sexta-feira, 26 de abril de 2019

Bolo de Chocolate na chávena: uma receita para a miudagem fazer em férias ou em fins de semana (I)


in pt.petitchef.com

Bolo de chocolate na chávena ou na caneca e que vai ao microondas!

1 ovo pequeno, 
4 colheres de sopa de leite, 
4 colheres de sopa de óleo, 
2 colheres de sopa de chocolate em pó, 
3 colheres de sopa de açúcar, 
4 colheres de sopa de farinha de trigo,
1 colher de café de fermento em pó

Partes o ovo e deitas numa caneca de 300 ml. Bates o ovo com um garfo e de seguida juntas o leite, o açúcar, o óleo e ainda o chocolate em pó. Bater tudo muito bem e acrescentas agora a farinha de trigo e o fermento já misturado nela, obtendo uma massa leve. Agora, vais levar essa mistura bem batida e suave ao microondas durante três minutos! 

NOTA: se gostares desta receita com chocolate derretido em cima, procura a receita da calda no meu post do dia 30 de abril de 2019

E...

BON APPÉTIT...!!!

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Por que celebramos o 25 de abril?

25 de abril é o dia da conquista da LIBERDADE!


in pt.wikipedia.org

Rima com liberdade, com heróis eternos, com revolução tranquila. Rima com revolução que ganhou o nome de uma flor que calou as armas. A ditadura de Marcelo Caetano despede-se e, depois do adeus, abrem-se as portas à Democracia em Portugal.

Mas 2012 marca uma fissura, com alguns dos autores da Revolução, militares e civis, a demitirem-se da celebração do 25 de Abril, por considerarem que os valores e as conquistas de 74 estão a perder-se com o decurso da Liberdade.
Os capitães e os oficiais, os outrora estudantes universitários e os cidadãos – unidos pela causa de Abril, há mais de três décadas – sentem abril de 1974 cada vez mais distante.
Mas abril será sempre Abril e este dia nunca se perde no tempo.
Recorda-se, assim, a revolução, a Junta de Salvação Nacional que nomeou o Presidente da República e criou o programa e o Governo provisórios. A 15 de Maio de 1974, o General António de Spínola assume a função de chefe de Estado, com Adelino da Palma Carlos como primeiro-ministro.
Seguiram-se os trabalhos para criar a Assembleia Constituinte para a nova constituição democrática, que entra em vigor a 25 de Abril de 1976, data das primeiras eleições legislativas da nova República, que também se assinalam hoje.
Mas 25 de abril é dia de Artes, com a publicação do romance ‘Robinson Crusoe’, de Daniel Defoe, em 1719, e com a apresentação de ‘La Marseillaise’, o hino nacional francês, composto por Claude Joseph Rouget de Lisle – exatamente no mesmo dia em que, também na França, é cumprida a primeira sentença de morte por guilhotina.
É dia de Artes também com a estreia a ópera Turandot, de Puccini, no Teatro La Scala, em Itália, no ano de 1926, e com o nascimento de Ella Fitzgerald, em 1917. É mesmo dia de Artes, com o nascimento de – Al Pacino, a 25 de abril de 1940. Dia de Artes em Portugal, com nascimento, em 1960, de Mário Laginha.
E 25 de abril é dia de Ciência, porque, em 1953, Francis Crick e James Watson publicam na revista Nature um artigo em que anunciam a descoberta da estrutura do ADN.
Nasceram neste dia Marcus Salvius Otho, imperador romano (32), o Rei Luís IX de França (1214), o Rei Eduardo II de Inglaterra (1284), Carlota Joaquina de Bourbon, rainha consorte de Portugal (1775), Guglielmo Marconi, inventor italiano (1874), Ella Fitzgerald, cantora de jazz norte-americana (1917), Al Pacino, ator norte-americano (1940), e Mário Laginha, pianista e compositor português (1960).
Morreram a 25 de abril Antoku, 81.º imperador do Japão (1185), o Papa Benedito XII (1342), Torquato Tasso, poeta italiano (1595), Anders Celsius, astrónomo sueco (1744), Siméon Denis Poisson, matemático francês (1840), e Michele Alboreto, piloto de italiano, vice-campeão mundial de Fórmula 1 em 1985 (2001).
Encontrei in: https://ptjornal.com/25-abril-dia-da-conquista-da-liberdade