sábado, 2 de julho de 2011

Eduardo Souto Moura recebeu o Prémio Pritzker



Foi no passado dia 3 de Junho que o arquiteto português Eduardo Souto Moura recebeu, em Washington, o Prémio Pritzker, distinção equiparada ao Prémio Nobel.

Na sessão de atribuição do prémio, Barak Obama, Presidente dos Estados Unidos, fez um rasgado elogio à obra do arquiteto português, referindo que este enfrentou a sua carreira desafiando os limites  da sua arte, fazendo-o de modo a servir o bem público, "tudo num estilo que parece tão belo como leve"

O nosso arquiteto não escondeu a sua grande felicidade por ter recebido esta importante distinção.

Parabéns, Arquiteto Souto Moura! Parabéns, Portugal!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Eventos Culturais hoje a amanhã, no São Luiz Teatro Municipal



           

Pedro Burmester, um apaixonado pelos mestres do romantismo alemão, apresentará, durante o ciclo Piano  temas destes mestres, juntamente com o pianista Francisco Reis e o violoncelista José Pereira de Sousa, hoje, às 21h (1 de Julho).

João Paulo Esteves da Silva tocará, a solo, pelas 21.h30, amanhã, 2 de Julho.


quinta-feira, 30 de junho de 2011

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Angélico estará sempre nos nossos corações!!



Angélico Vieira tornou-se um ícone para os jovens portugueses, como actor e cantor, sendo idolatrado por milhares de fãs.

Aos 21 anos era modelo, frequentando, simultaneamente, um curso de gestão de empresas. Tornou-se famoso quando fez parte da série da TVI, "Morangos com açúcar", integrando a banda musical, os D'Zrt, que conheceu um êxito estrondoso em todo o país.

Mais tarde, o jovem actor e cantor, acabou por seguir uma carreira a solo.

Era reconhecidamente por todos os que com eles privavam mais de perto, um jovem de grande humildade, transbordante de alegria de viver, mostrando-se sempre muito afável.

Infelizmente, a vida acabou por não sorrir a este grande ídolo, que contava   apenas com 28 anos de idade.

Na madrugada de 25 de Junho, Angélico e mais três amigos, viajavam de automóvel, na A1, do Porto para Lisboa e foi na zona de Estarreja, que o infortúnio os atingiu num brutal acidente, tendo morrido logo um deles.

Angélico veio a ter o mesmo triste fim, uns dias depois, a 28 de Junho, no Hospital de Santo António, no Porto, rodeado pela sua família.

Muitos foram os fãs que à entrada do Hospital acompanharam a evolução do seu estado de saúde durante três dias, após ter sido noticiado o sucedido em toda a imprensa, rezando para que houvesse um milagre, uma vez que as informações médicas indicavam sempre um "prognóstico muito reservado".

E assim desapareceu uma estrela prometedora, cuja vida foi ceifada tão cedo!

Adeus, Angélico: estarás eternamente no coração de cada um de nós!

Até sempre!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pensamento do Dia








"Coragem é resistência ao medo, domínio do medo e não ausência do medo".

Mark Twain

domingo, 26 de junho de 2011

Dança Contemporânea


Pesquisa:

"Dança Contemporânea
Atividades
Essa é uma nova linha estética, que está em pleno desenvolvimento no mundo da dança, é uma aula onde o laboratório e a experimentação de movimentos é frequentemente testado no corpo e mente do aluno/bailarino em questão, é uma nova linguagem que segue uma linha de pensamento bem atual, onde cada um traz para seu próprio corpo suas vivencias, seus conteúdos, sua linha de raciocínio, seus medos, anseios, e principalmente suas atitudes perante a vida através do movimento.

Uma das grandes vertentes do contemporâneo é a desconstrução do movimento, mas é importante ressaltar que para que haja uma desconstrução de algo, deve-se ter sido construído algum conteúdo de movimento.

Ao contrario de muitas outras linhas estéticas que já tem suas escolas estruturadas e seguidas por muitos no mundo da dança, o Contemporâneo vem buscando uma identidade própria, mas é claro que para se ter uma identidade temos que ter uma família, um gerador de informações, que são com certeza o bom e tradicional ballet clássico com suas posições e linhas, a dança moderna com sua força, resistência e ilimitadas movimentações corporais, o jazz com toda a sua flexibilidade, seu swingado e dissociação de movimentos e até mesmo as danças folclóricas que influenciam cada região.

Nessa aula o aluno tem a possibilidade de trabalhar a mente e o corpo de forma bem equilibrada, pois o aluno é motivado a ter um corpo pensante. O movimento tem uma origem e te leva até um movimento seguinte e isso é uma das formas pelas quais definem-se o caminho das coisas (técnicas), que irão facilitar o corpo para a dança seja ela contemporânea, moderna ou clássica.

Nossa escola investe nesta nova linha estática como forma de aproveitar o que cada corpo tem de melhor, oferecendo aula de Dança Contemporânea para adolescentes e adultos."
http://www.conservatoriodedanca.com/danca_contemporanea.html

Sugestões de espetáculos de Dança Contemporânea na cidade do Porto:

Link:  http://www.teatro-tivoli.com/

 "Dia 9 de Julho de 2011 às 16h30



Sinopse
A academia de Dança DANÇARTE promove mais um espectáculo para o final do ano lectivo de 2011. As classes avançadas irão mostrar o seu progresso no palco do Tivoli. A fusão do ballet clássico com a dança flamenca, a dança contemporânea, o hip hop, dança jazz, danças de salão e danças orientais são os desafios desta academia para este evento.

Programa
80 min sem intervalo
Coreógrafos
João Hydalgo
Débora Queiroz
M. João Mirco
Miguel Valentino
Ricardo Soares
Marta Blanco
Rudy Alves
Paula Dahad

Elenco
Classes avançadas da academia de dança DANÇARTE
Flamenco Live
Dia 9 de Julho de 2011 às 21h30





















Mais do que um simples bailado, FLAMENCO LIVE é o momento! É o momento que permite aos artistas exteriorizarem em movimentos pouco ortodoxos a nova criação do coreógrafo João Hydalgo.

É o desafio aos sentimentos do público perante o olhar atento do flamenco contemporâneo.

É o preenchimento dos momentos vazios do flamenco compactuados agora em novas formas humanas.

É um espectáculo no verdadeiro sentido da palavra, é um bailado por inteiro, é uma noite a não perder…

Bilheteira
21 357 20 25
Horário de Bilheteira
Segunda a Domingo
13:00h às 19:00h
Nos dias de Espectáculo
Das 13h até ao início do mesmo
E-mail:
geral@teatro-tivoli.com
Reserva de Bilhetes só através do número:
707 234 234
Planta
Lotação: 1088 lugares
Restaurante Tivoli
Teatro
2ª a 6ª feira:
- almoço: 12.30h/15.00h
- lanches - 15.00h/18.00
Tel.: 210737240
E-mail: tivoli.caffe@casadomarques.pt
Sábados, Domingos e jantares durante a semana: por marcação."
Vamos visualizar dois vídeos de dança contemporânea: