domingo, 14 de fevereiro de 2010

Algumas curiosidades sobre a vida dos Franceses ...

in pt.wikipedia.org



A Educação:
Os alunos franceses vão à escola 175 dias por ano; têm, em média, 6 horas e meia de aulas por dia, não frequentando a escola às quartas-feiras de tarde; no entanto têm aulas aos sábados de manhã, e gozam 190 dias de  férias, por ano.

O Lazer:
A França é o país da Europa que conta com o maior número de centros de férias: 35 000.
É durante o mês de Julho que se conta com o maior número de partidas para as colónias de férias; em 1995 partiram mais de 1 650 000 crianças;  15 anos mais tarde, ou seja, em 2010, conta-se que irão apenas       1 375 000; para uma estadia de uma semana, são precisos entre 400 a 500 euros.
O jogo mais vendido no mundo é o Monopólio (MONOPOLE): 200 milhões de caixas vendidas em 80 países e traduzidos em 26 línguas.
5 milhões de franceses partem todos os anos para os desportos de inverno, nos Alpes, nos Pirinéus, no Maciço Central e no Jura.
O Roland-Garros é um dos 4 torneios mais importantes e que acolhe campeões do mundo inteiro; realiza-se de 23 de Maio a 5 de Junho. Existe o estádio parisiense de ténis, ao sul do bosque de Bolonha, onde se desenrolam todos os anos os Internacionais de França (campeonatos sobre terra batida).

A Moda:
A palavra "customiser" é a adaptação francesa de "to customise", do inglês, que significa "fabricar por encomenda".Em França, houve uma evolução do sentido dessa palavra para "personalizar". Portanto, "customiser" significa criar o seu próprio estilo.
O "jean" aparece entre 1860 e 1865, pela mão de Levi Strauss que decide produzir calças de trabalho em "denim", um tecido vindo de França (de Nîmes ... denim) e tingido com anil indigo (o anil é um composto existente em certas plantas, cristalino, azul, utilizado como corante e o indigo é uma substância de origem vegetal, também usada como corante).

Vida Familiar:
Em média, um francês consome 150 litros de água por dia para se lavar, para cozinhar, para lavar a loiça ...
52% das famílias francesas têm um animal doméstico.

Alimentação:
A França produz entre 350 a 400 variedades de queijo, o que significa que os franceses têm oportunidade de saborear, pelo menos, uma variedade por dia...

Saúde:
As crianças passam em média, 2h e 11 minutos por dia, diante da televisão. Durante este tempo elas não têm qualquer actividade física; logo, os problemas de obesidade aumentam. Há 300 milhões de obesos no mundo, dos quais 4 milhões são franceses. 57% das crianças "grignotent"; 16% das crianças são demasiado gordas, das quais 4% são obesas. A obesidade toca sobretudo as raparigas : 4,4% contra 3,3% de rapazes.