sábado, 17 de setembro de 2022

Qual o significado de MITRA? Seu uso e sua história

Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice - Calendário 2014
imagem in vatican.va
(Papa Francisco)

A mitra (do grego μίτρα: cinta, faixa para a cabeça, diadema) é uma insígnia pontifical utilizada pelos prelados da Igreja Católica, da Igreja Ortodoxa e da Igreja Anglicana, sejam eles: abades, bispos, arcebispos, cardeais ou mesmo o Papa. A mitra é a cobertura de cabeça prelatícia de cerimônia.

Simbolismo

A mitra usada pelo bispo simboliza um capacete de defesa que deve tornar o prelado terrível aos adversários da verdade. Por isso, apenas aos bispos, salvo por especial delegação, cabe a imposição do Espírito Santo no sacramento do Crisma ou Confirmação.

Definição

A mitra é um tipo de cobertura de cabeça fendida, consistindo de duas peças rígidas, de formato aproximadamente pentagonal, terminadas em ponta, por isso, às vezes chamadas corno ou cúspides, costuradas pelos lados e unidas por cima por um tecido, podendo ser dobradas conjuntamente. As duas cúspides superiores são livres e na parte inferior forma-se um espaço que permite vesti-la na cabeça.

Há duas faixas franjadas na parte posterior, chamadas ínfulas, que descem até as espáduas. Na teoria, a mitra sempre é supostamente branca.

História

A mitra pontifical é da origem romana, sendo derivada de uma cobertura de cabeça não litúrgica, exclusiva do papa, o camelauco, do qual também teve origem a tiara. O camelauco era usado antes do século VIII, como se relata na biografia do Papa Constantino, no “Liber Pontificalis”. O nono ‘’Ordo’’ indica que o camelauco era confeccionado de um material branco e tinha a forma de um capacete. As moedas dos papas Sérgio III e Bento VII, em que São Pedro usava um camelauco, dão a este a forma de um cone, que é a forma original da mitra. O camelauco foi usado pelos papas principalmente durante as procissões solenes. A mitra evoluiu do camelauco, no curso do século X, quando o papa começou a usar a mitra durante procissões à igreja e também durante o serviço religioso subsequente. Não se pode afirmar que tenha havido alguma influência do ornamento de cabeça sacerdotal do sumo sacerdote do Antigo Testamento. Foi só após a mitra estar sendo universalmente usada pelos bispos, é que se levantou a hipótese dela ser uma imitação da cobertura de cabeça sacerdotal judaica.

Janice Bennett, em seu livro “Sacred Blood, sacred Image” , cita uma tradição seguida por Tadeu de Edessa, de que no cristianismo, a mitra desenvolveu-se a partir da prática de São Pedro colocar o Sudário em sua própria cabeça, como símbolo de um ministério curativo. Tal fato não encontra nenhum respaldo histórico ou teológico.

Desde o século XVII tem se escrito muito sobre em que tempo a mitra começou a ser usada na liturgia. Alguns autores creem que seu uso é anterior aos tempos apostólicos, portanto anterior ao cristianismo. Segundo outros, remonta aos séculos VIII ou IX. E uma terceira corrente afirma que ela surgiu por volta do início do segundo milênio, sendo que antes era usado um ornamento para a cabeça na forma de grinalda ou coroa.

O certo é que um ornamento episcopal para a cabeça, na forma de uma faixa, nunca existiu em Europa ocidental, e que a mitra foi usada primeiramente em Roma por volta da metade do século X, e fora de Roma no ano 1000. A prova Exaustiva para isto é dada no trabalho "Die liturgische Gewandung im Occident und Orient" (pp. 431-48), onde todas as teorias da origem da mitra são estudadas. A mitra é descrita para a primeira vez em duas miniaturas do começo do século XI; uma destas miniaturas está em um registro batismal, a outra num pergaminho do Exultet, da catedral de Bari, Itália. A primeira referência escrita sobre a mitra é encontrada numa bula de 1049, do Papa Leão IX. Nesta o papa, que tinha sido anteriormente bispo de Toul, na França, confirmou a primazia da igreja de Tréveris ao bispo Eberardo de [Tréveris]], anteriormente seu metropolita que o tinha acompanhado a Roma. Como um sinal desta primazia, o Leão IX concedeu ao bispo Eberardo a mitra romana, a fim de que pudesse a usar de acordo com o costume romano, ao executar os ofícios da igreja. Pelos anos 1100 a 1150, o uso da mitra já havia se generalizado entre os bispos.

Os cardeais já usavam a mitra no fim do século XI, provavelmente tendo adquirido este direito na primeira metade daquele século. Leão IXconcedeu este privilégio aos cônegos da catedral de Besançon, em 1051. Os cardeais, certamente, gozaram deste privilégio, anteriormente a esta data. A primeira concessão de uma mitra a um abade data do ano 1063, quando o Papa Alexandre II concedeu a mitra ao abade Egelsino, na Abadia de Santo Agostinho, em Cantuária. Desde então as concessões aos abades foram aumentando até se generalizarem.

Também aos príncipes cristãos foi concedida, por vezes, a permissão de usar a mitra, como uma marca da distinção. Por exemplo, o Duque Wratislaw, na Boêmia recebeu este privilégio do Papa Alexandre II, e Pedro de Aragão recebeu idêntica distinção de Inocêncio III. O Imperador alemão também gozou deste direito.

Forma


Mitra estilo simples tradicional: 
branco com damasco 
seus babados brancos 
terminando em franjas vermelhas.


A evolução da mitra, 


Considerando a forma, há tal diferença entre a mitra do século XI e a mitra atual que, por vezes, é difícil reconhecer serem as duas a mesma peça litúrgica.. Na sua forma mais antiga, a mitra era uma cobertura simples, de material macio, que terminava acima numa ponta; tendo geralmente, mas não sempre, em torno da borda mais baixa, uma faixa ornamental (circulus). Parece também que as ínfulas não estiveram sempre unidas à parte traseira da mitra. Por volta do ano 1100, a mitra começou a ter uma forma curvada para cima, tomando forma de um barrete redondo. Em muitos casos apareceu logo um depressão, na parte superior similar a essa que é feita quando um chapéu de feltro macio é pressionado para baixo na cabeça, forçando-o na testa e na parte de trás da cabeça. Em diversas mitras, uma faixa ornamental passou da parte dianteira à parte traseira através do recorte; isto fez mais proeminente as cúspides, na parte superior das lâminas, dos lados direito e esquerdo da cabeça. Esta mitra em forma de calota foi usada até tarde, atingindo o início do século XII; e, em alguns lugares, até o último quarto deste século.

Por volta de 1125, uma mitra de um outro formato e aparência um tanto diferente é frequentemente encontrada. Nela as abas nos lados tinham-se tornado chifres (cornua), que terminavam, cada um, em uma ponta, tendo sido endurecidos com pergaminho ou alguma outra intertela. Esta mitra forneceu a forma de transição ao terceiro estilo, que é essencialmente o da mitra usada ainda hoje. A terceira mitra é distinta de sua predecessora, não realmente por sua forma, mas somente por sua posição na cabeça. Ao manter sua forma, a mitra foi, desde então, colocada na cabeça com os cornos já não acima da região temporal, mas acima da testa e da parte traseira da cabeça. As ínfulas tiveram, naturalmente, que ser prendidos na borda inferior abaixo do corno da parte traseira. O primeiro exemplo de tal mitra apareceu por volta de 1150. As mitras elaboradas desta forma tiveram não somente uma faixa ornamental (circulus) na borda mais baixa, mas uma faixa ornamental similar (titulus), que foi verticalmente aplicada sobre o meio dos cornos. No século XIV, esta forma de mitra começou a ser distorcida. Até então, a mitra tinha sido um tanto mais larga do que elevada, quando dobrado, mas neste período nela começou, lentamente, mas firmemente, ter a sua altura aumentada; até que, no século XVII, cresceu como uma torre real. Uma outra mudança, que surgiu no século XV, foi que os lados já não eram feitos na vertical, mas na diagonal. No século XVI, começou a ser habitual curvar-se, com mais ou menos intensidade, os lados diagonais dos cornos. 

Estas mudanças não ocorreram em toda parte, ao mesmo tempo, nem a mitra teve todas as formas do desenvolvimento, em todos os lugares. Um grande número mitras do início da Idade Média foram preservadas, mas todas pertencem á terceira forma. Muitas têm ornamentação riquíssima, sendo costume ornamentar as mitras com bordados, faixas ricas (aurifrisia), pérolas, pedras preciosas, pequenos discos ornamentais de metais preciosos; e fazê-las planas, para receber pinturas. Uma mitra medieval do início da igreja de São Pedro, em Salzburgo além de estar ornamentada com cem pérolas , apresenta cerca de quinhentas pedras preciosas, pesando cerca de cinco libras e meia. Outras mitras similares são mencionadas também no inventário de 1295 de Bonifácio VIII. Oito mitras medievais são o preservadas na catedral de Halberstadt. Nos séculos XVII e XVIII, as mitra passaram a ser ornamentadas com bordados ricos, de fios de ouro, o que lhe deu uma aparência mais imponente. Uma mitra do século XVIII preservada no tesouro da catedral em Limburgo é notável pelo grande número de pedras preciosas que a adornam. O material original da mitra parece ter sido apenas linho branco, mas a partir do século XIII (à exceção do curso da mitra simples), geralmente foi feita de seda ou ornamentada com bordados de seda.

Tipos

O cerimonial distingue dois tipos de mitra

A Ornada quando é guarnecida de adornos, mais ou menos ricos. As mitras ornadas se dividem em: 

  • Preciosa (Pretiosa): é decorada com pedras preciosas e ouro
  • Aurifrisada (Auriphrygiata): é de tecido liso de ouro ou de seda branca bordada a ouro e prata
  • Faixada: com duas faixas ornamentais ou galões, uma (circulus) na borda mais baixa, e outra (titulus) em posição vertical, no meio de cada pala.
A Simples é inteiramente de tecido branco, interna e externamente, sem ornamentos, nem mesmo nas ínfulas, que portam franjas vermelhas. Ela será de linho para os bispos e de seda adamascada branca apenas para os cardeais.

Papa

Atualmente a tiara papal é usada na heráldica eclesiástica do papado, tal como nos brasões pessoais dos papase no brasão da Cidade do Vaticano, combinada com as chaves do céu de São Pedro.

Tradicionalmente, o Papa, conforme a circunstância, serve-se de três tipos de mitra:
  • A Gloriosa: ornada de pedras preciosas e de um círculo de ouro que lhe forma a base. (Nesta categoria está inclusa a mitra com a tripla faixa dourada.)
  • A Preciosa: ricamente decorada, mas sem o círculo da base.
  • A Argêntea: de lhama de prata, correspondente à mitra simples dos bispos.
No caso do Papa a mitra pode ter o formato de uma coroa tripla, sendo, neste caso, chamada de tiara papal ou triregnum. O uso da tiara papal foi abandonado, mas não abolido, pelo Papa Paulo VI, que adotou a mitra comum, com a intenção de enfatizar mais o caráter pastoral do que temporal da autoridade pontifícia.


Atualmente a tiara papal 
é usada na
e no brasão da Cidade do Vaticano
combinada com as 


Uso


O "Cerimonial dos Bispos" manda que a mitra, o anel episcopal e o báculo sejam abençoados antes da ordenação episcopal de quem o deva receber; sendo que a primeira imposição deve ser feita apenas durante o rito da ordenação. Antes das celebrações litúrgicas, deve sempre ser um diáconoquem impõe a mitra no bispo.

Pelas normas litúrgicas atuais, a mitra deve sempre ser uma só na mesma ação litúrgica. A mitra preciosa é usada nas celebrações mais solenes. A aurifrisada é usada no advento, na administração dos sacramentos, e nas “memórias”. A faixada, nos dias comuns. A mitra simples usa-se na “Quarta-Feira de Cinzas”, na “Sexta-Feira Santa”, no dia de “Finados”, nas “Assembleias Quaresmais”, no rito da “Inscrição do Nome”, na solene celebração do sacramento da Penitência, na celebração de Exéquias e quando um bispo concelebrar com outros, não sendo ele o celebrante principal. Portanto, nas concelebrações, somente o celebrante principal pode usar a mitra ornada.

O direito de usar a mitra pertence somente ao papa, aos cardeais, aos bispos e abades. Porém houve alguns privilégios a prelados menores como dignitários de cabidos, prelados da Cúria Romana, e Protonotários Apostólicos, porém este uso era bem limitado. A mitra chegou a ser permitida ainda às abadessas de mosteiros femininos.

A mitra é distinta de outras insígnias e sempre é retirada quando o bispo está rezando, em decorrência do preceito apostólico do homem sempre rezar com a cabeça descoberta.

Na ordenação de um bispo ele recebe primeiro o livro do Evangelho, depois o anel episcopal, a mitra e por último o báculo.

Pelas leis litúrgicas a mitra é usada pelo bispo, sobre o solidéu, quando se dirige ou retorna, processionalmente, para alguma função sagrada; quando está sentado; quando faz homilia; quando faz saudações; locuções e avisos; quando dá a bênção solene; e quando faz gestos sacramentais. O bispo não usa a mitra: nas preces introdutórias; nas orações; na “Oração Universal”; na “Oração Eucarística”; durante a leitura do Evangelho; nos hinos, quando estes são cantados de pé; nas procissões em que leva o Santíssimo Sacramento, ou as relíquias da Santo Lenho; e diante do Santíssimo Sacramento exposto.

A mitra no rito Grego Ortodoxo

No rito grego Ortodoxo não se usou uma cobertura de cabeça litúrgica até o século XVI. Antes disto, somente o Patriarca de Alexandria, usou desde o princípio do século X, uma cobertura litúrgica para a cabeça, a qual era um simples A mitra pontifical grega é uma cobertura de cabeça elevada com uma dilatação para fora , no alto, que se expande diagonalmente em dois arcos; no ápice há uma cruz em relevo ou achatada. Ela é baseada na coroa imperial fechada do período tardio do Império Bizantino. Consequentemente, é baseada também no camelauco, embora divirja muito dele, posto que se desenvolveu com elementos adicionais. Tem, pois forma de coroabulbosa, decorada com brocados e ricas joias.

Como uma insígnia imperial, tal qual o saco ou a dalmática imperial, significa a autoridade temporal dos bispos, especialmente do Patriarca de Constantinopla, dentro da administração da comunidade Cristão, no Império Otomano.
Cristianismo Oriental

Nas Igrejas Católicas Orientais o uso da mitra é prerrogativa dos bispos, mas pode ser concedida aos arciprestes, aos protopresbíteros e arquimandritas. A mitra presbiteral não é sobreposta pela cruz e é concedida por determinação de um sínodo.

Os bispos ortodoxos orientais usam, às vezes, mitras do estilo ocidental ou oriental. No passado, os bispos coptas usaram o ballin, um omofório enrolado em torno da cabeça como um turbante. Os bispos ortodoxos da Síria usam o masnafto (maşnaphto), literalmente “turbante”) ao presidir a Liturgia. Esta é uma capa grande, rica e bordada frequentemente com a uma imagem do Espírito Santo, em forma de pomba. Os padresortodoxos armênios usam mitras bizantinas, enquanto seus bispos usam mitras ocidentais.

Igreja Anglicana

O uso da mitra foi abandonado na Igreja Anglicana, após a Reforma de Henrique VIII, mas foi reintroduzida no princípio, em consequência do chamado Movimento de Oxford, sendo atualmente usada pela maioria dos bispos anglicanos.

Heráldica

A mitra foi suprimida dos brasões de armas dos bispos católicos, em 1969, sendo mantida nos brasões das dioceses.

Nos brasões anglicanos a mitra sempre esteve presente como timbre.

As ínfulas são descritas com forro vermelho.

O Papa Bento XVI , por influência do heraldista Monsenhor Andrea Cordero Lanza di Montezemolo (depois criado cardeal), retirou a tiara de seu brasão, substituindo-a por uma mitra de prata com três traços dourados (numa referência às três coroas da tiara). Esta atitude de Montezemolo gerou crítica em todas as instituições heráldicas do mundo, que dentre as muitas argumentações, a principal evocada é a de que a Heráldica tem leis seculares e fixas. A Sociedade Americana de Heráldica chegou a sugerir que Montezemolo utilizasse pelo menos o camelauco no brasão papal.

iREFERÊNCIA: in pt.wikipedia.org

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Origem e significado da palavra "canhoto"

Dia do canhoto. Há 13 factos que provavelmente desconhece sobre esta  'preferência'
in sol.sapo.pt

Uma das explicações para a história desta palavra é:

Canhoto formou-se, de canho, palavra de origem obscura e que significa «que é mais hábil com a mão esquerda do que com a direita», o mesmo que esquerdino, canhestro. 

Canhoto diz-se, portanto, da «pessoa que utiliza preferencialmente a mão e o pé esquerdos na execução de trabalhos, tarefas» (in Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa).

'José Mário Costa 3 de junho de 2005'

in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/canhoto/14370 [consultado em 15-09-2022]


Outra explicação:

canhoto

ca.nho.tokɐˈɲotu
adjetivo

1.
que é mais hábil com a mão ou o pé esquerdos; esquerdino
2.
que está do lado oposto ao direito; esquerdo
3.
figurado 
que não tem habilidade; canhestro; desajeitado

nome masculino

1.
pessoa que usa preferencialmente a mão ou o pé esquerdos
2.
num livro de cheques, recibos, etc., parte que não se destaca e está normalmente à esquerda, permanecendo como comprovativo da operação efetuada
3.
tronco de árvore utilizado para queimar; acha
4.
popular  demónio; diabo

cruzes, canhoto!

exclamação que exprime rejeição, aversão ou desejo de que algo ou alguém se afaste

De canho+-oto

canhoto
1
2
ca.nho.tokɐˈɲotu
nome masculino

Cabo Verde 

cachimbo

Do crioulo cabo-verdiano kanhote ou kanhotu, «idem», a partir do crioulo guineense kañutu, de canudo, «tubo»

Referência:
Porto Editora – canhoto no Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-09-15 19:26:20]. Disponível em https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/canhoto

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Homenagem a Bocage: parabéns, Setúbal, por este grande poeta aí nascido a 15 de setembro!

Bocage: libertinagem em bom português - Domingo - Correio da Manhã
imagem in cmjornal.pt

Bocage

Poeta português

Biografia de Bocage

Por Dilva Frazão  Biblioteconomista e professora 
(in ebiografia.com)

Bocage (1765-1805) foi um importante poeta português do século XVIII, considerado o maior representante do Arcadismo e o precursor do Romantismo. Poeta satírico, erótico e pornográfico, é vítima até hoje de sua própria fama e dos preconceitos que despertou.

Manuel Maria Barbosa du Bocage nasceu em Setúbal, às margens do rio Sado, em Portugal, no dia 15 de setembro de 1765. Filho de José Luís Soares de Barbosa, juiz de fora e ouvidor, e de Mariana Joaquina Xavier l'Hedois Lustoff du Bocage, descendente de família da Normandia, região histórica do noroeste da França.

Em 1783 Bocage alistou-se na Marinha de Guerra, embarcando para a Índia três anos depois, onde foi promovido a tenente e mandado para Damão, desertando logo depois.

Ao fugir da Marinha, viveu em Macau e de lá retornou ao seu país em 1790. No regresso à Lisboa, apaixonou-se pela mulher do seu irmão e entregou-se à boémia. Nessa época, escreveu versos sobre a desilusão amorosa e as dificuldades financeiras.

Bocage e o Arcadismo

Considerado como o grande poeta do Arcadismo de Portugal, apesar de ter deixado fama de poeta satírico, Bocage é um dos maiores poetas líricos da literatura portuguesa.

Com o pseudônimo de Elmano Sadino, participou da associação de poetas denominada “Nova Arcádia” ou Academia das Belas-Artes, que surgiu em Portugal em 1790, escrevendo poesias que falam de pastores, ovelhas e da mitologia clássica.

O próprio nome do movimento faz referência à Arcádia, região da Grécia onde, segundo a mitologia, pastores e pastoras levavam uma vida inocente e feliz, em contato com a natureza. 

A academia publicou algumas poesias sob o título de Almanaque das Musas e teve curta duração, conquistando prestígio somente com a produção de Bocage e de José Agostinho de Macedo. Indispondo-se com o mesmo, ao satirizar os confrades, afastou-se da academia.

Carta a Marília

Em 1797, sobretudo devido ao poema Carta a Marília, cujo verso inicial é “Pavorosa Ilusão de Eternidade”, Bocage recebe ordem de prisão.

Acusado de impiedade e antimonarquismo foi condenado e passou meses na masmorra do Limoeiro, nas da Inquisição, no claustro de São Bento e no convento dos oratorianos, até se conformar com as convenções religiosas e morais da época e se retratar.

Ao voltar à liberdade, Bocage levou uma vida dedicada à tradução de autores latinos e franceses.

Trecho do poema Carta a Marília:

Pavorosa Ilusão de Eternidade,
Terror dos vivos, cárcere dos mortos;
D’almas vãs sonhos vão, chamado inferno;
Sistema de política opressora,
Freio que a mão dos déspotas, dos bonzos
Forjou para a boçal credulidade;
Dogma funesto, que o remorso arraigas
Nos termos corações, e a paz lhe arrancas:
Dogma funesto, detestável crença,
Que envenena delícias inocentes! (...)

Poeta Lírico

Bocage deixou fama de poeta satírico e, com o tempo seu nome tornou-se sinônimo de contador de histórias picantes e obscenas. Por outro lado, Bocage produziu também os mais belos poemas líricos, a ponto de ser colocado ao lado de Camões e Antero de Quental, como figuras máximas da poesia portuguesa.


Retrato do poeta Bocage


Retrato do poeta Bocage

Ao lado da sátira agressiva, Bocage desenvolveu sua veia amorosa, retratando os seus dramas existenciais numa linguagem emotiva que encontrou grande receptividade entre os leitores daquela época e dos séculos seguintes, tornando-se  o poeta mais lido em Portugal. O ciúme é a tónica de muitos versos, refletindo a sua insegurança em relação ao objeto amado.

Bocage foi pré-romântico no gosto do mórbido, no uso de palavras altissonantes, nos recursos a interjeições, reticências e apóstrofes. Sua poesia individualista e pessoal foi uma antecipação do que seria a poesia romântica do século XIX.

Além de sonetos, Bocage compôs elegias, odes, fábulas e cantatas. Escreveu, também epigramas e sessenta e nove sonetos satíricos, onde a caricatura é a marca fundamental. As melhores composições são: Pavorosa Ilusão da Eternidade e Pena de Talião, dirigida a seu inimigo José Agostinho de Macedo.

Publicou em vida apenas Rimas, (1791-1804) em III volumes. Na edição de VI volumes de 1853, intitulada Poesias, estão as melhores coletâneas de sua obra, como também as traduções de Ovídio e Jacques Delille.

A preocupação com a métrica, com a estruturação do poema e a seleção vocabular colocam os sonetos de Bocage como verdadeiras obras-primas, como no trecho da seguir: 

Convite a Marília:

Já se afastou de nós o inverno agreste
Envolto nos seus húmidos vapores;
A fértil Primavera, a mãe das flores,
O prado ameno de boninas vestes:

Varrendo os ares o subtil nordeste
Os toma azuis; as aves de mil cores,
Adejam entre Zéfiros, e Amores,
E toma o fresco Tejo a cor celeste:

Vem, ó Marília, em lograr comigo,
Destes alegres campos a beleza,
Destas copadas árvores o abrigo:

Deixa louvar da corte a vã grandeza:
Quanto me agrada mais estar contigo
Notando as perfeições da Natureza!

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Jean-Luc Godard, esse grande cineasta da Nouvelle Vague Francesa, deixou-nos hoje, aos 91 anos!

French Cinema Legend Jean-Luc Godard Dies At 91
in ndtv.com

Jean-Luc Godard morreu através de suicídio assistido — era o seu desejo

O cineasta franco-suíço tinha 91 anos e não estava doente. Já tinha dito numa entrevista que era algo em que estava a ponderar.

O cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard, enorme figura do cinema mundial e um dos principais rostos da Nouvelle Vague francesa, morreu aos 91 anos esta terça-feira, 13 de setembro. Entretanto, o jornal francês “Libération” confirmou junto da família e de fontes próximas que se tratou de suicídio assistido, procedimento que é legal na Suíça, onde Godard vivia desde os anos 70.

O próprio realizador já havia dado a entender que era este o seu desejo. Numa entrevista em 2014 no Festival de Cinema de Cannes, interrompeu a pergunta de um jornalista que tinha começado a questão com “Quando morrer, o mais tardiamente possível…”. Respondeu: “Não necessariamente o mais tarde possível”.

“Não está com pressa, pois não?”, questionou o repórter. “Não estou ansioso. Mas se estiver demasiado doente, não quero ser arrastado num carrinho de mão… De todo”, disse, antes de confirmar a sua intenção de eventualmente recorrer ao suicídio assistido.

A informação foi confirmada pela própria família de Jean-Luc Godard. “Não estava doente, estava simplesmente exausto”, disse um familiar ao “Libération”. “Por isso tomou a decisão de acabar com aquilo. Foi a sua decisão e era importante para ele que isso fosse sabido.”

Não só era um procedimento em que o cineasta pensava há vários anos, como o próprio suicídio era uma questão sobre a qual o autor refletia há muito tempo. “Godard é fascinado pelo suicídio”, escreveu o crítico de cinema Jean-Luc Douin no livro “Jean-Luc Godard. Dictionary of Passions”. 

Douin deu um exemplo. Quando era novo, Godard costumava carregar consigo uma lâmina na carteira. “O Eric Rohmer encontrou-o um dia no seu estúdio, a tomar banho no próprio sangue. Numa noite, durante as gravações de ‘Uma Mulher é Uma Mulher’, discutiu tão violentamente com Anna Karina que cortou os pulsos.” Em 2004, confessou numa entrevista ter tentado o suicídio depois de 1968.

Godard foi responsável por obras-primas como “O Acossado”, “O Desprezo” e “Pedro, o Louco”, entre outros. Nove dos seus filmes fizeram parte das seleções oficiais do Festival de Cannes. Venceu o Urso de Prata de Melhor Realização no Festival de Berlim com “O Acossado” em 1960, uma Palma de Ouro especial no Festival de Cinema de Cannes de 2018 pelo documentário “O Livro de Imagem”, dois Césares Honorários (em 1987 e 1998) e um Óscar Honorário em 2010, pela paixão e “confrontação” da sua arte.

Este ano, o Doclisboa vai ser dedicado a Jean-Luc Godard. A 20.ª edição do festival de cinema vai decorrer entre 6 e 16 de outubro em várias salas da capital portuguesa. Será exibido o documentário “Godard Cinema”, de Cyril Leuthy.

TEXTO DE Ricardo Farinha (in nit.pt) (13.09.2022)

.........................................................................................


Realizador Jean-Luc Godard morre aos 91 anos - Economia - Jornal de Negócios
in jornaldenegocios.pt


Jean-Luc Godard (Paris, 3 de dezembro de 1930 - Rolle, 13 de setembro de 2022) foi um cineasta, roteirista e crítico de cinema franco-suíço. Ele ganhou destaque como pioneiro no movimento de filmes franceses da Nouvelle vague dos anos 1960.

Como seus contemporâneos, Godard criticou a "Tradição de Qualidade" do cinema francês, que "enfatizava o ofício sobre a inovação, privilegiava os diretores estabelecidos sobre os novos e preferia as grandes obras do passado à experimentação". Como resultado de tal argumento, ele e críticos com a mesma opinião começaram a fazer seus próprios filmes. Muitas das obras cinematográfica de Godard desafiam as convenções da Hollywood tradicional, além do cinema francês. Em 1964, Godard descreveu o impacto de seus colegas: "Entramos no cinema como homens das cavernas no Versalhes de Luís XV". Ele é frequentemente considerado o cineasta francês mais radical das décadas de 1960 e 1970; a abordagem em convenções cinematográficas, política e filosofias fez dele o diretor mais influente da Nouvelle vague. Além de mostrar o conhecimento da história do cinema através de homenagens e referências, vários de seus filmes expressaram suas opiniões políticas; ele era um ávido leitor da filosofia existencial e marxista. Desde então, sua política tem sido muito menos radical e seus filmes recentes são sobre representação e conflito humano de uma perspectiva humanista e marxista.

Em uma pesquisa da Sight & Sound em 2002, Godard ficou em terceiro lugar numa lista da crítica entre os dez principais diretores de todos os tempos. Diz-se que ele "criou um dos maiores corpos de análise crítica que qualquer outro cineasta desde meados do século XX". Ele e seu trabalho têm sido centrais na teoria narrativa e "desafiaram as normas comerciais do cinema narrativo e o vocabulário da crítica de cinema." Em 2010, Godard recebeu um Oscar Honorário, mas não compareceu à cerimônia de premiação. Os filmes de Godard inspiraram muitos diretores, incluindo Martin Scorsese, Quentin Tarantino, Brian De Palma, Steven Soderbergh, D. A. PennebakerRobert Altman, Jim Jarmusch, Wong Kar-wai, Wim Wenders, Bernardo Bertolucci, e Pier Paolo Pasolini.

Por parte do pai, ele é primo de Pedro Pablo Kuczynski, ex-presidente do Peru. Ele foi casado duas vezes, com as atrizes Anna Karina e Anne Wiazemsky, ambas estreladas em vários de seus filmes. Suas colaborações com Karina - que incluíram filmes aclamados pela crítica como Bande à part (1964) e Pierrot le Fou (1965) - foram chamadas "indiscutivelmente o corpo de trabalho mais influente na história do cinema" pela revista Filmmaker.

FONTE: pt.wikipedia.org


in pt.wikipedia.org

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Significado de "indigo"

Cor índigo: conheça tudo sobre essa cor milenar
imagem in: eusemfronteiras.com.br

Pesquisando o significado desta palavra, encontrei algumas versões interessantes:

1ª versão
índigo
ín.di.go 
nome masculino
1.
BOTÂNICA designação comum, extensiva a diferentes plantas do género Indigofera, da família das Leguminosas, próprias de regiões tropicais e subtropicais, das quais se extrai o anil, sendo também conhecidas por anileira, indigueiro, etc.
2.
substância de cor semelhante ao azul-violeta, empregada como corante, que se obtém a partir dessas plantas; anil
3.
cor correspondente à sensação provocada na visão humana pelas radiações monocromáticas cujos comprimentos de onda variam entre os 425 e os 415 nanómetros, aproximadamente
Do grego indikós, «índico; indiano», pelo francês indigo, «índigo»
REFERÊNCIA: Porto Editora – índigo no Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-09-12 19:13:09]. Disponível em https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/indigo
2ª versão
Segundo um artigo publicado na revista científica Science, a cor índigo, ou anil, foi descoberta há 6.000 anos no Peru, ou seja, 1.500 anos antes de começar a ser utilizada pelos egípcios, aos quais se atribuía seu primeiro uso.

imagem in lifestyle.sapo.pt

A investigação afirma que o pigmento azul analisado nos restos de um tecido encontrado no sítio arqueológico Huaca Prieta - um centro cerimonial pré-hispânico na região La Libertad (norte) - corresponde a um corante, no "uso mais antigo conhecido do índigo no mundo".
A descoberta está descrita no artigo "Early Pre-Hispanic Use of Indigo Blue in Peru", da autoria de uma equipa de arqueólogos liderada por Jeffrey C. Splitstoser, onde se enaltece que o uso de indigotina (composto químico da tintura do anil) foi identificado após vários testes.
"A presença de um corante indigoide foi firmemente indicado em cinco das oito amostras analisadas que representam dois tecidos lisos e três têxteis entrelaçados", afirmam os pesquisadores.
A matriz original para elaborar esses têxteis foi o algodão (Gossypium barbadense) cultivado na cordilheira dos Andes, em Huaca Prieta.
O ponto de partida da experiência foi uma amostra de fio de cor azul que decora um tecido às riscas. Depois foram analisados mais sete tecidos de Huaca Prieta descobertos em 2009, onde foi detetada a presença de corantes indigoides. Este material remonta a uma época compreendida entre 6.200 e 1.500 anos.
Os investigadores afirmam não existir qualquer dúvida de que se usou, na decoração dos tecidos, o anil extraído da seiva da planta Indigofera tinctoria. Acredita-se que essa planta esteja localizada algures na costa norte do Peru.
FONTE: in lifestyle.sapo.pt
3ª versão:
Definição e significado de índigo – a palavra índigo significa matéria corante que se extrai de plantas para se tingir de azul, anil na Língua Portuguesa.
É o conceito de índigo tendo como definição e referência a origem do termo.
Significado de índigo
substantivo
Matéria corante que se extrai de várias plantas, especialmente do indigueiro, que serve para se tingir de azul, anil.
Qualquer cor que se assemelha à do índigo.
Uma das cores fundamentais do espectro solar.
Árvore do Brasil.
O mesmo que indigueiro.
Sinónimos de índigo
anil, anileira, indigueiro
FONTE: in portuguesaletra.com
4ª versão:
.......(...)..........
O índigo é o azul originário da natureza. É um dos mais antigos corantes azuis. Sua história nos leva à Índia, pois era nesse país que ele era encontrado. A palavra índigo é derivada do grego "indikon", que em latim se tornou "indicum" e posteriormente índigo, por volta do final do século XIII. Índigo significa "vindo da Índia" ou ainda "substância da Índia". 
O pigmento azul era extraído, através de processos de fermentação, da folha de uma planta chamada indigofera tinctoria, uma espécie de arbusto florido amplamente cultivado nos trópicos asiáticos. Na antiguidade, a cor azul era associada à realeza e à nobreza, pois só os mais afortunados podiam pagar por corantes dessa cor, devido à dificuldade de se encontrar pigmentos azulados no meio ambiente. Suas fontes eram remotas e distantes. O índigo é um dos únicos azuis derivados de plantas; quase todos eles derivam de metais ou pedras, como por exemplo o lápis lazuli. Na atualidade, o corante índigo é obtido de maneira sintética.
.............(.....)...............
Índigo é uma das sete cores do arco-íris (as outras são vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta).
Em português a cor índigo é também conhecida como azul anil.
FONTE: oblogdosnomes.blogspot.com

Significado da cor indigo, sinceridade e individualidade - Mulher Portuguesa
 in: mulherportuguesa.com
(Significado da cor indigo - anis)

domingo, 11 de setembro de 2022

Reflexão para o XXIV Domingo do Tempo Comum

Reflexão para o 24º Domingo do Tempo Comum - Vatican News
imagem in vaticannews.va

A liturgia da Palavra deste vigésimo quarto domingo do tempo comum centra a nossa meditação no amor de Deus, que nos ama infinitamente; nem o pecado nos afasta desse amor.

Na primeira leitura vemos a atitude misericordiosa de Deus face à infidelidade do Povo no Sinai; o amor sobrepõe-se sempre à vontade de punir o pecador.

Na segunda leitura, Paulo recorda o amor de Deus manifestado em Jesus Cristo e derramado incondicionalmente sobre os pecadores, transformando-os em pessoas novas e convertidas.

O Evangelho oferece-nos três parábolas da misericórdia e apresenta-nos Deus que ama todos os homens e que Se preocupa de forma especial com os pecadores, os excluídos, os marginalizados. A parábola do filho pródigo, ou dos dois filhos, apresenta Deus como um pai que espera ansiosamente o regresso do filho rebelde, que o abraça quando o avista, que o faz reentrar em sua casa com uma grande festa para celebrar o reencontro.

Esta parábola é a mais conhecida das três parábolas da misericórdia. Mas as outras duas, a ovelha perdida e a dracma perdida, iluminam-nos também sobre o amor e a ternura de Deus.

Sabemos da grande importância que as ovelhas tinham para o pastor. Não podia perder nenhuma. Quanto à dracma, era uma soma importante. Basta pensar que uma família inteira podia viver um dia com duas dessas moedas. Compreende-se que a mulher que a perdeu faça tudo para a encontrar.

Jesus acentua que o pastor procura a sua ovelha perdida «até a encontrar», a mulher procura a dracma perdida «até a encontrar». Através destas duas personagens, Jesus mostra-nos o amor do Pai: diante daqueles que se afastam d’Ele, que vão por caminhos de perdição, Ele parte à sua procura até os encontrar.

Quando há um naufrágio, por exemplo, efetuam-se buscas para se encontrar as vítimas. Mas, ao fim de um certo tempo, as buscam terminam: já não há mais esperança! Em Deus não é assim. Ele vai até ao fim, Ele encontrará de qualquer modo a sua criatura perdida. Quando encontra a ovelha perdida, Jesus transporta-a aos ombros, leva-a no coração, pleno de misericórdia, fecundo de amor.

Isso acontece de modo pleno na cruz, onde Jesus encontra a humanidade perdida. Como dizer mais explicitamente a gratuidade da salvação que Ele nos vem trazer? É a mesma luz do Pai que acolhe o seu filho sem nada lhe pedir, que lhe dá gratuitamente a sua dignidade de homem livre, o seu lugar de filho, como se nada se tivesse passado. Como não transbordar de alegria diante de um Deus assim?

Deixemo-nos levar pela Palavra, entremos na alegria de Deus e voltemos à vida, sempre com um coração puro e um espírito firme, como rezámos no belíssimo Salmo 50, plena expressão do amor e da misericórdia de Deus.

Manuel Barbosa, scj
www.dehonianos.org

FONTE: agencia.ecclesia.pt