quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Amanda Gorman, a jovem poetisa de 22 anos na tomada de posse do Presidente Americano, Joe Biden!



James Corden connects with Amanda Gorman, who captured the collective attention of Americans with her striking poem, "The Hill We Climb," during the inauguration ceremony for Joe Biden and Kamala Harris. James asks Amanda about her journey from being selected to standing at the podium delivering her art to the world. And Amanda talks about her coming children's book, "Change Sings," which is already atop the chart.
More Late Late Show: Subscribe: http://bit.ly/CordenYouTube

Amanda Gorman, de 22 anos, escritora e intérprete, foi a jovem poetisa que esteve presente na tomada de posse do Presidente dos Estados Unidos da América, declamando um dos seus poemas. 

Transmitiu muita esperança aos americanos, naquele dia!

Gorman nasceu em Los Angeles e foi criada com seus dois irmãos por sua mãe, uma professora chamada Joan Wicks. Ela tem uma irmã gêmea, Gabrielle, que é ativista. Gorman disse que cresceu em um ambiente com acesso limitado à televisão. Ela teve um problema de fala quando criança. Ela descreveu a si mesma como uma "criança estranha" que gostava de ler e escrever e que foi incentivada por sua mãe. Gorman disse que ela tem um distúrbio de processamento auditivo e é hipersensível ao som. 

Gorman frequentou a New Roads School, uma escola particular em Santa Monica e estudou sociologia em Harvard. Enquanto estava em Harvard, ela se tornou a primeira pessoa a ser laureada como "national youth poet" em abril de 2017, um programa nacional administrado pela Urban Word NYC em conjunto com a Biblioteca do Congresso. Ela foi escolhida entre cinco finalistas. 

Poesia e ativismo

Gorman disse que se sentiu inspirada a se tornar uma jovem delegada das Nações Unidas em 2013 depois de assistir a um discurso da parquistanesa Malala Yousafzai , ganhadora de um Prêmio Nobel. Gorman foi escolhido como o poeta laureado jovem de Los Angeles em 2014. Ela publicou o livro de poesia The One for Whom Food Is Not Enough em 2015.

Gorman é a fundadora da organização sem fins lucrativos One Pen One Page, que dirige um programa de redação e liderança para jovens. Em 2017, ela se tornou a primeira poetisa jovem a abrir a temporada literária da Biblioteca do Congresso, e leu sua poesia na MTV. A Biblioteca e Museu Morgan adquiriu seu poema “In This Place (An American Lyric)” e o exibiu em 2018 perto de obras de Elizabeth Bishop. Em 2017, Gorman se tornou a primeiro autora a aparecer no Livro do Mês do Instituto XQ, um sorteio mensal para compartilhar livros inspiradores favoritos da Geração Z. Ela escreveu um tributo aos atletas negros para a Nike e assinou um contrato com a Viking Children's Books para escrever dois livros infantis com figuras.

Em 2017, Gorman disse que deseja concorrer à presidência em 2036. 

A arte e ativismo de Gorman enfocam questões de opressão, feminismo, raça e marginalização, bem como a diáspora africana.

Gorman recitou seu poema "The Hill We Climb" na posse de Joe Biden em 20 de janeiro de 2021, como a poetisa mais jovem a ler em uma inauguração presidencial. Depois de 6 de janeiro de 2021, ela alterou o texto de seu poema para abordar a invasão do Capitólio dos Estados Unidos.
(referência: in pt.wikipedia.org)

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

O que significa a expressão: "do arco-da-velha"?

in youtube.com

in fnac.pt

Dos textos bíblicos extraíram-se algumas das expressões que mais andam na boca dos portugueses. Imaginava que uma coisa do arco-da-velha fosse alguma referência a uma estrutura construída em curva onde havia uma senhora de proveta idade? Pois desengane-se: a expressão significa que algo é incrível, mirabolante ou inacreditável. Uma ideia pode ser do arco-da-velha se for muito boa, por exemplo. A origem da expressão remonta à história bíblica de Noé, no Antigo Testamento, quando, depois do dilúvio, Deus criou o arco-íris para mostrar a sua aliança com o ser humano e como garantia de que não voltaria a provocar outro fenómeno daqueles. Na expressão aqui em causa, o termo "velha" representa a antiguidade desse pacto que Deus fez com o homem, daí que o arco-íris seja também conhecido como o arco da aliança.

Referência: Puxar a brasa à nossa sardinha, de Andreia Vale, Manuscrito, 2015

domingo, 24 de janeiro de 2021

"Bésame Mucho", aqui cantada pela sua criadora Consuelo Velásquez ("a história por trás do mito")

                          (no fim, clicar > e ver todos os vídeos relacionados)



Biografia de Consuelo Velasquez

Consuelo Velázquez, pianista e compositora, nasceu em Zapotlán el Grande, Jalisco, México, em 29 de de agosto de 1924. Pouco tempo depois foi levada para a cidade de Guadalajara, onde iniciou seus estudos de música com R. Serratos. Mudou-se para a Cidade do México para estudar na Escola Normal de Música, da qual Serratos havia sido nomeado diretor. Ali se formou como professora de piano, aos 15 anos de idade (1939). Em pouco tempo compôs o bolero Bésame mucho, popularizado em todo o mundo; logo compôs outras canções, como por exemplo, Que seas feliz, a mais popular de 1956. Casou com Mariano Rivera, diretor da RCA Victor, empresa que gravou muitos de suas canções. Como pianista ofereceu numerosos recitais no Palácio de Belas Artes e outros locais importantes no país. Foi presidente da Sociedade de Autores e Compositores, a que pertencem 44 países. Entre outras condecorações, foi nomeada compositora da América pelo Conselho Panamericano de Sociedades Autorais. Foi, também, deputada federal à quinquagésima legislatura no período que corresponde de 1979 a 1982.  (fonte: Diccionário de Música en México - Gabriel Pareyón) 

(REFERÊNCIA: in letras.com.br)