sábado, 8 de outubro de 2011

Novidades a nível do Português

Este ano letivo já começou e há inovações na disciplina de Português.

Conta-se com Novos Programas para o Ensino Básico, em que os docentes frequentaram já ações de formação para os poderem pôr em prática,  adopção de novos manuais escolares, o que só acontece no 7º e 11º anos, prevendo-se com isto alguns problemas, porque os antigos manuais escolares não estão redigidos, contemplando o Novo Acordo Ortográfico; assim, os professores desta e das outras disciplinas terão de estar atentos, para acompanharem os alunos nesse "novo trilho", eles próprios vão "estudar" com os seus alunos, a nova forma de escrita (é um novo desafio para todos nós e para toda a sociedade que escreve e lê em língua portuguesa) e ainda o aumento da carga horária...

Todas estas novidades são bem acolhidas, mas há muito trabalho a realizar neste novo ano lectivo.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Parabéns!



Parabéns a você

Nesta data querida

Muitas felicidades

Muitos anos de vida

Hoje é dia de festa

Cantam as nossas almas

Para o(a) menino(a)...

Uma salva de palmas!

Tenha tudo de bom

Do que a vida contém

Tenha muita saúde

E amigos também.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Relaxar, com Chill Out Trilogy - Um CD indispensável...



Composições escolhidas, para usufruir de boa música:

Orleya - Under The Sun, I'm waiting for love


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Um encontro de quatro gerações


                     

Precisamente, há um mês atrás, considerei muito importante esse dia de setembro, por se terem concentrado em casa do elemento mais idoso de uma  família, as quatro gerações que dela fazem parte.

Com efeito, foi um encontro de filhos, pais, avós e bisavós que se reuniram para comemorar uma data importante. Não é maravilhoso? Quatro gerações juntas!

Tudo isto me leva a pensar em artigos que tenho lido, da autoria de pediatras, psicólogos, sociólogos, entre outros, em que se tem vindo a demonstrar que, cada vez mais,  estas quatro gerações convivem entre si, devido ao aumento da longevidade. 

Não há dúvida de que, as famílias multigeracionais são já uma nova realidade, porque se por um lado, hoje, são mais pequenas, devido à diminuição do número de filhos, por outro, os avós vivem mais tempo, perfeitamente capazes e disponíveis para ajudar na educação dos netos.

O cruzamento das quatro gerações torna-se interessante de analisar, pois apesar das muitas alterações que hoje em dia poderão existir entre elementos de uma mesma família, como por exemplo, mudança de vida profissional ou de residência, também é certo que, actualmente, é mais fácil vencer certas distâncias para ir ao encontro daqueles que precisam de auxílio. Antigamente, este aspecto era mais difícil de vencer, apesar de os elementos das famílias viverem perto uns dos outros.

A única situação que poderemos considerar mais difícil, e que todos lamentamos, é quando há laços que se quebram irreversivelmente, não se vislumbrando qualquer solução para eles, obrigando-nos à resignação.

Evitemos as rupturas, consolidando os laços de afeto familiares!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vitorino nos Coliseus de Lisboa e Porto

Origem:
http://www.tvi24.iol.pt/musica/vitorino-35-anos-carreira-coliseu-de-lisboa-coliseu-do-porto-convidados/1283687-4060.html

"Vitorino celebra 35 anos de carreira nos coliseus

Jorge Palma, Janita Salomé, Tim, Carminho e Orquestra Filarmonia das Beiras participam nos concertos marcados para os coliseus de Lisboa e do Porto, em Outubro

Por: Redacção/
2011-09-26 16:28

Os músicos Jorge Palma, Janita Salomé, Tim e Carminho vão estar nos coliseus de Lisboa e do Porto, a 5 e 7 de Outubro, para comemorarem com Vitorino os seus 35 anos de carreira, escreve a agência Lusa.

«Nos Coliseus, Vitorino estará rodeado de amigos - Jorge Palma, Janita Salomé, Tim e Carminho - e contará também com a sonoridade única da Orquestra Filarmonia das Beiras para dar outra cor às suas músicas, a partir de arranjos do pianista Filipe Raposo», revela um comunicado divulgado esta segunda-feira.

Os espectáculos assinalam os 35 anos da edição do disco «Semear Salsa ao Reguinho», o primeiro álbum de originais de Vitorino. As comemorações iniciaram-se em Outubro do ano passado, com a edição do disco «Viva a República Viva!».

Ao longo destes 35 anos, Vitorino editou 22 discos e, depois de ter começado a cantar nos anos 1970, acompanhando Zeca Afonso, manteve-se fiel às suas origens alentejanas, fazendo recolha da tradição oral e divulgando-a no seu repertório.

Vitorino também musicou poemas do seu amigo António Lobo Antunes. Gosta de cantar o amor e as cidades e tem feito várias parcerias bem sucedidas com músicos africanos, como o cabo-verdiano Tito Paris, e sul-americanos, como o Septeto Habanero, de Cuba, ou os músicos argentinos que o acompanharam nas gravações do disco «Tango», de 2009."


Pedro Osório, professor, compositor e maestro

Paulo Gonzo: "Espelho de água"

domingo, 2 de outubro de 2011

Vamos recordar a "Balada da Neve", do poeta Augusto Gil

Vitorino comemora 35 anos de carreira musical

"Vitorino Salomé

Vitorino Salomé Vieira, ou apenas Vitorino, como é conhecido, (Redondo, no Alentejo, em 1942) é um cantor português. A sua música combina o folclore tradicional do Alentejo e o estilo urbano e popular da sua voz."

Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Para informação mais completa, vá para: 

                          

Veja o vídeo sobre Vitorino, em:
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?t=Vitorino-celebra-35-anos-de-carreira.rtp&headline=20&visual=9&article=484431&tm=4