sexta-feira, 7 de outubro de 2022

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

5 de outubro - Feriado Nacional

Hoje, em Portugal, comemora-se o Feriado Nacional da Implantação da República Portuguesa. 

A história deste evento:

dia 5 de outubro comemora a Implantação da República, quando Portugal deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república.

O Dia da Implantação da República, 5 de outubro, é um feriado nacional. Este foi um dos feriados eliminados pelo governo em 2012, mas que regressou em 2016 através da Lei n.º 8/2016, de 1 de abril.

A mudança aconteceu na sequência de um golpe de estado, pois muitos portugueses não concordavam que o país continuasse sendo governado pela monarquia.

Embora houvesse resistência em algumas cidades, a força das armas acabou se impondo e a família real portuguesa foi obrigada a exilar-se. Portanto, o último rei de Portugal foi D. Manuel de Bragança, também chamado de D. Manuel II (1889-1932), que através da Ericeira deixou o país em 1910 para exílio na Inglaterra, país onde faleceu em 1932.

Cidadãos apoiantes do republicanismo nacional, o exército e a marinha estiveram envolvidos nos combates que ocorreram na madrugada de 3 para 4 de outubro.

Em 5 de outubro de 1910 às 9h, foi proclamada a queda da monarquia e implantação da republica nos Paços do Concelho de Lisboa, edifício em que se localiza a Câmara Municipal de Lisboa.

Portugal
imagem in calendarr.com

Após a proclamação da República foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.

O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga (1840-1917), eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.

Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do país, como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha.

Comemorações do 5 de Outubro

A Implantação da República é celebrada com paradas militares, hasteamento da bandeira e execução do hino nacional na Câmara de Lisboa. Além disso, há discursos do presidente da Câmara e do presidente da República.

Há também imposição de condecorações a civis e entrega de espadas na Academia Militar, que são feitas pelo presidente da República. No entanto, os eventos podem sofrer alteração a cada ano.

FONTE: in calendarr.com

terça-feira, 4 de outubro de 2022

4 de outubro - Dia Mundial do Animal

Com a devida vénia, partilho neste meu post, uma notícia muito interessante que encontrei no site da Direção Geral de Educação (https://www.dge.mec.pt), a propósito do dia que se assinala hoje. 

É bom que nos lembremos dos animais e que estejamos sensibilizados em relação a eles. Hoje é o seu dia! Por isso, merecem atenção, mimos, bons tratos. Fazem muita companhia aos humanos e alguns são utilizados para ajudar a tratar certos problemas graves de saúde destes. Estamos em dívida para com eles!

Também é bom não esquecermos que eles são seres "sencientes" (têm emoções)! Eles sentem dor ou prazer! Sabemos que não há ainda nenhuma evidência científica que nos permita afirmar que eles têm sentimentos. Mas vêmo-los a expressarem a sua alegria ou tristeza (principalmente os animais de companhia), em muitas situações do nosso quotidiano.

Temos obrigação de lhes dar amor, carinho, e saber treiná-los bem,  ensinando-lhes códigos de conduta para que aprendam a viver no seio da sociedade humana. 

À guisa de conclusão, é importante lembrar que os donos dos animais são sempre responsáveis por tudo o que lhes diz respeito. 

Promovamos os Direitos dos Animais! Olhemos pelo seu bem-estar!


24 Set.  4 de outubro – Dia Mundial do Animal

Dia 4 de outubro – Comemorações do Dia Mundial do Animal | Direção-Geral da  Educação
imagem in dge.mec.pt

No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória - documentos de referência para a organização do sistema educativo, que contribuem para a tomada de decisões em matéria curricular adaptadas às especificidades dos alunos e à diversidade dos contextos educativos - designadamente no domínio do Bem-Estar Animal, a Direção-Geral da Educação convida os estabelecimentos escolares a promover, ao longo da semana de 4 a 8 de outubro, espaços de discussão e de aprendizagem, por forma a incrementar na escola e na comunidade educativa uma cidadania ativa, em matéria de Bem-Estar Animal.

Assim, tendo em conta que o Dia Mundial do Animal se celebra anualmente a 4 de outubro, e na perspetiva de promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Animal, a Direção–Geral da Educação propõe que se constituam, nas escolas, espaços de discussão e de aprendizagem contemplando as seguintes temáticas:
Sensibilização para a necessidade de proteger e respeitar os animais e contribuir para a preservação das espécies;
Reflexão sobre a importância dos animais na vida das pessoas;
Celebração da vida animal em todas as suas vertentes.

Para apoio às ações a desenvolver, disponibilizam-se os recursos constantes no domínio do Bem-Estar Animal.

Do mesmo modo, na sequência da parceria estabelecida entre a Direção-Geral da Educação e o Jardim Zoológico divulga-se, em simultâneo, uma iniciativa a que os estabelecimentos escolares podem aceder gratuitamente no dia 4 de outubro, às 11h, em direto, sobre o Dia Mundial do Animal.