sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Carqueja: os benefícios de se tomar chá de carqueja (informação completa)

imagem in chasdomundo.pt

Carqueja: para que serve (e como fazer o chá)

A carqueja é uma planta medicinal, da espécie Baccharis trimera, muito utilizada como remédio caseiro para ajudar a regular a pressão arterial, controlar os níveis de açúcar no sangue e melhorar a digestão, devido à sua ação antioxidante, anti-inflamatória e efeito diurético.

O chá de carqueja, feito a partir das hastes, é a forma mais comum de consumo da planta e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação, além de também pode ser utilizada em cápsulas.

Embora a carqueja ofereça diversos benefícios, seu consumo excessivo pode causar efeitos colaterais. Por isso, é importante utilizá-la sempre sob orientação do profissional de saúde fitoterapeuta, que é o especialista em plantas medicinais.

Atualizado em novembro 2025 


Revisão clínica: Manuel ReisEnfermeiro OE 79026

REFERÊNCIA: tua saude.com (ler mais neste site)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Janeiro e origem do nome deste mês

imagem obtida in: ensina.rtp.pt

Janeiro é o mês em que nos encontramos e, antes que ele acabe, resolvi partilhar alguns dos seus aspetos interessantes .

Claro que, como habitualmente, me baseio em fonte fidedigna, como é o caso deste post : por exemplo,  pela leitura do Almanaque da Língua Portuguesa, do Professor Marco Neves (editores Guerra e Paz e Livros CMTV) .

É autor, professor, leitor, conversador, tradutor e revisor, grande apaixonado pelas línguas e ainda contador de histórias, e pela sua "abençoada" obra fiquei a saber que a origem do nome janeiro, é o mês de Jano.

E quem era JANO?  Era um deus romano que possuía   duas faces : uma delas, olhando para o ano que acabou; e a outra que vai enfrentar o início de um novo ano 

Segundo o autor, é "o mês das promessas", do regresso ao início, é partir do zero ; afinal de contas., posso dizer que me faz lembrar a esperança de cumprirmos as boas resoluções que prometemos a nós próprios, em cada início de ano . 

O texto que transcrevo de Eça de Queiroz, fala um pouco deste mês : 

Os Maias

<<E numa luminosa e macia manhã de 

JANEIRO de 1887, os dois amigos enfim

juntos almoçavam num salão do Hotel 

Bragança, com as duas janelas abertas 

para o rio .>>

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Porto: concelho com um nome de cidade com história

imagem in https://www.portocidadaniaportuguesa.com.br


PORTO - é um concelho cuja cidade terá tido origem na zona que conhecemos por Miragaia .

Chamava-se CALE devido à travessia dos barcos para a outra margem. 

O étimo de CALE (também cal, kal) tem o significado de "pedra, rocha, lugar elevado e rochoso" (segundo João Fonseca, autor do "Dicionário dos nomes das terras", ed. casa das Letras).

Portuscale vem do romano Portus e Cale, mas também era conhecido como Portucale <<porto de Cale>>, junto ao Douro , mais concretamente, na foz do rio de Vila.

Foi assim que Portucale se tornou um EPÓNIMO, pensa-se que a partir do século IV

(a explicação do vocábulo epónimo, segundo o que pesquisei em: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt...um epónimo significa (cf. Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa):

a) como substantivo, «personagem real ou lendária que dava o seu nome a uma cidade ou aos diversos povos gregos» e «magistrado ateniense que dava o seu nome ao ano»;

b) como adjectivo, «que dá o seu nome a alguma coisa», «que, em Atenas, dava o seu nome ao ano», «[relativo] aos heróis gregos que deram os seus nomes aos vários povos gregos».

 Classe de Palavras - substantivo

Áreas Linguísticas - Léxico; Semântica

Campos Linguísticos -Atestação/Significado de palavras')

(in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa


Viver no Porto
imagem in idealista.pt

Continuando a história da palavra PORTO, o seu epónimo substituiu o nome Cale (designação local) e que segundo a minha pesquisa da referida obra de João Fonseca, mais tarde no tempo, e com documentos comprovativos, desde o "primeiro quartel do século XII mas, na prática, já antes, mantendo apenas o primeiro elemento do seu nome, a cidade passa a chamar-se Portus, que evoluiu naturalmente para PORTO". 

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

CanCan - qual a sua origem? (curiosidade interessante)

imagem in: www.thetimes.com

Como habitualmente, durante a semana, à hora do almoço (entre as 13 e 15:00), ouvimos rádio em família e preferencialmente a Antena 1.

Gosto de ouvir o programa da Mafalda Lopes da Costa sobre a origem e a história de certas palavras e expressões.

Hoje, foi sobre a origem do CANCAN, a célebre dança francesa.

Claro que, depois de a ouvir, tentei inteirar-me o mais possível sobre esta "forma de arte".

Fi-lo, a partir das pesquisas que gosto de efetuar, quando aparecem curiosidades interessantes, não só com o intuito de alargar os conhecimentos de cultura geral, como também o de partilhar com quem se interessa pelos temas do que "posto" no meu blog.

Baseando-me na pt.wikipedia.org

O cancã ou cancan é uma dança francesa, que se tornou popular nos salões de música na década de 1840, sendo associada aos cabarés franceses como Moulin Rouge. Mais tarde foi levada para Londres e Nova Iorque, virando uma dança mundial. Embora inicialmente dançada por ambos os sexos, é conhecida pela sua linha de dançarinas femininas. A dança é caracterizada por ser energética, altos pontapés e piruetas.

O cancan foi a inspiração para muitos pintores do impressionismo, como Toulouse-Lautrec, que pintou quadros célebres de dançarinas de Can-Can. O Galop infernal de Orphée aux enfers do Jacques Offenbach é a música mais associada com o Can Can.

História

O cancã teve sua aparição por volta de 1840. No início, os compositores musicais comparavam-no com o chahut, que era dançado nos bailes públicos de Paris, como o do "Prado", "Malille" e o "Grand Chaumière", frequentado por estudantes, moças que trabalhavam fora e empregados das lojas comerciais.

Desde 1850, Céleste Mogador, dançarina vedette do Bal Mabille, em Paris - que mais tarde se juntaria a orquestra do cabaré Moulin Rouge - inventou uma dança nova, a quadrilha: Oito minutos para cortar a respiração em harmonias perfeitas e com Jacques Offenbach como mestre da música incontestável.

A quadrilha era composta por moças de 1,70 metro de altura, vestindo roupas coloridas e esvoaçantes, com liberdade de movimentos, ao som de trombones e cornetas. A nova dança foi considerada um ritmo endiabrado, de contrapeso, flexibilidade, em passos extremos de sensualidade e acrobacias, em que as dançarinas, em seu traje fascinante, faziam perder a cabeça de toda a Paris.


Em Londres, em 1861, Charles Morton, inspirado pela quadrilha francesa, inventou o cancan. O termo refere-se aos ruídos provocados pelos passos marcados da própria dança. Enquanto na Inglaterra a dança chocava os ingleses, que chegavam a condená-la como "indecência", na França, o cancan não parava de crescer, mantendo como quesitos as dançarinas de 1,70 m, e a arte de mexer os quadris, levantar as saias e frou-frous, exibindo as jarreteiras, encantando e provocando o desejo no público entusiasmado.
Algumas das grandes damas do cancan francês foram Louise Weber (La Goulue), Jane Avril e Yvette Guilbert. Alguns cabarés tornaram-se internacionalmente famosos pelo cancan, como o Moulin Rouge e 

o Chat Noir.(in: pt.wikipedia.org)
Ilustração de uma dançarina de Cancan

A popularidade do cancan começou a diminuir em meados do Século XIX, mas os dançarinos profissionais o consideram uma dança que agrada às plateias. Um dos poucos homens a dançar o cancan como profissional foi Valentin le désossé(Valentin sem ossos), dançarino do Moulin Rouge durante a década de 1890.

Características

O cancan é uma mistura da Polca e da Quadrilha e foi dançado pela primeira vez em 1822. Durante alguns anos, foi declarado ilegal, por ser considerado imoral e indecente, sendo então proibido pela polícia. Normalmente o figurino desta dança consiste em meias de renda, botas de saltos altos, corpetes, penas na cabeça e saias de babados. Depois da liberação da dança, ela tornou-se muito popular por volta de 1830, e a sua popularidade durou até 1944, quando então esta passou a ser apresentada em revistas e comédias musicais, principalmente em França. Originalmente o cancan era dançado por ambos os sexos; hoje, entretanto, é dançado só por mulheres. As músicas mais conhecidas do cancan foram compostas por Jacques Offenbach.

Na forma acrobática da quadrilha, o cancan é caracterizado pela sua liberdade de expressão. A dança requer grande flexibilidade corporal, grande senso rítmico e enorme vivacidade. O cancan não tem passos determinados e admite grandes e audaciosas improvisações.

imagem in pt.wikipedia.org
Le café de Paris por Jean Béraud,
pintura na qual foram retratadas
dançarinas de Cancan.

Inicialmente, o cancan era dançado por casais, que eram levados pela criatividade, jogando suas pernas o mais alto que conseguissem. As mulheres esvoaçavam seus mantôs, com laços enfeitados com fitas coloridas, o que muito agradava a audiência e excitava seus parceiros. Muitas vezes chocavam os puritanos quando as ancas eram generosamente mostradas. De acordo com Desrat, o cancan estava "longe de ser cruel e imoral", inicialmente parecia ser "marcado por uma originalidade que poderia ser chamada de espiritual".

O cancan é uma dança tecnicamente complicada e demanda muito esforço físico. Seu passo mais excepcional é a pirueta em um pé, com o outro pé enroscado nas ancas e levantado à altura dos olhos; outros passos demandam chutes altos, voltas rápidas e movimentos largos. 

O cancan inspirou vários coreógrafos, em especial Léonide Massine e Maurice Béjart. Massine utilizou -o como o ponto máximo de seus ballets "La Boutique Fantastique" e " Gaité Parisienne". 

Na Broadway, em Nova York, fez enorme sucesso em 1953, com músicas de Cole Porter e dançado por Gwen Verdon e no filme de Jean Renoir, "French Can-Can", 1955.

REFERÊNCIA: pt.wikipedia.org

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Capricórnio (22 de dezembro a 19 de janeiro) e o seu oráculo! Para quem quiser acreditar, claro!

design-sem-nome.jpg
obtive esta imagem in: mariahelena.pt


 Capricórnio, segundo o que tenho lido, possui algumas características interessantes:

  • é prático 
  • é independente, o que é um ponto a favor, pois essa sua faceta permite-lhe progredir pessoal e profissionalmente 
  • é honesto
  • é cuidadoso, pensa bem antes de concretizar algum projeto que tem em mente
  • é muito leal 
  • é explosivo no que toca a atitudes sentimentais ou emocionais
  • é muito trabalhador e honra os seus compromissos