sábado, 8 de junho de 2019

Provérbios para o mês de junho

in ncultura.pt

Provérbios de Junho

Junho calmoso, ano famoso.


Junho chuvoso, ano perigoso.

Junho dorme-se sobre o punho.

Junho floreiro, paraíso verdadeiro.

Junho não dá nada; mata a fome com a cevada.

Junho quente, Julho ardente.
Junho, foicinha em punho.
Sol de Junho madruga muito.
Em Junho, frio como punho.
Lavra pelo S. João e terás palha e pão.
Pelo S. João a sardinha pinga no pão.
Pelo S. João deve o milho cobrir o chão.
Pintos de S. João pela Páscoa ovos dão.
Quem em Junho não descansa, enche a bolsa e farta a pança.
Em Maio, as cerejas uma a uma leva-as o gaio; em Junho a cesto e a punho.
Feno alto ou baixo, em Junho é segado.
Maio engrandecer, Junho ceifar, Julho debulhar.
Maio frio, Junho quente, bom pão, vinho valente.
Maio pardo, Junho claro.
A cortiça em Junho sai a punho, em Agosto a mascoto.
Chovam trinta Maios, mas não chova em Junho.
Chuva de Junho, peçonha do mundo.
Dezembro com Junho ao desafio, traz Janeiro frio.
Para Junho guarda um toco e uma pinha, e a velha que o dizia guardados os tinha.
Ande o Verão por onde andar pelo S. João cá vem parar.
Chuva pelo S. João bebe o vinho e come o pão.
Galinhas pelo S. João no Natal ovos dão.
Guarda pão para Maio, lenha para Abril e o melhor tição para o S. João.
Quando o vento ronda o mar na noite de S. João, não há Verão.

(encontrei em educamais.com)

Provérbios de Junho são um excelente recurso para trabalhar com as crianças. Provérbios de Junho podem ajudar a trabalhar as estações do ano, as colheitas e outras questões deste mês.

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Chico Buarque foi o vencedor do Prémio Camões

Chico Buarque
in http://dglab.gov.pt/premio-camoes-2019/

Chico Buarque de Hollanda (1944), músico e escritor brasileiro recebeu o prémio Camões 2019. 

O Jornal Observador homenageia-o do seguinte modo:

O músico e escritor Chico Buarque é o vencedor do Prémio Camões 2019, foi anunciado esta terça-feira, após reunião do júri, na Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro. O músico e escritor brasileiro ficou “muito feliz e honrado de seguir os passos de Raduan Nassar”, o seu compatriota distinguido com o prémio em 2016.

“Fiquei muito feliz e honrado de seguir os passos de Raduan Nassar”, refere a curta declaração divulgada pela assessoria de imprensa de Chico Buarque.

O músico e escritor brasileiro fora já distinguido com o prémio Jabuti, o mais importante prémio literário no Brasil, pelos romances “Estorvo”, “Leite Derramado”, obra com que também venceu o antigo Prémio Portugal Telecom de Literatura (atual Prémio Oceanos), e por “Budapeste”.
Chico Buarque foi escolhido pelos jurados Clara Rowland e Manuel Frias Martins, professores universitários indicados pelo Ministério português da Cultura, pelo ensaísta Antonio Cícero Correia Lima e pelo professor António Carlos Hohlfeldt, indicados pelo Governo brasileiro, pela professora angolana Ana Paula Tavares e pelo professor moçambicano Nataniel Ngomane.
Estreou-se no romance com “Estorvo”, em 1991, a que se seguiram “Benjamim”, “Budapeste”, “Leite Derramado” e “O Irmão Alemão”, publicado em 2014.
Em 2017, venceu em França o prémio Roger Caillois pelo conjunto da obra literária.
O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, com o objetivo de distinguir um autor “cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento do património literário e cultural da língua comum”.
Foi atribuído pela primeira vez, em 1989, ao escritor Miguel Torga. Em 2018 o prémio distinguiu o escritor cabo-verdiano Germano Almeida, autor de “A ilha fantástica”, “Os dois irmãos” e “O testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo”, entre outras obras.
O Presidente português felicitou esta quarta-feira o músico e escritor brasileiro Chico Buarque, vencedor do Prémio Camões 2019, defendendo que “só pode ser unânime” esta distinção da sua obra como romancista, dramaturgo, mas também como escritor de canções.
Numa nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa considera que, ao premiar Chico Buarque, o júri do Prémio Camões reconheceu “naturalmente também o extraordinário escritor de canções, um dos maiores da língua portuguesa”.
Esta decisão vem “na continuidade de uma marcante decisão da Academia Sueca” de atribuir o Nobel da Literatura ao músico norte-americano Bob Dylan, dando “à canção, género ancestralmente ligado à poesia, um estatuto de dignidade literária”, refere o chefe de Estado.
“Premiar ‘letristas’ pode ser sujeito a discussão, mas premiar Chico Buarque só pode ser unânime, porque, tal como Bob Dylan para a língua inglesa, as canções de Chico traduzem um profundo conhecimento da tradição poética e um alargamento das fronteiras da linguagem musicada, trazendo um grau de sofisticação inédito à música que se diz, e bem, popular”, defende Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República saúda, por isso, o júri do Prémio Camões que, “por unanimidade, lhe concedeu esta distinção, reconhecendo o romancista de ‘Estorvo’ ou ‘Budapeste’, o dramaturgo e argumentista, mas também o extraordinário escritor de canções”.
“Por outro lado, a obra de Chico Buarque, conquistou, ao longo de várias gerações, um incomparável respeito e emoção no mundo lusófono, nomeadamente pelos seus empáticos retratos femininos, pela afinidade com os bons malandros, pelo empenhamento político, pelo amor ao Rio de Janeiro e ao Brasil, pelo trabalho sobre uma língua que, atravessando tanto mar, nos une”, acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa.
Também o Presidente da República de Cabo Verde felicitou esta quarta-feira Chico Buarque pela atribuição do Prémio Camões que disse “coroar uma obra literária de inestimável valor”, e ainda destacar “o caráter e o profundo humanismo do premiado”.
Numa missiva enviada ao músico e escritor, que venceu a edição deste ano do Prémio Camões, Jorge Carlos Fonseca congratulou-se pela escolha, enquanto chefe de Estado e na qualidade de presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
“Nós todos, habitantes deste espaço multicontinental, herdeiro, useiro e fazedor desta língua que nos une – na dor, no sonho, na esperança e na alegria — vimos usufruindo um pouco desse universo criado, há várias décadas, por sua obra e arte”, lê-se na carta.
E sobre o mundo de Chico Buarque escreveu: “É feito de palavras que, primeiro, nos foram chegando musicadas, plenas de vida e da condição humana, de sentimentos, da luta diária de homens e de mulheres do seu Brasil. E, nos últimos tempos, para grande regozijo nosso e das letras deste nosso espaço comum, suas obras literárias, que vieram enriquecer e dar um brilho de qualidade à literatura do seu país”.
Para Jorge Carlos Fonseca, numa “comunidade de afetos, de laços culturais e históricos, cujos alicerces são as pessoas”, entre os que mais têm contribuído para “o seu crescimento e fortalecimento, estão os artistas, os músicos, os cantores e aqueles que registam os passos e o batimento cardíaco da nossa condição, do nosso ser: os escritores, romancistas e poetas, fazedores do nosso edifício identitário comum”. (in observador.pt Autor: Agência Lusa  21.05.2019)
in angop.ao

quinta-feira, 6 de junho de 2019

"Como se faz o chocolate?"



Gosto de ler revistas dirigidas a crianças e jovens e ao ler a revista nosso amiguinho, número 389, de fevereiro de 2019, encontrei um artigo muito elucidativo sobre "Como é que se faz chocolate? Bruna, 9 anos" que diz assim:

"Conheces o cacaueiro? É uma árvore que existe nos países mais quentes e que produz um fruto chamado cacau. Este, no seu interior, tem as sementes que servem de matéria-prima para a produção de cacau. Nas fábricas, as sementes são separadas por tamanhos e eliminam-se as impurezas. De seguida, as sementes são torradas e, assim, apuram o seu sabor e o seu aroma. Posteriormente, a casca é separada do grão, e os grãos são triturados até formarem uma massa. Esta massa será a base do chocolate. Estas misturas de ingredientes são feitas durante várias horas e a uma alta temperatura. Depois, o chocolate líquido é colocado em moldes, onde arrefece, e, assim, fica pronto para ser embrulhado em papéis coloridos. Para finalizar, os chocolates são embalados e enviados para os locais de venda.
Para fazer...
... o chocolate de leite, junta-se leite e açúcar à massa de cacau.
... o chocolate amargo, acrescenta-se açúcar e baunilha à massa.
... o chocolate branco, a massa de cacau tem de passar primeiro por uma máquina que extrai a manteiga de cacau. A esta manteiga de cacau junta-se leite e açúcar.
Atenção: 
- o chocolate sabe bem, é verdade, mas deve ser evitado, ou, pelo menos, consumido em pequenas quantidades.
- Dá preferência ao chocolate amargo, pois contém menos açúcar."

Está muito interessante esta exposição,  pois esclarece os mais novos sobre produtos que consumimos no nosso dia-a-dia e também é bom que eles saibam se são saudáveis ou prejudiciais à saúde.

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Hoje, 5 de junho, é Dia Mundial do Ambiente

in medium.com

Comissão parlamentar de Ambiente aprova proposta para ouvir ativista Greta Thunberg na Assembleia da República

Pedro Soares, do BE, afirma que a presença da jovem na Assembleia pode fomentar o envolvimento dos mais jovens nas questões ambientais e transmitir a emergência do combate às alterações climáticas.
A comissão parlamentar de Ambiente aprovou esta terça-feira por unanimidade uma proposta para convidar a jovem ambientalista sueca Greta Thunberg a discursar na Assembleia da República.
O presidente da comissão, o deputado do Bloco de Esquerda Pedro Soares, disse à Lusa que esta terça-feira foi enviado um ofício ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, a solicitar que Greta Thunberg seja convidada a visitar o parlamento português.
“Será uma boa oportunidade para ela falar do livro que vai lançar”, disse o deputado, explicando que será Ferro Rodrigues a definir de que forma a jovem sueca se dirigirá aos deputados, se será numa intervenção ou em forma de conferência, por exemplo.
Nas palavras de Pedro Soares, a presença de Greta Thunberg no parlamento dará um sinal importante de mobilização e envolvimento dos mais jovens. A comissão de Ambiente, disse, tem trabalhado muito na área das alterações climáticas e nas formas de as mitigar.
Greta Thunberg, de 16 anos, tornou-se uma porta-voz dos jovens no tema da luta contra as alterações climáticas ao iniciar no seu país uma greve semanal para chamar a atenção para a urgência de medidas para enfrentar as alterações climáticas. As suas ideias estão a inspirar milhares de jovens no mundo inteiro.(in observador.pt a 07.05.2019)
in calendarr.com

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho.
É um evento anual que tem como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.

História do Dia Mundial do Ambiente

A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972.
O dia 5 de junho foi escolhido para festejar esta data já que marca o dia em que teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente.

Atividades do Dia Mundial do Ambiente

Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente em mais de 100 países, com variadas atividades programadas em função desse tema.
Os eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas. Nas escolas esta data assume especial importância, com a chamada de atenção para a preservação do meio ambiente junto das crianças.
Este dia puxa assim pelas pessoas, estimulando o desenvolvimento de ações que causem um impacto positivo no meio ambiente.

terça-feira, 4 de junho de 2019

Anedotas para dispor bem!

in piadassecas.com

O pai pergunta à filha:
- Oh filha, porque estás a levar para o teu quarto um copo com água e outro sem?
- Ora, papá, porque posso ter sede ou não!

Naquele dia, a professora na aula ensinava o verbo "comer":
- "Eu como", "Tu comes", "Ele come". António, diz-me, por favor, em que tempo estamos?
- Estamos na hora do almoço, Senhora Professora!

Como o Joãozinho chegou muito atrasado à aula, a professora perguntou-lhe:
- O que é que aconteceu para teres chegado tão tarde?
- Foi um crocodilo que me atacou!
- Como? Um crocodilo? Mas...não estás ferido?
- Por acaso, eu não; o trabalho de casa é que desapareceu, ele comeu-o todo...

in piadassecas.com

segunda-feira, 3 de junho de 2019

domingo, 2 de junho de 2019

Para a miudagem comer ao lanche: Bolo de Banana na Caneca

in montaencanta.com.br

Este bolinho que é cozinhado no micro-ondas, é de muito fácil e rápida confecção. 

Ingredientes:

1 banana bem madura
1 ovo
3 colheres de sopa de farinha
1 colher de café de fermento em pó
1 pitadinha de canela em pó

Primeiro, esmaga bem a banana com um garfo e amassa-a bem. Segundo, mistura a banana com o ovo numa caneca que possa ir ao micro-ondas. Terceiro, junta agora a farinha e a canela aos ingredientes na caneca e envolve tudo muito bem, mas delicadamente. Quarto, agora adicionas-lhes o fermento em pó e mexes tudo muito bem. Quinto, coloca a caneca no micro-ondas e marca três minutos. Sexto, deixa arrefecer um pouco e descola cuidadosamente o bolinho da caneca. Hummmm...que cheirinho! Então,  agora é só pegar numa colher e comer! 

Que te saiba muito bem! 

Até à próxima!