sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Celebra-se hoje, sexta-feira, dia 2 de fevereiro, o dia de Nossa Senhora das Candeias


A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento de Cristo (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a lei mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar o Templo de Jerusalém até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e, assim, purificar-se. Desta forma, São José e a Santíssima Virgem Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever. Este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, teria-lhes proferido a Profecia de Simeão: «Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios e glória de Israel, vosso povo» (Lucas 2:29-33). 
Com base na festa da apresentação de Jesus/purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação; do cântico de São Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora da Luz/das Candeias/da Candelária, cujas festas eram, geralmente, celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o facto." 
(in https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Luz)


"O Dia de Nossa Senhora das Candeias comemora-se a 2 de fevereiro. 
Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação são outros nomes atribuídos à Santa Maria celebrada neste dia. 
História de Nossa Senhora da Luz 
A data celebra-se a 2 de fevereiro no dia da Apresentação do Senhor ao Templo, quarenta dias após o seu nascimento. Este foi também o dia de purificação de Nossa Senhora. Segundo a lei de Moisés, após darem à luz, as mulheres ficavam impuras, devendo visitar o templo de Jerusalém somente quarenta dias após o parto. Nesse dia se deviam apresentar perante o sacerdote e realizar um sacrifício para se purificarem. 
Foi com base na apresentação do Menino Jesus pela Virgem Maria e por São José diante de Simeão que nasceu a celebração do Dia de Nossa Senhora das Candeias. Jesus seria a luz que iluminaria o mundo. As festas do dia começaram a ser celebradas com uma procissão de velas no século X, a recordar esse aspeto. 
Devoção à Senhora das Candeias 
Nossa Senhora das Candeias é a santa padroeira das Ilhas Canárias, sob o nome de Nossa Senhora da Candelária. Ela terá aparecido em 1400 numa praia na ilha de Tenerife, nas Ilhas Canárias, em Espanha. Em Portugal, onde se realizam muitas procissões em sua honra, a santa é o orago de dezenas de freguesias com o nome de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Purificação. 
A santa começou a ser especialmente venerada em Portugal no século XV. Quando se descobriu uma imagem da Mãe de Deus entre uma estranha luz, no sítio de Carnide, em Lisboa, se fundou ali um convento e uma igreja dedicada à santa. Com a expansão marítima de Portugal, o culto da santa foi espalhado pelo mundo, com especial relevo no Brasil. 
Crença popular Várias tradições populares estão ligadas à santa, tradicionalmente invocada pelos cegos. Uma crença popular está relacionada com o estado do tempo: se a Nossa Senhora das Candeias estiver a rir, está o Inverno para vir, se estiver a chorar, está o Inverno a passar. Ou seja, se o tempo estiver de sol no Dia da Senhora das Candeias, o inverno está a chegar, mas se chover nesse dia, o inverno está a acabar."

(in:https://www.calendarr.com/portugal/dia-de-nossa-senhora-das-candeias/) 

Festejemos LA CHANDELEUR em casa, confecionando para a família saborosos crepes: simples, açucarados ou com frutos! 

Bon Appétit!!!

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A propósito de Ciência

"A ciência é uma coisa maravilhosa, se não tivermos de ganhar a vida com ela."

(Albert Einstein)

in: biography.com
(Albert Einstein was a German-born physicist 
who developed the general theory of relativity. 
He is considered one of the most influential 
physicists of the 20th century. 
in: biography.com)

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Os Grammys

in: www.brunomars.com

"Não, a noite não foi de Kendrick Lamar: os Grammy 2018 são de Bruno Mars


Foi uma noite de 24 quilates para Bruno Mars, que arrecadou todos os grandes prémios e deixou Kendrick Lamar de mãos a abanar nas categorias mais nobres dos Grammy. Confira todos os vencedores.
  1. Os Grammys são dos anos 80. As atuações da noite
  2. Fotogaleria. Rosas Brancas foram as estrelas da noite
  3. Sonhadores e mulheres: os discursos dos Grammys
  4. 18 mêmes que contam como foi a noite dos Grammys
  5. A polémica aparição de Hillary com “Fire and Fury”
  6. E o Ed Sheeran? O que é que aconteceu ao Ed Sheeran?” Os Grammys vistos do sofá
Kendrick Lamar morreu na praia: com cinco prémios na mão, Bruno Mars leva a melhor com seis Grammy conquistados esta noite na cerimónia que elogia a melhor produção musical do ano passado. A noite teve 24 quilates de ouro para o artista de “That’s What I Like”, que não só leva mais estatuetas para casa, como roubou ao rapper de “DAMN.” os prémios mais importantes da noite.
Bruno Mars admitiu saber a receita para a glória: no discurso final de vitória, ao erguer a estatueta no ar ladeado por toda a equipa do álbum “24K Magic”, o cantor disse que quis trazer à vida os artistas que o inspiravam na adolescência. “Só queria pôr toda a gente a dançar e a mexer-se”, confessou ele, prometendo celebrar numa festa a seguir à cerimónia. Queria e conseguiu: Bruno Mars levou para casa os prémios de Melhor Álbum do Ano, Melhor Álbum R&B e Melhor Engenharia de Som em Álbum Não Clássico com o álbum que lançou em 2017; e os prémios de Melhor Música do Ano, Melhor Performance R&B e Melhor Música R&B com “That’s What I Like”.
O cantor natural do Hawai leva mais prémios, mas aqueles que Kendrick Lamar tem estão mais distribuídas pela músicas do mais recente álbum do rapper, que foi considerado Melhor Álbum Rap do ano. “HUMBLE.”, o primeiro single a ser lançado, venceu os prémios de Melhor Performance Rap, Melhor Música Rap e Melhor Videoclip. Mas “LOYALTY.” foi o único que lhe fez subir ao palco na última noite — apesar do desagrado evidente de Jay Z, que também estava nomeado — para receber o galardão de Melhor Performance Rap. O prémio não é, no entanto, só dele: a música também é interpretada por Rihanna, que no alto dos seus 1,73 metros fez Kendrick Lamar parecer (muito) pequeno ao lado da cantora dos Barbados.
Ed Sheeran não esteve presente, mas foi o campeão da música pop com “Divide” a ser considerado o melhor álbum pop do ano e a melhor performance com “Shape of You”. O cantor não esteve presente para receber o prémio, mas muita gente havia de correr para cima do palco: Alessia Care foi a Artista Revelação, Childish Gambino levou um prémio graças a “Redbone”, The Weeknd também levou a melhor na categoria de Melhor Álbum Urbano Contemporâneo e Toby Bennett foi a palco receber o prémio de Melhor Álbum Pop Tradicional."
(in: observador.pt)

domingo, 28 de janeiro de 2018

Um pensamento valioso de GHANDI

"Assim como uma gota de veneno
 compromete um balde inteiro...
uma mentira, por menor que seja...
estraga toda a nossa vida..."

(GHANDI)

imagem in: http://vedology.blogspot.pt