sábado, 4 de agosto de 2018

Calor? SIM, muito!

in: lusa.pt

Sem dar tréguas, o calor extremo atingiu esta sexta-feira valores ainda mais elevados de temperaturas máximas, com Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, a ser a cidade mais quente do país ao atingir 45,9 graus Celsius. Logo a seguir surgiu Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, onde foram registados 45,5 graus, segundo os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, os recordes de máximas em agosto foram batidos esta sexta-feira num terço do país, com a região Sul a destacar-se ao registar uma maior subida nas temperaturas máximas.
Além de Alcácer do Sal e de Reguengos, as estações do IPMA com valores superiores a 44º registaram-se esta sexta-feira em Alvalade (44.8 º), Alvega (44.7°), Pegões (44.6 °), Setúbal (44.6 °), Portel (44.6 °), Mértola (44.4 °), Neves Corvo (44.2 °), Évora (44.1 °), Coruche (44.1 °) e Zebreira (44.1 º).
Segundo o comunicado do IPMA enviado ao DN, na quinta e sexta-feira "foram excedidos os recordes da temperatura máxima para o mês de agosto em cerca de 20% e 45% das estações, respetivamente".
Ao todo foram 16 as estações que registaram esta sexta-feira recordes históricos, sete das quais referentes aos estabelecidos na quinta-feira, conforme mostra a tabela do IPMA.


Prevê-se que o calor intenso se mantenha até segunda-feira, dia 6, sendo esperadas temperaturas na ordem dos 40º em grande parte do território continental. O "período mais crítico" é até hoje, sábado, "em vários locais do Alentejo, vale dos rios Douro e Tejo e na Beira Baixa", em que "a temperatura máxima poderá atingir 45° e, num ou outro local, ultrapassar este valor", diz o IPMA.

Bater recorde europeu?

É desta forma expectável que sejam verificados novos recordes históricos neste sábado, estando 11 distritos - Lisboa, Setúbal, Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga - em aviso vermelho até às 14:59 de domingo, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, segundo o IPMA.
Sábado promete temperaturas máximas extremas em Portugal, mas também em Espanha e, segundo a BBC, é esperado que nestes dois países seja batido o recorde europeu registado na Grécia há mais de 40 anos em Elesfina e Tatoi. Nestas duas localidades, situadas na região da Ática Ocidental, onde fica Atenas, os termómetros registaram 48 graus Celsius, a temperatura mais alta registada na Europa desde que começaram as medições, em 1956.
Em Portugal, o recorde é de 1 de agosto de 2003, ano em que se registou "novo máximo absoluto relativo à temperatura máxima de 47,3°C na Amareleja", segundo o IPMA. A onda de calor que se verificou nesse ano é "comparável" a que estamos a viver agora.

Valores da temperatura mínima elevados

As previsões do IPMA apontam também para valores muito elevados nas temperaturas mínimas, que deverão atingir "valores próximos de 25° em grande parte do território, aproximando-se de 30° em alguns locais do interior Centro e Sul, em especial no Alto Alentejo", lê-se no comunicado.
Na zona de Portalegre, por exemplo, as temperaturas noturnas não deverão baixar dos 30 graus
Aliás, esta onda de calor extremo levou a Autoridade Nacional da Proteção Civil a estender esta sexta-feira o estado de alerta especial vermelho, o mais grave, em relação aos meios de combate a incêndios florestais, a 11 distritos de Portugal continental. Depois de Faro e Beja, os distritos de Lisboa, Setúbal, Évora, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda e Bragança ficaram abrangidos por este nível de alerta do Sistema Integrado de Operações de Socorro, que define a "prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro".
Precisamente no dia em que mais 11 distritos de Portugal continental ficaram em alerta especial vermelho, em Monchique, no distrito de faro, deflagrou um incêndio florestal, que levou à evacuação por precaução do lugar das Taipas, e que mobilizou na sexta-feira mais de 400 operacionais, dos quais nove tiveram de receber assistência médica. No combate às chamas estiveram envolvidos 10 meios aéreos e 127 veículos. "Vai ser uma tarefa difícil dominar este incêndio, espera-se uma noite muito complicada, de muito trabalho e muito exigente", referiu Abel Gomes, comandante de operações de socorro, durante a conferência de imprensa ao final do dia.

Calor abranda a partir de domingo

A partir de domingo, dia 5, o calor deverá abrandar. De acordo com as previsões meteorológicas, "a temperatura deverá registar uma ligeira descida nas regiões do litoral Sul e, nos dias seguintes, no restante território, sendo essa descida mais significativa no dia 7".
Prevê-se, no entanto, "que os valores da temperatura máxima se mantenham na ordem de 30-35° em muitos locais até dia 10", refere o IPMA, dando conta que "haverá transporte de poeiras do Norte de África que afetará gradualmente, de sul para norte, todo o território, traduzindo-se num tom amarelado do céu".


sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Hoje, primeira sexta-feira de agosto, é Dia Internacional da Cerveja

Dia Internacional da Cerveja é celebrado na primeira sexta-feira do mês de agosto.
A data foi criada em 2007, na Califórnia, por quatro amigos fãs desta bebida e hoje é festejada em mais de 50 países por amantes fervorosos de cerveja.
Também conhecida como loira, a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida pelos portugueses e o pico de consumo regista-se durante os meses mais quentes do ano, sendo agosto o mês ideal para celebrar a cerveja. Na Europa realizam-se vários festivais da cerveja, especialmente em países como a Bélgica e a Alemanha. Enquanto a bebida alcoólica mais antiga e popular do mundo que é, pode encontrar a cerveja em qualquer bar, restaurante ou pub, não tendo desculpas para não aderir a este dia mundial da cerveja.

Curiosidades sobre a cerveja

  • Existem vários tipos e variedades de cerveja.
  • Em média, o processo de produção da cerveja demora 20 dias.
  • Existem copos específicos para beber cada tipo de cerveja.
  • A cerveja tem muitos benefícios para a saúde, incluindo os ossos, a insónia, o colesterol, o cabelo, a pele, o sistema imunológico e cardiovascular.
  • As garrafas castanhas ajudam a manter a frescura da cerveja.
  • A cerveja mais cara do mundo é a Vielle Bon Secours que custa 880 euros.
  • A melhor cerveja do mundo é a Westvleteren 12, com 10,2% de álcool.
(in: calendarr.com)

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Shawn Mendes canta "In my blood"!


in youtube.com

Quem é Shawn Mendes?
Shawn Peter Raul Mendes (Toronto8 de agosto de 1998) é um cantor e um músico canadense, de origem portuguesa e britânica. Seu single de estreia, "Life of the Party", o fez o artista mais jovem a estrear entre as 25 primeiras posições da Billboard Hot 100. O seu álbum de estreiaHandwritten, lançado em 14 de abril de 2015, chegou logo em primeiro lugar na Billboard 200, consagrando-o como um dos artistas mais jovens a conseguir esse feito.
Seu álbum Illuminate foi lançado dia 23 de setembro de 2016. O álbum debutou em #1 na Billboard 200, fazendo Shawn ter dois discos em primeiro lugar na Billboard antes dos vinte anos de idade.
Recebeu o título de Melhor Artista, dos prémios europeus de música do canal MTV, na edição do ano de 2017. (in: pt.wikipedia.org)

Shawn Mendes, artista luso-descendente de 19 anos, foi o eleito pela Federação Portuguesa de Futebol para interpretar o tema de apoio à ‘Selecção das Quinas’ para este Mundial.
O tema adaptado do seu êxito ‘In My Blood’ mantém-se quase original, sofrendo apenas algumas alterações no refrão, onde se pode ouvir o cantor que nasceu no Canadá a entoar “Eu vou acreditar!/Que vamos conseguir/Que vamos conquistar/Nós somos Portugal/Uma só voz/E um coração!”.
De resto, a música original conta com mais 100 milhões de visualizações na plataforma digital do Youtube e é um dos maiores êxitos do artista.
Recorde-se que à semelhança do Euro 2004, a Federação Portuguesa de Futebol escolhe um luso-descendente para interpretar o tema de apoio à selecção. Na altura, Nelly Furtado foi a eleita tendo composto o tema ‘Força’, eleito por muitos o melhor ‘hino’ de apoio à selecção numa grande competição. (in: dnoticias.pt  14 junho 2018)

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Homenagem a Celeste Rodrigues, irmã de Amália

in: discogs.com
O Jornal observador.pt, 1 de agosto noticia assim a morte da irmã mais nova de Amália Rodrigues:
Morreu a fadista Celeste Rodrigues, irmã mais nova de Amália Rodrigues. Tinha 95 anos e 73 de carreira, uma vida dedicada ao fado. A morte da artista foi confirmada pelo neto, Diogo Varela Silva, ao final da manhã desta quarta-feira. “É com um enorme peso no coração, que vos dou a noticia da partida da minha Celestinha, da nossa Celeste”, anunciou o realizador, responsável por um documentário sobre a artista, “Fado Celeste”, de 2010.
“Hoje deixou uma vida plena do que quis e sonhou, amou muito e foi amada, mas acima de tudo, foi a pedra basilar da nossa família, da minha mãe, da minha tia, dos meus irmãos, sobrinhos e filhos, somos todos orgulhosamente fruto do ser humano extraordinário que ela foi”, escreveu  Diogo Varela Silva na sua página do Facebook. “Que a sua humanidade, bondade e maneira de estar bem com a vida, seja um ensinamento, que nós possamos honrar pelas nossas vidas fora.”