quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Porque é que Nossa Senhora da Conceição se tornou a Padroeira de Portugal?

Após a Restauração de 1640, com D. João IV, primeiro rei da dinastia de Bragança, houve um grande impulso, por todo o país, na devoção, já tradicional desde há muito, à Senhora da Conceição. No dia 8 de Dezembro de 1640, Frei João de S. Bernardino, ao pregar na capela Real de Lisboa na presença do Duque de Bragança, agora já Rei de Portugal, terminou o sermão por uma solene promessa:

"Seja assi, Senhora, seja assi; e eu vos prometo, em nome de todo este Reyno, que elle agradecido levante um tropheo a Vossa Immaculada Conceição, que vencendo os seculos, seja eterno monumento da Restauração de Portugal".

Em 25 de Março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a restauração da independência em relação a Espanha. Foi até à igreja de Nossa Senhora da Conceição e ofereceu a coroa portuguesa a Nossa Senhora, colocando-a a seus pés e proclamando-a Padroeira de Portugal. O acto da proclamação alargou-se a todo o País, com o povo a celebrar, pelas ruas, entoando cânticos de júbilo.


Assim se tornou Nossa Senhora da Conceição a verdadeira Soberana de Portugal. Por isso, a partir desse dia, mais nenhum rei português usou a coroa real na cabeça, direito que passou a pertencer apenas a Nossa Senhora. Os reis portugueses passaram a ser aclamados, mas não mais coroados. A coroa real era colocada em cima de uma almofada, ao lado do rei. Um facto extraordinário e único no mundo.

Em 1648 D. João IV mandou cunhar medalhas de ouro e prata que correram como moeda, em honra da Padroeira de Portugal, tendo no reverso a imagem de Nossa Senhora da Conceição coroada de sete estrelas sobre o globo e a meia-lua, tendo aos lados o sol, o espelho, a casa de ouro, a arca da aliança, o porto e a fonte selada com a legenda Tutelaris Regni. Foi com duas destas moedas em ouro que o Rei pagou, nesse ano, o tributo prometido ao Santuário de Nossa Senhora de Vila Viçosa.

Referência: encontrei esta explicação em:

https://chuva-bomtempo.blogspot.com

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

8 de dezembro: celebra-se hoje o Dia da Imaculada Conceição

in agencia.ecclesia.pt


Imaculada Conceição: Um feriado religioso que evoca a História de Portugal

Dez 8, 2020 

Primeira celebração do culto da Imaculada Conceição decorreu no dia 8 de dezembro de 1320, em Coimbra, e consagrou-se com a coroação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Rainha e Padroeira de Portugal durante as cortes de 1646

Lisboa, 08 dez 2020 (Ecclesia) – A solenidade da Imaculada Conceição, que a Igreja Católica assinala anualmente a 8 de dezembro, é feriado nacional em Portugal, um reconhecimento à importância desta data na espiritualidade e identidade do país.

O dogma da Imaculada Conceição de Maria foi proclamado a 8 de dezembro de 1854, através da bula ‘Ineffabilis Deus’, a qual declara a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existência, sendo preservada do pecado original.

A primeira celebração do culto da Imaculada Conceição aconteceu na Sé Velha de Coimbra, no dia 8 de dezembro de 1320, há 700 anos, que este ano são assinalados pela Diocese, após D. Raimundo Evrard, bispo diocesano da altura, ter assinado, no dia 17 de outubro de 1320, a constituição diocesana que instituiu a festividade da Conceição de Maria.

A ligação entre Portugal e a Imaculada Conceição ganhara destaque em 1385, quando as tropas comandadas por D. Nuno Alvares Pereira derrotaram o exército castelhano e os seus aliados, na batalha de Aljubarrota.

Em honra a esta vitória, o Santo Condestável fundou a igreja de Nossa Senhora do Castelo, em Vila Viçosa, e fez consagrar aquele templo a Nossa Senhora da Conceição.

A antiga igreja de Nossa Senhora do Castelo, espaço onde se ergue atualmente o santuário nacional, afirmou-se nos finais do século XIV como um sinal desta devoção, em toda a Península Ibérica.

Depois, deu-se durante o movimento de restauração da independência que acabou com o domínio castelhano em Portugal e que culminou com a coroação de D. João IV como rei de Portugal, a 15 de dezembro de 1640, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

O mesmo D. João IV, atento a uma religiosidade que também já envolvera a construção de monumentos como o Mosteiro da Batalha, o Convento do Carmo e o Mosteiro da Conceição, coroou a Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Rainha e Padroeira de Portugal durante as cortes de 1646.

A Universidade de Coimbra tem um papel importante em todo este processo, já que todos os seus intelectuais defenderam o dogma sob forma de juramento solene.

Após a proclamação dogmática, surgiu em Portugal um movimento no sentido de erguer um monumento nacional que assinalasse a definição de Pio IX.

Em 1869 concluiu-se esse primeiro monumento, no Sameiro, em Braga, seguindo-se-lhe a construção dum santuário dedicado à Imaculada Conceição de Maria, cuja imagem foi coroada solenemente em 1904.

OC/PR

Referência: in agencia.ecclesia.pt

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Joshua Bell, um famoso violinista americano

in pt.wikipedia.org


Joshua David Bell (Bloomington (Indiana), 9 de dezembro de 1967) é um virtuoso violinista dos Estados Unidos.

Vida

Bell começou as suas lições de violino com quatro anos de idade, tendo sido um estudante brilhante. Viveu uma vida normal, jogou videogames e praticou ténis e boliche, tendo participado num torneio nacional de ténis com dez anos.

Estudou inicialmente com "Mimi Zweig", e depois mudou para o violinista e pedagogo Josef Gingold.

Com a idade de catorze anos, Bell apareceu como solista da Orquestra de Filadélfia dirigida por Riccardo Muti. Estudou violino na Indiana University Jacobs School of Music, e tem diploma de Bloomington (Indiana) High North School em 1984. 

Em 1989, Bell recebeu um Artist Diploma in Violin Performance pela Universidade de Indiana.

Carreira

Joshua Bell fez sua estréia no Carnegie Hall em 1985 com a Orquestra Sinfônica de Saint Louis. Realizou o solo a trilha sonora do filme O Violino Vermelho de John Corigliano ganhador de Oscar e também na Mulheres de Lavanda. Bell também fez uma aparição no filme Music of the Heart, uma história sobre o poder da música, com outros notáveis violinistas. 

O instrumento de Bells um violino Stradivarius, feito em 1713 durante a conhecida como Antonio Stradivari's "Golden Era". Este violino tinha sido roubado duas vezes desde o anterior proprietário, Bronislaw Huberman. Bell comprou-o por cerca de quatro milhões de dólares. A primeira gravação foi Romance of the Violin (pela Sony Classical) in 2003. Vendeu mais de 5 milhões de cópias e permaneceu no topo das tabelas de música clássica por 54 semanas. Bell é parceiro artístico da Saint Paul Chamber Orchestra (na temporada 2004-2005) e professor na Royal Academy of Music, em Londres e professor na Massachusetts Institute of Technology.

Curiosidades

Numa iniciativa do jornal Washington Post, Joshua Bell tocou durante 45 minutos na estação de metro no centro de Washington. Arrecadou apenas 32 dólares e 17 centavos.

(in pt.wikipedia.org)


domingo, 6 de dezembro de 2020

A "princesinha" Sara Carreira, cantora e modelo. Filha de Tony Carreira.





Morreu Sara Carreira, filha de Tony Carreira, em acidente de viação 

Filha de Tony Carreira tinha 21 anos e morreu este sábado num violento acidente de viação na A1, na zona de Santarém. Namorado hospitalizado. Família pede "paz" em momento de "dor imensa".

Morreu este sábado a filha do cantor Tony Carreira, Sara Carreira, segundo confirmou ao Observador fonte hospitalar. A jovem tinha 21 anos e morreu na sequência de um violento acidente rodoviário na autoestrada A1. O acidente ocorreu na zona de Santarém, perto da saída para Cartaxo e terá provocado mais três feridos, um grave e dois ligeiros. O óbito da jovem foi declarado logo no local.

Um dos feridos no acidente, confirmou também o Observador, é o namorado de Sara Carreira, Ivo Lucas. No Hospital de Santarém, para onde foram levados os feridos, estão alguns amigos da jovem cantora da área da música como Bárbara Bandeira ou o namorado desta, o também músico Kasha, dos D.A.M.A.

O acidente aparatoso envolveu quatro veículos e o trânsito chegou a estar interrompido na A1 durante algumas horas no sentido Norte-Sul. O alerta do acidente foi dado próximo das 19h00. No local, segundo a agência Lusa, estiveram 30 operacionais e 11 viaturas, entre os quais meios dos bombeiros de Pernes e de Santarém, dos Sapadores de Santarém, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Santarém e a ambulância de Suporte Imediato de Vida de Torres Novas.

Sara Carreira seguiu a carreira musical, tal como o pai, Tony e os irmãos David e Mikael Carreira. No final de 2018 Sara Carreira lançou uma música com o irmão, David Carreira, e em fevereiro de 2019 lançou o seu primeiro single “Vou ficar“. Em setembro de 2019, lançou o seu segundo single “Para Não chorar“. Sara Carreira tinha também nesse ano dado voz à protagonista do filme de animação “Os sete anões e os sapatos mágicos“.

Mais recentemente Sara Carreira tinha-se aventurado fora da música, tendo-se dedicado à moda. Em outubro lançou uma coleção de roupa em conjunto com a estilista Micaela Oliveira.
Família pede “paz” em momento de “dor imensa”

Num comunicado enviado à agência Lusa, a família da jovem agradece o “carinho”, o “amparo” e as mensagens que tem recebido, mas pede “humildemente a todos, sobretudo à comunicação social”, que lhes permitam uma despedida com privacidade.

Neste momento em que nos invade uma dor imensa e uma tristeza profunda, pedimos humildemente a todos, sobretudo à comunicação social, que nos permitam despedir da nossa Sara com a paz e com a privacidade que a nossa família neste momento precisa”, afirma a nota, sublinhando que “deve haver poucos momentos de dor que se assemelhem à perda de uma filha, uma irmã, uma menina, uma princesa”.

in observador.pt texto de Rui Pedro Antunes 05.12.2020