sábado, 16 de setembro de 2017

A Coca-Cola no McDonalds sabe melhor?

Eu penso que só experimentando beber Coca-Cola em várias cadeias de fast-food, poderemos ter essa certeza...!!!
Vamos ler, então, como a McDonalds consegue essa maravilha de sabor:
imagem in: quora.com
"De acordo com o Independent, apesar de o McDonald’s seguir todas as normas estabelecidas pela Coca-Cola, há várias medidas que são tomadas por parte da cadeia de hambúrgueres de forma a melhorar a forma como o refrigerante é servido.
O xarope, que é o ingrediente secreto e principal da coca-cola, é entregue nesta cadeia de restaurantes em recipientes especiais de aço inoxidável, pois desta forma, segundo revela o New York Times, isto ajuda a preservar a frescura das bebidas e a dar um sabor único.
Mas as revelações não ficam por aqui, o McDonald’s informou,  no seu site, que “a água e o xarope são pré-refrigerados antes de entrarem nos dispensadores de pressão com uma quantidade de xarope que permite que o gelo derreta”. Portanto, o próprio sistema de dispensar as bebidas também é mantido frio, fazendo com que os refrigerantes estejam sempre muitos frescos.
Por fim, a palhinha desta cadeia também é diferente dos outros restaurantes. Esta é mais larga do que a palhinha típica, o que permite que uma boa quantidade de Coca-Cola atinja todas as papilas gustativas de uma só vez."
(in: ionline.sapo.pt)

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Sobre o tempo - Carta de Séneca a Lucílio

(Lucio Aneu Seneca)
in: https://pt.wikipedia.org/wiki/Séneca

No LIVRO I onde se encontram as cartas 1-12 de Lúcio Aneu SÉNECA para LUCÍLIO, podem ler-se frases de uma reflexão profunda sobre o tempo e sobre o modo como o despendemos ao longo da nossa vida. 

É todo um discurso que considero bem atual, e estou certa que todos nós o tomamos como muito certo e sábio! As suas frases são reconhecíveis, quando aplicadas aos tempos que correm:

"Livro I - Cartas 1-12

1 Procede deste modo, caro Lucílio: reclama o direito de dispores de ti, concentra e aproveita todo o tempo que até agora te era roubado, te era subtraído, que te fugia das mãos. Convence-te de que as coisas são tal como as descrevo: uma parte do tempo é-nos tomada, outra parte vai-se sem darmos por isso, outra deixamo-la escapar. Mas o pior de tudo é o tempo desperdiçado por negligência. Se bem reparares, durante grande parte da vida agimos mal, durante a maior parte não agimos nada, durante toda a vida agimos inutilmente. 

Podes indicar-me alguém que dê o justo valor ao tempo aproveite bem o seu dia e pense que diariamente morre um pouco? É um erro imaginar que a morte está à nossa frente: grande parte dela ja pertence ao passado, toda a nossa vida pretérita é já do domínio da morte

Procede, portanto, caro Lucílio, conforme dizes: preenche todas as tuas horas! Se tomares nas mãos o dia de hoje conseguirás depender menos do dia de amanhã. De adiamento em adiamento, a vida vai-se passando. 

Nada nos pertence, Lucílio, só o tempo é mesmo nosso. A natureza concedeu-nos a posse desta coisa transitória e evanescente da qual quem quer que seja nos pode expulsar. É tão grande a insensatez dos homens que aceitam prestar contas de tudo quanto - mau grado o seu valor mínimo, ou nulo, e pelo menos certamente recuperável - lhes é emprestado, mas ninguém se julga na obrigação de justificar o tempo que recebeu, apesar de este ser o único bem que, por maior que seja a nossa gratidão, nunca podemos restituir.

Talvez te apeteça perguntar como procedo eu, que te dou todos estes preceitos. Dir-te-ei com franqueza: como alguém que vive bem, mas sem esbanjamento. Tenho as minhas contas em dia! Não te posso dizer que nunca perco tempo, mas sei dizer-te quanto, porquê e de que modo o perco. Posso prestar contas da minha pobreza, A mim, porém, sucede-me o mesmo que a muitos que, sem culpa própria, ficaram reduzidos à miséria: todos perdoam, mas ninguém ajuda.

Que mais há a dizer? Não considero pobre aquele a quem basta o poucochinho que tem. Prefiro, contudo, que tu preserves os teus bens e que o comeces a fazer quanto antes. Conforme diziam os nossos maiores, 'já vem tarde a poupança quando o vinho está no fundo.' É que o que fica no fundo, além de ser muito pouco, são apenas as borras!"

(in: Cartas a Lucílio, de Lúcio Aneu Séneca, 5ª edição, Fundação Calouste Gulbenkian, 2014)


(Caio Lucílio)
in: geni.com