sábado, 11 de abril de 2020

Sábado de Aleluia 2020

A «Pietà» simboliza todas a mães que choraram a morte de um filho, indica documento da Santa Sé
in agenciaecclesia.pt

Lisboa, 04 abr 2020 (Ecclesia) – A celebração do Tríduo Pascal reserva para o Sábado Santo um dia de silêncio, com Maria, Mãe de Jesus, a simbolizar a dor de toda a Igreja pela morte de Jesus e a expectativa na ressurreição.
No ‘Diretório sobre a Piedade Popular e a Liturgia’, publicado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Santa Sé, afirma-se que durante o Sábado Santo, “a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando a sua Paixão e Morte” e “esperanto em oração” a sua ressurreição, reservando as manifestações festivas para a noite.
Sábado Santo é, assim, a “Hora da Mãe” que, simboliza  “todo o corpo da Igreja” e permanece junto ao sepulcro do seu Filho, de que é a ‘Pietà’, Maria com Jesus nos braços concentrando “a dor do universo pela morte de Cristo”, é o símbolo.
De acordo com o mesmo documento da Santa Sé, a ‘Pietà’ é a “personificação de todas a mães que, ao longo da história, choraram a morte de um filho”.
“Este exercício de piedade, que nalguns locais da América Latina se chama “El Pésame”, não se deve limitar a expressar o sentimento humano de uma mãe desolada, mas, pela fé na ressurreição, deve ajudar a compreender a grandeza do amor redentor de Cristo e a participação da sua Mãe nesse mesmo amor”, afirma o Diretório.

“Um grande silêncio reina hoje sobre a terra; um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei dorme; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos. Deus morreu segundo a carne e acordou a região dos mortos”, lê-se numa homilia antiga que a Liturgia das Horas propõe no Ofício de Leitura, o primeiro momento da oração do dia, neste Sábado Santo.

Nas normas para as celebrações na Semana Santa por causa da pandemia covid-19, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé) indicou que  Vigília Pascal, celebração mais importante do ciclo litúrgico, deve ser celebrada, como todas as restantes celebrações, com a ausência de fiéis, omitindo-se o ritual do fogo e a procissão inicial.
“Celebre-se exclusivamente nas igrejas catedrais e paroquiais. Para a Liturgia batismal, mantenha-se apenas a renovação das promessas batismais”, acrescenta o organismo da Santa Sé.
O Secretariado Nacional da Liturgia disponibilizou três esquemas para viver este tempo: “Na esperança que sustenta a casa“, da autoria do padre Carlos Aquino; “Para viver o Tríduo Pascal em família”, preparado pelo casal Fulvio e Anna Maria Mannoia; e “Celebrar em Família a Páscoa do Senhor”, do Departamento Litúrgico Nacional da Conferência Episcopal Italiana.
A Agência ECCLESIA apresenta, em cada dia, uma reflexão do cardeal D. José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, sobre o itinerário da Semana Santa na relação com o contexto de pandemia.O Departamento da Liturgia do Patriarcado de Lisboa elaborou 12 sugestões, dirigidas às famílias, para assegurar a melhor participação das celebrações da Semana Santa que são transmitidas pelos meios de comunicação social e pelas redes sociais.
Vários bispos têm deixado sugestões de “sinais” para esta semana, como colocar uma Cruz à porta de Casa ou, na Quinta-feira Santa, fazer o jantar com a mesa bem enfeitada e a evocação da última ceia de Jesus com orações e leituras.

(...) (...)

OC/PR

encontrei in agencia.ecclesia.pt

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Sexta-Feira Santa 2020

Cidade do Vaticano, 10 abr 2020 (Ecclesia) – A Igreja Católica celebra hoje a Sexta-feira Santa, dia em que evoca a morte de Jesus, este ano com uma intenção especial de oração “por causa da terrível pandemia que atinge todo o mundo”.
“No dia em que se celebra a Paixão e Morte redentora de Jesus Cristo na cruz, o qual, como cordeiro imolado, tomou sobre si os nossos sofrimentos e o pecado do mundo, a Igreja eleva súplicas a Deus Pai omnipotente por toda a humanidade, de modo especial, por aqueles que sofrem”, refere o decreto publicado pela Santa Sé.
A Congregação para o Culto Divino propõe uma intenção para acrescentar à Oração Universal da celebração da Paixão do Senhor, “fazendo chegar a Deus Pai as súplicas daqueles que O invocam na sua tribulação e assim todos possam sentir, apesar das suas adversidades, a alegria da Sua misericórdia”.

Oremos por todos os que sofrem as consequências da atual pandemia; para que Deus nosso Senhor, conceda a cura aos enfermos, força aos que trabalham na saúde, conforto às famílias e a salvação a todas as vítimas mortais”.
A Igreja Católica evoca a morte de Jesus, num dia de jejum para os fiéis, que não celebram a Missa, mas uma cerimónia com a apresentação e adoração da cruz.
A principal celebração decorre durante a tarde, perto da hora em que se acredita que Jesus terá morrido, nas igrejas desnudadas desde a noite anterior.
Ao entrarem, em silêncio, os presidentes da celebração prostram-se, bem como os demais ministros, em sinal da morte de Cristo.
A parte inicial da celebração, a Liturgia da Palavra, tem um dos elementos mais antigos da Sexta-feira Santa, a grande oração universal, tradicionalmente com dez intenções – este ano, 11 – que procuram abranger todas as necessidades e todas as realidades da humanidade.
A adoração à cruz e os vários momentos de oração apresentam-se como momentos de penitência e de pedido de perdão.
Durante a celebração da Paixão do Senhor há o rito da adoração, mas este ano omite-se o beijo devocional da Cruz, por razões de saúde pública, nos países onde estão suspensas as celebrações comunitárias.
O sacerdote que preside à celebração está paramentado com a cor vermelha, que a liturgia católica associa aos mártires.
Este ano, em Portugal, foram suspensas as procissões do enterro do Senhor e a celebração pública da Via-Sacra, que reproduz os momentos da prisão, julgamento e execução de Jesus, os quais inspiram recriações da Paixão, as Procissões do Encontro e do Senhor Morto.
No Vaticano, o Papa vai rezar de novo diante do crucifixo de São Marcelo, durante Liturgia da Paixão e da Adoração da Cruz, às 18h00 locais (menos uma em Lisboa), na Basílica de São Pedro, onde decorre uma meditação do pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa.

A cruz venerada na igreja de São Marcelo al Corso é um crucifixo considerado milagroso que, segundo a tradição popular, pôs fim à peste de 1522; a 27 de março esteve na Praça de São Pedro para a oração e bênção ‘urbi et orbi’ [à cidade (de Roma) e ao mundo] extraordinária, pelo fim da pandemia.

imagem in agenciaecclesia.pt


Uma das mudanças mais visíveis acontece na noite de Sexta-feira: a Via-Sacra (21h00 de Roma) não vai ser presidida por Francisco, este ano, no Coliseu, mas na Praça de São Pedro.
Nas 14 estações, ao longo da colunata, dois grupos de pessoas levaram a cruz, entre eles um ex-recluso e o diretor da Cadeia “Due Palazzi” de Pádua (onde foram escritas as meditações de 2020), dois polícias, médicos e enfermeiros do FAS (Fundo de Assistência Médica do Vaticano).
O Vaticano anunciou ainda que o peditório anual em favor das comunidades católicas da Terra Santa, habitualmente realizado na Sexta-feira Santa, foi adiado para 13 de setembro, devido à pandemia de Covid-19.
O Sábado Santo também é um dia alitúrgico, isto é, sem celebração da Eucaristia ou de outros sacramentos, marcado pelo silêncio.
OC

(encontrei in agencia.ecclesia.pt)

terça-feira, 7 de abril de 2020

Por que razão os coelhos e os ovos são símbolos da Páscoa?

Por que razão na Páscoa continuamos a manter a tradição de decorarmos os nossos lares com coelhos a puxarem carroças cheias de ovos  ou então, com as galinhas a porem os seus ovos nas palhinhas das cestas? E por que compramos ovos de chocolate? Qual o significado destes símbolos?

Todos os anos lemos várias versões sobre a origem desta tradição. Escolhi uma delas por a achar muito interessante e um pouco diferente das habituais e foi por isso que decidi partilhá-la aqui, fazendo-nos sonhar já um pouco com esse néctar dos Deuses do Olimpo - o chocolate! 

Mas muito cuidado: NÃO aos açúcares em excesso!


in rafaello.presentes.com.br

(O texto que abaixo transcrevo está escrito em português do Brasil)

O que explica a associação entre os símbolos do ovo e do coelho com a celebração da Páscoa, a crença na ressurreição de Jesus Cristo? Há controvérsias e diferentes versões que circulam entre os religiosos. 

Uma dessas versões, que tem sido disseminada ao longo dos séculos é a de que, Maria Madalena teria ido antes do amanhecer de domingo ao sepulcro de Jesus de Nazaré - crucificado, na sexta-feira - levando consigo material para ungir o corpo dele. Ao chegar ao local, teria visto a sepultura entreaberta. 

Um coelho, que teria ficado preso no túmulo aberto na rocha, seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por essa razão, ganhou o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa. É ele, portanto, o suposto portador do ovo de chocolate. 



 in br.stockfresh.com

O ovo, por sua vez, é um símbolo de vida e renascimento. Povos da Antiguidade, como os romanos, propagavam a ideia de que o Universo teria a sugestiva forma oval. Na Idade Média, houve quem acreditasse que o mundo teria surgido dentro da casca de um ovo. 

Logo, estabeleceu-se o hábito de presentear uns aos outros com ovos de galinha. Alguns historiadores especulam que essa tradição teria surgido entre os persas. Outros atribuem a sua origem aos chineses. 


in youtube love it by alice

"Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no equinócio da primavera, comemorado no dia 21 de março no hemisfério Norte, era um costume que celebrava o fim do inverno", explica o monsenhor André Sampaio Oliveira, doutor em Direito Canônico. 

"Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, o rito pagão de festejar a primavera foi integrado à Semana Santa. Os cristãos, então, passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Jesus." 

Foi uma questão de tempo para que os ovos presenteados passassem a ser ornamentados. Na Idade Média, as cascas dos ovos de galinha eram pintados à mão. 

"Na Alemanha, os ovos coloridos são pendurados nos galhos das árvores, como se fossem bolas de Natal. Na Rússia, são colocados nos túmulos como homenagem aos que já se foram. Na Itália, as mesas da ceia pascal são decoradas com ovos coloridos", exemplifica o escritor e pesquisador Evaristo Eduardo de Miranda, autor do livro Guia de Curiosidades Católicas. 

Os czares russos elevaram o hábito de dar ovos de presente a um novo patamar. Entre 1885 e 1916, 50 ovos foram encomendados a Peter Carl Fabergé, um famoso joalheiro russo, pelos czares Alexandre 3º e Nicolau 2º.

Um deles, dado de presente por Alexandre 3º para sua mulher, a imperatriz Marie Feodorovna, trazia em seu interior um relógio cravejado de safiras e diamantes. ...(...)...


Por volta do século 18, os confeiteiros franceses resolveram experimentar uma nova técnica de preparo: que tal esvaziar os ovos e recheá-los de chocolate? Um século depois, os ovos passaram a ser feitos de chocolate e recheados por bombons. ...(...)...


É o caso do rabino Michel Schlesinger, da Confederação Israelita do Brasil (Conib). "Crianças judias que ganham ovos de Páscoa de presente ficam muito felizes e não os recusam de jeito nenhum", faz graça o rabino. "Imagino que as crianças cristãs que experimentarem o matzá (pão ázimo) com chocolate ou requeijão também vão gostar", sugere.

Símbolo

Mas, e o coelho? Se o animal, como a maioria dos mamíferos, não bota ovos, por que, então, se consolidou como um símbolo da maior festa cristã? 

Desde o antigo Egito, o simpático roedor já era sinônimo de fertilidade. Em média, podem gerar filhotes de 4 a 8 vezes por ano, de oito a 10 coelhinhos por ninhada.Com o tempo, o coelho tornou-se também símbolo de renascimento, por ser o primeiro animal a sair da toca depois do inverno. "A lebre já foi associada até a Cristo na iconografia cristã, com orelhas grandes para escutar melhor a palavra de Deus", observa o pesquisador Evaristo de Miranda. 

No Brasil, o costume de associá-lo à ressurreição de Jesus teve início na década de 1910. Na ocasião, imigrantes alemães pintavam ovos à mão e os escondiam pela casa para as crianças encontrarem. 

"Na perspectiva histórica, não é possível precisar a origem do coelho e dos ovos de Páscoa. No máximo, é possível saber que não há uma única versão, mas diversas, todas válidas, narradas pelos mais diferentes povos e culturas", esclarece o doutorando em História pela Universidade de Campinas (Unicamp) Jefferson Ramalho. 

"Para nós, historiadores, o mais importante não é identificar a 'verdadeira história', mas decifrar os significados atribuídos a esses símbolos e as ideias que eles procuram transmitir", completa.


in youtube Diy Páscoa

Para a Igreja Católica, o verdadeiro símbolo da Páscoa é o círio pascal, uma grande vela branca que simboliza a ressurreição de Jesus. Nela, estão inscritas as letras alfa e ômega, a primeira e a última do alfabeto grego, indicando que o filho de Deus é o princípio e o fim. 

"O símbolo maior da Páscoa é a luz de Cristo. A luz do Domingo da Páscoa se contrapõe à escuridão da Sexta-Feira da Paixão. O que era dor e tristeza se transforma em força e alegria", afirma o teólogo Isidoro Mazzarolo, da PUC-Rio.

encontrei emhttps://g1.globo.com/ciencia-e-saude  

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Páscoa "virtual" com a minha família...

imagem tirada de: istockphoto.com


Eu sei que este ano não se deve comemorar a Páscoa, as tradições familiares desta altura não são para se cumprir, estamos todos "confinados". Mais do que isso: inteiramente "proibidos" de sair, de formar ajuntamentos - nem pensar nessa hipótese!

Mas há uma coisa que ninguém nos pode "proibir": é a de imaginar como seria esta Páscoa em família... 

Não é proibido sonhar, pois não? Então, sonhemos! 

O meu "sonho" leva-me a visualizar momentos desses, semelhantes aos já vividos em  anos  anteriores!  

Pus  já a "correr" na minha imaginação o Domingo de Páscoa e a minha família toda reunida em nossa casa, à volta da mesa, pronta a festejar. E "a cena" é mais ou menos esta: os nossos filhos a ajudarem-nos a levar da cozinha para a sala de jantar, onde já todos estão sentados, o caldo verde a fumegar, a travessa de barro com o cordeiro e as batatinhas assadas acompanhados do arroz de forno com miúdos. 

Os netos, que normalmente são os primeiros a sentarem-se, já estão impacientes, a perguntarem 'quando é que a comida vem', 'quando é que se começa a comer', 'estamos cheios de fome', 'já não aguentamos mais', 'estamos fartos de estar à espera'... 

E quando vamos para lhes responder, tentando dizer-lhes com algum remorso, 'é só mais um bocadinho, vamos já servir, está bem?', reparamos que, entretanto, já foram "enchendo a boca" com algumas das "entradas" ao alcance da suas mãozinhas, "devorando" a bola de carne ou o folar transmontano... Fizeram bem! Há que ir preenchendo o vazio do estômago!

Quando,  logo de seguida, o nosso olhar vai para os pires onde ainda há pouco havia vestígios de broa de milho com chouriça ou a tábua de queijos, já nem dá para reparar em mais nada, há que renovar: o que é apetitoso é para se comer... Passa tudo ao "ataque" e alguns momentos depois, já está tudo vazio - "já era", "marchou" tudo" - ! 

É sinal de que estava saboroso!

Nas cenas que continuam a percorrer a minha imaginação, aparecem agora os restantes familiares, como irmãos, cunhados, sobrinhos, ou então, um compadre vindo de longe, todos convidados a juntarem-se a nós...Como nos vêem tão atarefados, querem colaborar, tentando ajudar a controlar os mais pequenos, e para além de 'deitarem os olhos aos miúdos', também já estão com os olhos postos no repasto que aí vem... "c'os diabos, a fome já aperta, já vão sendo horas"...

E a dada altura, alguém pergunta: 'afinal, do que é que estamos à espera?' E é aí que os mais velhos pedem a ajuda dos filhos para servir os pratos a cada um de nós. Começamos sempre pelos mais novos, claro. Espreitando "pelo cantinho do olho", e observando todos sem exceção, é vê-los com apetite, concentrados nos seus pratos cheios, intercalando a batata e a carne com as saladas variadas ou os grelos, "devorando" o tenro cordeiro da Páscoa (que nunca tem mais de tês meses), bem temperado em vinha de alhos e ervas aromáticas. 

Passados aqueles momentos de entusiasmo em que nos defrontamos com o inicial apetite devorador e aparentamos estar com o estômago mais calmo, normalmente pergunto-lhes: "Então, como é que está tudo"? De um modo geral, a resposta é: "Está tudo muito bom"! Olho para cada elemento da "plateia", perscrutando-os bem, para confirmar que é mesmo isso o que sentem.  E, a partir daí, fico atenta pois já sei que daí a poucos instantes,  vão querer "repetir a dose". E lá se vai buscar de novo ao forno ligado no mínimo, a travessa de barro onde o cordeirinho e a batata assada ali ficaram à espera, para se comer tudo quentinho...

Bem, a minha imaginação está quase a chegar ao fim, mas então, vou ter de recuar um pouco, porque a seguir ao repasto, vem a sobremesa habitual de Páscoa: os doces de colher, algumas amêndoas coloridas ou da Arcádia do Porto, as amêndoas torradas de chocolate, o pão-de-ló de Ovar bem humedecido, os ovos de chocolate, escondidos algures na casa e que os miúdos, para os merecerem, vão ter de os encontrar!!!

Entretanto, vai anoitecendo e, mais logo, a casa ficará mais vazia, pois cada um regressará aos seus lares!  

E este ano, vai ser este o meu sonho: "virtualmente", sentir que tenho à minha volta, a família toda!

imagem in optclean.com.br

domingo, 5 de abril de 2020

Hoje é Domingo de Ramos

https://formacao.cancaonova.com

Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1Mateus 21:1-11Lucas 19:28-44 e João 12:12-19). Diz a tradição que Jesus teria entrado pela porta dourada de Jerusalém. Na liturgia romana, este dia é denominado de "Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor". A liturgia católica ainda denomina a festa de diversas formas, como: "Páscoa Florida", em contraste com a Páscoa enquanto tal que é "frutífera" e Pascha competentium ou Pascha petitum, pois era durante essa festa que "aqueles que pedem" o Batismo são apresentados.
Em muitas denominações cristãs, o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados.Nos relatos evangélicos, a entrada triunfal de Jesus ocorre por volta de uma semana antes de sua ressurreição.
De acordo com eles, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. A multidão cantou parte de um salmo (Salmos 118:25-26) — "Salva-nos agora, te pedimos, ó Javé; Ó Javé, envia-nos agora a prosperidade. Bendito seja aquele que vem em nome de Javé, Da casa de Javé vos abençoamos."
simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra. Segundo esta tradição, um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um "príncipe da paz" e não um rei guerreiro.
Em Lucas 19:41, conforme Jesus se aproxima de Jerusalém, ele olha para a cidade e chora por ela (no evento conhecido como em latimFlevit super illam), já prevendo o sofrimento a que passará a cidade.
Em muitos lugares no Oriente Próximo antigo, era costumeiro cobrir de alguma forma o caminho à frente de alguém que merecesse grandes honras. A Bíblia hebraica (II Reis 9:13) relatam que Jeú, filho de Josafá, recebeu este tratamento. Tanto nos evangelhos sinóticos quanto o Evangelho de João reportam que a multidão conferiu a Jesus esta honraria. Porém, nos sinóticos, o povo aparece lançando suas vestes e juncos cortados na rua, enquanto que em João, mais especificamente, menciona ramos de palmeira. Estes eram símbolos de triunfo e vitória na tradição judaica e aparecem em outros lugares da Bíblia (Levítico 23:40 e Apocalipse 7:9, por ex.). Por causa disto, a cena do povo recebendo Jesus com as palmas e cobrindo seu caminho com elas e com suas vestes se torna simbólica e importante.
Liturgia

Ocidente

A celebração do Domingo de Ramos começa em uma capela ou igreja afastada de onde será rezada a Missa. Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote. Então, este proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, e inicia-se a procissão com algumas orações próprias da festa, rumo à igreja principal ou matriz. Nesta procissão, canta-se o solene canto chamado "Hino ao Cristo Redentor": 
Glória, louvor, honra a ti, ó Cristo Rei, redentor. Sobe a ti piedoso hosana, dos pequenos o clamor! 
De Israel rei esperado: de Davi ilustre filho; o Senhor é que te envia, ouve pois nosso estribilho. Todos juntos te celebram, quer na terra ou nas alturas; cantam todos teus louvores, anjos, homens, criaturas. Veio a ti o povo hebreu, com seus ramos, suas palmas; também hoje te trazemos nossos hinos, nossas almas. Festejam a tua entrada, que ao Calvário conduzia; mas agora que tu reinas maior é nossa alegria. Agradaram-te os seus hinos, nossos hinos igualmente; o que é bom tu sempre acolhes, Rei bondoso, Rei clemente. 
Em algumas cidades como Ouro PretoPirenópolisResende Costa e São João Del Rei, esta procissão é acompanhada de banda de música. Ao chegar onde será celebrada a missa solene, a festa muda de caráter, passando a celebrar a Paixão de Cristo. É narrado o Evangelho da Paixão, e segue a Liturgia Eucarística como de costume.
O sentido da festa do Domingo de Ramos tratar tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intensamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como rei pela multidão no domingo, é crucificado sob o pedido da mesma multidão na sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa e também sua solene abertura.
Em muitas igrejas, as folhas de palmeira são guardadas para serem queimadas na Quarta-feira de Cinzas do ano seguinte. 
Em algumas regiões não há palmeiras, pelo que são utilizados os ramos de outras árvores, tais como o loureiro ou a oliveira. 
Igreja Católica considera as folhas abençoadas como sagradas.

Oriente

Na Igreja Ortodoxa, o Domingo de Ramos é geralmente chamado de "Entrada do Senhor em Jerusalém" e é uma das Doze Grandes Festas do ano litúrgico, além de marcar o início da Semana Santa. O dia anterior é conhecido como Sábado de Lázaro e comemora a ressurreição de Lázaro. Ao contrário do ocidente, o Domingo de Ramos não é considerado como parte da Quaresma, com a chamada Grande Quaresma ortodoxa terminando na sexta anterior. O Sábado de Lázaro, Domingo de Ramos e a Semana Santa são considerados como um período separado de jejuns. No sábado, os fiéis geralmente preparam as folhas de palmeira trançando-as na forma de cruzes antes da procissão no domingo. A decoração das igrejas e as vestimentas dos sacerdotes são alteradas para uma cor festiva — dourado na tradição grega e verde nas eslavas.
Tropário da festa indica que a ressurreição de Lázaro é uma versão anterior da ressurreição do próprio Jesus.
Não há nenhum requisito canônico sobre que tipo de ramo deve ser usado e, por isso, alguns ortodoxos se utilizam de oliveiras ou ramos de salgueiros. Seja qual for o tipo, estes ramos são abençoados e distribuídos com velas seja durante a Vigília da Noite Inteira na véspera da festa (sábado à noite) ou antes da Divina Liturgia no domingo de manhã. A grande abertura da Divina Liturgia comemora a "Entrada do Senhor em Jerusalém" e, assim, a significância do momento é sublinhada no Domingo de Ramos pela multidão de pé, segurando os ramos e as velas acesas. Os fiéis levam depois os ramos e velas para casa após o serviço religioso e os preservam como "bençãos".
Na Rússia, procissões eram realizadas em diversas cidades, principalmente em Novigorode, entre 1558 e 1693, em Moscou. Ela aparecia de forma proeminente no relato de testemunhas e era mencionada nos mapas ocidentais contemporâneos. O patriarca de Moscou, representando Cristo, montava num "jumento" (um cavalo vestido com panos brancos na realidade); o Czar da Rússia humildemente liderava a procissão a pé. Originalmente, as procissões em Moscou começavam dentro do Kremlin e terminavam na Igreja da Trindade, atualmente conhecida como Catedral de São Basílio, mas, em 1658, o patriarca Nikon inverteu a ordem da procissão. Pedro I, como parte da nacionalização da igreja, acabou com o costume, com tentativas de recriação aparecendo novamente no século XXI.
Nas Igrejas ortodoxas orientais, as folhas de palmeira são distribuídas na frente da igreja, nas escadarias e os santuários são todos decorados com flores. A congregação então realiza a procissão através da igreja e fora dela.
(encontrei em pt.wikipedia.org)