas suas mãos, e que saíra de Deus e ia para Deus, levantou-se da mesa, tirou as suas vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se; depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Chegando a Simão Pedro, perguntou-lhe este: Senhor, tu a mim me lavas os pés? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora, mas entendê-lo-ás mais tarde. Disse-lhe Pedro: Não me lavarás os pés jamais. Replicou-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Declarou-lhe Jesus: Aquele que já se banhou, não tem necessidade de lavar senão os pés, porém está todo limpo; e vós estais limpos, mas não todos. Pois ele conhecia aquele que o havia de trair; por isso disse: Não estais todos limpos. Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as suas vestes e, pondo-se de novo à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre, e Senhor, e dizeis bem; porque eu o sou. Se eu, pois, sendo Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros;porque vos dei exemplo, a fim de que, como eu fiz, assim façais vós também.» (João 13:1–15)
FONTE: in pt.wikipedia.org

Quinta-feira Santa, Quinta-feira de Endoenças ou Grande e Sagrada Quinta-feira é a quinta-feira que antecede a celebração da morte e ressurreição de Jesus

É o quinto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e o sexto no cristianismo oriental (que conta também o Sábado de Lázaro, anterior ao Domingo de Ramos). 

É neste dia que se comemora o lava-pés e a Última Ceia de Jesus com os seus apóstolos segundo o relato dos evangelhos canónicos.

A data ocorre sempre entre 19 de março e 22 de abril, mas os dias variam dependendo do calendário litúrgico utilizado, o gregoriano ou o juliano

...(...)...

A liturgia utilizada na noite da Quinta-feira Santa encerra a Quaresma e dá início ao chamado Tríduo Pascal, o período que comemora a paixão, morte e ressurreição de Cristo e inclui ainda a Sexta-feira Santa, o Sábado de Aleluia e termina no Domingo de Páscoa

A missa neste dia é geralmente celebrada ao final da tarde, o início da sexta de acordo com a tradição judaica, e relembra o facto da Última Ceia ter sido uma refeição da Páscoa judaica ("Sêder").

Cristianismo ocidental

Jesus lavando os pés dos apóstolos.

A Quinta-feira Santa é notável por ser o dia no qual é celebrada a Missa na Ceia do Senhor, que recorda de forma especial a Última Ceia.

A cerimônia do lava-pés é um componente tradicional da celebração em muitas igrejas cristãs, incluindo a Arménia, a Etíope, Católicas Orientais, grupos batistasMenonitas e a Igreja Católica Romana. Além disso, o rito está se tornando cada vez mais popular na liturgia da Quinta-feira Santa (em inglês: Holy Thursday ou Maundy Thursday) na Igreja Anglicana, EpiscopalLuterana, Metodista e Presbiteriana além de várias outras denominações protestantes

Nas igrejas católicas e anglicanas, a Missa na Ceia do Senhor começa de forma tradicional, mas o Glória é acompanhado pelo soar de sinos, que permanecerão em silêncio até a Vigília Pascal. Depois da homilia, realiza-se então o lava-pés onde a cerimónia é realizada. 

Na missa católica, o Santíssimo Sacramento permanece exposto até que o serviço se conclua com uma procissão para levá-lo até o local onde ele será depositado. O altar-mor e todos os demais são limpos de toda decoração, com exceção do Altar de Reposição

Até 1969, o missal romano previa este rito sendo realizado de forma cerimonial acompanhado do canto dos salmos 21 e 22, uma prática que ainda permanece em muitas igrejas anglicanas. Em outras denominações cristãs, como as luteranas e metodistas, a limpeza do altar e do presbitério ocorre como preparativo para a solene e mais sombria ação litúrgica da Sexta-feira Santa pois nesse dia não se celebra missa.

Missa do Crisma em Roma

Também se celebra neste dia em todas as dioceses da Igreja Católica Romana a Missa do Crisma (ou "Missa da Unidade"). Geralmente celebrada na catedral da diocese, nesta missa o santos óleos são abençoados pelo bispo para serem utilizados na crisma, na unção dos enfermos e como óleo dos catecúmenos. O primeiro e o último serão utilizados no Sábado de Aleluia, durante a Vigília Pascal, para batizar e confirmar os que entram para a igreja.

FONTE: in pt.wikipedia.org

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Jacques Brel: letra e vídeo recordando-o a interpretar "Les bonbons"

Letras

Je vous ai apporté des bonbons
Parce que les fleurs c'est périssable
Puis les bonbons c'est tellement bon
Bien que les fleurs soient plus présentables
Surtout quand elles sont en boutons
Mais je vous ai apporté des bonbons
J'espère qu'on pourra se promener
Que madame votre mère ne dira rien
On ira voir passer les trains
A huit heures je vous ramènerai
Quel beau dimanche pour la saison
Je vous ai apporté des bonbons
Si vous saviez ce que je suis fier
De vous voir pendue à mon bras
Les gens me regardent de travers
Y en a même qui rient derrière moi
Le monde est plein de polissons
Je vous ai apporté des bonbons
Oh oui Germaine est moins bien que vous
Oh oui Germaine elle est moins belle
C'est vrai que Germaine a des cheveux roux
C'est vrai que Germaine elle est cruelle
Ça vous avez mille fois raison
Je vous ai apporté des bonbons
Et nous voilà sur la Grand' Place
Sur le kiosque on joue Mozart
Mais dites-moi que c'est par hasard
Qu'il y a là votre ami Léon
Si vous voulez que je cède ma place
J'avais apporté des bonbons
Mais bonjour mademoiselle Germaine
Je vous ai apporté des bonbons
Parce que les fleurs c'est périssable
Puis les bonbons c'est tellement bon
Bien que les fleurs soient plus présentables...

Fonte: Musixmatch
Compositores: Jacques Romain Brel
Letras de Les bonbons © Les Editions Jacques Brel


terça-feira, 4 de abril de 2023

Ofensiva de inverno da Rússia sobre as fronteiras administrativas ucranianas não conseguiu atingir objetivo


Guerra na Ucrânia – Jornal da USP
imagem obtida em https://jornal.usp.br/atualidades/guerra-na-ucrania/

Notícias da guerra: 

Era bom que não tivessemos de nos interrogar para que serve esta guerra que tanto tem de absurda como de ridícula, provocando vítimas inocentes e prejudicando o mundo inteiro em todos os domínios.

Este conflito entra-nos pela casa diariamente "inundando-nos" há mais de um ano; estamos "contaminados" por este ambiente hostil de grande violência que nos é mostrado, quase constantemente.

Pesquisando as notícias sobre o que se passou nos últimos dias  na pt.euronews.com encontrei:

Ofensiva de inverno da Rússia ficou aquém dos objetivos


Últimas notícias: 04/04/2023 

Fontes russas, ucranianas e ocidentais afirmam que a ofensiva de inverno da Rússia não atingiu os objetivos do Kremlin de conquistar as fronteiras administrativas das regiões de Donetsk e Luhansk até 31 de março.

O chefe-adjunto da Guarda Nacional Russa (Rosgvardia) na região ocupada de Donetsk afirmou que as falhas durante a ofensiva provocam sentimentos negativos e causam perdas de pessoal.

Outras Notícias:

Grupo Wagner proclama vitória sobre Bakhmut mas Kiev discorda

Vitória sobre Bakhmut - assim o proclama Evgeny Prigozhin, o líder do grupo de mercenários ao serviço de Moscovo conhecido como Wagner. Para prová-lo, empunhou a bandeira russa no interior da Câmara da disputada cidade ucraniana, num vídeo agora divulgado.

Prigozhin dedicou a alegada conquista ao blogger russo pró-guerra morto num atentado à bomba em São Petersburgo, neste domingo, num café que pertence precisamente ao grupo Wagner. Foi entretanto detida uma ativista que é a principal suspeita da autoria do ataque.

Kiev, por seu lado, garante que ainda controla grande parte da simbólica Bakhmut e não há uma retirada expressiva das unidades ucranianas no terreno.

Volodymyr Zelenskyy diz que uma vitória em Bakhmut é cada vez mais crucial.

Os combates pelo controlo da cidade-chave no leste da Ucrânia arrastam-se há meses e, apesar do pouco valor estratégico segundo os analistas, uma conquista da localidade terá um grande valor moral e psicológico.

Zelenskyy destaca importância de vitória em Bakhmut

De Euronews com Associated Press
• Últimas notícias: 30/03/2023

Volodymyr Zelenskyy diz que uma vitória em Bakhmut é cada vez mais crucial.

Os combates pelo controlo da cidade-chave no leste da Ucrânia arrastam-se há meses e, apesar do pouco valor estratégico segundo os analistas, uma conquista da localidade terá um grande valor moral e psicológico.

Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia:

"Putin vai vender esta vitória ao Ocidente, à sociedade russa, à China, ao Irão e a todos os países. Vai vendê-la à sua sociedade. Será um pequeno passo, dizendo: 'Esperem um minuto, vou tomar uma decisão com a Ucrânia'. E, depois, outro passo e mais outro e mais outro..."

Zelenskyy teme que uma derrota em Bakhmut force Kiev a um compromisso com condições que considera inaceitáveis.

O presidente ucraniano voltou também a dizer-se disposto a falar com o homólogo chinês e convidou Xi Jinping a visitar o país.

Volodymyz Zelenskyy, presidente da Ucrânia:

"É claro que percebo todas as iniciativas diplomáticas e convites, públicos e não públicos, dirigidos ao presidente da China. E eu quero falar com ele, porque já tive contacto com ele antes da guerra em larga escala. Mas, durante todo este ano, mais do que um ano, não tive contacto e espero realmente que as nossas equipas encontrem uma solução. [...] Estamos prontos para o ver aqui."

Zelenskyy fez as declarações durante uma longa entrevista concedida a uma equipa da agência Associated Press. Numa rara iniciativa, vários jornalistas puderam acompanhar o presidente ucraniano durante os dois dias em que percorreu, esta semana, as zonas de guerra da Ucrânia de comboio.

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Sunshine Reggae (Mix '82) - Laid Back - Recordar músicas maravilhosas doutros tempos (com a letra)



Letras
Gimme gimme
Gimme gimme
Gimme gimme
Gimme just a little smile
That's all I ask of you
Gimme gimme
Gimme just a little smile
We got a message for you
Sunshine, sunshine reggae
Don't worry, don't hurry
Take it easy
Sunshine, sunshine reggae
Let the good vibes
Get a lot stronger
Gimme gimme
Gimme just a little smile
That's all I ask of you
(Is that too much?)
Gimme gimme
Gimme just a little smile
We got a message for you
Gimme gimme
Gimme just a little smile
That's all I ask of you
Sunshine, sunshine reggae
Sunshine, sunshine reggae
Sunshine, sunshine reggae
Gimme gimme
Gimme just a little smile
That's all I ask of you
(Is that too much?)
Gimme gimme
Gimme just a little smile
We gotta message for you (Drop it)
Sunshine, sunshine reggae
Let the good vibes
Get a lot stronger
Sunshine, sunshine reggae
Don't worry, don't worry
Take it easy
Sunshine, sunshine reggae
Let the good vibes
Get a lot stronger
Get a lot stronger
Let the good vibes
Get a lot stronger
Let the good vibes
Get a lot stronger
Let the good vibes
Get a lot stronger
Let the good vibes
Get a lot stronger
Let the good vibes
Get a lot stronger
Let the good vibes
Get a lot stronger
Let the good vibes
Get a lot stronger

Fonte: Musixmatch
Compositores: John Guldberg / Tim Stahl
Letras de Sunshine Reggae © Sing-a-song-publishing 
A.p.s., Sing A Song Publishing Aps

domingo, 2 de abril de 2023

Domingo de Ramos, uma celebração religiosa (02.04.2023)

02/04/2023: Domingo de Ramos da Paixão do Senhor – Santa Cecília – Cantos  para Missa
imagem obtida em https://santaceciliacantosparamissa.wordpress.com


Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo anterior à Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1, Mateus 21:1–11, Lucas 19:28–44 e João 12:12–19). 

Diz a tradição que Jesus teria entrado pela porta dourada de Jerusalém.
Na liturgiaromana, este dia é denominado de "Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor". A liturgia católica ainda denomina a festa de diversas formas, como: "Páscoa Florida", em contraste com a Páscoa enquanto tal que é "frutífera" e Pascha competentium ou Pascha petitum, pois era durante essa festa que "aqueles que pedem" o Batismo são apresentados.

Na Igreja Católica (e em algumas denominações protestantes), o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras, oliveiras ou salgueiros para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados.

Narrativa bíblica e simbolismos

Ver artigo principal: Entrada triunfal em Jerusalém

Nos relatos evangélicos, a entrada triunfal de Jesus ocorre por volta de uma semana antes de sua ressurreição.

De acordo com eles, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. A multidão cantou parte de um salmo (Salmos 118:25–26) — "Salva-nos agora, te pedimos, ó Javé; Ó Javé, envia-nos agora a prosperidade. Bendito seja aquele que vem em nome de Javé, Da casa de Javé vos abençoamos".

O simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra.
Segundo esta tradição, um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um "príncipe da paz" e não um rei guerreiro.

Flevit super illam.

Em Lucas 19:41, conforme Jesus se aproxima de Jerusalém, ele olha para a cidade e chora por ela (no evento conhecido como em latim: Flevit super illam), já prevendo o sofrimento a que passará a cidade.

Em muitos lugares no Oriente Próximo antigo, era costumeiro cobrir de alguma forma o caminho à frente de alguém que merecesse grandes honras. A Bíblia hebraica (II Reis 9:13) relatam que Jeú, filho de Josafá, recebeu este tratamento. Tanto nos evangelhos sinóticos quanto o Evangelho de João reportam que a multidão conferiu a Jesus esta honraria. Porém, nos sinóticos, o povo aparece lançando suas vestes e juncos cortados na rua, enquanto que em João, mais especificamente, menciona ramos de palmeira. Estes eram símbolos de triunfo e vitória na tradição judaica e aparecem em outros lugares da Bíblia (Levítico 23:40 e Apocalipse 7:9, por ex.). 
Por causa disto, a cena do povo recebendo Jesus com as palmas e cobrindo seu caminho com elas e com suas vestes se torna simbólica e importante.

Domingo de Ramos em Saragoça, Espanha.

Liturgia


Domingo de Ramos em Timor-Leste

Ocidente

A celebração do Domingo de Ramos começa em uma capela ou igreja afastada de onde será rezada a Missa. Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote. Então, este proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, e inicia-se a procissão com algumas orações próprias da festa, rumo à igreja principal ou matriz. Nesta procissão, canta-se o solene canto chamado "Hino ao Cristo Redentor": 

Glória, louvor, honra a ti, ó Cristo Rei, redentor. Sobe a ti piedoso hosana, dos pequenos o clamor! De Israel rei esperado: de Davi ilustre filho; o Senhor é que te envia, ouve pois nosso estribilho. Todos juntos te celebram, quer na terra ou nas alturas; cantam todos teus louvores, anjos, homens, criaturas. Veio a ti o povo hebreu, com seus ramos, suas palmas; também hoje te trazemos nossos hinos, nossas almas. Festejam a tua entrada, que ao Calvário conduzia; mas agora que tu reinas maior é nossa alegria. Agradaram-te os seus hinos, nossos hinos igualmente; o que é bom tu sempre acolhes, Rei bondoso, Rei clemente.

...(...)... ...(...)...

O sentido da festa do Domingo de Ramos tratar tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intensamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como rei pela multidão no domingo, é crucificado sob o pedido da mesma multidão na sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa e também sua solene abertura.

Em muitas igrejas, as folhas de palmeira são guardadas para serem queimadas na Quarta-feira de Cinzas do ano seguinte. 

Em algumas regiões não há palmeiras, pelo que são utilizados os ramos de outras árvores, tais como o loureiro ou a oliveira. 

A Igreja Católica considera as folhas abençoadas como sagradas.

...(...)...

Pesquisei em: pt.wikipedia.org