sábado, 19 de outubro de 2013

SCHOENSTATT, o que é?

Schoenstatt é um lugar que significa "lugar bonito", situando-se em Vallendar, Coblença, na Alemanha.  

É aí que se encontra o Santuário original, um Santuário Mariano, constituindo já uma rede em mais de 40 países, espalhados por todos os continentes.

Schoooenstatt é um Movimento Apostólico, de espiritualidade e de educação, uma "família" no seio da Igreja Católica. "Surgiu assim uma vasta obra formada por leigos, jovens, adultos e famílias, sacerdotes e várias Comunidades de Vida Consagrada" (segundo uma pequena brochura disponibilizada no Santuário de Schoenstatt, em Canidelo, Vila Nova de Gaia).

Santuário em Canidelo, Vª Nª de Gaia
www.panoramio.com

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

OLÁ, PAIS: assunto sério: "...deverão as crianças poder usar telemóveis? "

"EXAME INFORMÁTICA

 Governo francês pondera proibir crianças de usarem telemóveis 

17/10/2013 11:15  

A partir de que idade, uma criança – ou um adolescente - poderá começar a usar telemóvel?questão está a ser analisada pelo governo francês, depois de um relatório que aconselha a limitar a exposição dos mais novos às radiações eletromagnéticas.


Como muitos pais em todo o mundo desenvolvido, Marisol Touraine, ministra da Saúde da França, tem um dilema de difícil solução entre mãos: deverão as crianças poder usar telemóveis?  
Um relatório da Agência Nacional de Segurança Sanitária na Alimentação, no Trabalho e no Ambiente (ANSES) pode levar o governo francês a tomar uma decisão nos próximos tempos. Segundo o site Numeramam, o relatório da ANSES não propõe a proibição, mas desaconselha o uso de telemóveis (quando em modo de conversação) por crianças, a fim de evitar a exposição às radiações eletromagnéticas geradas pela conexão com as redes móveis.
Confrontada com a questão durante uma entrevista na rádio France Info, a ministra da Saúde francesa admitiu que a questão de proibir o uso de telemóveis pelas crianças está a ser ponderada.
O assunto não é propriamente novo: em 2010, a aprovação da denominada lei Grenelle 2 abre a possibilidade de as autoridades aplicarem a proibição do uso de telemóveis por crianças com menos de seis anos de idade. Caso o governo francês volte a tomar uma iniciativa legislativa na matéria, há uma segunda questão que se coloca: será que vai enveredar pela proibição total? E a proibição será aplicada apenas a crianças com menos de seis anos de idade, ou poderá estender-se aos adolescentes?
Há uma probabilidade considerável de o governo gaulês não tomar qualquer decisão até 2014. No início do próximo ano, a ANSES deverá dar a conhecer um relatório mais detalhado sobre os efeitos que a exposição às radiações das redes móveis pode ter no desenvolvimento do cérebro nos utilizadores mais novos. O que pode ajudar o governo a tomar uma decisão sobre a matéria
Ainda antes desse relatório pormenorizado ser anunciado, Dominique Gombert, diretor de Avaliação de Riscos para a Saúde da ANSES, recomendou que se limite o uso de telemóveis por crianças, e que sempre que possível, se opte pelos auriculares Bluetooth. O envio de SMS não foi sujeito a qualquer reparo ou restrição.
A França não é o único país da UE que já começou a trabalhar em legislação que impede o uso de telemóveis por crianças. Na Bélgica, foi aprovada, em março de 2013, uma lei que impede a venda de telemóveis a crianças com menos de 7 anos de idade. Segundo as estimativas mais recentes, duas em cada três crianças belgas têm telemóveis."
FONTE
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2013-10-17-governo-frances-pondera-proibir-criancas-de-usarem-telemoveis?utm_source=newsletter&utm_medium=mail&utm_campaign=newsletter&utm_content=2013-10-17

Jazz - Gregory Porter para ouvir calmamente...

Gregory Porter é um cantor, ator, compositor americano de géneros como Jazz, Blues, Alma, Gospel...

Tem sido considerado "o rei do jazz", por alguns críticos e muitas vezes comparado a Joe Williams e a Nat King Cole...

Nasceu em novembro de 1971 em Los Angeles, Califórnia, mas cresceu em Bakersfield.

Leia-se em e-cultura.pt: 

http://www.e-cultura.pt/AgendaCulturalDisplay.aspxID=36786#sthash.rj34bQW2.dpuf

A estreia nos palcos portugueses está agendada para dia 9 de outubro, no Centro Cultural de Belém, e dia 11 na Casa da Música. Uma oportunidade única para conhecer ao vivo a mais recente aposta da Blue Note, “Liquid Spirit”, e o artista que é considerado por alguns críticos como o “rei” do Jazz, dono de uma extraordinária presença já comparada com a de Joe Williams, Nat King Cole, Donny Hathaway e Marvin Gaye.
Composto por 14 músicas, “Liquid Spirit” ajuda a justificar a rápida ascensão de Gregory Porter no mundo do Jazz e do R&B contemporâneos. Além dos 10 temas originais, onde o músico demonstra um dom inato para compor com base em experiências pessoais, deste álbum fazem também parte uma versão do standard “I Fall In Love Too Easily”, bem como covers de “Lonesome Lover”, de Abbey Lincoln, e o hit de Ransey Lewis “The ‘In’ Crowd”. “Considero-me firmemente um cantor de jazz, mas também gosto de blues, soul e gospel”, diz Porter. “Estes elementos fazem o seu caminho dentro da minha música e eu sempre ouvi-os em Jazz”. Dono de uma das vozes mais cativantes na música de hoje, Porter canta com a alma transmitindo emoção e intelecto com a sua voz. Os altos e baixos do romance, a infância e o mundo que o rodeia são algumas das temáticas abordadas em “Liquid Spirit”.
Tal como escreveu a cantora Dee Dee Bridgewater no JazzTimes: “Há muito tempo que não temos um cantor como ele. É um compositor maravilhoso que conta grandes histórias.
Três anos depois, e apesar de já ter gravada ou partilhado o palco com Van Morrison, Wynton Marsalis, Dianne Reeves, Nicola Conte, Christian McBride, Kenny Barron, Buster Williams ou David Murray, Gregory Porter mantem a sua personalidade e recebe os elogios e distinções com humildade.
Considerado o novo “rei” do Jazz por alguns críticos, este artista de extraordinária presença que tem sido comparado a Joe Williams, Nat King Cole, Donny Hathaway e Marvin Gaye.
- See more at: http://www.e-cultura.pt/AgendaCulturalDisplay.aspx?ID=36786#sthash.rj34bQW2.dpuf

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Comemora-se hoje O Dia Mundial da Alimentação

16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação

Esta comemoração, que teve início em 1981, é na atualidade

celebrada em mais de 150 países como uma importante 

data para consciencializar a opinião pública sobre a questões

da nutrição e alimentação.

Esta data assinala ainda a fundação da (FAO),  

Organização das Nações Unidas para a Alimentação e 

Agricultura. (fonte: Wikipedia)


imagem conseguida em: www.aena.pt

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Algumas verdades ditas pelo poeta António Aleixo

Para não fazeres ofensas
E teres dias felizes,
Não digas tudo o que pensas,
Mas pensa tudo o que dizes.

Há tantos burros mandando
Em homens de inteligência,
Que às vezes fico pensando
Que a burrice é uma ciência!

imagem extraída de: diversidadesquecidas.blogspot.com 

Homenagem a Luciano Pavarotti