terça-feira, 5 de outubro de 2021

Dia do Professor - 5 de outubro - Parabéns!

imagem in https://www.portaltemponovo.com.br


Sim... parabéns, professores!  Dia 5 de outubro, é o vosso dia! 

Todos vós deverão ter recebido, tal como eu, uma mensagem muito bonita da ESCOLA VIRTUAL e que sensibiliza qualquer um que a leia. Obrigada EV por não nos esquecer!

Gostei muito e aqui fica o meu grande agradecimento por esse reconhecimento de uma profissão que é de uma entrega total e cheia de amor às crianças e aos jovens!

Parabéns, Professora, hoje é o seu dia! 

O Dia Mundial do Professor é uma data que toda a comunidade escolar deve celebrar orgulhosamente. Ensinar uma criança a ler, a contar, a pensar mais e melhor, dar a conhecer a nossa História para que se possam tornar cidadãos melhores no futuro, são exemplos do grande valor que os professores transmitem para a vida de todos os seus alunos.
Se é professora, este aplauso é para si! 

Neste dia, trazemos-lhe uma novidade: o nosso blogue está em
renovação e cheio de artigos pertinentes, do interesse dos professores.
Continuamos, assim, a trabalhar para responder às suas necessidades. 
(in Blogue: escola virtual.pt)

O dia 5 de outubro foi proclamado pela UNESCO como Dia Mundial dos Professores em 1994, para celebrar a aprovação, em 5 de outubro de 1966, a Recomendação da UNESCO / OIT sobre o Estatuto dos Professores, em cooperação com OIT, numa conferência intergovernamental especial convocada pela UNESCO e realizada em Paris.

No dia 5 de outubro celebra-se também a adoção, pela Conferência Geral da UNESCO, em 1997, da Recomendação da UNESCO sobre o Estatuto do Pessoal Docente do Ensino Superior.
Em alguns países há um dia especial para os professores. Em alguns deles é feriado enquanto em outros são realizadas apenas comemoraçõ
es em dias úteis.

(in pt.wikipedia.org)

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

A Seleção Portuguesa de Futsal regressa a casa com a Taça de Campeã do Mundo


in recordeuropa.com


A seleção portuguesa de futsal aterrou no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, quando faltavam poucos minutos para as 13h00 (hora de Portugal Continental), menos de 24 horas depois de se sagrar campeã do mundo pela primeira vez na história. Largas centenas de adeptos fizeram questão de receber, em clima de festa, os homens de Jorge Braz, que, recorde-se, derrotaram a Argentina, por 2-1, na final da competição, que se disputou na Lituânia.

No entanto, ainda antes de abandonar o avião, a equipa das quinas teve direito a uma surpresa proporcionada por duas carrinhas dos bombeiros, que dispararam os canhões de água sobre a aeronave quando esta chegou à pista.

Ricardinho foi o primeiro elemento a abandonar o avião e mostrou-se aos jornalistas com a taça de campeão do mundo nas mãos, visivelmente feliz com o feito. Seguiu-se o selecionador nacional, Jorge Braz, e toda a restante comitiva.

Do aeroporto, a seleção portuguesa irá seguir viagem rumo ao Palácio de Belém, onde, a partir das 15h00, será recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que, na véspera enalteceu o que considerou ser "um feito desportivo extraordinário".


Leia Também: As lágrimas de Ricardinho deram o mote para o melhor 'tango' português


in  noticiasaominuto.com

domingo, 3 de outubro de 2021

Algumas notícias sobre o COVID-19 neste mês de outubro

in biologianet.com




É bom que sejamos cautelosos com esta última fase do "desconfinamento". 

É que, segundo alguns dos nossos especialistas,  o vírus vai continuar entre nós, tão cedo não nos vai deixar...

Não é agradável de se ler nestas notícias que se seguem, mas... sempre ouvi dizer que "cautelas e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém"...ou então, "mais vale prevenir que remediar"...! 

É melhor não termos pressa em tirar a máscara e não esquecer de seguir todas as regras da DGS!


O país respira agora algum alívio. A intensidade epidémica em Portugal, onde o início do mês trouxe a última fase do plano de desconfinamento, passou de moderada a reduzida, com tendência decrescente e com "uma reduzida pressão" nos serviços de saúde e no impacto na mortalidade. 

...(...)...

No sábado, foram reportados 690 casos de Covid-19 e sete mortes, num dia em que os recuperados chegaram quase aos mil e em que se constatou, mais uma vez, a tendência de redução do número de internados. Já este domingo, a autoridade de saúde reportou 449 contágios e também sete mortes

...(...)...

Portugal registou, no último dia, 449 infetados com o novo coronavírus e 7 mortes relacionadas com a doença, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico publicado este domingo pela Direção-Geral de Saúde (DGS). O número de internamentos em enfermaria subiu nas últimas 24 horas para um total de 342 internados (mais cinco), havendo também mais quatro doentes em Unidades de Cuidados Intensivos (69 no total).

...(...)...

Pandemia provocou a morte a 4.793.613 pessoas em todo o mundo. A pandemiaprovocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 já causou, pelo menos, 4.793.613 mortes, desde que a doença foi identificada na China, em dezembro de 2019, segundo um balanço divulgado hoje pela AFP.

...(...)...

O epidemiologista Carmo Gomes disse, em declarações à TVI, que o desconfinamento deverá conduzir a um aumento do número de casos no país, mas sem o mesmo impacto nas hospitalizações. "Receio que venha a haver um aumento do número de casos, mas estou convencido que não haverá um impacto nas hospitalizações semelhante a alguma coisa que tenhamos assistido antes da vacinação", afirmou.

O especialista acrescentou ainda que "não devemos ficar excessivamente preocupados com isso", mas que às autoridades compete fazer uma série de medidas de monitorização, como a efetividade das vacinas e a situação das variantes. Carmo Gomes vincou ainda que "o vírus está a abrandar" e que "estamos a descer, mas a descer mais devagar", estimando que o país poderá atingir em breve aproximadamente 500 casos por dia, "no qual iremos estabilizar durante algum tempo".

"Provavelmente Portugal vai ficar com o vírus endémico nos próximos dias, meses, 2 ou 3 anos", atirou o especialista, lembrando que o "vírus vai continuar entre nós". "Não nos vamos ver livres tão cedo".

in noticiasaominuto.com   03/10/2021