sábado, 30 de julho de 2022

Uma espécie de cato: a echinopsis subdenudata dá uma flor linda, mas que só dura 24 horas!

File:Echinopsis subdenudata.JPG - Wikimedia Commons
echinopsis subdenudata

Cacto Echinopsis Subdenudata – Otosection
echinopsis subdenudata em flor


Tenho este cato em minha casa e tem dado flor mais do que uma vez por ano. 

Tratando dele todo o ano, aprendi com essa experiência, que é um cato pequeno, que dá uma flor enorme, branca, de uma beleza extraordinária, mas que, infelizmente, "morre" ao fim de 24 horas...  

O meu cato hoje voltou a dar flor, mas logo à noite, quando regressar a casa, já sei que a vou encontrar completamente murcha, caída, sem vida...

São as curiosidades da natureza, com quem aprendemos muito.

Pesquisando na Wikipedia, sobre o referido cato, encontrei: 

Echinopsis

Echinopsis spachiana






Género: Echinopsis



Echinopsis eyriesii

Echinopsis é um gênero botânico da família cactaceae.

REFERÊNCIA: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
in https://pt.wikipedia.org/wiki/Echinopsis

quarta-feira, 27 de julho de 2022

A origem do surto de COVID já está determinada


Mulher pega um peixe com uma rede enquanto outra espera com uma sacola
in dw.com


Uma equipa internacional de investigadores determinou que a origem do surto de Covid-19 é o mercado de peixe assim como a vida selvagem de Wuhan, na China. As descobertas, publicadas na revista "SCIENCE", mostram que, em pelo menos dois casos, o vírus foi transmitido de animais para seres humanos presentes no mercado.

Os autores do estudo também explicaram porque é que, das centenas de pessoas hospitalizadas em Wuhan com Covid-19, apenas cerca de 50 tinham uma ligação direta e rastreável ao mercado. Adiantaram que muitas tiveram apenas sintomas ligeiros, continuando a circular livremente em Wuhan espalhando o vírus e que foi dificil interligar os casos mais graves com o mercado.

De acordo com os investigadores, estas descobertas negam a suspeita que o vírus tenha tido origem num laboratório. Os animais portadores do vírus incluem morcegos, raposas e outros mamíferos vivos, vendidos para consumo pela carne ou pelo.

A Organização Mundial da Saúde estima que houve mais de 566 milhões de casos confirmados de COVID em todo o mundo e 6,3 milhões de mortes desde a declaração da pandemia no início de 2020.

domingo, 24 de julho de 2022

Dia dos avós em 2022: é celebrado no domingo dia 24 de julho

Dia dos Avós 2022 – Informações e atividades didáticas
in twinkl.pt


O Dia dos Avós é comemorado anualmente em 26 de julho, Dia de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus.

... (...)... Sua origem é portuguesa e tem como objetivo homenagear e agradecer toda a consideração e carinho dos avós com os seus netos.

Em 2021 foi comemorado o 1.º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Essa data foi instituída pelo Papa Francisco e deverá ser comemorada todos os anos próximo do dia 26 de julho. O 2.º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, em 24 de julho de 2022, tem como tema "Dão fruto mesmo na velhice".

Você sabe como surgiu a data para homenagear os avós?

O Dia Mundial dos Avós é celebrado em 26 de julho, porque esse é o Dia de Santa Ana e de São Joaquim.

São Joaquim e Santa Ana eram os pais da Virgem Maria. Portanto, eles eram os avós de Jesus Cristo, que por esse motivo são considerados pela Igreja Católica os padroeiros de todos os avós. 

Mas antes da Dona Aninhas, o dia 26 de julho era uma data dedicada apenas aos santos, sem destacar a homenagem aos avós.

Dona Aninhas, cujo nome era Ana Elisa Couto (1926-2007), foi uma senhora portuguesa que tinha 6 netos. Durante quase 20 anos reivindicou a instituição de uma data comemorativa para os avós.

Em Portugal, a data foi instituída pela Assembleia da República em 2003. 

...(...)...

REFERÊNCIA: in calendarr.com