sábado, 18 de fevereiro de 2023

João Salgueiro: Portugal "perdeu" ontem um dos economistas mais dedicados à causa pública

Morreu o antigo ministro das Finanças João Salgueiro
imagem obtida in dn.pt


"Desapareceu" ontem um dos economistas mais brilhantes de Portugal.

O Economista João Salgueiro era um democrata e um humanista, procurando que Portugal fosse um país mais justo.


Morreu o antigo ministro João Salgueiro

O economista foi deputado eleito pelo PSD e tutelou o Ministério das Finanças e do Plano, entre 1981 e 1983. 
Foi presidente da Associação Portuguesa de Bancos

O economista e ex-ministro das Finanças João Salgueiro, que morreu na sexta-feira aos 88 anos, iniciou a sua vida profissional no Banco de Fomento Nacional e manteve sempre um percurso ligado à banca.

João Maurício Fernandes Salgueiro nasceu em Braga a 4 de setembro de 1934 e licenciou-se em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa.


Presidiu à Juventude Católica Portuguesa e participou na fundação da Sedes em 1970, tendo sido presidente da Assembleia Geral desta associação cívica.

Em 1969 foi nomeado subsecretário de Estado do Planeamento no Governo liderado por Marcello Caetano e ocupou o cargo até 1971.

Após a revolução do 25 de Abril aderiu ao PSD e entre agosto de 1974 e março de 1975 foi vice-governador do Banco de Portugal.

Após a revolução do 25 de Abril aderiu ao PSD e entre agosto de 1974 e março de 1975 foi vice-governador do Banco de Portugal.

No VIII Governo Constitucional (1981-1983), uma coligação que englobava o PSD, o CDS e o PPM, liderada por Pinto Balsemão, João Salgueiro ocupou o cargo de ministro de Estado e das Finanças. Depois exerceu ainda funções de deputado e foi presidente da Comissão de Economia e Finanças da Assembleia da República.No XII congresso do PSD, realizado em maio de 1985 na Figueira da Foz, foi candidato à liderança do partido, mas viria a surgir um outro candidato que saiu vencedor, Aníbal Cavaco Silva.

João Salgueiro exerceu funções docentes ligadas à economia e à gestão bancária e ocupou diversos cargos na banca, tendo sido Presidente do Conselho de Administração do Banco Nacional Ultramarino e da Caixa Geral de Depósitos, de onde saiu em 2000, justificando que não estavam asseguradas "as orientações estratégicas" que o tinham levado a aceitar o cargo quatro anos antes.Nesse ano, assumiu a presidência da Associação Portuguesa de Bancos, após alterações aos estatutos que permitiram que o líder não fosse um banqueiro, e foi ainda vice-presidente do Conselho Económico e Social.

Em 2021, foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Reações
"Portugal perdeu hoje um dos seus mais brilhantes economistas da segunda metade do século XX", afirma Marcelo Rebelo de Sousa, em comunicado.

O economista foi fundador e mais tarde presidente da Sedes - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, constituída em 1970, para a qual Marcelo Rebelo de Sousa entrou pouco depois.

O presidente do PSD, Luís Montenegro, lamentou a morte do antigo ministro João Salgueiro, lembrando um homem "com invulgar inteligência" e "dedicação à causa pública".

"Homem culto, inteligente e patriota. De espírito livre e independente, preocupado com o seu país e as suas gentes. Com os olhos e o coração nos mais vulneráveis. Um social-democrata de gema, moderado e realista", disse sobre João Salgueiro o eurodeputado social-democrata Paulo Rangel, esta noite, no Twitter.

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, recordou João Salgueiro como "um economista e político que marcou a vida pública portuguesa do seu tempo".

A Sedes, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social afirmou que foi com "profundo pesar e consternação" que recebeu a notícia do falecimento de João Salgueiro, um dos fundadores da associação.

in dinheirovivo.pt  -  18.02.2023

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Conferência de Segurança de Munique

Zelensky tells EU lawmakers that Europe is Ukraine's 'home,' in emotional  address | CNN
imagem in edition.cnn.com


Zelenskyy: "Não há alternativa à Ucrânia na UE e na NATO"

Hoje é dia 17.02.2023, e Ricardo Figueira na pt.euronews.com escreveu assim:

Mais apoio à Ucrânia e aceleração no envio de armas: 
Um sentimento de urgência paira sobre a Conferência de Segurança de Munique, que abriu esta sexta-feira, nas vésperas do primeiro aniversário da invasão russa, com um discurso do Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy.

"Precisamos de velocidade. Velocidade nos acordos, velocidade na entrega e nas decisões para limitar o potencial russo. Não há alternativa à velocidade, porque é da velocidade que a vida depende", disse Zelenskyy na abertura da conferência. 

O presidente ucraniano acrescentou: "Não há alternativa à vitória ucraniana. Não há alternativa à Ucrânia na União Europeia e não há alternativa à Ucrânia na NATO". Volodymyr Zelenskyy  Presidente da Ucrânia

O Chanceler alemão Olaf Scholz, por seu lado, apelou aos aliados para agirem com cautela em relação à Rússia, uma potência nuclear, e para se coordenarem, porque esta guerra, nas suas próprias palavras, é "perigosa", Instou os países com tanques Leopard 2 a enviá-los para a Ucrânia o mais rapidamente possível.

A China é o outro grande foco de atenção nesta conferência de Munique, que reuniu líderes mundiais de todo o mundo. Entre eles, os principais líderes europeus, bem como a vice-presidente norte-americana Kamala Harris e o Secretário-Geral da NATO Jens Stoltenberg.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Dia Mundial da Rádio - 13 de fevereiro


Hoje celebra-se o Dia Mundial da Rádio | Rádio Voz da Planície - 104.5FM -  Beja
imagem in vozdaplanicie.pt


O Dia Mundial da Rádio celebra-se, anualmente, a 13 de fevereiro. Foi proclamado na 36.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 2011. A Resolução 67/124 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 18 de dezembro de 2012, apoia e reforça a celebração desta data.

O seu objetivo é demonstrar a importância da rádio enquanto meio de divulgação de informação a baixo custo. É, também, um meio de comunicação que consegue alcançar populações mais remotas e marginalizadas, garantindo o acesso à informação e ao ensino.

Apesar da desigualdade existente em termos de desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, no acesso a novas tecnologias, a rádio continua a ser uma forma de acesso à informação acessível e alcançável, mesmo sem a existência de eletricidade. Assim, a rádio consegue assegurar direitos como a liberdade de expressão e de pensamento, promovendo a diversidade e suprimindo o fosso entre tecnologias tradicionais e avançadas.

No atual contexto mundial, o apoio à liberdade de imprensa e às estações de rádio livres e independentes é uma necessidade absoluta.

O tema escolhido para celebrar a 12ª edição do Dia Mundial do Rádio é «Rádio e Paz». 

Ao relatar e informar o público em geral, as estações de rádio moldam a opinião pública e traçam uma história que pode influenciar situações nacionais e internacionais e processos de tomada de decisão.

A rádio pode de facto alimentar conflitos mas, na realidade, a rádio profissional modera conflitos e/ou tensões, impedindo a sua escalada ou trazendo consigo conversações de reconciliação e reconstrução. A rádio profissional independente fortalece a democracia e fornece a base para uma paz sustentável.