sábado, 30 de abril de 2022

Amália Rodrigues e uma linda cantiga "Vi o Menino Jesus"


Letras:

Vi O Menino Jesus

Vi o menino Jesus
Que bonito que ele vinha
Trazia estrelas de luz
Ou eram brincos que tinha
Cabelos de seda tinha
Deu-lhos Nossa Senhora
Com pezinhos de andorinha
Andava pelo céu fora
Nossa Senhora
Meu roseiral
Enchei de rosas
Este Natal
Dois passarinhos azuis
Nos seus olhos lhe vi eu
Voando, descendo à terra
Cantando, voando ao céu
Lá vai uma, lá vão duas
Três estrelinhas brilhando
Anda o menino Jesus
À roda delas, brincando
Nossa Senhora
Meu roseiral
Enchei de rosas
Este Natal
Vi o Menino Jesus
Seus olhos são estrelinhas
Suas mãos, sinal da Cruz
Seus pezinhos, andorinhas
Andam as nuvens ligeiras
E as estrelas no céu
A dizer umas às outras
O meu menino é meu
Nossa Senhora
Meu roseiral
Enchei de rosas
Este Natal
Nossa Senhora
Meu roseiral
Enchei de rosas
Este Natal
Fonte: Musixmatch
Compositores: Carlos Goncalves

Uma Cantiga ao Menino Jesus, que tem música de Carlos Gonçalves, letra e interpretação de Amália Rodrigues.

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Origem e significado da palavra "Parábola"

Pesquisando sobre a origem desta palavra, encontrei algumas versões interessantes:

O Que é uma Parábola? Quais são as Parábolas da Bíblia?

 

Parábola é uma pequena história inventada com o objetivo de comunicar uma mensagem ou ensinar uma lição. Nos textos bíblicos existem muitas parábolas, do Novo ao Antigo Testamento. Por conta disso muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que é uma parábola.

Apesar de serem histórias fictícias, as parábolas são ilustrações que se baseiam em episódios reais do cotidiano. As parábolas utilizam esses episódios comuns para estabelecer uma comparação que transmite entendimento e sabedoria. A seguir, entenderemos melhor o que é uma parábola, e quais são as parábolas da Bíblia.

Parábola é uma pequena história inventada com o objetivo de comunicar uma mensagem ou ensinar uma lição. Nos textos bíblicos existem muitas parábolas, do Novo ao Antigo Testamento. Por conta disso muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que é uma parábola.

Apesar de serem histórias fictícias, as parábolas são ilustrações que se baseiam em episódios reais do cotidiano. As parábolas utilizam esses episódios comuns para estabelecer uma comparação que transmite entendimento e sabedoria. A seguir, entenderemos melhor o que é uma parábola, e quais são as parábolas da Bíblia.
O que é uma parábola?

A palavra parábola vem do grego parabole, que em sua etimologia significa “comparação”, “colocar as coisas lado a lado” ou “fazer um paralelo”.

Podemos definir uma parábola bíblica como sendo uma narração simples e objetiva. A finalidade das parábolas bíblicas é ensinar uma verdade moral ou espiritual. Na Septuaginta, versão grega do Antigo Testamento, o termo grego parabole foi utilizado para traduzir o hebraico mashal, e seus diversos significados ficaram unificados no termo parabole.

A diferença entre parábola e alegoria

Basicamente os significados de parábola e alegoria se assemelham muito. Uma alegoria é dizer dizer coisas de uma maneira diferente. Embora o significado e o sentido de parábola e alegoria sejam praticamente o mesmo, pode-se dizer que a parábola está mais ligada às histórias breves e descritivas que transmitem uma única verdade ou respondem a uma única pergunta. Já a alegoria é uma história mais elaborada que fornece comparações possíveis em vários ou todos os detalhes contidos dentro dessa história.

De forma geral, mesmo podendo haver essa distinção, as narrativas bíblicas com tais características e finalidades são chamadas popularmente de parábolas. O fato de uma alegoria ser comumente denominada como parábola, não altera o seu propósito e significado.

in estiloadoracao.com

____________________________________


parábola

Significado de Parábola  

Comparação desenvolvida em uma história curta, cujos elementos são eventos e fatos da vida quotidiana e na qual se ilustra uma verdade moral ou espiritual: parábola do filho pródigo.

Geometria. Curva plana com os pontos estão igualmente distantes de um ponto fixo (foco) e de uma reta fixa (diretriz): fazer a bolinha descrever uma parábola.

Etimologia (origem da palavra parábola). Do grego parabolé.és.

Sinónimos de Parábola

Parábola é sinónimo de: alegoria

Definição de Parábola

Classe gramatical: substantivo feminino

Separação silábica: pa-rá-bo-la

Plural: parábolas

in dicio.com.br
___________________________________

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral.

As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

Algumas das parábolas mais famosas são as parábolas bíblicas, especificamente as parábolas de Jesus, que eram histórias com elementos comuns da cultura daquele tempo que tinham como objetivo ensinar coisas sobre o Reino de Deus. Entre as parábolas de Jesus, algumas das mais conhecidas são a parábola do filho pródigo, parábola dos talentos, parábola do semeador, parábola do trigo e do joio, etc.
Parábola na matemática

No contexto da matemática, mais concretamente da Geometria Analítica, uma parábola consiste em uma curva plana aberta onde se verifica uma simetria axial.

Na parábola, os pontos estão à mesma distância do foco (um ponto fixo) e de uma reta (conhecido como diretriz).

in significados.com.br

quinta-feira, 28 de abril de 2022

O Tribunal Penal Internacional (TIP) está a investigar os crimes de guerra praticados na Ucrânia

imagem in https://www.poder360.com.br/justica/


As várias entidades que investigam as atrocidades cometidas na Ucrânia reuniram-se, esta quarta-feira, numa sessão informal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, com o objetivo de avaliar o ponto de situação dos inquéritos realizados para averiguar a existência de crimes de guerra na Ucrânia.

De acordo com o procurador do Tribunal Penal Internacional, Karim Khan, não restam dúvidas de que o país é um "cenário de crime", perante o qual o direito internacional não pode ser um "espectador passivo", e de que a verdade da guerra tem de ser apurada.

Um trabalho que, diz Karim Khan, se faz "arregaçando as mangas, trabalhando, conduzindo esforços de investigação à moda antiga, usando tecnologia moderna, aproveitando tecnologias, de satélite, radar ou interceção, e combinando-as para ver o que parece ser verdade". 

"E a grande salvaguarda da justiça internacional, não se deve a uma testemunha em particular. Não se deve a uma autoridade nacional de acusação particular. Não se deve a mim. Há juízes acima de nós, juízes independentes que irão avaliar e pesar as provas e, em última análise, fazer determinações", acrescentou ainda o procurador do TPI.

Notícias Relacionadas:



(in pt.euronews.com)

domingo, 24 de abril de 2022

Páscoa Ortodoxa na Ucrânia sem tréguas


Arte mostra território ucraniano e russo em meio a guerra e a evolução do ataque da Rússia sob cidades atingidas - Metrópoles
imagem in metropoles.com


Infelizmente, as notícias são cada vez piores sobre a guerra na Ucrânia.

É uma tragédia muito grande, incompreensível na época em que vivemos.

Apesar de ainda estarem vivas muitas das pessoas que terão assistido à última Grande Guerra, contando horrores em relação ao que passaram, quem é mais novo nunca pensou ou imaginou que tais acontecimentos se poderiam voltar a repetir, muito menos com esta dimensão. 

Todos lemos e estudámos na escola o que os nossos Compêndios de História narravam  sobre as Grandes Guerras. E quase 80 anos decorridos e após tantos Acordos, Convenções e Reuniões importantes estes anos todos entre Governantes mundiais em favor do entendimento entre os povos, afinal volta-se ao mesmo? 

É com tristeza que partilho as últimas notícias que li:

Guerra na Ucrânia sem tréguas na Páscoa Ortodoxa

Guerra na Ucrânia sem tréguas à vista. Este fim de semana celebra-se a Páscoa ortodoxa, relevante para dois terços da população russa, mas nem isso trava a frente de batalha. O Presidente do Conselho Europeu pediu a Vladimir Putin um cessar-fogo no leste do país. Charles Michel esteve ao telefone com o presidente russo. Na resposta ouviu um pedido em sentido contrário: que Bruxelas pressione Kiev a parar os bombardeamentos na região do Donbass.

Rússia e Ucrânia parecem avançar agora para uma batalha pelo controlo do coração industrial do país. De acordo com as informações disponíveis, em Mariupol, a bolsa de resistência ucraniana concentra-se na siderurgia de Azov.



O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov, veio dizer que as negociações com a Ucrânia "estagnaram" e que Kiev não respondeu à última proposta que Moscovo lhe enviou há cinco dias. 

Por seu lado, o presidente ucraniano lamentou a relutância da Rússia em conceder uma trégua no leste do país para a Páscoa ortodoxa. Volodymyr Zelenskyy volta a insistir que a Ucrânia "é apenas o início" de uma operação expansionista da Rússia e sugeriu que a Moldávia é a conquista que se segue.

Novas imagens captadas por satélite parecem confirmar uma nova vala comum em Mariupol. As fotos de um cemitério dos arredores da cidade mostram vários sulcos paralelos recentemente escavados com cerca de 40 metros de comprimento. 

Na frente norte, em Kharkiv, os bombardeamentos continuam a atingir estruturas civis. Cerca de vinte edifícios de apartamentos foram atingidos, deixando um rasto de mortos e feridos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS




in pt.euronews.com 23.04.2022    De Teresa Bizarro com Agências    Últimas notícias