A famosa Jamesetta Hawkins, cantora norte-americana, ícone do soul, do blues, do rock e do R&B, nasceu em Los Angeles, California, a 25 de fevereiro de 1938. Morreu no dia 20 de janeiro de 2012, com 73 anos, vítima de leucemia, demência e hepatite.
Tinha um génio insubmisso, invencível, e era filha de Dorothy Hawkins, uma adolescente que no momento da filha nascer, não tinha possibilidades de tomar conta dela. Etta não chegou a conhecer o pai, que ela pensava ser italiano.
Quando tinha 5 anos, começou a cantar na Igreja Baptista Saint Paul, levada pelos seus pais adotivos, os Rogers, tornando-se uma estrela do soul.
Após a morte da sua querida mãe adotiva, aos 12 anos (1950), Jamesetta foi levada para San Francisco pela mãe biológica e a vida com esta tornou-se destrutiva, vivendo como uma autêntica delinquente, não frequentando a escola, fumando erva e consumindo bebidas alcoólicas...
Formou um trio - as Creollettes. Teve a grande sorte de Johnny Otis (o padrinho do R&B) as descobrir. Foi ele quem inventou o nome artístico dela passando de Jamesetta a Etta James. Quando este se ofereceu para a levar para Los Angeles e gravar uma criação dela, Roll with me Henry, aceitou! Fez um sucesso estrondoso, não só com esse disco, mas também com The Wallflower e muitos outros. Acompanhou Otis e Johnny Guitar, Ike e Tina Turner, em digressões.
Gravou 80 álbuns originais, e foi, sem sombra de dúvida, uma grande intérprete e compositora de géneros musicais como blues, jazz e pop.
I just want to make love to you foi gravado em 1960, tendo feito grande sucesso em 1996, como banda sonora de um anúncio da Coca-Cola.
Uma de suas músicas mais conhecidas é a versão de "At Last", de Mack Gordon e Harry Warren.
Em 2008, em "Cadillac Records", Beyoncé interpreta a sua personagem.
Etta James e Beyoncé, 24 novembro 2008 |
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cadillac_Records
"Cadillac Records é um filme estadunidense, do gênero biografia musical, dirigido por Darnell Martin. Foi lançado pela Sony Pictures no dia 5 de Dezembro de 2008.
O filme conta a história da musica desde o início dos anos 1940 para o final de 1960s, focando na famosa gravadora de Blues sediada em Chicago, Chess Records, do executivo Leonard Chess, e de cantores que gravaram na mesma, como Etta James, Muddy Waters, Chuck Berry, Little Walter entre outros.
As atuações e performances musicais dos atores rendeu ao filme vários prêmios, entre eles, o Best Traditional R&B Vocal Performance pela interpretação de "At Last" por Beyoncé, o Black Reel Award de melhor ator coadjuvante por Jeffrey Wright, melhor filme e melhor figurino, entre outros prêmios.
Roger Ebert do Sun Times alegou que todo o elenco do filme foi bem sucedido, e destacou assim como o filme mostra exatamente a evolução da música negra."