sábado, 4 de junho de 2016

Na cidade, é possível ter um pequeno jardim e uma pequena horta na nossa marquise...

Tenho alguns vasos de plantas na minha marquise: sardinheiras, cactos, ervas aromáticas ... e ainda um tomateiro "cherry"!

O meu tomateiro "cherry" 
e as ervas aromáticas


Este tem sido a principal "vedeta" no meio de todas as outras e lá vai conseguindo desenvolver-se, graças ao espaço fechado e abrigado mantendo-se relativamente quentinho ... 
Resolvi arranjar-lhe uma enorme estaca quase até ao teto e onde ele se vai apoiando. Todos os dias quando me levanto, a minha preocupação é ir olhá-lo, e ver como está: sempre com uns centímetros a mais... 

No verão passado já consegui colher alguns tomatinhos cherry e, claro, foram para fazer uma rica salada e bem caseira, está bom de ver!



dois tomatinhos "cherry"
Este ano, depois de secarem alguns galhos do tomateiro, ele rebentou de novo e já há um tomatinho lá pendurado das florinhas amarelas que ele dá e que é donde o fruto surge. E ainda estamos no início de junho... há salada garantida para todo o verão!

Quanto aos vasos com as plantas variadas e cactos, estão todos muito lindos e desenvolvidos. Este ano, já todos deram flor...



o meu pequeno jardim, na minha marquise
Quem disse que não é possível ter horta e jardim numa marquise de um apartamento na cidade?

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Cassius Clay partiu para sempre...


in. ringtv.craveonline.com 
"Nasceu em 1942 e foi mais do que uma estrela do pugilismo. Voou como uma borboleta e ferrou como uma abelha muitas vezes, muitas mais, depois de dizer estas palavras a Sonny Liston antes de o derrotar em 1964.
Gritou então “eu abanei o mundo”. E abanou mesmo: a história de Cassius Clay, mais tarde convertido ao islamismo com o nome de Muhammad Ali não foi só a de um nome indelével da história do desporto, foi a de um ícone cultural.

Mas a abanar o mundo de Ali desde 1984 esteve a doença de Parkinson. Manteve a coragem, sem se eximir aos olhos de um público habituado a vê-lo erguer os punhos para celebrar vitórias. 
No ano em que foi diagnosticado declarou: “As pessoas dizem que falo devagar. Não é de admirar. Calculo que deva ter levado cerca de 29 mil socos. Ganhei 57 milhões de dólares e poupei metade.Sabem quantos homens negros são mortos todos os anos por pistolas e facas sem terem um tostão? Posso falar devagar, mas a minha cabeça está OK.”
E foi a cabeça que o fez dizer também: “Um homem que não é corajoso o suficiente para correr riscos nunca vai conseguir nada na vida.”"
in: 
http://pt.euronews.com/2016/06/04/morre-aos-74-anos-o-pugilista-muhammad-ali/

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Portugal, um país envelhecido!

in: observador.pt (05.11.2014)


"Em 2050, Portugal será o 4.º país mais envelhecido do mundo 

por Liliana Borges, 09 de setembro 2015

Relatório das Nações Unidas coloca Portugal na lista dos seis países que estão a envelhecer mais depressa. A estimativa feita pela organização aponta que em 2050 cerca de 40% da população portuguesa terá mais de 60 anos.
Em Portugal, quase metade da população terá em 2050 mais de 60 anos. Nos próximos 35 anos, a população portuguesa mais envelhecida representará cerca de 40% do total de habitante, um número que fica acima da média europeia. Com uma tendência geral para o envelhecimento populacional, 34% da população europeia terá, em média, mais uma idade superior a 60 anos. Em termos de população mundial, o envelhecimento geracional significará um aumento de 901 milhões para 2,1 mil milhões de pessoas com mais de 60 anos nas próximas três décadas. Um número que poderá triplicar em 2100.
O ranking elaborado pelas Nações Unidas coloca Portugal no top das seis economias "a envelhecer mais depressa". Portugal fica assim em 4.º lugar, à frente da Grécia e Itália, mas depois do Japão, que mantém assim a actual posição de país com a população mais envelhecida a nível mundial, Coreia do Sul e de Espanha.
Se por um lado a notícia de envelhecimento populacional chega como um reflexo da melhoria da esperança média de vida, por outro lado coloca alguns desafios ao nível da sustentabilidade dos sistemas de protecção social, nomeadamente nas pensões e sistemas de saúde. Nesse sentido, a preocupação da maioria dos países para o futuro do seu retrato demográfico é justamente o envelhecimento face ao crescimento populacional. E Portugal está em alerta. Entre 2004 e 2014, o número de nascimentos em Portugal diminuiu 25%, com uma queda mais acentuada nos últimos anos. Segundo o Diário de Notícias e o Público estes números registaram uma recuperação este ano. 

Já em Julho, um relatório do INE divulgou que o grupo dos idosos continua a crescer e em 2014 eram já 141 idosos por cada 100 jovens. Actualmente, Portugal já é o quarto país da União Europeia com a população mais envelhecida. A estimativa das Nações Unidas vem estender essa posição para um universo mundial, prevendo o agravamento da actual situação demográfica actual.
Num relatório criado pela HelpAge International, uma organização não-governamental americana, estima-se como será a qualidade de vida para a geração em questão no top dos 6 países com a geração mais envelhecida, onde Portugal mantém a posição de 4.º lugar. O relatório mostra também o impacto que a crise financeira de 2008 teve nas gerações mais velhas, especialmente no sul da Europa, destaca a Bloomberg.
Itália e Espanha têm neste campo um melhor desempenho do que Portugal, com base na cobertura de pensões, acesso à saúde e ao uso de transportes públicos.
A diminuição no crescimento da população é causada pela redução na fertilidade e aumento da esperança média de vida, causando o aumento em proporção da população idosa ao longo do tempo.
Não obstante, registam-se excepções. Daqui a 35 anos, o nosso planeta terá 9,78 mil milhões de pessoas, um aumento de quase dois mil milhões de pessoas. A explicação é simples: este crescimento vai estar concentrado em países cujo nível de fertilidade é já bastante. Em questão, e por ordem de contribuição populacional, listam-se nove países: Índia, Nigéria, Paquistão, República Democrática do Congo, Etiópia, Tanzânia, Estados Unidos da América, Indonésia e Uganda."

in: http://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/detalhe/portugal_sera_o_quarto_pais_com_populacao_mais_idosa_em_2050.html


segunda-feira, 30 de maio de 2016

A Ucrânia venceu o Festival da Canção da Eurovisão 2016

"Ucrânia, representada por Jamala e o tema 1944, é o país vencedor do Festival da Eurovisão 2016! Austrália, favorita do júri, e Rússia, favorita do televoto, seguiram-se na classificação!

Já está escolhido o vencedor do Eurovision Song Contest 2016! Ucrânia, representada por Jamala e o tema 1944, arrecadou a vitória com um total de 534 pontos, mais 23 que a segunda classificada, Austrália, que havia vencido a votação do júri, com larga distância. Em terceiro lugar ficou a Rússia, vencedora do televoto, seguida da Bulgária e Suécia."
in:
http://www.escportugal.pt/2016/05/ultima-hora-ucrania-e-grande-vencedora.html