sábado, 10 de junho de 2017

Origem e significado do nome "comparsa"

https://en.wikipedia.org/wiki/Comparsa
A origem e o significado das palavras, a sua etimologia, é sempre algo fascinante de se conhecer.
Hoje, resolvi partilhar as minhas pesquisas a partir deste exemplo, o nome comparsa:
"Os seres humanos tendem a formar duplas ou grupos para a maioria de suas atividades. A procriação é uma delas.
Há outras finalidades, muitas decentes, honestas e legais e outras nem tanto. As palavras que definem as pessoas envolvidas variam

muito; hoje estudaremos a origem de algumas delas.

COLEGA – vem do Latim collega, “parceiro de trabalho” e se forma por com-, “junto”, mais legere, “escolher, colher, definir”. A ideia é que se trata de uma pessoa escolhida para se trabalhar junto. Mas nem sempre isso acontece.
COMPANHEIRO – do Latim companio, literalmente “companheiro de pão, parceiro de

mesa”, de com- mais panis, “pão”. Passa a mensagem de que, para sentarmos à mesa com alguém e partilharmos o pão, esta pessoa há n de ser de nossa confiança.

CAMARADA – do Espanhol camarada, “companheiro de quarto”, do Latim camera, do Grego kamara, “aposento com teto abobadado”, do Indo-Europeu kam-, “curvo, arredondado”.
Também para se ter um parceiro dormindo sob o mesmo teto se deve ter confiança, ou o sono não será tranqüilo.
comparsa – do Italiano comparsa, de comparire, “aparecer, comparecer”, formado pelo Latim  com- mais parere, “aparecer, mostrar-se, estar visível”.
O significado original era simplesmente o de alguém que aparece acompanhando outra pessoa; atualmente está se fixando o de

“companheiro de atos antissociais”.

SEQUAZ – deriva do verbo latino sequi, “seguir, ir atrás, acompanhar”.
É interessante saber que muitas vezes os sequazes de um cérebro criminoso se reúnem para fazer um sequestro, que tem a mesma origem em sequi. 
No Latim tardio, sequestrare queria dizer “colocar sob guarda”, derivado de sequester, “pessoa de confiança, acreditada, mediador”. É por isso que se usa atualmente a expressão “os bens do acusado foram seqüestrados”.
Isso quer dizer apenas que eles estão indisponíveis, não que estão amarrados e amordaçados em algum porão escuro.
ASSECLA – tem a mesma origem de sequaz: de ad, “a, junto”, mais sequi.
SEGUIDOR – também deriva de sequi, mas tem a conotação de “simpatizante, partidário, aderente a uma fé”.
SICÁRIO – do Latim sicarius, “assassino a soldo”, derivado de sica, o punhal trácio que muitas vezes esses profissionais usavam no desempenho de suas funções.
AUXILIAR – do Latim auxiliar, “ajudante, aquele que colabora”, de auxilium, “ajuda, apoio”, de auctus, particípio passado de augere, “aumentar, fazer crescer”.
O devido auxílio faz aumentar a capacidade ou o poder de uma pessoa ou instituição.

AJUDANTE – do Latim adjutans, particípio de adjutare, “servir, prestar socorro, ajudar”, relacionado a adjuvare, de ad-, mais juvare, “apoiar, dar força,assistir”. Cogita-se que deva ter relação com juvenis, “jovem”, já que muitas vezes sobra para estes auxiliarem os outros.
Usava-se, em Latim eclesiástico, a expressão Deo juvante, isto é, “Deus ajudando”, “Se Deus ajudar”.

ACÓLITO – do Latim acolytus, do Grego akolouthos, “seguidor, ajudante”, de a-, aqui

indicando “associação”, mais kólouthos, uma variante de kéleuthos, “estrada, caminho”.

PARCEIRO – do Latim partiarius, de partitio, “porção”, de pars, “parte”. Refere-se a quem está da mesma parte, do mesmo lado, que outro.

SÓCIO – do Latim socius, “companheiro, camarada”, possivelmente outro derivado de sequi.

"Significado de Comparsa

n.m. e n.f.

1. Sujeito que acompanha a conduta ou o comportamento de outra pessoa sem se pronunciar;
2. (Figurado) Indivíduo conivente com determinada ação; cúmplice, parceiro ou associado; camarada, companheiro ou amigo;
3. Pessoa que participa de modo desimportante ou irrelevante em qualquer ação, ato ou comportamento;
4. Indivíduo que, numa peça de teatro, não possui qualquer fala ou representa um papel insignificante; figurante.
(Etm. do italiano: comparsa)

Sinónimos de Comparsa

Definição de Comparsa

Classificação gramatical: nome masculino

Divisão silábica de comparsa: com·par·sa

Exemplo com a palavra Comparsa


Um africano de 35 anos, que estava em fuga desde finais de Julho deste ano depois de ter assaltado e espancado violentamente duas mulheres, com a ajuda de um comparsa, no centro do Cacém, Sintra, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa.
Correio da Manhã, 17.09.2010" (encontrado in: https://www.lexico.pt/comparsa/)

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Dia Mundial dos Oceanos

in: impa.pt

Os oceanos são componentes indispensáveis das nossas vidas. É a eles que recorremos para podermos subsistir.

São recursos naturais de um valor inestimável. Veja-se como são importantes na indústria da pesca, do turismo... 

Devemos manter o oceano saudável para contribuir para que haja, como consequência um planeta também saudável e para que todos os que nele habitam (NÓS) possam garantir também o bem-estar dos nossos filhos e netos.

Vamos lá fazer a diferença! Vamos cuidar dos oceanos!

"O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado todos os anos no dia 8 de junho.

Origem do Dia dos Oceanos

A celebração dos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992. Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, tornando-se a data oficial.
Dezenas de países celebram a data, incluindo Portugal, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.

Tema do Dia dos Oceanos

2015 e 2016: "Oceanos Saudáveis, um Planeta Saudável".
2013 e 2014: "Juntos temos o Poder para Proteger os Oceanos".
A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera é um dos vários factos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos.

Os eventos deste dia podem ser conhecidos no site World Oceans Day.

Importância dos Oceanos

Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos.
Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas."
Encontrei em: 
https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-dos-oceanos/

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Santander compra simbolicamente Banco Popular por um Euro...

in: bolsamania.com
"Depois de ter tido uma semana negra, o Banco Popular estava 
sem compradores e em risco de ter de ser resgatado
O Santander comprou o Banco Popular pelo valor simbólico de um euro para 
evitar o resgate da instituição, afetada pela crescente falta de liquidez, 
e vai ampliar o capital em sete mil milhões para digerir a absorção do Popular, 
segundo informou à comissão do mercado de valores espanhola.

"Hoje, o Conselho Único de Resolução (SRB na sigla em inglês, de Single 
Resolution Board) transferiu para o Banco Santander SA (Santander) todas 
as ações e instrumentos de capital do Banco Popular Espanhol SA 
(Banco Popular). Isto significa que o Banco Popular irá operar em condições 
normais como membro solvente e líquido do Grupo Santander, com efeito 
imediato ", lê-se na nota divulgada hoje pela entidade europeia responsável 
por preparar e supervisionar resgates a bancos em risco de falir.
"A decisão tomada hoje protege tanto aos depositantes como as funções críticas 
do Banco Popular. Isto demonstra que as ferramentas dadas pelas autoridades 
de resolução depois da crise são efetivas para proteger o dinheiro dos 
contribuintes de resgatar os bancos", disse a alemã Elke König, presidente do 
SRB.
Segundo avança o El País, a compra do Popular pelo Santander tem o apoio da 
Comissão Europeia, que estava a acompanhar a situação do banco espanhol. 
O Santander destaca que a compra do Popular não terá qualquer ajuda pública. 
Como parte da operação, que o torna no maior banco espanhol, o Santander tem 
previsto realizar um aumento de capital de aproximadamente 7000 milhões de 
euros, "que cobrirá o capital e as provisões necessárias para reforçar o balanço 
do Banco Popular", segundo um comunicado enviado à Comissão de Comissão 
de Mercado de Valores (CMVM).
Depois de ter tido uma semana negra, o Banco Popular estava sem compradores 
e em risco de ter de ser resgatado. A instituição tem 37 mil milhões de euros de 
ativos tóxicos imobiliários que precisa de limpar. A opção comprador externo 
surge depois de o governo espanhol ter recusado ajudar a instituição com 
dinheiro dos contribuintes espanhóis.
O Banco Popular tem atividade em Portugal, de forma independente (filial) e 
ao abrigo do direito local. Contudo, o braço português anunciou no início do
 ano a intenção de se tornar uma sucursal da instituição espanhola."
(in: dn.pt  DN 07.06.2017)

terça-feira, 6 de junho de 2017

A Relação Professor-Aluno

in http://www.illum.com.mt/
  • Neste post de hoje, vou debruçar-me sobre um tema que me é muito querido: o da educação! Ele arrasta consigo a escola, os professores, os alunos, as famílias e as relações entre uns e outros...
  • Depois de ler este artigo, concordo com o seu autor:
  1. quando afirma que ..."no sistema de ensino, são os professores quem tem maior impacto no desempenho escolar dos alunos." 
  2. quando reconhece que "Hoje os professores estão desmotivados..."
  3. que "Os alunos quando levados a refletir reconhecem a importância dos professores na sua vida"
  4. quando refere que "É com o que aprendem na escola e com os professores que vão poder realizar os seus sonhos..."
  5. que "Hoje ser professor tem um âmbito mais alargado, dado as famílias terem menos tempo para os filhos." 
  6. que "Uma aluna lembrava que uma professora não ensina apenas uma, mas várias gerações." 
  7. e finalmente cito: "Os professores têm um grande impacto nos alunos pelo que ensinam, os valores que transmitem e pela relação que criam. O fomentar desta relação é tão importante quanto uma oportunidade para os alunos desenvolverem empatia e autonomia, que potencia a sua aprendizagem agora e o seu desenvolvimento futuro."

Vou ficar por aqui, porque afinal, reconheço que concordo em absoluto com tudo o que o autor deste texto escreveu. Quero dizer que sinto que ele escreveu tudo o que era preciso sobre professores e alunos. Ao rever-me como professora que fui durante mais de 30 anos, reconheço que o autor disse tudo o que era de mais importante na relação professor-aluno, não precisa de dizer mais nada, por agora, pelo menos, para mim! 

Vamos motivar todos os Professores para que exerçam a sua nobre missão e 

não se deixem esmorecer!

  • Afonso Mendonça Reis in observador.pt a 06.06.2017 escreveu o seguinte texto, e que com a devida autorização (espero bem) me permito transcrever:

"A relação professor-aluno é uma escola para a vida

A campanha ‘Inspira o teu Professor’ existe para reforçar a missão social dos professores. Hoje, quatro meses passados a trabalhar nas escolas, o que aprendemos?
A educação é uma prioridade para os Global Shapers Lisbon Hub. E, no sistema de ensino, são os professores quem tem maior impacto no desempenho escolar dos alunos. Hoje os professores estão desmotivados e os Global Shapers associaram-se ao Inspira o teu Professor por uma educação que promova todo o potencial dos jovens e de Portugal.
A campanha ‘Inspira o teu Professor’ desafia os alunos a pensar no impacto que os professores têm na sua vida e a produzir conteúdos como vídeos, cartazes e cartas para os inspirarem. Estes conteúdos permitem reconhecer não só a missão social dos professores, mas as características que os alunos valorizam nos professores e no ensino. A reflexão que se segue resulta da minha análise dos conteúdos produzidos durante a 2ª edição do ‘Inspira o teu Professor’ e do nosso trabalho nas escolas.
Os alunos, quando levados a reflectir, reconhecem a importância dos professores na sua vida. É com o que aprendem na escola e com os professores que vão poder realizar os seus sonhos: “ser professor é ser condutor de almas e de sonhos”; “levar para o resto da vida o que os professores nos ensinaram”. Hoje ser professor tem um âmbito mais alargado, dado as famílias terem menos tempo para os filhos. Vários alunos contam com os seus professores para superar as suas dificuldades, “iremos lembrar as caras dos nossos professores para o resto das nossas vidas, pois foram eles quem mais nos ajudaram quando mais precisámos”. Uma aluna lembrava que uma professora não ensina apenas uma, mas várias gerações.
Professores têm um papel muito importante na transmissão de valores. Apesar de incutir valores ser um papel do foro da família, os alunos reconhecem nos professores uma fonte de inspiração e alguém que lhes incute valores. Os professores são inspiradores, porque me ensinaram “a fazer o que é correcto, perante uma situação difícil seja ela qual for”. Os professores são a “esperança num mundo livre de ignorância e cheio de valores”. Esta questão é tão mais relevante quanto mais tempo passamos em ambientes sem moderação, como a internet. Os jovens podem falar com qualquer pessoa sem que a sua família se aperceba ou os “acompanhe”. Conhecemos o caso do jogo da Baleia Azul, que tanto nos chocou. São valores sólidos que os ajudam a proteger-se.
A relação professor-aluno precisa de mais empatia. Os alunos contam-nos que é fácil culpar os professores “por tudo” e que se esquecem que os professores “também são pessoas”. Eles próprios, os alunos, dizem que são por vezes “chatos, casmurros, mal-educados, etc.”, mas que, “no fundo, são boas pessoas”. Os mesmos alunos gostariam que os professores os conhecessem melhor, que soubessem quem são e o que os torna únicos. Alguns professores destacam que a carga lectiva e burocrática limita o tempo para poder investir mais na relação com os alunos.
Os alunos são muito claros, valorizam o professor interessado nos seus alunos, que não desiste deles e que goste de ensinar. Num tom mais provocador, mas não menos curioso, um grupo de alunos definiu a escola e a sua experiência no sistema de ensino, como uma prisão. Mas é esta boa relação com os seus professores que lhes permite transcender a prisão.
Desenvolver autonomia é uma grande oportunidade para fomentar uma relação frutífera entre alunos e professores. O facto dos alunos se desresponsabilizarem culpando os professores, é uma oportunidade. Esta atitude passiva pode advir de os alunos sentirem que não têm influência sobre a sua escola. Muitos professores mostraram interesse em ouvir a opinião dos alunos através dos conteúdos. Envolver os alunos no funcionamento da escola, permitiria desenvolver autonomia e valorizar o esforço colectivo, e investimento da sociedade, para que a escola funcione. Existem exemplos de escolas no Japão onde os alunos limpam a escola. Os alunos fazem-no com normalidade porque terão de fazê-lo como adultos. Dar espaço aos alunos para preparar e dar aulas é uma óptima forma de ver que abordagens pedagógicas eles privilegiam, fazê-los estudar mais e partilhar a responsabilidade. Assim os alunos não seriam “vítimas da prisão”, mas trabalhariam em equipa com os professores para tornar a sua própria aprendizagem mais dinâmica e estimulante.
As boas relações têm um grande impacto na nossa educação, aprendizagem e felicidade. Um artigo do New York Times cita um estudo feito pela Microsoft no Canadá que mostra que hoje a nossa concentração média é de oito segundos, abaixo dos 12 segundos de um peixe. A tecnologia expandiu o acesso a serviços e conhecimento, mas deve ser utilizada com equilíbrio. A hiper-conectividade e os smartphones estão a privar-nos da nossa atenção e concentração. Sem elas, vamos ter mais dificuldade em aprender, discernir sobre o mundo e criar relações, no nosso caso, entre professores e alunos. Mas as relações não são só importantes na educação. Um estudo longitudinal desenvolvido ao longo de 75 anos em Harvard mostra que relações de qualidade são a base de uma vida feliz. Os professores têm um grande impacto nos alunos pelo que ensinam, os valores que transmitem e pela relação que criam. O fomentar desta relação é tão importante quanto uma oportunidade para os alunos desenvolverem empatia e autonomia, que potencia a sua aprendizagem agora e o seu desenvolvimento futuro.
Afonso Mendonça Reis é fundador das Mentes Empreendedoras, Inspira o teu Professor e Professor Universitário na Nova SBE, foi nomeado um Global Shaper em 2012 pelo Fórum Económico Mundial.
O Observador associa-se aos Global Shapers Lisbon, comunidade do Fórum Económico Mundial para, semanalmente, discutir um tópico relevante da política nacional visto pelos olhos de um destes jovens líderes da sociedade portuguesa. Ao longo dos próximos meses, partilharão com os leitores a visão para o futuro do país, com base nas respetivas áreas de especialidade, como aconteceu com este artigo sobre a inovação social. O artigo representa, portanto, a opinião pessoal do autor e não vincula os Global Shapers de Lisboa."

segunda-feira, 5 de junho de 2017

5 de junho, Dia Mundial do Ambiente


Image in: http://www.atitudessustentaveis.com.br
Preocuparmo-nos com o meio ambiente é algo que deve fazer parte de nós e da nossa vida como cidadãos.

Por esse motivo, não devemos estar à espera das diretrizes dos governantes dos nossos países, mas sim, individualmente, atuarmos no sentido da preservação do planeta, contribuindo com pequenos gestos no dia-a-dia. 

No último século e devido à industrialização acelerada, o homem tem tido comportamentos nocivos para com a mãe-natureza; o aquecimento global é um deles. Há já muitos países que perceberam que a vida que o homem leva, provoca graves problemas ambientais, comprometendo a qualidade de vida das populações.

Constatamos todos os dias que vivemos num planeta em que há muita poluição no ar, nos oceanos, nos rios e nos lagos. Temos de adotar hábitos sustentáveis e eficientes se queremos ter um ambiente saudável: podemos separar corretamente o lixo, para que seja possível depois reciclar; devemos evitar desperdícios de água; temos de tentar substituir as lâmpadas comuns pelas fluorescentes e economizadoras, reduzindo a conta da energia elétrica; podemos andar mais a pé para ajudar a diminuir a emissão de gases...

Ao pesquisar sobre esta data em que comemoramos O DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, fiquei sensibilizada com os textos que encontrei e, por isso, aqui fica a partilha:

"Preservar o meio ambiente é preservar a vida

A preocupação com o meio ambiente deve fazer parte não só dos governantes, mas da vida de cada cidadão. Todos nós podemos contribuir para diminuir os impactos ambientais em nosso planeta, com atitudes que podem fazer a diferença.
Estamos numa época em que catástrofes naturais são cada vez mais frequentes e devastadoras. Diversas nações do planeta começam a se importar com as consequências da industrialização acelerada vivida no último século, que devido a ações do homem trouxe modificações à natureza. Ações de mau uso da natureza que além de contribuir para o aquecimento global, trazem inúmeros problemas de saúde à população.
Nossa saúde está integrada ao meio ambiente, por isso se este estiver sendo castigado, a sobrevivência de todos os seres vivos estará ameaçada e por consequência a nossa.
Vivemos numa sociedade altamente consumista. A semana do Meio Ambiente é útil para a conscientização em relação a diversos assuntos ligados ao nosso planeta, que precisam de uma atenção maior. A ciência e a tecnologia confirmaram benefícios para o ser humano, mas também possibilitou comprometimentos negativos ao ambiente social e natural. O modo de produção capitalista, fundamentado na exploração dos recursos naturais, não se apresenta como modelo de sustentabilidade ambiental. O capitalismo prima pela produção em escala e consumismo sem limites, incompatíveis com a conservação da natureza.
O consumo desenfreado é uma grave doença moderna. O processo de industrialização surgido na Europa no século XVIII, com a Revolução Industrial, até o progresso científico e tecnológico dos dias atuais, nos remete a uma sociedade altamente consumista, orientada pelo capitalismo lucrativo. Esse período da Revolução Industrial marcou a passagem de uma sociedade tipicamente rural e artesanal para uma sociedade urbana e industrial.
A questão ambiental impõe a sociedade uma nova busca de pensar e agir, individual e coletiva, no que diz respeito aos modelos de produção capazes de suprir as necessidades humanas sem comprometer o meio ambiente e a própria saúde. Essa conscientização tem uma dimensão cultural, que passa pela econômica, e atinge a dimensão ecológica e social.
Somente teremos um resultado eficaz a respeito do meio ambiente quando a população começar a pensar no sentido da vida, no seu comportamento e na sua relação com a natureza, incluindo a própria alimentação.
A crise ambiental passa pelo entendimento sobre o mundo atual. Se quisermos resolver essa crise, é necessário que haja a percepção dos hábitos que precisam ser mudados. A escola pode desempenhar um papel importante, envolvendo os alunos nesse contexto. ...(...)...........(...)... 
Por tudo isso, é importante preservar o ecossistema do qual fizemos parte, só assim estaremos valorizando a nossa própria qualidade de vida e de nossos descendentes.

Servidor Público Estadual (www.neoripavan.blogspot.com.br)"
Encontrei em: http://www.jornalboavista.com.br/site/noticia/


"Dia Mundial do Ambiente


Próximo  
5 de Junho de 2018 (Terça-feira)

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho.
É um evento anual que tem como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.

História do Dia Mundial do Ambiente

A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972.
O dia 5 de junho foi escolhido para festejar esta data já que marca o dia em que teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente.

Atividades do Dia Mundial do Ambiente

Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente em mais de 100 países, com variadas atividades programadas em função desse tema. O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2016 é a "Luta contra o Comércio Ilegal da Fauna e da Flora Selvagens”. Em 2015 foi os "Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento".
Os eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas. Nas escolas esta data assume especial importância, com a chamada de atenção para a preservação do meio ambiente junto das crianças.
Este dia puxa assim pelas pessoas, estimulando o desenvolvimento de ações que causem um impacto positivo no meio ambiente."
(FONTE: calendarr.com)

domingo, 4 de junho de 2017

Visitar Castel Gandolfo, na Itália


"VATICANO 

Papa Francisco abre apartamento papal de Castel Gandolfo aos visitantes 

O palácio apostólico de Castel Gandolfo é a residência oficial dos papas, mas Francisco abdicou da sua utilização no início do pontificado. Agora vai ser possível visitar as zonas mais exclusivas.  

O palácio de apostólico de Castel Gandolfo era a residência de verão dos papas até Bento XVI 

A partir deste sábado vai ser possível visitar a residência papal de Castel Gandolfo, onde, tradicionalmente, os papas passam o verão. A decisão foi do Papa Francisco, que nunca utilizou aquele apartamento papal. Até agora, os visitantes podiam visitar algumas partes do complexo, mas não o apartamento onde residem os papas durante o verão. O Papa Francisco abdicou da utilização deste palácio logo no início do pontificado, e decidiu agora anexar o apartamento ao museu que já existia nas instalações, de acordo com a imprensa do Vaticano. Em 2015, Francisco já tinha aberto os jardins da palácio apostólico ao público. Os visitantes vão poder entrar no quarto papal, na capela particular, na biblioteca e no escritório onde os papas até Bento XVI escreveram muitas das suas encíclicas. Alem disso, será possível visitar o salão da Guarda Suíça, onde a guarda pessoal do Papa se preparava, e anda a Sala do Consistório, que era utilizada para o Sumo Pontífice se reunir com os cardeais. A residência de Castel Gandolfo, com 55 hectares, é maior do que toda a cidade do Vaticano. Segundo a Ecclesia, aquele castelo chegou à Igreja Católica devido a uma dívida que a família proprietária não conseguiu pagar ao Papa Clemente VIII (que liderou a Igreja entre 1592 e 1605). Mais tarde, o Papa Urbano VIII transformou a propriedade na sua residência oficial de verão. A visita, de 60 minutos, custa 10 euros, e pode ser marcada através do serviço dos museus do Vaticano."

(autor: João Francisco Gomes, in observador.pt  21.10.2016)