sábado, 10 de janeiro de 2015

Pablo Picasso dizia...

pt.ask.com/wiki
Frases fantásticas de PICASSO:

"A pintura nunca é prosa. É poesia que se escreve com versos de rima plástica."

"Em arte procurar não significa nada. O que importa é encontrar."

"Não devemos ter de inventar seja o que for. Tudo o que existe em nós também existe na natureza, pois fazemos parte dela."

"Pinto as coisas como as imagino, não como as vejo."

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Nasceu em janeiro? Veja o que a Astrologia tem para lhe dizer...

1.bp.blogspot.com
As previsões não podiam ser mais agradáveis para os Capricornianos!... 

Ora leia o que O Verdadeiro Almanaque Borda d'Àgua 2015 tem para lhe transmitir:

"Os nativos de Capricórnio são pessoas muito lutadoras. As suas dificuldades ao longo deste ano irão sendo superadas com muito trabalho e resistência. Os ideais a que se propõem serão alcançados. 
Incensos - lótus e jasmim; 
Pedra - ónix; 
Metal - chumbo; 
Cor - preta."

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Yann Andréa, o "criado" de Marguerite Duras

2.bp.blogspot.com
 static.agendaculture.fr
A primeira vez que Yann Andréa (estudante de Filosofia) viu Marguerite Duras (escritora famosa), foi em 1975, quando esta participava numa palestra a propósito do seu filme India Song. Ele tinha 23 anos e ela, 61!

Corresponderam-se durante cinco anos. Ela recebia cartas dele quase diariamente mas não lhe respondia. Até um dia, em que este veio a receber pelo correio um livro enviado por ela e, depois disso, uma mensagem: ela explicava-lhe que tinha lido as suas cartas e não respondera, porque tinha estado muito doente, devido ao álcool.

A 29 de julho de 1980, Marguerite decidiu "ordenar" a Yann que fosse visitá-la a Trouville e que comprasse uma garrafa de vinho. Quando a noite chegou ao fim, ela ofereceu-lhe a cama do filho e ele ali ficou a "servi-la", para sempre. 

Pode dizer-se que Yann foi o último amor de Marguerite, mas não amante, uma vez que ele era homossexual. Tornou-se, autenticamente, num "criado" seu: lavava a loiça, cozinhava, batia textos dela à máquina, era o seu motorista... Bebiam, e cantavam juntos as músicas de Edith Piaf.

                        www.vlinder-01.dds.nl
Marguerite Duras era uma personagem difícil e o papel dele foi distraí-la para que ela não vivesse tão enraivecida com a vida. Chegou ao ponto de detestar a mãe a as irmãs dele, o que o levou a  ter de deixar de  falar com elas. 

Marguerite morreu a 3 de março de 1996. Yann saiu do apartamento onde vivera com ela e isolou-se completamente num quarto. Em 1998, a sua mãe encontrou-o com mais 20 quilos e bastante deprimido. Conseguiu tirá-lo daquele modo de vida. Ele escrevera um livro em 1983, MD e volta a escrever nesta altura, Cet Amour là; depois, Ainsi (2000) e mais tarde, Dieu commence chaque matin (2001).

Yann foi encontrado morto no dia 10 de julho de 2014 num apartamento em Paris. Tinha 63 anos de idade.
(resumido, segundo leitura na Revista SÁBADO, 17 julho 2014)

 ezzatgoushegir.blogspot.com

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Hoje, 6 de janeiro, é Dia de Reis

(in danirossi.files.wordpress.com)
"O Dia de Reis, que hoje se assinala, está associado ao bolo-rei e ao "cantar das janeiras" e põe fim às festividades de Natal e Ano Novo, tendo origem na Bíblia, o livro sagrado da Igreja Católica. "Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia no tempo do rei Herodes, vieram do oriente uns magos a Jerusalém, perguntando: Onde está aquele que nasceu Rei dos Judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo", lê-se no evangelho de S. Mateus (capítulo II).
O dia que hoje se assinala terá origem aqui, sendo o 06 de Janeiro mais importante do que o Natal para os cristãos ortodoxos. Assinala a visita de "reis magos" a Jesus, oferecendo-lhe presentes (em Espanha mantém-se a tradição de trocar presentes neste dia), e assinala ainda o fim das janeiras (cantares que na tradição eram religiosos).
Hoje mesmo, e como também já é tradição, grupos de cantares estarão na residência oficial do primeiro-ministro a "cantar as janeiras", uma acção que implicava ao longo dos anos uma recompensa (comida ou dinheiro), mas que sindicalistas inverteram, porque hoje vão "cantar as janeiras" junto do Ministério das Finanças e oferecer eles uma "prenda".
Na Amadora vai fazer-se um bolo-rei com 100 metros, um doce tradicionalmente redondo, com frutos secos e cristalizados, que poderá ter origem nas festas de ano novo dos romanos mas que hoje simboliza as ofertas dos "reis magos". 
Em Portugal, até recentemente, tinha dentro dele uma fava e um pequeno brinde, de metal, mas a hipótese de poder ser inadvertidamente engolido acabou com a tradição. Que já tinha estado em risco em 1910, quando da implantação da República, tendo de chamar-se durante algum tempo "bolo de Natal". Em 1911 houve mesmo uma proposta parlamentar, rejeitada, para alterar o nome para "bolo república"".  in http://www.sol.pt/noticia/

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Hoje celebra-se a Noite de Reis

Adoração dos Magos,
de 
Bartolomé Esteban Murillo.
Os Três Reis Magos, na tradição da religião cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. 
Foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus, onde se afirma que teriam vindo "do leste" para adorar o Cristo, "nascido Rei dos Judeus". 
Como foram registados três presentes, diz-se tradicionalmente que tenham sido três, embora Mateus não tenha especificado seu número. São figuras constantes em relatos da natividade e nas comemorações do Natal
Melchior, Baltazar e Gaspar, não seriam reis nem necessariamente três,  mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não diz quantos eram, diz-se três pela quantia dos presentes oferecidos. Não há relatos bíblicos sobre o nome dos magos. Talvez fossem astrólogos ou astrónomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até à região onde nascera Jesus Cristo. Assim, os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judeia. Fizeram perguntas ao rei sobre a criança. Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, lhe falassem, pois iria adorá-lo também, embora as suas intenções fossem a de matá-lo. Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia passado algum tempo, por causa da distância percorrida, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos, o dia 6 de janeiro. A estrela, conta o evangelho, precedia-os e parou sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mateus 2:10). "Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouroincenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações respeito do significado das dádivas dadas por eles. O ouro pode representar a realeza (além providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos de Belém até dois anos de idade). O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antiséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19:39-40); estudos no Sudário de Turim encontraram estes produtos. 
(baseado e adaptado de http://pt.ask.com/wiki/