sábado, 17 de setembro de 2011

Significado da expressão: "Dar para trás no nariz de alguém"


"Dar para trás no nariz de alguém" (pop.):
  • reprimir as manifestações de indisciplina, desrespeito, petulância;
  • corrigir abusos;
  • educar
in Novos Dicionários de Expressões Idiomáticas, de António Nogueira Santos, edições Sá da Costa (1ª ed. 1990).

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

"La Boulangerie de Paris", no Porto

Pois é, como de um modo geral, todos temos mais olhos que barriga, desta vez, estou tentada a atestar que muitas das vezes, temos mais barriga do que olhos...deve ser para compensar, faz parte do nosso equilíbrio físico e psicológico...!

Tudo isto vem a propósito das coisas boas que há para comer na cidade do Porto e que temos à nossa disposição em muitos locais. Não há dúvida de que é impossível resistir a certas tentações. E é uma escolha acertada, quando se quer dar um giro com as amigas ou os amigos.

Desta feita, não posso deixar de sugerir a quem ainda não se dirigiu à BOULANGERIE DE PARIS, no Porto, o faça quanto antes, experimentando-a, pois já a temos em várias zonas da cidade: na Rua Mouzinho da Silveira, perto da Estação de São Bento; na Boavista, na Rua Gonçalo Sampaio, mesmo em frente ao Shopping Cidade do Porto; e na Foz, na Rua da Senhora da Luz, perto da Praia com o mesmo nome. 

(na Mouzinho da Silveira)
A Boulangerie de Paris é um salão de chá de rica pastelaria fina, com padaria e confeitaria. Tem entrada e balcão com os expositores e um salão de chá retirado.

É um self-service que não nos importamos nada de assumir. De boa apresentação, encantamo-nos com os quadros parisienses à nossa volta,  enquanto nos deliciamos a degustar o que escolhemos.

Gostaria, no entanto, de deixar uma pequena nota: em qualquer das lojas, seria bom que o serviço de atendimento fosse repensado, uma vez que se constata que está um pouco desorganizado.

É que há  pessoas que chegam à última da hora e passam facilmente à frente de outras que estão à espera há mais tempo; os empregados não conseguem controlar a situação, devido às constantes "enchentes". Seria bom que se encontrasse uma solução: uma máquina de senhas? Os gerentes das respectivas lojas saberão melhor do que eu...

(Na R. Gonçalo Sampaio, Boavista)
Apresenta pão de toda a espécie e confeccionado em muitas variedades (com passas, nozes, centeio...), doces (croissants, éclairs, tartelettes, tartes, flans, gâteaux...) e salgados (quiches de legumes e de atum, baguettes com ingredientes variados dentro, croques-monsieur...): olhamos para as vitrines, e logo nos crece água na boca.


(na Foz)
Cuidado, convivamos com os nossos amigos e familiares, visitemos estes locais para descontrair um pouco e cavaquear, comamos algo de bom...mas com peso e medida...só assim, poderemos continuar a frequentar estes espaços de sonho gastronómico!

É verdade que devemos ser comedidos, mas também não o é menos que as deliciosas iguarias que neles encontramos, por vezes, nos fazem cometer alguns desvarios.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A Estação de S. Bento, no Porto


A Estação de S. Bento, no Porto, foi considerada uma das mais belas gares de caminho de ferro do mundo entre uma lista de 16, igualmente bonitas.

Pode ler-se esta notícia na revista norte-americana "Travel+Leisure" (na sua edição da Internet - uma revista de turismo e lazer).

Os painéis de azulejo da entrada da Estação são destacadas por aquela revista, do seguinte modo: "Se o exterior é certamente bonito - e traz-nos à memória a arquitetura parisiense do século XIX, com o seu telhado de mansarda e a frontaria de pedra, é o átrio principal que o fará engolir em seco. As paredes estão cobertas por 20 000 esplêndidos azulejos, que levaram 11 anos para o artista Jorge Colaço completar".

Informação recolhida em: "As Artes entre as Letras", de 31 de agosto de 2011
                                         

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Canção antiga muito conhecida, dedicada aos mais pequeninos, na hora da papinha...

Relembrar o "Fungagá da Bicharada"

Músicas infantis tradicionais portuguesas

Confesso que não acredito que só os bebés e crianças de tenra idade gostem de ouvir estas musiquinhas; qual é o adulto que não gosta de as ouvir também, recordando a sua infância? 

Afinal de contas, tudo isto é viajar no tempo e fazer os ponteiros do relógio andarem para trás...mas que ótima solução para nos sentirmos mais jovens...!!!

Então...toca a ouvir... não só as músicas infantis mais antigas (eternamente belas), como também  as actuais, adoradas pelos nossos filhos e netos...

"- Papá, mamã (vovô, vovó), quero ouvir música ...
 - Está bem, vai já.. ora ouve..."



Educação: Nova Avaliação de Professores

                    

Encontrei aqui:

"Educação

Nova avaliação. Um mau professor vai ficar o dobro do tempo a dar aulas

Publicado em 14 de Setembro de 2011
Nuno Crato foi menos severo: os professores dos quadros com insuficiente podem ser retirados das aulas ao fim de oito anos. No caso dos contratados são dois anos.
 
Retirar um mau professor da sala de aula vai demorar mais tempo. O dobro do tempo, para sermos exactos. Uma das diferenças entre este e o próximo modelo de avaliação é a benesse que se dá a um docente avaliado com insuficiente, que vai poder permanecer mais tempo a ensinar. No caso dos contratados são dois anos, mas entre os docentes integrados na função pública esse período prolonga-se por oito anos.


No sistema que vai entrar em vigor após o acordo que o Ministério da Educação alcançou com sete dos 13 sindicatos, um docente dos quadros que obtenha a nota mais baixa em duas avaliações consecutivas ou três intercaladas fica sujeito a um processo de averiguações instaurado no seu agrupamento ou escola, esperando o seu desfecho para saber qual a sentença.


No modelo antigo também seriam precisas duas classificações negativas para questionar a competência de um professor, mas agora, ao estender em média os ciclos avaliativos de dois para quatro anos, só ao fim de oito é que um mau docente pode vir a ser afastado do ensino. O velho sistema era mais severo com os docentes insuficientes em duas avaliações consecutivas: ao fim de quatro anos, se o seu desempenho não melhorasse só existia uma saída: deixar de dar aulas e receber formação para reconverter a carreira. Significa isto que o docente seria impedido de leccionar, passando a desempenhar outras funções na sua escola ou em qualquer outra.


Os contratados, que são avaliados todos os anos, têm esse período quatro vezes mais reduzido. Antes ficavam impossibilitados de renovar contrato ou de celebrar um novo e ainda de concorrer ao concurso nacional com uma nota insuficiente; agora são necessárias duas classificações negativas (ou três intercaladas), mas apenas são afastados do ensino três anos lectivos.


Não é só neste ponto, aliás, que o modelo diferencia um professor dos quadros e um contratado. Quem tem um vínculo laboral precário continua a ter efeitos da avaliação no concurso nacional - bom e muito bom tem uma bonificação de um ponto (antes o excelente valia dois pontos e o muito bom valia um). Para a colocação dos docentes do quadro nas escolas esses efeitos desaparecem, respondendo a uma das principais reivindicações dos sindicatos.


Os contratados estão também impedidos de solicitar aulas observadas. Não havendo quem lhes assista as aulas, será impossível candidatarem-se à nota excelente. A avaliação de mérito não tem consequências no concurso nacional nem na promoção profissional, uma vez que estes professores não estão integrados na carreira docente. Para a Associação Sindical dos Professores Licenciados (que está entre os seis sindicatos ou federações que não assinaram), uma das principais razões para não ter chegado a um acordo com o ministério reside "também no facto de a tutela não tratar com equidade e justiça os professores contratados", esclarece a dirigente Fátima Ferreira."
 
                                  

Pensamento do dia

"O mais profundo e significativo de nós em nenhuma circunstância vem à luz do sol." Miguel Torga

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Significado da expressão "Ver para crer"

"Ver para crer (como S. Tomé). Significa, segundo o «Dicionário de Expressões Correntes» de Orlando Neves, «Só acreditar no que se vê ou está irrefutavelmente provado»."


                                                      

domingo, 11 de setembro de 2011

Como acalmar as crianças, com rimas infantis



Rimas Infantis

A criada lá de cima

É feita de papelão,

Quando vai fazer a cama

Diz assim para o patrão:

- sete e sete são catorze,

com mais sete são vinte e um,

tenho sete namorados

e não gosto de nenhum.


Cavalinho, cavalinho

Que baloiça e nunca tomba,

Ao montar meu cavalinho

Vôo mais do que uma pomba.

Cavalinho, cavalinho

De madeira mal pintada

Ao montar meu cavalinho

As nuvens são minha estrada.

Cavalinho, cavalinho

Que meu pai me ofereceu

Ao montar meu cavalinho

Toco as estrelas do céu.


Chorro morro, pica forro

Salta pulga da balança

Dá um pincho, põe-te em França.

Os cavalos a correr,

Os meninos a aprender.

Qual será o mais bonito

Que se vai esconder?


Copo gargalhopo, gericopo, copo cá.

Quem não disser três vezes

Copo gargalhopo, gericopo, copo cá

Desse copo gargalhopo, gericopo copo cá...

Não beberá.


Era meia noite

Quando o sol raiava

Sobre as claras e densas nuvens.

Juvencium estava à porta

Sentado numa cadeira de pau de pedra,

A ler um jornal sem letras,

Caladinho

Assim dizia,

É mais fácil o céu dar batatas,

O mundo transformar-se numa masmorra

Do que eu faltar à minha escola....