sábado, 16 de abril de 2022

"Sonetos Românticos", de Natália Correia

Natália de Oliveira Correia foi uma intelectual, poeta e activista social açoriana, autora de extensa e variada obra publicada, com predominância para a poesia.
Nasceu a 13 Setembro 1923 (Fajã de Baixo, S. Miguel, Açores, Portugal)
Morreu em 16 Março 1993 (Lisboa)


imagem in mulherportuguesa.com


Creio nos anjos que andam pelo mundo

Creio nos anjos que andam pelo mundo,
Creio na Deusa com olhos de diamantes,
Creio em amores lunares com piano ao fundo,
Creio nas lendas, nas fadas, nos atlantes,

Creio num engenho que falta mais fecundo
De harmonizar as partes dissonantes,
Creio que tudo eterno num segundo,
Creio num céu futuro que houve dantes,

Creio nos deuses de um astral mais puro,
Na flor humilde que se encosta ao muro,
Creio na carne que enfeitiça o além,

Creio no incrível, nas coisas assombrosas,
Na ocupação do mundo pelas rosas,
Creio que o Amor tem asas de ouro. Ámen.

in https://www.escritas.org


sexta-feira, 15 de abril de 2022

Homenagem a Eunice Muñoz, uma das melhores atrizes portuguesas de sempre!

imagem in dn.pt


Eunice do Carmo Munhoz, mais conhecida por Eunice Muñoz (Amareleja, Moura, 30 de julho de 1928Carnaxide, Oeiras, 15 de abril de 2022), foi uma atriz portuguesa de referência do teatro, televisão e cinema português, considerada unanimemente uma das melhores atrizes portuguesas de todos os tempos.

Foi galardoada com o título de doutora honoris causa pela Universidade de Évora, em 2009.

Ler mais em pt.wikipedia.org

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Marcelino Sambé: o orgulho dos portugueses neste jovem Bailarino!

BOLSEIROS GULBENKIAN


Esta é a história de Marcelino Sambé, o rapazinho que começou a dançar aos quatro ou cinco anos no Centro Comunitário do Alto da Loba, em Paço de Arcos, e aos 25 se tornou no primeiro português a ocupar o lugar de bailarino principal do Royal Ballet, em Londres. Mas esta é também a história do bolseiro Gulbenkian que sabe que a sua diferença é a sua força, sente a responsabilidade de usar a arte como forma de inspirar e está empenhado em impulsionar a mudança. Oito minutos deliciosos, a ver e rever vezes sem conta!


03 mar 2022 
Bolseiros Gulbenkian 
Marcelino Sambé 
A História de Vida do jovem dançarino português, também bolseiro Gulbenkian, que já é reconhecido e premiado a nível internacional. 
É o dançarino principal no Royal Ballet, em Londres.


Marcelino, o Especial

Foi num dia perfeitamente comum na EADCN (Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional) – um tanto mais vibrante que o normal por serem os primeiros dias do período – que, há 27 anos, descobri que “o extraordinário” existe. Vi um miúdo a saltitar pony trotes de pé descalço, no meio de tantos outros colegas de 1º ano. Não foi a falta de sapatilhas que me cativou: foi aquele sorriso e aquele olhar. O maior e o mais brilhante! 
E tive a certeza de estar perante um ser especial e iluminado. 
É assim que defino o Marcelino. Um bailarino generoso, humilde, com um talento imensurável. Eleito pelos Deuses para transmitir aquilo que à Dança compete: felicidade, sublimação e verdade! Tenho-o no coração, para sempre…
Catarina Moreira
(Professora da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional)

From The Royal Ballet with Love

Tem sido uma grande alegria fazer parte do percurso do Marcelino, de jovem estudante na Royal Ballet School, a bailarino principal da Royal Ballet Company.
Ao longo deste tempo, ele desenvolveu uma técnica deslumbrante que, aliada à sua imensa vitalidade, o tornam um artista de exceção. 
O Marcelino envolve-nos profundamente nas emoções que está a representar enquanto dança, transmitindo-nos algo completamente genuíno. 
Fora do palco, o Marcelino é uma pessoa afetuosa e extremamente humana sendo um elemento essencial da Royal Ballet Company, bem como um modelo extraordinário para qualquer jovem bailarino.
Kevin O’Hare
(Diretor, The Royal Ballet)

Bon-Vivant

Quem conhece o Marcelino sabe que ele é um ser de luz e de muito amor para com os que lhe são mais próximos. Alguém com uma força e inteligência dignas de admiração. Força pela sua persistência e capacidade de ver o lado positivo em qualquer situação. 
E inteligência, talvez a sua maior qualidade, na maneira como soube gerir a sua carreira, de forma a “encarrilar” todos os pontos até
chegar onde chegou. 
O Marcelino é um deslumbrado, no bom sentido da palavra, não com ele próprio, mas com as pessoas que o rodeiam. 
É um curioso nato. Quer conhecer; quer viver cada momento; quer criar memórias. Um verdadeiro “bon-vivant”.  Temos maneiras de ser muito diferentes, mas compreendemo-nos como ninguém. 
Tenho a maior sorte do mundo em ter tido a oportunidade de “escolher”este meu irmão que hei de admirar e amar para sempre.
Maria Barroso
(Irmã do Marcelino)

REFERÊNCIA: Encontrei estas notícias in gulbenkian.pt

domingo, 10 de abril de 2022

Domingo de Ramos na Paixão do Senhor - 10 de abril de 2022


imagem in calendarr.com


Tendo iniciado uma pesquisa sobre o Domingo de Ramos e do seu significado para os cristãos, encontrei In agencia.ecclesia.pt o seguinte:

O Evangelho do Domingo de Ramos convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus. Na cruz revela-se o amor de Deus, que não guarda nada para si, mas que se faz dom total para nos salvar.

O grande poeta Dante definiu o evangelista Lucas como “o escriba da misericórdia de Deus”. No relato da Paixão, sem esquecer os sofrimentos de Jesus e a sua angústia na agonia do monte das Oliveiras, Lucas continua a revelar até ao fim a misericórdia do Pai.

Primeira afirmação de Jesus: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Jesus não se limita a perdoar, vai mais longe. Sabe que a fonte do amor e do perdão está no Pai.

Segunda afirmação de Jesus, como resposta ao bom ladrão: “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”. O perdão do Pai não suporta qualquer adiamento nem qualquer exclusão.

Terceira afirmação de Jesus, que é um grito de infinita confiança no seu Pai: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”. Jesus acolheu sempre, na liberdade da sua consciência humana, o amor do Pai. No momento supremo da sua vida, manifesta a sua adesão ao amor infinito do Pai, à sua vontade de salvação e de misericórdia.

Celebrar a paixão e morte de Jesus é abismar-se na contemplação do amor de Deus. Por amor, Ele veio ao nosso encontro, assumiu os nossos limites, experimentou a fome, o sono, o cansaço, conheceu a mordedura das tentações, tremeu perante a morte, suou sangue antes de aceitar a vontade do Pai; estendido no chão, esmagado contra a terra, atraiçoado, abandonado e incompreendido, continuou a amar. Ele quis partilhar connosco esta boa notícia que enche de alegria o nosso coração, a mais espantosa história de amor que é possível contar.

Contemplar a cruz onde se manifesta o amor e a entrega de Jesus significa assumir a mesma atitude e solidarizar-se com aqueles que são crucificados neste mundo: os que sofrem violência e a guerra, os que são explorados, excluídos e privados de direitos e de dignidade. Significa denunciar tudo o que gera ódio, divisão, medo, em termos de estruturas, valores, práticas, ideologias. Significa evitar que as pessoas continuem a crucificar outras pessoas. Significa aprender com Jesus a entregar a vida por amor.

O cristão sabe que amar como Jesus é viver a partir de uma dinâmica que a morte não pode vencer: o amor gera vida nova e introduz na nossa carne os dinamismos da ressurreição.

Levados pela Palavra, vivamos a Semana Santa na oração e na contemplação, com o olhar fixo em Jesus Cristo, a essência do nosso ser e da comunhão de irmãos em Igreja.

Manuel Barbosa, scj


Continuando a pesquisar um pouco mais sobre o Domingo de Ramos, encontrei o seguinte em calendarr.com

O Domingo de Ramos é uma data móvel celebrada no domingo anterior à Páscoa.
Nesse dia, que não é feriado, inicia-se a Semana Santa. A celebração lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, dia em que ele foi recebido como o Filho de Deus.
Nessa ocasião, as pessoas o saudaram com ramos de palmeira e oliveira, motivo pelo qual ficou conhecido como Domingo de Ramos, enquanto Jesus seguia montado em um jumentinho simbolizando a humildade nos seus últimos dias terrenos.
Portanto, o significado do Domingo de Ramos é recordar o reconhecimento de Jesus como registrado nos Evangelhos:
“E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.” (Mateus 21: 9-11)
Tradições no Domingo de Ramos


Para recordar, as pessoas costumam levar ramos para a igreja para serem benzidos, bem como realizam procissões lembrando a forma como Jesus foi aclamado.
Os ramos simbolizam a vitória de Jesus e são levados pelas pessoas para as suas casas que os guardam como força de proteção contra tempestades e outros males.
Hoje, há padres que recomendam que as pessoas usem raminhos de ervas que podem ser usados para consumo, chás, por exemplo, e que depois de os levarem, para a casa, elas possam utilizar para esse fim, em vez de os deixarem esquecidos.
Nas igrejas, os ramos benzidos são queimados e as suas cinzas são usadas no ano seguinte para marcar a testa das pessoas na celebração da quarta-feira de cinzas."